Sei sulla pagina 1di 15

MAX WEBER 1864- 1920

O ESTUDO DA AO SOCIAL

NASCIDO NA ALEMANHA EM 1864 E FALECIDO EM 1920 Sua principal obra: A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo

A ANLISE DE WEBER PARTE DO ESTUDO DA AO SOCIAL.


Ao social , segundo Weber, ocorre quando o comportamento do indivduo leva em considerao o comportamento dos outros em sociedade

A ao humana um fenmeno que apela para estruturas psicolgicas e sociais ao mesmo tempo

QUAIS OS DOIS CRITRIOS QUE DETERMINAM SE O COMPORTAMENTO UMA AO SOCIAL ?

1) necessrio ter REFERNCIA, ou seja, o indivduo deve levar em considerao o comportamento a presena e existncia do outro.

2) tambm necessrio ter SIGNIFICAO, ou seja, as pessoas indicam na ao social que compreendem as expectativas dos outros e que aceitam ou no corresponder.

WEBER ATRAVS DE SUA SOCIOLOGIA VAI TIPIFICAR, OU SEJA, MOSTRAR OS MODELOS DAS AES. VEJAM QUAIS SO:

Ao racional com relao a fins. Ao racional com relao a valores. Ao afetiva Ao tradicional

1) AO RACIONAL COM RELAO A FINS


ao racional com relao a fins. De acordo com este tipo, o sentido racional da ao se encontra na escolha dos meios mais adequados para a realizao de um fim. O nico critrio de seleo dos meios a sua capacidade de realizar o objetivo estabelecido. Qualquer meio eficiente vlido to somente por sua eficincia, independentemente de avaliaes morais ou ticas. o tipo de ao mais freqente na sociedade moderna. a ao do empresrio capitalista

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS DO TIPO DE AO COM RELAO A FINS:

ANALISANDO A FOTO:

A imagem do Presidente Lula carregando um isopor, reforou sua imagem de presidente popular. Na poltica as imagens so criadas como meio para se atingir uma determinada finalidade.

VEREMOS MAIS ALGUNS EXEMPLOS PARA FIXAR:

O Presidente Lula, na maioria das vezes, aparece em fotos e discursos, falando com o rosto de lado para a cmera ou platia. A posio favorece a imagem de que ele est falando prximo do ouvido do receptor.

FERNANDO COLLOR. NA CAMPANHA EM BUSCA DA JUVENTUDE E DA RENOVAO POLTICA, FORTALECEU A IMAGEM DE UM PRESIDENTE ESPORTISTA.

A organizao burocrtica tambm um exemplo de Ao racional com relao a fins.

2) AO RACIONAL COM RELAO A VALOR


aquela definida pela crena consciente no valor podendo ser um comportamento tico, esttico, religioso ou qualquer outra forma - absoluto de uma determinada conduta. O ser humano age racionalmente aceitando todos os riscos, no para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, sua crena consciente no valor, por exemplo, um capito que afunda com o seu navio.

Potrebbero piacerti anche