Sei sulla pagina 1di 35

Gesto Tecnolgica Prof.

Sebastio Souza

Engenheiro de Produo
Atuar com acompanhamento de obras de clientes corporativos, fiscalizao, superviso de equipe, relatrios e demais atividades. Atuar em gesto de equipes de produo em planta qumica / petroqumica. Realizao de balano de produo, acompanhamento de custos, anlises .

Aplicar mtodos de gesto de suprimentos e produo, controles logsticos e de produo que forneam informao e suporte para o processo de tomada de deciso.

Atuar em controle de produo, propor melhorias no processo de produo, desenvolver projeto para reduo de perdas e custos.

Vagas Engenheiro Produo | Catho Online (02\08\2011 09:17 h)

Ementa Gesto Tecnolgica


Caracterizao do Processo de desenvolvimento tecnolgico; O papel dos agentes envolvidos na gerao de tecnologia; Organizao para P&D tecnolgicos,transferncia de tecnologia, sistema de cincia e tecnologia. Propriedade industrial /sistema internacional de patentes. Aspectos especiais do setor.

Definio
Gesto Tecnolgica: Podemos considerar a definio como sendo, as atitudes tomadas na administrao de recursos tecnolgicos, e para as inovaes tecnolgicas em qualquer organizao. * Tecnologia e Inovao, esto intimamente ligadas. Tal condio torna comum o termo: Gesto da Inovao Tecnolgica.

Objetivo:
Proporcionar a construo de conhecimento, e discutir conceitos e abordagens a respeito da gesto tecnolgica e inovao de produtos.

Gesto Tecnolgica de forma mais abrangente:


...a gerencia sistemtica de todas as atividades no interior da empresa com relao a gerao, aquisio, inicio da produo, aperfeioamento, assimilao e comercializao das tecnologias requeridas pela empresa, incluindo a cooperao e alianas com outras instituies; abrange tambm o desenho, promoo e administrao de prticas e ferramentas para a captao e/ou produo de informao que permita a melhoria continuada e sistemtica da qualidade e da produtividade. Saenz e Capote (2002).

Produto e Processo
Tecnologia e Inovao implicam em mudanas. Estas podem estar relacionadas a o que a empresa oferece, ou seja, o Produto. Ou ainda pode ser como a empresa cria, produz, entrega, enfim, o Processo.

Inovao
Uma das competncias mais importantes no mundo atualmente.

Por que?
Globalizao: novos concorrentes; novos modelos de negcios; rpida e contnua evoluo tecnolgica; vantagens competitivas.

Estatstica a respeito de atividades de desenvolvimento de novos produtos.


* Determina 70 % a 90 % do custo final, de desempenho relativos qualidade, diversificao e tempo de introduo no mercado.

Estatstica a respeito de atividades de desenvolvimento de novos produtos.

Cada vez mais, empresas saem de crises, ou prosperam por meio da inovao.

Estatstica a respeito de atividades de desenvolvimento de novos produtos.

No Brasil apenas 1,7 % das empresas industriais inovam. Uma empresa que realiza inovaes, tem 16 % a mais chances de ser exportadora. Empresas inovadoras so responsveis por 25,9 % do faturamento industrial, e por 13,2 % dos empregos gerados, e pagam salrios 23 % a mais. Fonte Ipea ( Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada).

Inovao & Novidade


Sendo uma inovao, trata se de algo novo, de novidades. Ainda podemos dizer que houve mudanas no produto ou processo.

Inovao & Novidade


Graus de novidades em relao s mudanas: Inovao incremental = melhoria em produtos j desenvolvidos ( pouca novidade). Inovao Radical = Nova base tecnolgica, desempenhos superiores e diferenciados, alto grau de novidade.

Inovao & Desenvolvimento


Devemos no entanto saber diferenciar inovao de um produto, e desenvolvimento de novos produtos, assim como a inovao tecnolgica. A tecnologia pode ser aplicada para o desenvolvimento de vrios produtos.

Estgios e Modelos Padres de Gesto de Inovao


Produtividade: dcada de 1960. Alto volume da produo, devido a demanda ser maior que a oferta. Incio da Eng. da Produo. Qualidade: Incio da preocupao com o cliente. A estruturao da organizao passa a ter uma srie de processos. Marketing, controle de qualidade total, desenvolvimento de produto depende da viso de mercado. A qualidade se inicia com o cliente. Flexibilidade e Rapidez: Diversificar faz parte da competio. Da, a necessidade de introduzir novos produtos. Fluxo e diversidade de informaes so intensas. Uso de tecnologias de informao, e sistemas como CAD, CAM, CIM, ERP, para promover processamento flexvel e rpido.

Estgios e Modelos Padres de Gesto de Inovao


Inovao: Inicia se a necessidade de inovao de solues e de negcios. Foco estratgico nas competncias de criao de conhecimento, aprendizagem, gesto de conhecimento e dos ativos intangveis. Clientes, fornecedores, parceiros, se unem para dar mais nfase do desenvolvimento de inovaes da empresa.

Paradigmas de Gesto de Inovao de Produtos.

Inovar Solues

Competncias

Inovao
Custo x Inovao Qualidade x Inovaes Rapidez x Inovaes

-Capacitao para criao do conhecimento. - Gesto do capital intelectual. - desenvolvimento de parcerias, alianas. - Ambientes colaborativos.

Diversificar produtos. Competncias

Flexibilidade,Rapidez
Custo x Variedade Qualidade x Variedade Taxa de Mudana x Custo

Atender s necessidades

-Gesto da informao e TI para auxilio. - Reestruturao das organizaes. - Gesto de portiflio. - Processo overlapping. - Equipes multifuncionais.

