Sei sulla pagina 1di 28

INTRODUO AO PROCESSO DE SOLDAGEM GTAW (TIG)

Soldagem GTAW
Soldagem a arco com proteo por gs e eletrodo no consumvel

TIG Tungsten Inert Gas - Europa GTAW- Gas Tungsten Arc Welding - EUA

Detalhe tocha Soldagem GTAW

Processo TIG - Tungsten Inert Gas

Processo GTAW

Soldagem GTAW
Caractersticas:
Neste processo de soldagem um arco eltrico gerado entre um eletrodo no consumvel de tungstnio (Tf ~ 3400C ) e a pea a ser soldada A poa de fuso assim formada protegida por uma atmosfera de gs inerte (geralmente argnio) interessante o fato da alimentao de metal de adio ser independente do arco (eletrodo no consumvel)

Soldagem GTAW
Soldagem por simples fuso do metal base (MB) ou com adio de metal Produz metal de solda de excelente qualidade Permite excelente controle do operador sobre o metal de solda - MS - depositado Soldagem de chapas a partir de 0,2 mm (na prtica at 8 mm). interessante quando se deseja baixa energia de soldagem Geralmente se usa para o passe de raiz Desenvolvido a partir da 2 Grande Guerra para soldas de alta responsabilidade (Al, Mg).

Soldagem GTAW
Limitaes: Baixa taxa e deposio (de 0,2 at 2 kg/h) (Eletrodo revestido pode chegar at 10Kg/h) Deve ser usado em locais protegidos de correntes de ar (devido proteo gasosa) A limpeza muito importante porque no tem escria. Geralmente o MB tem que estar brilhante.

Formas de abertura do arco:


Diferente da soldagem a arco com eletrodos revestidos, neste processo no se pode riscar a pea para provocar a ignio do arco, pois isto acarretaria desgaste do eletrodo e contaminao do metal base

Soldagem GTAW
Formas de abertura do arco: So as seguintes as formas de abertura do arco: 1 - Encostando o eletrodo na pea (Lift arc). Quando a alta freqncia no possvel (hospitais ou aeroportos).

2 - Utilizando fonte de alta freqncia (1-2 MHz) de alta voltagem (10Kv) e baixa corrente(<1 A)

Caractersticas da fonte de energia


Curva caracterstica tipo corrente constante tombante Este tipo de fonte utilizado por processos de soldagem manual onde pode haver grande variao da distncia eletrodo pea durante a soldagem Grandes variaes de tenso (distncia) ocasionam pequenas alteraes na corrente de soldagem penetrao uniforme

Polaridade x distribuio de calor

Eletrodo Pea

30 % 70 %

70 % 30 %

50 % 50 %

E a penetrao?

Soldagem GTAW
Caractersticas da fonte e polaridade
CCEN - mais usado
Maior penetrao Soldagem de capas de maior espessura Soldagem de materiais que no formem camada de xido superficial CCEP - pouco usado Poa de fuso larga e de pouca profundidade Excelente ao de remoo de camada de xidos superficiais Tendncia a superaquecimento do eletrodo.

Soldagem GTAW
CA corrente alternada Penetrao intermediria Boa remoo de xidos superficiais Preferido na soldagem de materiais reativos como o alumnio. possvel com CA maximizar a limpeza ou a penetrao desbalanceando a onda. Em fontes antigas havia uma sobreposio de fonte de alta freqncia para a re-ignio do arco. Fontes modernas conseguem reabrir o arco quando corrente passa pelo zero na corrente alternada. A onda mais quadrada nessas fontes.
Curiosidade: no possvel enxergar o alumnio, somente na poa de fuso. Por isso soldar alumnio com corrente contnua como derreter manteiga com a embalagem.

Soldagem GTAW
Gases de proteo
Proteo da poa de fuso ( antes, durante e aps a execuo da solda) Proteo do eletrodo (oxidao)

Argnio mais usado


menor preo 1,3 vezes mais denso que o ar (10x He)

Hlio pouco usado


mais caro (soldar com He resulta em 15X mais custo com o gs) maior penetrao, poa quente e fluida

Soldagem GTAW
Proteo do operador Deve-se utilizar filtros de capacidade comparado com processos: Corrente 50A filtro 10 Corrente 50-150 A filtro 12 Corrente 150A filtro 14
Por que o uso de filtros de maior capacidade?

