Sei sulla pagina 1di 17

AFETIVIDADE

E SUAS ALTERAES

Joice Marques Ana Carolina

Afetividade um termo genrico, que compreende vrias modalidades de vivncias afetivas, como o humor, emoes e sentimentos. Temos cinco tipos bsicos de vivncias afetivas. HUMOR OU ESTADO DE NIMO definido como tnus afetivo do indivduo, o estado emocional basal e difuso em que se encontra a pessoa em determinado momento.

EMOES um estado afetivo intenso, de curta durao, originado geralmente como a reao do indivduo a certas excitaes internas ou externas, conscientes ou inconscientes. Assim como o humor, as emoes so freqentemente acompanhadas de reaes somticas.

SENTIMENTOS So comumente associados a contedos intelectuais, valores, representaes e, em geral, no implicam concomitantes somticos, so muito mais mentais do que somticos. So expostos vrios sentimentos de acordo com sua tonalidade afetiva (Sentimentos da esfera da tristeza, alegria, agressividade, associados ao perigo ou de tipo narcsico)
AFETOS A qualidade e o tnus emocional que acompanha uma idia ou representao mental. Em acepo mais ampla, usa-se tambm o termo afeto para designar, de modo inespecfico, qualquer outro estado de humor, sentimento ou emoo. PAIXES um estado afetivo extremamente intenso, que domina a atividade psquica como um todo, captando e dirigindo a ateno e o interesse do indivduo em uma s direo, inibindo os demais interesses. Darwin acreditava que um bom nmero de emoes e suas expresses corporais eram semelhantes nos animais e nos homens das diversas sociedades. Teriam base biolgica e seriam importantes para a sobrevivncia do indivduo e da espcie. Emoes e

EMOO VERSUS RAZO: A emoo pode ter um efeito paralisante, tanto para o pensamento como para a ao. A emoo intensa cria um vcuo no esprito; no encontramos mais o que dizer ou fazer, no podemos mais pensar, j no vemos com clareza na situao concreta. (Afirmao de Guillaume, psiclogo francs).

CATATIMIA: Bleuler denominou de catatimia a importante influncia que a vida afetiva, o estado de humor, as emoes, os sentimentos e as paixes exercem sobre as demais funes psquicas. A ateno captada, dirigida, desviada ou concentrada em funo do valor afetivo de determinado estmulo; a memria altamente detalhada ou muito pobre dependendo do significado afetivo dos fatos ocorridos.
REAO AFETIVA: H duas importantes dimenses da resposta ou reao afetiva de um indivduo. Denomina-se: SINTONIZAO AFETIVA: a capacidade de o indivduo ser influenciado afetivamente por estmulos externos; assim, o sujeito entristece-se com ocorrncias dolorosas, alegra-se com eventos afetivos. IRRADIAO AFETIVA: a capacidade que o indivduo tem de transmitir, irradiar ou contaminar os outros com seu estado afetivo momentneo; por meio da irradiao afetiva, faz com que os outros entrem em sintonia com ele. RIGIDEZ AFETIVA quando o indivduo no deseja, tem dificuldade ou impossibilidade tanto de sintonizao como de irradiao afetiva; ele no produz reaes afetivas nos outros nem reage afetivamente diante da situao existencial cambiante.

TEORIAS E DIMENSES DA AFETIVIDADE

William James e Karl Lange acreditava que a base das emoes deveria ser encontrada na periferia do corpo. A emoo concebida como a tomada de conscincia das modificaes fisiolgicas produzidas por determinados eventos. Nela o homem v o tigre, comea em seguida a suar, a empalidecer, a ter taquicardia e, em conseqncia dessas mudanas corporais, passa, ento, a SENTIR PROPRIAMENTE O MEDO.

TEORIA DE PAPEZ-MACLEAN: SISTEMA LMBICO E AS EMOES


Papez props uma base cerebral para as emoes, segundo ela, as estruturas e o circuito cerebral das emoes incluiriam estruturas na face medial dos lobos temporais e frontais, como hipocampo, frnice, corpos mamilares, hipotlamo, ncleos talmicos. So estruturas filogeneticamente muito antigas. Assim, os impulsos somticos originados na periferia seriam levados ao hipotlamo e aos corpos mamilares; da seriam conduzidos pelo trato mamilotalmico aos ncleos anteriores do tlamo e, ento, passariam ao giro cingulado na regio mesofrontal. O hipocampo teria um importante papel na expresso emocional, e o giro cingulado seria uma regio receptora da experincia emocional.

