Sei sulla pagina 1di 37

Mtodos cientficos

Prof. Antonio Wanderley Terni

Introduo
No existe cincia sem o emprego de mtodos cientficos, ou seja, a investigao cientfica depende de um mtodo cientfico para que seus objetivos sejam atingidos.

Mtodo
Seqncia lgica de procedimentos que se deve seguir para a consecuo de um objetivo.

Mtodo Cientfico - Conceitos


1. Conjunto de procedimentos aceitos e validados por determinada comunidade cientfica que ir

assegurar a qualidade e a fidedignidade do


conhecimento gerado

Mtodo Cientfico - Conceitos


2. Conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para se atingir o conhecimento. 3. Para que um conhecimento possa ser considerado cientfico, torna-se necessrio um conjunto de operaes mentais e tcnicas que possibilitam a verificao do processo de obteno.

No Passado - Mtodo Universal aplicado a todos os ramos do conhecimento. Atualmente - H uma grande diversidade de mtodos.
Por exemplo Fsica
Mtodos vinculados a experimentaes

Matemtica
Mtodos vinculados a dedues

Astronomia
Mtodos vinculados a observaes

Filosofia
Mtodos que proporcionam as bases lgicas

(abstrao)

Cincia

Mtodos que indicam os meios tcnicos da investigao


(objetividade)

Mtodos que proporcionam as bases lgicas (abstrao)


DEDUTIVO RACIONALISMO
Apenas a razo leva ao conhecimento Todo conhecimento provem da experimentao Lgica + Experimentao = Conhecimento

INDUTIVO

EMPIRISMO

HIPOTTICO DEDUTIVO

NEOPOSITIVISMO

DIALTICO

MATERIALISMO

Os fenmenos tm aspectos contraditrios Descrio de uma experincia isolando-a de suas causas

FENOMENOLGICO

FENOMENOLOGIA

Mtodo dedutivo
A deduo o raciocnio que caminha do geral para o particular e tem como ponto de partida premissas auto-evidentes; Por exemplo: Todo homem mortal. (premissa maior) Pedro homem. (premissa menor) Logo, Pedro mortal. (concluso)

Mtodo dedutivo
Argumentos condicionais Afirmao do antecedente Exemplo: Se Jos tirar nota inferior a 5, ser reprovado. Jos tirou nota inferior a 5. Jos ser reprovado.

Mtodo dedutivo
Argumentos condicionais Negao do conseqente. Exemplo: Se Jos foi bem nos exames, ento tinha conhecimento das matrias. Ora, Jos no tinha nenhum conhecimento das matrias. inferior a 5. Ento, Jos no foi bem nos exames.

Mtodo dedutivo
Encontra larga aplicao em cincias como Fsica e Matemtica. Uma objeo ao mtodo refere-se ao carter apriorstico de seu raciocnio. (parece uma proposio dogmtica) Como se pode afirmar que todo homem mortal?

Mtodo Indutivo
As constataes particulares levam elaborao de generalizaes. Exemplo: Antnio mortal. Joo mortal. Paulo mortal. ... Carlos mortal. Ora, Antnio, Joo, Paulo... e Carlos so homens. Logo, (todos) os homens so mortais.

Mtodo indutivo
Realiza-se em trs etapas: observao de fenmenos: anlise dos fenmenos para descobrir suas causas; descoberta da relao entre eles: aproximao dos fenmenos para descobrir a relao constante e existente entre eles; generalizao da relao: a relao encontrada na precedente ento generalizada.

Mtodo indutivo
Influenciou muito no desenvolvimento de tcnicas de coleta de dados e na elaborao de instrumentos.

Foi visto como o mtodo por excelncia das cincias naturais. Chega-se a concluses que so apenas provveis.

Mtodo indutivo
Crtica: A induo no pode transmitir a certeza e a evidncia. O salto de um para todos exigiria uma observao infinita.(Karl Popper)

Indutivo X dedutivo

INDUTIVOS Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso deve ser verdadeira

DEDUTIVOS Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso provavelmente verdadeira, mas no necessariamente verdadeira.

A concluso encerra Toda a informao ou informao que no estava, contedo factual da concluso nem implicitamente, j estava, pelo menos implicitamente, nas premissas

Mtodo hipottico dedutivo


Problema Conjecturas Deduo de conseqncias observadas Tentativa de falseamento Corroborao

Etapas do mtodo segundo Popper: Momentos no processo investigatrio:


Problema:

surge em geral de conflitos ante expectativas e teorias existentes;

Soluo

proposta consistindo numa conjectura (nova teoria); deduo de conseqncias na forma de proposies passveis de teste;

Mtodo hipottico dedutivo


Problema Conjecturas Deduo de conseqncias observadas Tentativa de falseamento Corroborao

Testes Se

de falseamento: tentativas de refutao pela observao e experimentao. a hiptese no supera os testes, estar falseada, refutada e exige nova reformulao do problema e da hiptese; se superar os testes, estar corroborada, confirmada provisoriamente.

