Sei sulla pagina 1di 49

Esta uma herana que o Par vai deixar para todas as geraes.

PROF. Esp.: AUGUSTO TRINDADE (Historiador)

Pretendemos sobretudo resgatar os valores culturais da cidade de Belm com os seus prdios, monumentos e logradouros pblicos de uma fase urea vivida no final do sculo XIX e incio do XX, que teve como sustentculo econmico a borracha, fazendo com que a mesma vivesse a Belle poque, ou, poca bela. Proporcionando ao aluno valorizar um pouco daquilo que nos foi deixado por nossos ancestrais.

A PORTA DE ENTRADA DA CIDADE

Forte do Prespio, hoje Forte do Castelo.


Aos 12 de janeiro de 1616, Francisco Caldeira Castelo Branco funda a cidade de Belm, a partir de um forte de madeira, daqui os portugueses saram para conquistar a Amaznia e de onde se avista em seu entorno a baa do Guajar, com seu intenso frenesi de barcos, na doca do ver-o-peso, o mercado de ferro, a praa do relgio e logo ao lado do forte a primeira rua a ladeira do Castelo, primeira rua de Belm.

Alfredo ento avanou pela proa e saltou na calada pisando o cho da cidade (...) Deveria fingir indiferena, mostrar que era menino habituado a ver Belm. Mas durou pouco essa prudente resoluo deixou-se caminhar entregue ao seu deslumbramento (...). BGP. D. J.

A Maior Feira Livre da Amrica Latina

A Doca do Ver-o-Peso, sinnimo de evoluo e desenvolvimento onde era parada obrigatria para registrar a entrada e sada de mercadorias, como a borracha, alm dos produtos orundos da produo agrcola e pesqueira. Servia tambm indiscutivelmente para as gaiolas apinhadas de imigrantes que se deslocavam para o interior das matas para explorar a borracha, a baa do Guajar tinha uma navegao a vapor intensa.

O Mercado de Ferro, Francisco Bolonha, obra arquitetnica nos moldes ingleses de mais impressionante beleza onde se verifica uma intensa rotina comercial de diversos produtos exticos de nossa fauna e flora, onde a pedido do Intendente Antnio Lemos buscava-se aproximar o povo dos costumes europeus.

Boulevard Castilhos Frana e o complexo da Alfndega em que o protagonista chega a casa dos Alcntaras em que se percebe o ambiente de hipocrisias e a preocupao com as aparncia e seu Virglio demitido da Alfndega por participar de negcios excusos.

Uma cidade que no apogeu da exportao da borracha, tinha lojas do mesmo padro das melhores do velho mundo, como a "Paris n'Amrica". Esta com suas belas escadas em ferro fundido, trazidas da Europa, sempre tinha a ltima moda de Paris. Era a preferida da Sociedade belenense.

Endereo simblico, da opulncia e fartura em que viveram D. Incia e S. Virglio Alcntara, antes da crise poltica que acabou destituindo Antnio Lemos.

D. Incia garante que o emprego de administrador de S. Virglio no Mercado de So Braz graas a participao assdua aos eventos sociais em Belm da Belle poque.

No se pode deixar de mencionar as Praas da Repblica e a de Batista Campos que tentam resgatar atravs da flora ali disposta a exuberncia de nossas florestas. Na Praa da Repblica podemos verificar fontes artificiais que demonstram o aspecto europeu em plena efervescncia dos anos 1910, muitos tambm chamam-na de Largo da Plvora. A de Batista Campos tenta oferecer um clima de romantismo aos frequentadores habituais, ornada de lagos artificiais, os quais eram atravessados por pequenas pontes de madeira, Lemos mandou importar da Inglaterra gansos e cisnes para habitar os lagos, mas que na poca da guerra (1939-1945), a populao acabou depredando os animais.

A Praa do Relgio um dos cartes postais que servem de marco para expor a presena do estilo europeu, principalmente o ingls cuja procedncia do mesmo, exibindo aos visitantes uma viso clssica da cidade

O teatro da Paz, inaugurado em 1874 representa um marco arquitetnico para exibio de peas teatrais e peras em plena floresta como tambm seu semelhante o teatro Amazonas. No seu interior apresenta um aspecto de ferradura com a capacidade para abrigar 780 lugares onde j se apresentaram diversos artistas nacionais e internacionais.

magnfico Palcio do Presidente sem dvida um dos melhores edifcios do Brasil; desejaram que o Imperador tivesse um igual no Rio de Janeiro.

Palcio do governo Lauro Sodr, antiga residncia dos governadores provinciais, Palcio dos Despachos, hoje Museu do Estado do Par. Foi obra de Antnio Jos Landi em 1772, mas, sofreu reformas substanciais poca do apogeu da borracha, hoje abriga um grande acervo de obras de artistas plsticos da regio e de viajantes que aqui deixaram suas impresses sobre a terra.