Em concepo muito prxima a essa, MacLean props o SISTEMA LMBICO DAS EMOES, no qual o hipotlamo visto como elemento fundamental na expresso psicofisiolgica das emoes, e o crtex cerebral seria a instncia que codifica, decodifica e recodifica constantemente as experincias afetivas, atribuindo-lhes significaes, sentido propriamente humano, acoplando dimenso psicofisiolgica as representaes, os smbolos e os valores humanos. Para MacLean, o sistema lmbico seria o sistema central na integrao das emoes.

Gray prope ordenar as estruturas lmbicas conforme determinados padres comportamentais e emocionais. Algumas estruturas cerebrais tm sido estudadas de forma detalhada.

AMGDALA tem grande importncia nas reaes de MEDO, particularmente no chamado CONDICIONAMENTO DO MEDO. O Ncleo Lateral da amgdala estaria envolvido com a percepo de estmulos auditivos relacionados ao medo e o Ncleo Central emitiria projees para o tronco cerebral e para o hipotlamo, produzindo resposta hormonal ao medo e ao estresse. Tais respostas hormonais preparariam o indivduo para aes de luta, fuga, alimentao ou sexo e a estmulos mais complexos, ligados linguagem e aos smbolos lingsticos. CRTEX ORBITOFRONTAL est intimamente relacionado a respostas emocionais e aprendizado rpido aps estmulos emocionalmente carregados, como a viso de faces expressivas e vozes com tonalidades emocionalmente marcantes. CIRCUITO SEPTO-HIPOCAMPAL implicado nas experincias de ansiedade. LOBO FRONTAL utiliza informaes vindas da amgdala para monitorar o estado interno do organismo e regular as respostas apropriadas a tal estado. O GIRO CINGULADO est envolvido do modo estrategicamente importante no controle das emoes. LOBO PARIETAL DIREITO: pacientes com leso nessa rea apresentam agnosia do dimidio esquerdo com heminateno visual esquerda. Respondem com indiferena quando constatados seus dficits e podem apresentar tambm humor expansivo, alegre, em contraposio ao humor triste e aptico dos pacientes com leses nas reas frontais anteriores esquerdas. As leses parietais direita dificultam o processamento cortical multimodal dos estmulos proprioceptivos e exteroceptivos, gerando desconhecimento afetivo da situao.

ASPECTOS PSICODINMICOS DA AFETIVIDADE

CONCEPO FREUDIANA: Freud concebe a angstia como um afeto bsico emergindo do eterno conflito entre o indivduo, seus impulsos instintivos primordiais, seus desejos e as suas necessidades, por um lado, e por outro, as exigncias de comportamento civilizado, restries que a cultura impe ao indivduo. Em uma primeira teorizao, postulou que a angstia seria uma transformao da libido no-descarregada. Em uma teoria posterior, postulou que a angstia seria no um subproduto da libido represada, mas um sinal de perigo, enviado pelo EU, no sentido de evitar o surgimento de algo que poderia gerar angstia muito mais intensa. A angstia funcionaria ento como sinal de desprazer. A DEPRESSO OU MELANCOLIA relaciona-se ao modo particular de elaborao inconsciente de perda reais ou simblicas. Surgem ento, as autoacusaes, os sentimentos de culpa e de fracasso, a autopunio em forma de descuido consigo prprio, perda do apetite e idias e atos suicidas. CONCEPO DE MELANIE KLAIN: Os afetos seriam centrais para toda a psicopatologia e estariam intimamente associados fantasias primitivas e s chamadas relaes de objeto. Nessa teoria, haveria afetos primrios, primitivos, como o dio, a inveja, o medo de ser retaliado e outros que indicariam maior maturidade psquica do indivduo como a gratido, a reparao e ao amor

ALTERAES PATOLGICAS DA AFETIVIDADE

DISTIMIA o termo que designa a alterao bsica do humor, tanto no sentido da inibio como no sentido da exaltao. TRANSTORNO DISTIMIA um transtorno depressivo leve e crnico. DEPRESSO significando TRISTEZA PATOLGICA, tornou-se uma designao consagrada, que vem substituindo o termo clssico DISTIMIA HIPOTMICA ou melancolia. A psicopatologia utiliza os termos DISTIMIA HIPERTMICA, expansiva ou eufrica, para nomear a exaltao patolgica do humor, ou seja, as bases afetivas dos quadros manacos. DISFORIA diz respeito distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva desagradvel, mal-humorada. Quando se fala em depresso disfrica ou mania disfrica, est sendo designado um quadro de depresso ou de mania acompanhado de forte componente de irritao, amargura, desgosto ou agressividade. HIPOTIMIA refere-se base afetiva de todo transtorno depressivo. HIPERTIMIA refere-se a humor patologicamente alterado no sentido da exaltao e da alegria. EUFORIA OU ALEGRIA PATOLGICA define o humor morbidamente exagerado, no qual predomina um estado de alegria intensa e desproporcional s circunstncias.