Mtodo dialtico
Fundamenta-se na dialtica proposta por Hegel: Contradies se transcendem dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo.

um mtodo de interpretao dinmica e totalizante da realidade.

Mtodo dialtico
Considera

que os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico, etc. em pesquisa qualitativa

Empregado

Mtodo dialtico
um mtodo de interpretao da realidade que se baseia em trs grandes princpios: a unidade dos opostos - todos os objetos e fenmenos apresentam aspectos contraditrios; quantidade e qualidade caractersticas que esto inter-relacionadas; e negao da negao - a mudana nega o que mudado e o resultado, por sua vez negado, mas esta segunda negao conduz a um desenvolvimento.

Mtodo dialtico
A

dialtica fornece as bases para uma interpretao dinmica e totalizante da realidade.

Os

fatos no podem ser entendidos quando considerados isoladamente. Por exemplo: Para se entender os fatos sociais devese considerar todas as influncias possveis (polticas, econmicas, culturais etc.)

Mtodo fenomelgico
um mtodo de investigao cientfica destinado primordialmente pesquisa de fenmenos humanos, tais como vividos e experimentados.

um mtodo que envolve estratgias de coleta de dados (entrevistas no diretivas, descrio oral das experincias vividas pelos sujeitos) e estratgias de apresentao de resultados (descrio utilizando as palavras na forma particular em que so expressas pelo sujeito)

Mtodo fenomelgico
O mtodo fenomenolgico no dedutivo nem emprico. Consiste em mostrar o que dado e em esclarecer esse dado. No explica mediante leis nem deduz a partir de princpios, mas considera o que est imediatamente frente da conscincia, o objeto. A realidade no tida como algo objetivo e passvel de ser explicado como um conhecimento que privilegia explicaes em termos de causa e efeito.

Outros Mtodos
Mtodo Monogrfico

Consiste no estudo de determinados indivduos, profisses, instituies, condies, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizaes.

Outros Mtodos
Mtodo Estatstico Significa a reduo, em termos quantitativos, de fenmenos sociolgicos, polticos econmicos etc. A manipulao estatstica permite comprovar as relaes dos fenmenos entre si e obter generalizaes sobre sua natureza, ocorrncia ou significado.

Outros Mtodos
Mtodo Tipolgico

Apresenta certas semelhanas com o mtodo comparativo. O pesquisador ao comparar fenmenos sociais complexos, cria tipos ou modelos ideais (que no existiam de fato na sociedade), sendo construdos a partir da anlise de aspectos essenciais do fenmeno. Este mtodo foi proposto inicialmente por Max Weber (1864-1920).

Outros Mtodos
Mtodo Funcionalista , a rigor, mais um mtodo de interpretao do que de investigao. Estuda a sociedade sob o ponto de vista da funo de suas unidades; isto , como um sistema organizado de atividades.

Outros Mtodos

Mtodo Estruturalista O mtodo parte da investigao de um fenmeno concreto e eleva-se, a seguir, ao nvel mais abstrato, por intermdio da construo de um modelo que represente o objeto de estudo, retomando, por fim, o nvel concreto, dessa vez como uma realidade estruturada e relacionada com a experincia social do sujeito.

Outros Mtodos
Mtodo Sistmico

Baseado na teoria da informao, da ciberntica e de sua utilidade administrativa, o mtodo sistmico parte do princpio de que a modificao de qualquer um dos elementos componentes do sistema, acarreta uma modificao de todos os outros; Os fenmenos analisados so vistos como um todo estruturado e devem ser analisados dessa forma.

Outros Mtodos
Mtodo da Prolongao Certas limitaes so impostas para que elas possam ser excedidas, levando a novas limitaes e, assim por diante. Isso representa o estabelecimento de induo na razo, como freqentemente feito em matemtica.

Outros Mtodos
Mtodo Morfolgico Determinao de grupos de elementos que podem ser parte de um conceito morfolgico, ou de mquina. Usado em pesquisa de inovao tecnolgica. Grande sucesso na investigao espacial. Astronomia.

Outros Mtodos

Mtodo teratolgico Circunscreve-se em formular hipteses alm dos limites normais da racionalidade e, ento, imaginar seu efeito num modelo dado. Como exemplo de aplicao, seria pois, considerar num problema de administrao valores extremos de certos parmetros, para encontrar um objetivo razovel.

Outros Mtodos
Mtodo de matrizes de descobertas

Considerado como mtodo universal, permite o estudo racionalizado do campo das possibilidades. Um quadro ou matriz elaborado dando as reaes das caractersticas estudadas em relao umas com as outras. Pode ser generalizado em hipercubos ao se procurar as reaes das caractersticas quando n maior do que 3.

Concluses
No desvelar da verdade, os diversos mtodos cientficos disposio dos pesquisadores, graduandos e ps-graduando so vlidos. O importante verificar aquele que mais se adeque busca da elucidao do fenmeno ou fato sob investigao.

Concluses
Urge, porm lembrar, que a necessidade do enquadramento do mtodo em uma pesquisa imperiosa. Ele pode ser considerado como a bssola que guia o pesquisador.

Potrebbero piacerti anche