Sei sulla pagina 1di 79

VRUS AULA 4

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA TECNICO FARMACIA PROF. LILIANE

Histrico:

VRUS

A primeira descrio do vrus devemos a Dimitrii Iwanowski que em 1892, referiu que o agente da doena do mosaico do tabaco, poderia passar livremente atravs dos filtros, pois utilizando-se de filtrados de plantas sofrendo da dessa doena, foram capazes de produzir a doena em uma nova planta hospedeira.
2

Histrico:
A virologia expandiu-se consideravelmente nos primeiros 30 anos deste sculo, com a caracterizao de um nmero crescente de doenas humanas, animais e vegetais causadas por vrus. Neste perodo, foram tambm descritos vrus capazes de infectar bactrias, os chamados bacterifagos.

Histrico:
Os vrus, no entanto, no foram visualizados at o desenvolvimento do microscpio eletrnico, na dcada de 30, verificando-se que os bacterifagos so considerados os vrus de estrutura mais complexa. Novos vrus esto sendo descobertos o tempo todo.

Introduo:
A palavra vrus origina do latim e significa veneno ou fludo venenoso. Os vrus como partculas extracelulares, no tm atividades metablicas indepen dentes. So incapazes de reproduo por cissiparidade, gemulao ou outros processos observados entre as bactrias e outros microrganismos, sendo portanto parasitas intracelulares.

Introduo:
Existem diferenas fundamentais entre os vrus e as clulas vivas, que foram enumeradas por Stainer e colaboradores (1969) que so: a) apresentam propriedades muito diferentes da unidade estrutural de um ser vivo, a clula; b) enquanto o genoma celular constitudo por DNA e RNA, no genoma viral s se encontra um dos dois cidos nuclicos;

Diferenas fundamentais entre os vrus e as clulas vivas:

c) apresentam como constituintes orgnicos apenas cido nuclico e protena; d) podem conter uma ou algumas enzimas, porm seu complemento enzimtico insuficiente para reproduzir outro vrus, ou seja, o vrus no possui portanto, ao contrrio da clula, sistema enzimtico prprio;
7

Diferenas fundamentais entre os vrus e as clulas vivas:

e) sempre replicado exclusivamente a partir de seu material gentico por uma clula; f) o vrus finaliza seu processo de multiplicao por organizao de seus constituintes sintetizado pela clula.

Estas diferenas, e o fato de os vrus poderem ser cristalizados, sem perder o poder infeccioso, permite- nos, numa anlise simplista, considerar os vrus como microrganismos de grande simplicidade ou molculas de grande complexidade.

CARACTERISTICAS
Possui tamanho reduzido de 20 nm, replicam seu material gentico, composto por polmeros de cidos nuclicos. Os vrus tm caractersticas em comum: - so entidades parasitas intracelulares obrigatrios; - apresentam uma organizao e composio estruturais caractersticas; - processo nico de replicao.
10

Morfologia Viral:
Cada partcula viral ou virion constituda por cerne ou ncleo de cido nuclico (DNA ou RNA, mas nunca ambos) recoberto por um invlucro protico denominado cpside ou capsdio; O conjunto cido nuclico/invlucro protico constitui a nucleocpside ou nucleocapsdio; A cpside formada por mltiplas subunidades denominadas capsmeros.

11

Vrus
Estrutura dos vrus Vrion = Partcula viral completa (cido nuclico + capsdeo protico). Serve como veculo na transmisso de um hospedeiro para o outro.
Os demais so exemplos de vrus no envelopados. O vrus da gripe um exemplo de vrus envelopado.

Dessa maneira,vrus os vrusem dois No grupo dos nooenvelopados oformas Podemos vrus de diferentes formado No grupo classificar envelopados o Existem dos envelope capsdeo no por encontra envolvido envelope que capsdeo coberto pelo pelo envelope, geomtricas (helicoidais, polidricos, grandes grupos: oda membrana se uma poro grupo dos vrus dessaEnvelopadoscilndricos...) nu. citoplasmtica da clula exocitado formado quando o vrus o vrus icosadricos, e o dos no maneira dizemos que hospedeira. da clula hospedeira. Envelopados.

Morfologia Viral:

13

Tipos Morfolgicos
1)Vrus Icosadricos: os capsmeros organizam-se emicosadricos (20 faces triangulares equilteras, 12 vrtices, e 30 arestas), os capsmeros dos vrtices de cada face so chamados pentons e os capsmeros das faces de hexons. Ex. poliemielite, adenovrus, herpesvrus.
14

Tipos Morfolgicos
2) Vrus Helicoidais ou Tubulares: Os capsmero organizam-se segundo simetria do tipo helicoidal (vrus do mosaico do tabaco, da batata, vrus da influenza e caxumba), dispondo-se o cido nuclico na parte interna das unidades proticas, associado as mesmas.

