Sei sulla pagina 1di 44

BIOMAS DO BRASIL

UM MOSAICO DE PAISAGENS

Classificao: Quanto ao grau de Umidade: Higrfitas adaptam-se aos ambientes midos; Hidrfitas - Quando vivem dentro dgua; Mesfilas - adaptam-se aos ambientes com regularidade de chuvas; Tropfitas - adaptam-se aos ambientes alternadamente midos e secos;

Halfita - adaptam-se aos ambientes salgados. Xerfitas - adaptam-se aos climas ridos e semi-ridos; Quanto s Folhas: Caduciflias- quando todas as folhas caem numa estao; Pereniflias - sempre verde, nunca perde todas as suas folhas. Quanto Forma: Latifoliadas - folhas largas e verdes; Aciculifoliadas - folhas em forma de ponta. Quanto Formao: Arbrea- rvores de grande porte; Arbustiva- rvores de pequeno e mdio porte; Herbcea- vegetao de campos, gramneas. Quanto variedades das espcies: Homognea- predomnio de poucas espcies; Heterognea- vrias espcies numa mesma regio.

Principais Biomas
Os biomas diferem quanto fisionomia, estrutura, e fatores ambientais relacionados ao clima, como temperatura, quantidade e distribuio das chuvas, solo e altitude.

Principais Biomas

REGIO DE CERRADO

CERRADO
a segunda maior formao vegetal brasileira; Abrange dez estados do Brasil do centro-oeste, do norte, nordeste e sudeste; Restam apenas 20% desta cobertura vegetal, tipica do clima tropical; O solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumnio, abriga plantas de aparncia seca. Apresenta uma heterogeneidade de espcies de vegetais e um elevado grau de endemismo.

O cerrado o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alterao com a ocupao humana; De um modo geral, podemos distinguir dois estratos na vegetao dos Cerrados: o estrato lenhoso, constitudo por rvores e arbustos, e o estrato herbceo, formado por ervas e subarbustos. O relevo do Cerrado em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapades

CERRADO

CAATINGA

Ocupa quase 10% do territrio nacional, com 736.833 km, a Caatinga abrange os estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piau e norte de Minas Gerais; Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos frteis. So os brejos, A caatinga um revestimento vegetal fisionomicamente complexo, mas de reconhecida unidade ambiental, cujo trao comum a semi-aridez.

CAATINGA

Desertificao

A irregularidade climtica um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo. o solo pedregoso no consegue armazenar a gua que cai e a temperatura elevada (mdias entre 25 e 29C) provoca intensa evaporao; Cerca de 20 milhes de brasileiros vivem na regio coberta pela Caatinga, em quase 800 mil km2 de rea.

FLORESTA AMAZNICA

80% das matas brasileiras; heterognea higrfila; latifoliada; floresta de mata fechada; subdividida em: Igap, Vrzea e Terra Firme.

Floresta de Terra Firma


com rvores altas que chegam a 65 metros de altura, e suas copas formam um anteparo luz, deixando o interior da floresta mido e quente. rea no sujeita a inundaes. Destacam-se as castanheiras, a seringueira-branca, guaran, cedro, sumama pau-ferro etc.

Florestas de Vrzea
fica entre a terra firme e o igap, nela encontram-se a seringueira preta, o jatob e as palmeiras como o aa a jauar etc.

Florestas de Igap
localizam-se em terrenos baixos que ficam temporria ou permanentemente alagados pelas guas dos rios. Espcies tpicas so a vitoria rgia, a piaava e a itaubarana.

Florestas de Igarap
so florestas inundveis margens de rios que desguam em outros maiores

MATA ATLNTICA
Tropical mida de encosta 5% resta do original

Originalmente percorria o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma rea de 1,3 milho K2; Ao antrpica: Agricultura (caf, cana - de acar) e urbanizao; Atualmente, da segunda maior floresta brasileira, restam apenas cerca de 5% de sua extenso original; Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontnuos, a biodiversidade de seu ecossistema uma dos maiores do planeta.