Qualidade
Custo x qualidade

Competncias
-Marketing -Controle da qualidade total - Processo stage gate - Gerenciamento de projetos

Produtivida de

Competncias
-Administrao Cientfica -Engenharia de tempos e mtodos de otimizao.

Estratgia de Desenvolvimento de Produtos. Conceituao

As decises empresariais devem permitir que acontea o esclarecimento entre os objetivos e a estratgia de negcios, e a srie de projetos de desenvolvimento de produtos. * obs: Qual a direo dos negcios da empresa?

Estratgia de Desenvolvimento de Produtos. Conceituao

O Papel da alta gerncia A atuao normalmente ocorre na fase final do desenvolvimento. -Deteco de erros, e de custos elevados. obs: O que mais vantajoso?

Estratgia de Desenvolvimento de Produtos. Conceituao

O Papel da alta gerncia A atuao mais eficiente, influente e proveitosa, deve ocorrer na fase inicial do desenvolvimento dos projetos. Obs: No planejamento, incio, muitos problemas futuros podem ser detectados. Os gerentes devem ser Proativos, Visionrios.

Estratgia de Desenvolvimento de Produtos. Conceituao

Gerenciamento de um projeto.
Estratgia de tecnologia

Projetos Individuais

Estratgia de negcios

Foco no projeto: No se obtem a sinergia e um alto nvel de benefcios globais

Estratgia de marketing

Estratgia de Desenvolvimento de Produtos. Conceituao

Gerenciamento de muitos projetos.


Estratgia de tecnologia

Estratgia de negcios

Abordagem estratgica de desenvolvimento de produtos

Projetos Individuais

Estratgia de marketing

Front end Abordagem de multiprojetos

Ciclo de Vida da Inovao

* Ondas de Inovao quando uma nova tecnologia aplicada a um determinado tipo de produto, propiciando uma inovao radical do mesmo. Inicia se uma descontinuidade , devido mudanas no produto e no processo.

Ciclo de Vida da Inovao

Inicialmente a taxa de desempenho do novo produto pequena. A partir do domnio e controle dessa tecnologia, o desempenho cresce. * Com a mudana a liderana entre as empresas tambm pode mudar. Essa nova onda causada por entrantes que surgem com a chamada tecnologia forasteira.
Veja no grfico a seguir.

Ciclo de Vida da Inovao

Desempenho do Produto

Lider B Lider A

Criao de um novo produto

Onda A

Onda B

Tecnologia forasteira

Novo Produto baseado em uma nova Tecnologia Produto Estabelecido Tempo

Ciclo de Vida da Inovao

Dinmica da Inovao

Caracteriza 3 fases ao longo do tempo: Fluida; transitria; especfica. As taxas de inovao vo se alterando assim como a organizao e a gesto.

Ciclo de Vida da Inovao

Fase Fluida: Experimentaes acontecem na empresa, parceiros, e fornecedores. Uma alta taxa de inovao introduzida no mercado. Ocorre um aprendizado do mercado para com os novos produtos. Frequentes mudanas importantes. Incerteza de objetivos. Projetos sobe encomenda. As inovaes so maiores no processo. Mo de obra qualificada.

Ciclo de Vida da Inovao

O fim da fase fluida se d quando do surgimento de um padro de produto aceito pelo mercado, chamado de projeto dominante. Projeto dominante aquele que adquire a fidelidade do mercado, aquele que os concorrentes e inovadores precisam adotar para terem pelo menos a esperana de dominar uma parcela significativa do mercado sucessor.....(Utterback 1996).

Ciclo de Vida da Inovao

Fase Transitria: Inicia a partir do projeto dominante. Ocorrem mudanas a respeito de competncias necessrias para a competio. obs: antes eram necessrias competncias para inovao com
uma organizao informal de caractersticas empreendedoras e flexveis.

As competncias tambm passam a ser pela inovao de processos de produo e inovaes incrementais do produto. O nmero de empresas concorrentes diminuem.

Ciclo de Vida da Inovao

Outras caractersticas: Crescimento do mercado; integrao maior entre inovao do produto e processo e controle por meio de projetos.

Ciclo de Vida da Inovao

Fase Especfica: Caracteriza se por inovaes incrementais no no produto, produtos so padres, processos de fabricao so eficientes, mercado fundamentado por oligoplios, uso de equipamentos especiais de produo.
Obs: Com esta evoluo vrios cilclos de tecnologias surgiram e e outros surgiro. O desafio identificar oportunidades.

Ciclo de Vida da Inovao


Taxa de Inovao
Inovao do produto

Projeto Dominante

Inovao do processo

Fluida

Transitria

Especfica

Tempo

...a gerencia sistematica de todas as atividades no interior da empresa com relacao a geracao, aquisicao, inicio da producao, aperfeicoamento, assimilacao e comercializacao das tecnologias requeridas pela empresa, incluindo a cooperacao e aliancas com outras instituicoes; abrange tambem o desenho, promocao e administracao de praticas e ferramentas para a captacao e/ou producao de informacao que permita a melhoria continuada e sistematica da qualidade e da produtividade.

Referncias Bibliograficas
TAKAHASHI,S; TAKAHASHI, Vania P. Gesto de Inovao de Produtos. Rio de Janeiro: Editora Campus 2007. GALBRAITH, Jay R; LAWLER, Edward E. Organizao para Competir no Futuro. So Paulo: Editora MAKRON Books 1995.

Potrebbero piacerti anche