Sei sulla pagina 1di 12

A maior contribuio do New Criticism para a leitura consciente do poema consiste na definio da autonomia do texto literrio, que passou

a ser entendido como uma entidade independente, livre das supostas relaes determinantes da sociedade com o artista e deste com o texto.

Eliot => recusou a idia de poesia como expresso da personalidade do poeta, concebendo-a como resultado consciente do trabalho do esprito, que organiza as experincias da personalidade. Em vez de entender o poema como conseqncia de sentimentos pessoais, Eliot passou a encar-lo como uma forma de apropriao pessoal da tradio literria, em que a viso individual das coisas deve, essencialmente, se transformar em sabedoria tcnica.

O correlato objetivo:

pode indicar no apenas um determinado procedimento artstico, mas tambm o conjunto acabado de uma obra. Nesse caso, o texto funciona como a concretizao de uma experincia, sem se confundir com a idia de projeo de traos da personalidade do autor. Expressando-se indiretamente, o artista opera antes com a sensibilidade do que com a prpria emoo.

Aquela triste e leda madrugada, cheia toda de magoa e de piedade, enquanto houver no mundo saudade, quero que seja sempre celebrada. Ela s, quando amena e marchetada saa, dando ao mundo claridade, viu apartar-se de uma outra vontade, que nunca poder ver-se apartada. Ela s viu as lgrimas em fio que, de uns e de outros olhos derivadas, se acrescentaram em grande e largo rio. Ela viu as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio, e dar descanso s almas condenadas.

A falcia da inteno consiste na idia de que o entendimento de um texto resulta da descoberta da inteno do autor ou da identificao de seus sentimentos. Se, diante de uma imagem obscura, o leitor interroga: o que o autor quis dizer com isso?, est incorrendo na falcia da inteno, pois confunde o poema com sua origem.

Close reading => busca por tenses e


ambigidades.
Entender o poema equivale a resolver essas tenses e ambigidades, estabelecidas pela relao entre as diversas unidades semnticas do texto, que independem do sentimento do autor, mas que podem decorrer de sua conscincia estrutural no momento da composio.

Isto Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. No. Eu simplesmente sinto Com a imaginao. No uso o corao. Tudo o que sonho ou passo, O que me falha ou finda, como que um terrao Sobre outra coisa ainda. Essa coisa que linda. Por isso escrevo em meio Do que no est de p, Livre do meu enleio, Srio do que no . Sentir? Sinta quem l! Fernando Pessoa

Como se sabe, parfrase a traduo de um texto supostamente difcil em termos simples e prosaicos. O senso comum costuma confundir anlise literria com a explicao literal do texto, confiante na idia de que a decodificao do significado referencial basta para conferir consistncia leitura.

O Amor Bate na Porta

Cantiga do amor sem eira nem beira, vira o mundo de cabea para baixo, suspende a saia das mulheres, tira os culos dos homens, o amor, seja como for, o amor.
Meu bem, no chores, hoje tem filme de Carlito! O amor bate na porta o amor bate na aorta, fui abrir e me constipei. Cardaco e melanclico, o amor ronca na horta entre ps de laranjeira entre uvas meio verdes e desejos j maduros.

Entre uvas meio verdes, meu amor, no te atormentes. Certos cidos adoam a boca murcha dos velhos e quando os dentes no mordem e quando os braos no prendem o amor faz uma ccega o amor desenha uma curva prope uma geometria.
Amor bicho instrudo. Olha: o amor pulou o muro o amor subiu na rvore em tempo de se estrepar. Pronto, o amor se estrepou. Daqui estou vendo o sangue que escorre do corpo andrgino. Essa ferida, meu bem, s vezes no sara nunca s vezes sara amanh.

Daqui estou vendo o amor irritado, desapontado, mas tambm vejo outras coisas: vejo corpos, vejo almas vejo beijos que se beijam ouo mos que se conversam e que viajam sem mapa. Vejo muitas outras coisas que no ouso compreender... Carlos Drummond de Andrade, in 'Brejo das Almas'

Potrebbero piacerti anche