Hoje a maioria da rea litornea que era coberta pela Mata Atlntica ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil. Esse tipo de formao florestal recebe vrias denominaes: floresta latifoliada tropical mida de encosta, mata pluvial tropical e mata atlntica; Clima quente, formao arbrea condicionada ao relevo serrano e umidade ocenica. Apresenta um solo pobre, mas mantm uma floresta riqussima em espcies, graas rpida reciclagem da enorme quantidade de matria orgnica que se acumula ao hmus.

MATA DE ARAUCRIAS
Encontra-se ao longo do Planalto meridional, nos estados do Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; De modo geral pode-se dizer que seu aparecimento se acha ligado ao clima (subtropical ), que condicionado pelo relevo e pela latitude; Constitui uma formao aberta, homognea, que permite facilmente a extrao de madeiras (chamadas mole), as Araucrias, constituem a nossa nica floresta subtropical do Brasil.

PINHEIRO DO PARAN

A destruio dessas matas, sem deixar reservas em seu lugar, vem aumentando gradativamente a variao das precipitaes na regio Sul; A explorao madeireira pelas indstrias de moveis e de papel celulose. so a responsvel direta pela ameaa das espcies da Araucria e a Imbuia; Araucria angustiflia adapta-se facilmente s baixas temperaturas, ao relevo, ao solo basalto, do Planalto Arenito-basltico ou meridional;

PANTANAL MATOGROSSENSE

Sua rea de 138.183 km (64,64% em Mato Grosso do Sul e 35,36% ) em Mato Grosso Considerada uma plancies de sedimentao; Data do perodo quartanrio de era cenozica; O clima quente e mido, no vero, e frio e seco, no inverno. A maior parte dos solos do Pantanal so arenosos; A vegetao do Pantanal no homognea e h um padro diferente de flora de acordo com o solo e a altitude do relevo.

A pecuria a principal atividade econmica do Pantanal; Outra atividade o ecoturismo, modalidade de turismo sustentvel. Entre os problemas ambientais do Pantanal so provocado pela pecuria ,o desmatamento para produo de carvo vegetal e minerao; uma vegetao de transio; equilbrio desse ecossistema depende do fluxo de entrada e sada de enchentes da bacia do rio Paraguai ligado pluviosidade regional.

MATA DOS COCAIS


Transio babau, buriti e palmeiras regio Norte e Nordeste

Uma vegetao de transio entre a Floresta Amaznica mida ao oeste, a caatinga seca leste e o Cerrado semi-mido ao sul. As vegetaes tpicas da Mata dos Cocais so: babau (em maior quantidade), carnaba, oiticica, tucum e buriti; So florestas secundrias, isto , cresceram aps o desmatamento das plantas originais; A extrativismo a principal atividade econmica Mata dos Cocais.

VEGETAO LITORNEA
Inundaes de gua salgada encontro de rios com o mar (esturios) mecanismos de adaptao local de reproduo

As plancies litorneas so reas formadas por sedimentos marinhos durante o quaternrio; O solo do manguezal caracteriza-se por ser mido, salgado, lodoso, pobre em oxignio e muito rico em nutrientes. Tipos de mangue: Mangue Vermelho, em solos lodosos, com razes areas; Mangue Branco, em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formaes arenosas.

A vegetao de restinga ocorre quase que exclusivamente nas plancies costeiras; trata-se de uma vegetao edfica; A vegetao impede que a areia invada o manguezal; Suporta altas temperaturas e salinidade; As bromlias equilibra o sistema, por sua capacidade de reter gua e nutrientes; Prximo ao mar, sobre areia seca e encontramos vegetao rasteira (em dunas) e alguns arbusto arbustos.

Herbceas - campos
reas pouco acidentadas (plancie) maioria de gramneas sul do Brasil e ilha de Maraj agricultura e pecuria.

Pampas
Ecologicamente, um bioma caracterizado por uma vegetao composta por gramneas, plantas rasteiras e algumas rvores e arbustos encontrados prximos a cursos d'gua, que no so abundantes. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, ocupando cerca de 63% do territrio gacho, se estendem pelos territrios do Uruguai e pelas provncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa F, Entre Ros e Corrientes. No Brasil o Pampa tambm conhecido como Campos do Sul, Campos Sulinos ou Campanha Gacha.

Avano da Desertificao

Potrebbero piacerti anche