15

Tipos Morfolgicos
3) Vrus Complexos: Possuem envelope e so geralmente pleomrficos, pois o envelope no rgido. Ex. Esfricos (arbovrus; arboencefalites), paraleleppedos (poxvrus; varola), da raiva e osbacterifagos.

16

Tipos Morfolgicos

17

VRUS DNA - ADENOVRUS

VRUS DNA POXVRUS

HANTAVRU S

VRUS RNA - HIV

Tipos de vrus: so classificados de acordo com o tipo de material gentico que apresentam.
Vrus de DNA Vrus de RNA

Desoxivrus
Ex.: Herpes, varicela e sarampo.

Ribovrus
Ex.: HIV, febre amarela, HCV (hepatite C) e poliomielite.

Quem so os hospedeiros dos vrus?

Vrus e Doenas Associadas


Protozorio
Vrus

Praticamente todos os organismos vivos podem ser infectados pelos vrus. Os vrus podem infectar clulas de animais, vegetais, fungos, bactrias e protistas.

Clula Animal

Fungo Clula Vegetal Bactria

Reproduo Viral

o Os vrus s se reproduzem no interior de uma clula hospedeira. o O cido nuclico dos vrus possui somente uma pequena parte dos genes necessrios para a sntese de novos vrus. o As demais enzimas necessrias para a sntese protica, sntese de ribossomos, RNAt, RNAm e ATP so fornecidas pela clula hospedeira. o Portanto, os vrus necessitam da via metablica da clula para replicaremse. Para estudarmos a reproduo viral vamos analisar a reproduo do bacterifago, parasita intracelular de bactrias.

Bacterifago

Mecanismo da Infeco do Vrus:

Dividido basicamente em 5 etapas: 1) Adsoro - ligao do vrus com a clula hospedeira; 2) Penetrao e Desnudamento - injeo do cido nuclico dentro do citoplasma; 3) Perodo de Eclipse: no h qualquer evidncia de multiplicao;

22

Mecanismo da Infeco do Vrus:

4) Replicao e Biossntese multiplicao dos componentes virais. 4.1 - Ciclo de vida dos fagos: - Ciclo Ltico - Ciclo Lisognico 5) Liberao - do vrus completo da clula hospedeira

23

Reproduo Viral
o Os bacterifagos possuem dois tipos de reproduo: A)Ciclo ltico: Termina com a lise e a morte da clula hospedeira. A)Ciclo lisognico: A clula hospedeira permanece viva.
24

Ciclo Ltico

25

Replicao viral: desoxivirus


DNA bacteriano DNA viral

DNA liga-se ao genoma da clula para ser duplicado e transcrito. Cpias de DNA viral e de capsdeos

Reproduo Viral: ribovrus ou retrovrus


RNA viral + Transcriptase reversa Retrotranscrio: nos ribovrus, o RNA viral transformado em DNAviral, pela enzima transcriptase reversa. Este DNA inserido no genoma da clula hospedeira e passa a ser transcrito (cpias de RNA viral e produo de protenas virais).

Retrotranscrio

DNA viral

DNA celular

DNA celular + DNA viral (provrus)

Ciclo Lisognico

1. O processo semelhante ao ciclo ltico, porm o DNA do fago se insere ao DNA bacteriano. 2. O vrus agora chamado de profago. 3. Toda vez que a bactria replicar seu cromossomo o DNA do profago tambm replicado, permanecendo latente nas clulas filhas.
Porm, o DNA viral pode ser removido do cromossomo bacteriano e iniciar um ciclo ltico
Genoma viral Genoma viral

Cromosso mo bacteriano

Genom a viral No ciclo lisognico as clulas no morrem e os vrus neste caso so chamados de temperados.

Ciclo Ltico

RESUMINDO

RESUMINDO

30

Viroses
Causas das doenas: - Alterao do material gentico da clula hospedeira; - Ruptura da clula ciclo ltico.

Transmisso
Em animais a entrada se d: Por leses na pele; Por reconhecimento de clulas de mucosa, como as das vias respiratrias, genitais, digestrias. Por inoculao por animal transmissor (ex. dengue). Pela gestao (via placentria) e pela amamentao.
32

As partculas virais podem chegar at o hospedeiro por meio: De alimentos; Contato sexual; Atravs de secrees; Transportados por outros animais; Contato fsico; Troca de fluidos corporais; .........
33

Vrus e Doenas Associadas


Principais Viroses Herpes Bucal Agente Etiolgico: Herpes simplex tipo I Forma de transmisso: Vias areas (oral e respiratria); contato pessoa-pessoa; contato com objetos contaminados com o vrus. Sintomas: Formao de bolhas e feridas no tecido epitelial dos lbios. Acomete cerca de 90% da populao mundial. A grande maioria das pessoas possuem o vrus, mas so assintomticos. 34

Os sintomas aparecem quando a pessoa apresenta elevados nveis de stress, disfuno hormonal ou excessiva exposio raios solares. Tratamento: Utilizao de pomadas que inibem o desenvolvimento viral. Profilaxia: Evitar o contato apresentam os sintomas. com pessoas que

Evitar o compartilhamento de copos e talheres.

