Sei sulla pagina 1di 25

SEID

Seminrio Evanglico da Igreja de Deus

In forum
TEISMO ABERTO
PROF. Ms. J.A.S. Cavalcante

Ora, todos os atenienses, como tambm os estrangeiros que ali residiam, de nenhuma outra coisa se ocupavam seno de contar ou de ouvir a ltima novidade. (At. 17:21)

PARTE I

Exposio

1.1

Definio

de

teismo

aberto

"Tesmo aberto, tambm conhecido como teologia da abertura e abertura de Deus, uma tentativa de explicar a relao entre o pr-conhecimento de Deus sobre os fatos e o livre arbtrio dos homens. Os argumentos do tesmo aberto so essencialmente estes: (1) seres humanos so verdadeiramente livres; (2) se Deus soubesse o futuro absolutamente, os seres humanos no poderiam ser verdadeiramente livres; (3) portanto, Deus no sabe absolutamente tudo sobre o futuro. O tesmo aberto acredita que o futuro no pode ser conhecido.

1.2

Conceito

de

teismo

aberto

Um movimento teolgico composto de escritores e telogos que se uniram em torno dos pontos comuns e esto dispostos a persuadir a igreja crist a abandonar seu conceito tradicional de Deus e a convenc-la que esta nova viso de Deus evanglica e bblica. Portanto, Deus sabe tudo o que pode ser sabido mas Ele no conhece o futuro.

Fundamentos

bbilicos

O tesmo aberto baseia estas crenas em Escrituras que descrevem Deus

mudando sendo parecendo

de idia; ou surpreendido, ou adquirir conhecimento

(Gnesis 6:6; 22:12; xodo 32:14; Jonas 3:10)

1.3
1.3.1

Teologia

do

Processo
Expositor

Prof. Dr. Charles Hartshorne, da Universidade de Chicago. 1.3.2 Tese

A teologia do processo como escola teolgica uma tentativa de restabelecer a doutrina de Deus em um mundo extremamente ctico.

1.3.3 Base: Alfred North Whitehead (1861-1947 matemtico e filsofo) e idias de Charles Darwin.

1.3.4

Sistema

- o mundo dinmico, est sempre em contnua transformao; at Deus est sujeito ao porvir;

- a religio a viso de algo que est alm, atrs e dentro do fluxo passageiro das coisas imediatas; algo que real e ao mesmo tempo espera por realizar-se, algo que uma possibilidade remota e mesmo assim o maior de todos os atos presentes, possu-la o bem ltimo, e mesmo assim, est alm do nosso alcance.

1.4 A Teologia do processo e o teismo aberto Pa - Harthshorne aplicou as concluses de Whitehead no cenrio teolgico; - comungam com essas idias telogos de lngua inglesa: Norman Pittenger, Daniel Day Willlians, Schubert Ogden e John Coob Jr.; - pretendem responder Teologia da Morte de Deus, devemos demonstrar a realidade objetiva de Deus atravs de uma metafsica racional; - as idias de T. Chardin i. e. idias evolucionistas.

Assim, Deus

para

os apenas

telogos persuasivo,

do nunca

processo: coercitivo;

- Ele imutvel apenas no carter e inteno, mas mutvel quanto a experincia e relaes; - Outra caracterstica da teologia do processo a nfase na imanncia de Deus: Ele e o mundo esto intimamente envolvidos, e se afetam mutuamente

1.5

Autores

teses

do

teismo

aberto

1.5.1
-

Autores:

escritores
Greg

norte-americanos

como
Boyd, e Pinnock.

John
Clark

Sanders

No Brasil, estas idias tm sido assimiladas e difundidas por alguns lderes evanglicos, s vezes de forma aberta e explcita.

1.5.2

Eixo

centralA

Teologia Relacional (tesmo aberto) considera a concepo tradicional de Deus como inadequada, ultrapassada e insuficiente para explicar a realidade, especialmente catstrofes como o tsunami de dezembro de 2004, e se apresenta como uma nova viso sobre Deus e sua maneira de se relacionar com a criao.

1.5.3

Teses

Seus pontos principais podem ser resumidos desta forma:

1.4.3.1 O atributo mais importante de Deus o amor.


Todos os demais esto subordinados a este. Isto significa que Deus sensvel e se comove com os

dramas de suas criaturas.

1.5.3.2 Deus no soberano. S pode haver real relacionamento entre Deus e suas criaturas se estas tiverem, de fato, capacidade e liberdade para cooperarem ou contrariarem os desgnios ltimos de Deus. Deus abriu mo de sua soberania para que isto ocorresse. Portanto, ele incapaz de realizar tudo o que deseja, como impedir tragdias e erradicar o mal. Contudo, ele acaba se adequando s decises humanas e, ao final, vai obter seus objetivos eternos, pois redesenha a histria de acordo com estas decises.

1.5.3.3 Deus ignora o futuro, pois ele vive no tempo, e no fora dele. Ele aprende com o passar do tempo. O futuro determinado pela combinao do que Deus e suas criaturas decidem fazer. Neste sentido, o futuro inexiste, pois os seres humanos so absolutamente livres para decidir o que quiserem e Deus no sabe antecipadamente que deciso uma determinada pessoa haver de tomar num determinado momento.

1.5.3.4 Deus se arrisca. Ao criar seres racionais livres, Deus estava se arriscando, pois no sabia qual seria a deciso dos anjos e de Ado e Eva. E continua a se arriscar diariamente. Deus corre riscos porque ama suas criaturas, respeita a liberdade delas e deseja relacionar-se com elas de forma significativa.

1.4.3.5 Deus vulnervel. Ele passvel de sofrimento e de erros em seus conselhos e orientaes. Em seu relacionamento com o homem, seus planos podem ser frustrados. Ele se frustra e expressa esta frustrao quando os seres humanos no fazem o que ele gostaria.

1.5.3.6 Deus muda. Ele imutvel apenas em sua essncia, mas muda de planos e at mesmo se arrepende de decises tomadas. Ele muda de acordo com as decises de suas criaturas, ao reagir a elas. Os textos bblicos que falam do arrependimento de Deus no devem ser interpretados de forma figurada. Eles expressam o que realmente acontece com Deus.

PARTE 2 Refutao

Todas as grandes heresias so focadas em elementos nevrlgicos da doutrina crist e tocam, essencialmente, o mistrio da f ao tentarem reduzi-lo a categorias da racionalidade.

2.1

Precedentes

2.1.1 Heresias histricas tentativas de submeter razo os mistrios da f 2.1.2 Desmo (versus Tesmo) procurou conservar a existncia de Deus com seus atributos e a esfera da vida humana com suas escolhas. Aquele no intersecta nesta.

2.1.3

essncia esvaziou,

do

Cristianismo a

Feuerbach crist, ao

Feuerbach

intereiramente antropologizar

2.1.4

Teologias

contemporneas

- Neo-ortodoxia: adequaao da mensagem ao homem do seculo XX. R. Bultman demitizao

2.2
Quem

problema
o

da
homem

liberdade
livre?

- A liberdade do homem sem Cristo, se d nas fronteiras do domnio do Pecado; Liberdade e desobediencia (E. Frohm)

A historia da humanidade comea com um ato desobedincia e pouco provvel que termine com um ato de obedincia.

2.3

Futuro:

um

caminho

sem

volta

A igreja chegou num estgio de abertura tal, que no h mais volta: as previses bblicas de desagregao da f e da s doutrina tero que se cumprir. Ao final, permenecer somente o que no pode ser abalado

Potrebbero piacerti anche