PUERILIDADE uma alterao do humor que se caracteriza pelo aspecto infantil, simplrio, regredido.
MORIA assemelha-se puerilidade, uma forma de alegria muito pueril, ingnua, boba, que ocorre principalmente em pacientes com leses extensas dos lobos frontais, em deficientes mentais e em indivduos com quadros demenciais acentuados. ESTADO DE XTASE uma sensao de dissoluo do EU no todo, de compartilhamento intimo do estado afetivo interior com o mundo exterior. Est frequentemente associado a experincias circunstanciais a um contexto religioso ou mstico, no sendo aqui considerado como fenmeno patolgico. IRRITABILIDADE PATOLGICA h uma hiper-reatividade desagradvel, hostil e, eventualmente, agressiva a estmulos do mesmo exterior. sintoma bastante frequente e inespecfico, indicando, no raramente, quadro de natureza orgnica.

ANSIEDADE, ANGSTIA E MEDO

ANSIEDADE definida como estado de humor desconfortvel, apreenso negativa em relao ao futuro, inquietao interna desagradvel. Inclui manifestaes somticas e fisiolgicas. ANGSTIA relaciona-se diretamente SENSAO DE APERTO NO PEITO E NA GARGANTA, DE COMPRESSO, SUFOCAMENTO. Assemelha-se muito ansiedade, mas tem CONOTAO MAIS CORPORAL E MAIS RELACIONADA AO PASSADO. MEDO caracterizado por referir-se a um objeto mais ou menos preciso, diferencia-se da ansiedade e da angstia, que no se referem a objetos precisos. NA ESCOLA PSICANALTICA

ANGSTIA DE CASTRAO seria o medo de perder ou ferir os genitais, de ser castrado, no contexto do Complexo de dipo. ANGSTIA DE MORTE OU DE ANIQUILAMENTO a sensao intensa de angstia perante perigo ou situao que indiquem ao sujeito a proximidade ou possibilidade iminente da morte ou do aniquilamento.

ANSIEDADE DEPRESSIVA vivida por um sujeito que teme perder seus objetos bons; teme que este sejam destrudos ou desintegrados, e, juntamente com eles, seu prprio EU.
ANSIEDADE PERSECUTRIA OU PARANIDE tipo de ansiedade vivida como temor de retaliao feroz aos ataques imaginrios, fantasmagricos, que o sujeito, em sua fantasia, penetrou contra seus objetos internos ou externos. ANGSTIA DE SERAO seriam as reaes emocionais vividas pela criana quando separada da me, manifestando seus afetos como choro, desespero e grande aflio.
NA ESCOLA EXISTENCIAL

ANGSTIA EXISTENCIAL para a filosofia existencialista, a angstia no seria apenas um sintoma patolgico, mas, antes de tudo, um estado anmico bsico, constituinte do ser humano. Articula-se ao fato de o homem estar condenado a ser livre, a no poder de forma alguma abdicar de seu livre arbtrio, em oposio a todos os determinismos histricos e sociais.

NAS ESCOLAS COMPORTAMENTAIS

ANSIEDADE DE DESEMPENHO a reao de ansiedade associada a temores em relao execuo de uma tarefa, possibilidade de ser avaliado criticamente por pessoas importantes ou significativas.
ANSIEDADE ANTECIPATRIA a ansiedade vivenciada antes da ocorrncia de uma situao estressante, experimentada na imaginao do indivduo que fica remoendo como ser sua futura situao desfavorvel. Muito comum em indivduos com fobias sociais.

ALTERAES DAS EMOES E DOS SENTIMENTOS

APATIA a diminuio de excitabilidade emotiva e afetiva. Na apatia, o indivduo, apesar de saber da importncia afetiva que determinada experincia deveria ter para ele, no consegue sentir nada. O paciente torna-se hiporreativo, um tanto faz como tanto fez para tudo na vida.

HIPOMODULAO DO AFETO a incapacidade do paciente de modular a resposta afetiva de acordo com a situao existencial, indicando rigidez na sua relao com o mundo.
POBREZA DE SENTIMENTOS E DISTANCIAMENTO AFETIVO a perda progressiva e patolgica das vivncias. H o empobrecimento relativo possibilidade de vivenciar alternncias e variaes sutis na esfera afetiva. Ocorre nas sndromes psico-orgnicas, nas demncias e em algumas formas de esquizofrenia.

EMBOTAMENTO AFETIVO E DEVASTAO AFETIVA a perda profunda de todo tipo de vivncia afetiva. Ao contrario da apatia, que basicamente subjetiva, o embotamento afetivo observvel, constatvel por meio da mmica, da postura e da atitude do paciente.