35

Herpes Bucal
CapsuladoHerpes simplex tipo I Vrus

36

Sintomas

Herpes Genital
Agente Etiolgico: Herpes simplex tipo II Forma de transmisso: Contato sexual Sintomas: Formao de ferimentos na base do pnis e na regio externa da vagina. Os ferimentos liberam um lquido viscoso contendo o vrus. No estgio mais avanado, o uso de camisinha pouco eficiente. Os principais sintomas so: dor, coceira, ardor e dificuldade ao urinar. Tratamento: Utilizao de pomadas desenvolvimento viral,anti virais que inibem o

Profilaxia: Abstinncia sexual quando os sintomas estiverem presentes e utilizao de preservativos.


38

Sintomas

Preveno

Condiloma Aculminado
(verrugas genitais)

Causador: HPV (papiloma vrus)

41

Sintomas

Cncer
Cncer perineal Cncer no colo do tero

Preveno

Modo de transmisso: gotculas de saliva.

Modo de infeco: o vrus ataca os tecidos das pores superiores do aparelho respiratrio; raramente atinge os pulmes.

Medidas de controle: nenhuma.

Modo de transmisso: gotculas de saliva, contato direto, objetos contaminados (copos, garfos, etc.) Modo de infeco: o vrus ataca normalmente as glndulas salivares partidas (parotidite), podendo, entretanto, localizar-se nos testculos (orquite), ovrios, pncreas e crebro. Medidas de controle: vacinao.
47

48

Dengue

Causador: Arbovrus

Transmissor: fmea Aedes aegypti

Sintomas

Febre amarela

Causador: Flavivrus

Transmissor: fmea Aedes aegypti

Modo de transmisso: atravs da picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito contamina-se ao picar um homem ou outro mamfero contaminado. Modo de infeco: O vrus introduzido juntamente com a saliva do mosquito; dissemina-se pelo corpo atravs do sangue e instala-se no fgado, bao, rins, medula ssea e gnglios linfticos Medidas de controle: vacinao com linhagem de vrus atenuada (vacina de vrus vivos). Destruio do mosquito Aedes, vetor da doena.
54

Preveno
Mesmas medidas usadas na dengue e tambm atravs da vacinao.

Varola
Transmisso

Causador: Orthopoxvirus

Modo de transmisso: gotculas de saliva, contato direto, objetos contaminados (copos, garfos, etc.) Modo de infeco: o vrus penetra pelas mucosas das vias respiratrias, dissemina-se pela corrente circulatria e instala-se na pele e mucosas, causando as ulceraes caractersticas da doena. Medidas de controle: vacinao com linhagem de vrus atenuado (uma linhagem que ataca o gado bovino, isto , vacina de vrus vivos).
57

Sintomas

58

Modo de transmisso: contaminao de gua e objetos por fezes de indivduos contaminados. Supe-se que moscas transportem o vrus de fezes contaminadas para alimentos, gua e objetos. O modo de transmisso no bem conhecido. Modo de infeco: o vrus multiplica-se no fgado, causando destruio de clulas hepticas. Medidas de controle: medidas de saneamento; fiscalizao dos manipuladores de alimentos. A injeo de gamaglobulina, extrada do soro sangneo humano, pode conferir proteo temporria.
59

SIDA (SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA)


As manchas verdes, na figura ao lado, so partes do vrus da AIDS na superfcie de um linfcito T, infectado

60

AIDS - (Sndrome da Imunodeficincia Humana)

O vrus HIV infecta clulas de defesa do organismo denominadas Linfcitos CD4. Os linfcitos CD4 so responsveis por alertar o organismo quando h a invaso de agentes estranhos (antgenos). Com a morte de clulas CD4 o sistema imune se torna deficiente e comeam a surgir doenas oportunistas. As principais doenas oportunistas so: a) Tuberculose b) Candidase c) Cncer d) Pneumonia
61

Assim, a maioria das pessoas que adquirem o vrus HIV no morrem de AIDS, mas sim de doenas oportunistas que aproveitam a deficincia do sistema imune para se manifestar

62

AIDS - (Sndrome da Imunodeficincia Humana) Ao entrar no organismo o vrus HIV pode permanecer latente escondido no cromossomo dos linfcitos CD4, e dessa maneira, no detectado pelo sistema imune. Os vrus HIV podem permanecer inativos por cerca de 10 anos no organismo e o paciente nesse perodo no manifesta nenhum sintoma. Por motivos ainda inexplicveis os vrus tornam-se ativos e iniciam a reproduo via ciclo ltico e a partir disso o paciente comea a desenvolver os sintomas da doena.