Palcio Antnio Lemos tambm conhecido como Palacete Azul, onde funcionava a Intendncia da Cidade responsvel pela guarda de grandes peas do mobilirio, decorativas e luminrias, isto porque hoje ocupado pelo Museu de Arte de Belm, mas tambm funciona a sala de despachos da prefeitura da cidade.

O Museu de Arte Sacra-MAS, formado

pelo conjunto arquitetnico da Igreja de So Francisco Xavier e pelo Colgio de Santo Alexandre, que desde a expulso dos jesutas em 1760, tornou-se sede do Arcebispado. Fazem parte do Museu 320 peas sacras, originrias do esplio jesutico, outras 200 peas vindas de colees particulares.

...j pela hora da transladao, seu Virglio, sob o peso da romaria passando pelas trs janelas, receou que a casa, esta, fosse cair ao sopro das bocas que rezavam, cantavam, falavam, riam. (...) BGP- D. J.

Baslica de Nossa Senhora de Nazar est situada no mesmo local onde o caboclo Plcido encontrou a imagem da virgem de Nazar, que deu incio devoo nazarena em Belm. Comeou como uma singela capela, em 1774. Hoje um dos smbolos mais importantes do Crio de nossa Senhora de Nazar, a maior manifestao religiosa do mundo catlico.

Ponto turstico mais citado por quem lembra de Belm, o Museu Paraense Emlio Goeldi d cidade uma feio nica. Encravado num dos bairros centrais, Nazar, so cinco hectares de rea verde. Esse microcosmo da floresta Amaznica resiste bravamente ao progresso que alcanou a cidade. Reconhecido h tempos como um dos mais importantes centros de pesquisa cientfica do Brasil, dedica-se ao estudo da flora e fauna Amaznica.

O suporte econmico da borracha, que por uma gerao (1890-1912), pouco mais de 20 anos, a figura do mecenas renascena do intendente (prefeito) Antnio Jos Lemos, (1897-1910), o engenheiro Francisco Bolonha e algumas famlias mais ricas: Faciola, Pinho, Paes, Barreto, Montenegro entre outras permitiram a Belm, luxos hoje lendrios e algumas decoraes dos Teatros, palcios, mercados, praas e at caixas dgua e postes, arquiteturas eclticas constituindo os vestgios da Belle poque belemense, que hoje fazem parte apenas de uma poca de abundncia, bem estar e requintes sociais.

Ficam assim expostos alguns elementos fundamentais da histria de nossa terra, numa memria dilapidada pelo progresso, fala-se do fausto e da riqueza, da misria e da pobreza, mas sobretudo das diversas estrias contadas pelo povo, alguns falando com saudosismo e outros com profundo pesar, e mesmo assim no seria possvel expor em diversas enciclopdias todos esses episdio.

As caractersticas dominantes na sociedade e, mesmo, na cultura brasileira e regional. O teatro, a msica, a literatura, as artes plsticas e decorativas Art Nouveau -, assim como boas maneiras (cultivo da lngua francesa e a presena do piano nas manses e nas casas de classe mdia, etc) distanciava o mundo dos seringalistas, aviadores e prsperos comerciantes dos seringueiros e das classes mais baixas. A intensidade com que a elite da Amaznia cultivou as regras emanadas da Belle poque, e mesmo os monumentos arquitetnicos, como tambm as demais representaes estticas peculiares transio vivida no mundo contemporneo (passagem do sculo XIX para o XX), no bastaram para esconder o artificialismo presente na adoo desses modelos pela elite regional.

Bruno de Menezes nasceu em Belm, no bairro do Jurunas, no dia 21 de maro de 1893, numa casa de famlia humilde. O pai, Dionsio Cavalcante de Menezes, (pedreiro). A me, Maria Balbina da Conceio Menezes, (domstica). Bruno aprendeu a ler e escrever com a figura paterna e prosseguiu a iniciao nas letras em uma escolinha particular, perto de sua residncia.

Tornou-se imortal como membro da Academia Paraense de Letras, onde foi presidente entre os anos de 1956 e 1958. Pertenceu ao I.H.G.Pa., Sociedade Amigos de Belm, ao Instituto Brasileiro de Educao, Cincia e Cultura e Comisso Permanente de Folclore. Faleceu no dia 02/06/1963, em Manaus, quando participava de um congresso sobre folclore. Soube que aps a sua participao no congresso, ele danou e se divertiu muito. Ele morreu feliz, segundo Maria de Belm Menezes (filha).