maior outros

Soldagem GTAW
Problemas mais comuns
1. Arco errtico Eletrodo de W puro Soldagem em CCEN de metais refratrios Arco muito longo Eletrodo contaminado Dimetro do eletrodo muito grande Contato eltrico defeituoso

Soldagem GTAW
2. Contaminao do metal de solda pelo eletrodo Arco iniciado encostando o eletrodo na pea Corrente excessiva para o dimetro do eletrodo usado Polaridade inadequada Eletrodo com trincas 3. Metal de solda com porosidades Gs com impurezas Vazo de gs inadequada Falta de limpeza do metal base

Soldagem GTAW
4. Desgaste excessivo do eletrodo Arco iniciado encostando o eletrodo na pea Proteo gasosa insuficiente Eletrodo em CCEP Superaquecimento na tocha (mau contato eltrico, falta de arrefecimento)

Soldagem GTAW
Classificao do Eletrodo GTAW

Tungstnio-maior

ponto de fuso entre os metais (3400C). fabricado por sinterizao. O W no um bom condutor. Precisa de uma certa temperatura para comear a conduzir. Por isso h uma corrente mnima para cada dimetro. Classificao AWS (American Welding Society) EWx-y E Eletrodo W Tungstnio x Smbolo qumico do xido metlico adicionado (P puro) y % do elemento adicionado (1% ou 2%)

EWP 99,5% de W Suporta uma menor densidade de corrente Baixo custo Bom para a soldagem em corrente alternada (Al, Mg), pois mantm ponta semiesfrica. Possibilidade de contaminao da poa Identificado com a cor verde

EWCe xido de crio CeO2 Maior estabilidade do arco que o EWP Fcil ignio Menor contaminao Quanto maior o % de Crio melhores as propriedades Identificado com a cor laranja

EWLa xido de lantnio - La2O3 Semelhante ao Ce Diferenas na tenso de trabalho Identificado com a cor preto EWTh - xido de trio ThO2 Mais alta emissividade eletrnica Suportam maior densidade de corrente Vida til mais longa Apresenta certo nvel de radioatividade Soldagem em corrente contnua Identificado com a cor amarela ou vermelha

EWZr - xido de zircnio ZrO2 Corrente alternada ou contnua (mantm ponta semi esfrica) Propriedades intermedirias entre o de puro W e os outros Identificado com a cor marrom
EWG - classe no identificada

O processo GTAW na PETROBRAS, com alimentao manual do arame, porm j bastante comum o seu uso com alimentao mecanizada do arame.

Descontinuidades induzidas pelo processo GTAW


Falta de Fuso A penetrao do arco na soldagem TIG relativamente pequena. Por essa razo para a soldagem TIG devem ser especificadas juntas adequadas ao processo. Tambm pode ser pela baixa corrente.

Incluses de Tungstnio Podem resultar de um contato


acidental do eletrodo de tungstnio com a poa de fuso: a extremidade quente do eletrodo de tungstnio pode fundir-se, transformando-se em uma gota de tungstnio que transferida para a poa de fuso, produzindo assim uma incluso de tungstnio na solda. Tambm pode acontecer sem contato devido a corrente excessiva ou com uso de CCEP.

Descontinuidades induzidas pelo processo GTAW


Porosidade Pode ocorrer devido a uma limpeza inadequada do chanfro ou a impurezas contidas no metal de base. Trincas Na soldagem TIG normalmente so devidas fissurao a quente. Trincas longitudinais ocorrem em depsitos feitos em alta velocidade. Trincas de cratera, na maioria das vezes so devidas a correntes elevadas. Pode tambm ocorrer trinca induzida pelo hidrognio (fissurao a frio).

Aplicaes do Processo
A soldagem com o processo GTAW, usada extensivamente em vrias aplicaes de soldagem na PETROBRAS: Dutos e Tubulaes Industriais Processo consagrado para soldagem do passe de raiz. Normalmente, na construo de um duto, o passe de raiz determina o tempo de construo e os passes de enchimento determinam o nmero de estaes de trabalho. A norma PETROBRAS (N464) para construo de dutos terrestres exige que os tie-ins e as juntas no testadas hidrostaticamente, junta de ouro tenham seus passes de raiz soldados com esse processo. Por opo das montadoras, freqente o uso do TIG em todos os passes da junta de ouro.

Variaes do Processo GTAW


arame quente/arame frio

Arame quente

Em geral no arame frio o metal de adio adicionadona frente do arco. No arame quente o metal de adio adicionado diretamente no arco.

Potrebbero piacerti anche