Todo HIV positivo ou (Soropositivo) aidtico? So chamados de aidticos aqueles pacientes que j apresentam os sintomas da AIDS (febre, calafrios, dores musculares, aparecimento de nguas no pescoo, nusea, vmito) e tambm sintomas de doenas oportunistas.

64

Vrus e Doenas Associadas


AIDS - (Sndrome da Imunodeficincia Humana)

AIDS - Sintomas

Vrus e Doenas Associadas

Sarampo
Agente Etiolgico: Vrus do sarampo Forma de transmisso: Vias areas (oral e respiratria); contato pessoa-pessoa; contato com objetos contaminados com o vrus. Sintomas: Febre alta Tosse seca Aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo Tratamento: No possui. Geralmente o sistema imune consegue eliminar o vrus. Profilaxia: Vacinao na infncia (trplice viral)

Vrus e Doenas Associadas


Vrus do sarampo Vrus Capsulado

Sarampo

Catapora (Varicela)

Agente Etiolgico: Varicela zoster Forma de transmisso: Vias areas (oral e respiratria); contato pessoa-pessoa; contato com objetos contaminados com o vrus. Sintomas: Leses na pele que causam ardor e coceira Em crianas: catapora ou varicela Em aduto: cobreiro Tratamento: No possui. Geralmente o sistema imune consegue eliminar o vrus. Profilaxia: Vacinao na infncia Evitar contato com pessoas contaminadas

Catapora (Varicela)

Vrus e Doenas Associadas

Raiva
Agente Etiolgico: Vrus da raiva Forma de transmisso: Contato com a saliva de animais (mamferos) doentes, principalmente atravs de mordidas. Ambiente urbano: ces e gatos. Ambiente rural: morcegos hematfagos. Sintomas nos animais doentes: Encefalite, agressividade excessiva, aumento da salivao, incapacidade de deglutio (hidrofobia). Sintomas no homem: Insnia, dor de cabea, convulses, salivao excessiva, febre, espasmo dos msculos da glote, dificuldade de deglutio (hidrofobia). Profilaxia: No possui cura. Vacinao dos animais domsticos. Vacina anti-rbica para seres humanos.

Raiva

Vrus e Doenas Associadas

Poliomielite
Erradicada no Brasil desde 1989

Agente Etiolgico: Poliovrus (vrus da paralisia infantil) Forma de transmisso: Ingesto de gua e alimentos contaminados com o vrus e contato pessoa-pessoa. Sintomas: O vrus atinge o sistema nervoso, onde sua multiplicao pode levar destruio de neurnios motores, levando a paralisia de membros. Tratamento: No possui tratamento especfico. Profilaxia: No possui cura. Vacinas Sabin e Salk

Poliomielite

Vrus e Doenas Associadas

Rubola
Agente Etiolgico: Vrus da Rubola Forma de transmisso: Vias areas (oral e respiratria); contato pessoapessoa; contato com objetos contaminados com o vrus. Sintomas: Surgimento de manchas vermelhas na pele Perigo! O vrus da Rubola em mulheres grvidas capaz de atravessar a barreira placentria e infectar o feto, causando cegueira, surdez e retardo mental. Tratamento: Soro.

Profilaxia: Vacinao (trplice viral), Exame pr-natal em mulheres grvidas. Vacinao de mulheres que esto no perodo frtil, mas que ainda no esto imunes ao vrus.

Vrus e Doenas Associadas


Rubola

Gripe Aviria

Agente Etiolgico: Vrus Influenza H5N1 Forma de transmisso: Contato direto com secrees de aves infectadas pelo vrus atravs do ar, gua, alimentos ou roupas contaminadas. Sintomas:Febre respiratrios. alta, dores musculares, dificuldades e problemas

A maioria das aves morrem 24 horas aps o contgio. O vrus atualmente s transmitido de aves para seres humanos. O grande perigo consiste no vrus sofrer alguma mutao que o permita ser transmitido de humano para humano. Tratamento: No existe. Profilaxia: vrus. Sacrificar todos os animais que possam estar infectadas pelo

Vrus e Doenas Associadas Gripe Aviria


Gripe Aviria

79

Potrebbero piacerti anche