Batuque no representa uma simples publicao com contedo regional, mas , sobretudo, um passo para o movimento renovador, que viria traar novos moldes para os versos brasileiros, e alimentar a luta pela nacionalizao dos assuntos, reagindo importao da cultura enlatada to presente nos estilos parnasiano e simbolista. Entramos em contato com a atualidade das coisas, ouvindo a voz do nosso povo, aprendendo e conhecendo, atravs da pintura, os ambientes caseiros, a linguagem, o ritmo, as tradies populares, como a conduo de mastros festivos, pretos velhos bebendo cachaa, mulatas passarem fogueiras, pajs fumarem liamba. Batuque retrata a feio de nosso folclore, e reflete o sentimento de nossas tradies, ambos desvirtuados por uma falsa conscincia de sermos originrios de uma civilizao latina, representada, em nossos contexto histrico, pelos portugueses, que alguns insistem em exaltar, tentando negar ou dar importncia secundria presena da cultura africana em nossa formao tnica, cultural e social.

"BATUQUE um retrato de Belm, histria do Umarizal, da Pedreira e da Cremao, do cais e das velhas docas. O subrbio e o terreiro, em suas pginas, esto danando e cantando. A obra, por isso, tem uma saborosa fora nativa e o poeta nos transmite a vida brasileira que ele viu, gozou e viveu nesta Belm to sua. BATUQUE tem uma importncia histrica e literria na poesia brasileira, sobretudo na poesia da Amaznia. O poema atravessa a cidade como um igarap de mar cheia... Batuque faz parte da nossa cidade, como a S, a lembrana de Angelim, a tacacazeira, o Ver-oPeso. Em muitos versos falam os devotos do Mastro do Divino, sussurram os namorados, sob o jasmineiro, na velha Dois de Dezembro ou na Vila da Barca, ouve-se a reza da Tia Ana das Palhas, "que foi do tempo dos cabanos". o tom grosso dos estivadores, o movimento dos meninos empinando papagaios e correndo atrs dos cordes e bumbs nas noites de So Joo. BATUQUE tem uma importncia histrica e literria na poesia brasileira, sobretudo na poesia da Amaznia.
(Jornal da "Folha do Norte", Belm 24.10.1960)

Liamba! Teu fumo foi fuga do cativeiro, Trazendo atabaques rufando pra dansas, Na magia guerreira do reino de Eix.
Liamba! Na tontura gostosa na quebreira vadia que sentem os teus defumados, estaria toda a fra dos Santos Pretores que vieram da outra banda do mar?

O que tu pe no teu corpo que ele chra at no vento? Tu no rosa nem cravo nem jasmim nem ubganti... O que tu a Frzina que tem tudo que tem as tra mulh ...

Batuque, portanto, como marco literrio, introduzindo na literatura paraense os ideais renovadores da Semana de Arte Moderna, explorando o verso livre, a temtica inovadora, o negro que j foi amostrado na senzala por Castro Alves, no Brasil colonial feito pelas stiras de Gregrio. Como fator de discriminao e dor na potica de Cruz e Sousa, agora como elemento ativo e efetivo presente na formao etno-cultural, com razes profundas, acrescentando-se ainda, a melodia, os ritmos que enriquecem a nossa tradio cultural e que to bem foram includos no poema pelo autor, e que fluem com beleza e originalidade medida que lemos os versos, a leitura nos faz lembrar muitas cantigas de nosso folclore, h, ainda, a plasticidade da presena africana em nossa cultura, pela pintura que o autor permite fazer com a explorao da linguagem cabocla que o mesmo, por ser um andarilho e conhecedor de nosso folclore to bem dominava.

BNO Meu So Jorge milagroso grande Santo protetor que lutaste com o tinhoso pela graa do Senhor. No meu cavalo valente levando a lana na mo So Jorge foi um repente que dominou o drago. So Jorge sendo um soldado lutou em favor da cruz pelo sangue derramado do nosso pai que Jesus. So Jorge hoje est no cu tem na lua seu altar coberto com branco vo quando noite de luar.

So Jorge nos d seu manto nos olhe por vosso bem So Jorge querido Santo para sempre e sempre Amn!

A urbe paraense ainda est por descobrir o imenso potencial de sua cultura popular, ainda timidamente representada nos museus. Mesmo assim, pulsante o orgulho do povo daquela regio ao mostrar seus ritos, mitos e danas, patrimnio resgatado e exposto em perfeita sintonia com o lugar. Um dos mais curiosos exemplos na esteira do que poderamos chamar de propagao de cultura so os passeios de barco, feitos por companhias de turismo pela orla da cidade, com msica, dana e culinria locais. Medidas como essa vm reforar a diversidade e as peculiaridades do folclore nortista.
JOS AUGUSTO TRINDADE Professor Histria

Potrebbero piacerti anche