Sei sulla pagina 1di 17

I.E.

D
PROFESOR: editar o CARNEIRO DE ARAJO Clique para WESLEY estilo do subttulo mestre

4/3/12

INTRODUO AO ESTUDO DE DIREITO


CURSO: CINCIAS JURDICAS

4/3/12

I.E.D
DEFINIO

DE DIREITO E OUTROS SISTEMAS DE CONTROLE SOCIAL: Conceitos e concepes de Direito; Direito e religio; Direito e Justia; Direito e Moral.

4/3/12

DIREITO E RELIGIO
Teu dever lutar pelo direito, mas no dia em

que encontrares o direito em conflito com a justia, luta pela justia.(Dos mandamentos do advogado, redigidos por Eduardo Couture).

fato notrio, a influncia dos fatores morais

e religiosos no fenmeno jurdico. No haviam diferenas entre esses trs fatores, na poca primitiva, nas antigas culturas orientais, na civilizao grega, romana e medieval. To somente a partir do sculo XIX verifica-se uma grande preocupao para definir cada 4/3/12 destas cincias. uma

DIREITO E RELIGIO
Nas palavras do Prof. Franco Montoro (1) Na

prpria origem histrica do direito, est a norma indiferenciada, de cunho moral e religioso. E nas sociedades contemporneas, apesar de sua secularizao, no faltam exemplos da influncia permanente de fatores morais e religiosos na vida do direito

4/3/12

DIREITO E RELIGIO
O Direito assim como a religio sempre lidou

com ritos, formas, preceitos e smbolos que empregam identidade s cincias. sacramentos participam da vida de seu praticante. O Direito se torna concreto atravs de leis que sustentam a justia, a ordem, o equilbrio, os direitos e obrigaes de cada ser humano.

As religies no bom uso de seus preceitos e

4/3/12

DIREITO E RELIGIO
Religio

e Direito combinam fora nas culturas muulmanas, hindus e chinesas. O Coro rene em seu bojo verdadeiras prolas do direito muulmano. O sistema jurdico da ndia se perfaz atravs do direito consuetudinrio hindu e dos snscritos religiosos. O Direito chins foi amplamente abordado por Vicente Ro, ao demonstrar de forma cabal que as lies confucianas foram gnese do direito hodierno.

4/3/12

DEFINIES DE DIREITO
PLATO: o direito consiste na busca de justia,

ou seja, definido como regra que indica o justo.

TOMS DE AQUINO: ensina que as leis so

mandamentos da boa razo, formulados e impostos por aquele que cuida do bem da comunidade, isto , pelo Monarca.

JEAN-JACQUE

ROUSSEAU: o direito deve expressar a soberania do prprio povo e garantir a ordem e a segurana sem abolir a liberdade dos membros da sociedade. 4/3/12

DIREITO E MORAL
Caractersticas da moral: A moral define-se

como o conjunto de convices de uma pessoa, de um grupo ou da sociedade inteira sobre o bem e o mal. que cumprem duas funes orientam o comportamento humano na vida cotidiana e servem como critrio de avaliao da conduta humana.

A moral composta por regras de conduta

Existe uma pluralidade se sistemas morais,


4/3/12

com efeito impossvel o direito estar em

DIREITO E MORAL
As aes privadas das pessoas que no

ofendem de maneira alguma a ordem ou a moral pblica nem prejudicam os demais so reservadas a Deus e isentas da autoridade dos magistrados. Artigo 19 Constituio da Argentina. membros da sociedade ou os mandamentos de uma autoridade.

A moral proveniente das convices dos

4/3/12

DIREITO E MORAL
Moral autnoma O individuo individuo obedece Moral heternoma

considera a mandamentos como moralmente decorrentes da vinculantes as regras prpria conscincia. estabelecidas por uma autoridade.

4/3/12

DIREITO E MORAL
A influncia da moral no direito:

O legislador tem por escopo adotar e exprimir os valores morais inerentes da sociedade, ou que, pelo menos tente satisfazer as expectativas da maioria da populao, particularmente nos regimes da democracia representativa, em que a eleio dos polticos depende da confiana popular.

4/3/12

DIREITO E MORAL
A influncia do direito na moral:

A aplicao do direito influencia as pessoas que, muitas vezes, passam a considerar aquilo que legalmente estabelecido como justo e correto. Em outras palavras, a aplicao cotidiana do direito efetua uma propaganda moral, induzindo seus destinatrios a aceitar como moralmente correto aquilo que legalmente estabelecido. Dessa maneira, o direito contribui na configurao da moral dominante por meio da formalizao jurdica e 4/3/12 da ameaa de sanes.

DIREITO E JUSTIA
O direito e a justia so categorias que, ao

longo da histria, tm-se colocado ora em lados antagnicos, ora ao mesmo lado. D-se o antagonismo quando os ideais de justia no encontram respaldo na ordem posta. Ocorre a parceria no momento em que a justia respalda uma ordem positiva ou quando esta ordem a persegue como um fim.

O antagonismo e a parceria revelam uma

simbiose entre os dois conceitos. Distingui-los: eis um dos desafios da filosofia, mxime a 4/3/12 filosofia do direito.

DIREITO E JUSTIA
No Brasil, Pontes de Miranda, entende que o

direito regra de adaptao social, no sendo o Estado quem cria o direito. Ele descoberto, revelado, na realidade social. Partindo desta premissa, entende que uma ordem jurdica injusta pelo fato de a linguagem humana ser imperfeita para reproduzir a realidade. Aqui o problema se d na produo legislativa, a injustia se d no plano poltico do direito. Entende, tambm, que haver injustia quando o aplicador no aplica corretamente a regra jurdica. Neste caso, o problema ocorre 4/3/12

DIREITO E JUSTIA
Eis o conceito de Justia Formal: "princpio de

ao segundo o qual os seres de uma mesma categoria essencial devem ser tratados da mesma forma". A igualdade aqui uma conseqncia lgica. Haver justia toda vez que aplicarmos a mesma regra a uma categoria essencial.

NBR 6023:2002 ABNT SILVA, Beclaute Oliveira. Direito e justia: uma relao tormentosa, mas necessria. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1316, 7 fev. 2007. Disponvel em: < http://jus.uol.com.br/revista/texto/9466>. Acesso em: 23 ago. 2011.

4/3/12

DIREITO E JUSTIA
A eqidade e a justia A

aplicao da justia formal muitas vezes no possvel. Faz-se necessrio, assim, lanar mo de outro instrumento, a eqidade. Neste caso, necessrio se faz a "Rgua de Lesbos". Exemplo: se existem dois trabalhadores, cuja produo idntica, deve-se remunerlo da mesma forma eis o primado "a cada um segundo as suas obras". Entretanto, se um deles arrimo de uma 4/3/12 grande famlia, este dever ser

Potrebbero piacerti anche