Sei sulla pagina 1di 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAD-PROLICEN 2007 ATLETISMO ESCOLAR Possibilidades e Estratgias de Objetivo, Contedo e Mtodo em Aulas de Educao

o Fsica.
MARQUES, Carmen Lcia da Silva Orientadora; IORA,Jacob Alfredo Bolsista PROLICEN; BRAGANA, Ana Paula Fernandes Participante.

INTRODUO Alguns autores, assim como algumas experincias prticas, tem demonstrado que a Educao Fsica escolar parece ter a obrigao de copiar o desporto de competio, tpico dos clubes esportivos e que se caracteriza pelo treinamento e concorrncia, seja, nos esportes coletivos ou individuais, como o atletismo. Esse fato, da Educao Fsica atender mais os interesses dos alunos com talento esportivo, se pode considerar segundo Kunz(1998) talvez, at como uma irresponsabilidade pedaggica e Educacional. Deste modo, o Ensino do contedo atletismo em aulas de Educao Fsica, se concentra em poucas modalidades, geralmente corridas e saltos. Alm disso, em muitas Escolas, o Atletismo desenvolvido com o objetivo clssico (sobrepujar o adversrio), atravs de procedimentos metodolgicos que visam o rendimento, estando margem a criatividade, a construo de novas formas de movimento e a insero das mesmas no contexto pedaggico dos outros esportes. OBJETIVOS O presente trabalho objetivou verificar como est sendo desenvolvido o Atletismo (Objetivo, Contedos e mtodo) nas aulas de Educao Fsica em escolas de Ensino Fundamental do Municpio de Itaara,(RS). Complementando, ainda, de forma especifica, com os seguintes objetivos; . _Diagnosticar se as modalidades do Atletismo encontramse na grade curricular das Escolas de ensino fundamental de Itaara. _Verificar o objetivo e mtodo utilizados no desenvolvimento do Atletismo escolar; _Constatar se o atletismo enquanto contedo percebido e inserido nas aulas de Educao fsica; METODOLOGIA -Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. A populao constitui-se pelos professores de Educao Fsica das escolas do municpio de Itaara (RS). O instrumento de pesquisa constou de uma entrevista semi-estruturada. A concretizao dos resultados determinou-se atravs da tcnica de anlise de contedo, com a descrio e interpretao de categorias de analise. A escolha da populao est intima e propositadamente relacionada experincia das prticas curriculares, presentes na grade curricular do curso de Educao Fsica Licenciatura, verso 2005.

RESULTADOS -Como categoria imediata, consideramos a relao objetivo, contedo, mtodo e modalidade, sendo importante destacar que as opinies dos atores que permeiam esta categoria esto diludas em quase todas as respostas das perguntas pr-estabelecidas. Portanto, evidencia-se que a atual organizao da escola est situada na sua estruturao de acordo com os objetivos sociais que intercedem e produzem limites para o desenvolvimento do trabalho pedaggico na sala de aula, e o contedo esta ligado a forma de trabalho pedaggico. Encontramos tambm, a artificialidade da vida escolar com a sua separao da produo material a qual legitima a fragmentao do trato com o conhecimento, articulada em meio a uma gesto da escola na sua forma autoritria, que estabelece contedos mas no os articula com a real prtica pedaggica do professor. Identificamos ainda, como principal agente inibidor para o desenvolvimento do Atletismo nas aulas de Educao Fsica nas Escolas de Ensino Fundamental de Itaara, a falta de coeso entre objetivo, contedo e metodologia, resultando assim na falta de estratgias para o processo de aprendizagem da modalidade. A Inexistncia de novas possibilidades de ensino, caracterizada nos resultados, determinam que o contedo torna-se fragilizado, muitas vezes devido ao entendimento dos professores que a infra-estrutura disponvel no comporta o acontecimento didtico planejado. CONCLUSO Importante ressaltar sobretudo, que os professores ainda acreditam na importncia da prtica do atletismo adjunto das outras atividades j presentes nas aulas. Isso implica porm, que as aes dos alunos no fiquem condicionadas s pr-condies fsico esportivas como um sub-sistema do esporte institucionalizado. Assim, nos compete transmitir ao contexto pesquisado, a partir dos resultados deste estudo, as possibilidades e estratgias educacionais para o ensino do atletismo na escola, construdas enquanto curso de Educao Fsica Licenciatura. Cabe ainda ressaltar que se deve ter bem definido o objetivo, contedo e mtodo que orienta nossas aulas.

Potrebbero piacerti anche