SENTIMENTO DE FALTA DE SENTIMENTO a vivncia de incapacidade para sentir emoes, experimentada de forma muito penosa pelo paciente. O doente se queixa de sentir-se intimamente morto ou em um estado de vazio afetivo. Ao contrrio da apatia, o no sentir vivenciado com muito sofrimento. ANEDONIA incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experincias da vida. A apatia e a anedonia so fenmenos muito prximos que ocorrem na maioria das vezes, simultaneamente. INDIFERENA AFETIVA trata-se de certa frieza afetiva incompreensvel diante dos sintomas que o paciente apresenta, uma frieza e uma indiferena que parecem indicar que, no fundo, o paciente sabe que seus sintomas so psicognicos e potencialmente reversveis, denotando at certo exibicionismo por trs da indiferena. A BELA INDIFERENA da histeria contrape-se TRISTE INDIFERENA do paciente depressivo com apatia marcante e PALIDA INDIFERENA do paciente esquizofrnico crnico que perdeu aspectos fundamentais de sua vida afetiva em virtude dos sintomas negativos do transtorno.

LABILIDADE AFETIVA E INCONTINENCIA AFETIVA So os estados nos quais ocorrem mudanas sbitas e imotivadas de humor, sentimentos ou emoes. Na incontinncia afetiva, o individuo no consegue conter de forma alguma suas reaes afetivas. A resposta afetiva ocorre geralmente em conseqncia a estmulos apropriados, mas sempre muito desproporcional. A labilidade e a incontinncia afetiva so consideradas formas de hiperestesia emocional, indicando exagero e inadequao da reatividade afetiva. Deve-se lembrar que tanto a labilidade como a incontinncia afetiva so sintomas que podem estar associados a quadros como encefalites, tumores cerebrais, doenas degenerativas no SNC, sndromes frontais, sndrome pseudobulbar.

AMBIVALENCIA AFETIVA Termo cunhado por Bleuler para descrever sentimentos opostos em relao a um mesmo estmulo ou objeto, sentimentos que ocorrem de modo absolutamente simultneo. Foi descrita para caracterizar um aspecto importante da experincia afetiva de pacientes esquizofrnicos. Ela indicaria um processo de ciso radical do EU, de desarmonia profunda das vivncias psquicas.
NEOTIMIA designao para sentimentos e experincias afetivas inteiramente novos vivenciados por pacientes em estado psictico. So afetos muito estranhos e bizarros para a prpria pessoa que os experimenta. Lopes Ilbor denominou ESQUIZOFORIA um tipo de experincia afetiva, radicalmente nova, ameaadora e estranha, dos pacientes esquizofrnicos, no perodo que antecede o surgimento da revelao delirante.

MEDO a rigor no uma emoo patolgica, mas uma caracterstica universal dos animais superiores e do homem. Trata-se do estado de progressiva insegurana e angstia, de impotncia e invalidez crescentes, ante a impresso iminente de que suceder algo que o indivduo quer evitar. Mira y Lpez divide o medo em seis fases, de acordo com o grau de extenso e imensido que nele alcanam as manifestaes de inativao: PRUDENCIA CAUTELA ALARME ANSIEDADE PANICO (MEDO INTENSO) TERROR (MEDO INTENSSSIMO)

FOBIAS so medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatveis com as possibilidades de perigo real oferecidas pelos desencadeadores, chamados de objetos ou situaes fobgenas. AFOBIA SIMPLES o medo intenso e desproporcional de determinados objetos, geralmente pequenos animais. FOBIA SOCIAL o medo de contato e interao social, principalmente com pessoas pouco familiares ou indivduos e em situaes nas quais o paciente possa se sentir examinado o criticado por tais pessoas. AGORAFOBIA o medo de espaos amplos e de aglomeraes como estdios, cinemas, supermercados. CLAUSTROFOBIA o medo de entrar (e ficar preso) em espaos fechados, como elevadores, salas pequenas e tneis.

PNICO a reao de medo intenso, de pavor, relacionada geralmente ao perigo imaginrio de morte iminente, descontrole ou desintegrao. So crises agudas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada descarga autonmica. Ocorrem sintomas somticos autonmicos, decorrentes da ansiedade intensa, como palpitao, sudorese fria, tremores, parestesias, sensao de falta de ar... Segundo Pereira, na base da crise de pnico estaria o sentimento primrio do desamparo, de no poder sentir o acolhimento bsico.
O CIME um fenmeno emocional complexo no qual o individuo sente receio, medo, tristeza ou raiva diante da idia, sensao ou certeza de que a pessoa amada gosta mais de outra pessoa. A INVEJA a sensao de desconforto, raiva e angustia diante da constatao de que outra pessoa possui objetos, qualidades, em relaes que o individuo gostaria de ter, mas que no tem. Pode ser importante fonte de sofrimento em indivduos imaturos, extremamente neurticos e com transtornos da personalidade.

Potrebbero piacerti anche