Sei sulla pagina 1di 18

Objetivos: Descrio do Cerrado Importncia socioeconmica Estratgia de conservao da biodiversidade

O termo "Bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements[1] definindo-o como uma unidade biolgica ou espao geogrfico cujas caractersticas especficas so definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude. Bioma conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constitudo pelo agrupamento de tipos de vegetao contguos e identificveis em escala regional, com condies geoclimticas similares e histria compartilhada de mudanas, o que resulta em uma diversidade biolgica prpria. Em outras palavras, um bioma formado por todos os seres vivos de uma determinada regio, cuja vegetao tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais ou menos uniforme, tendo uma histria comum em sua formao. Por isso tudo sua diversidade biolgica tambm muito parecida.

Cerrado: Cerrado a maior regio de savana tropical da Amrica do Sul, incluindo grande parte do Brasil Central, parte do nordeste do Paraguai e leste da Bolvia. O Cerrado detm 5% da biodiversidade do planeta e cobre aproximadamente24% % do territrio nacional (segundo maior bioma brasileiro).
Sua rea abrange o Distrito Federal e dez estados: Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranho, Bahia, Piau, Minas Gerais, So Paulo e Paran, somando aproximadamente 1.330 Municpios Bero das principais bacias hidrogrficas brasileiras (Amaznica, do Prata e do So Francisco).

IBGE, 2004

nessas reas de contato entre os biomas, chamadas de ectonos, a biodiversidade extremamente alta, com elevado endemismo de espcies. Nenhum outro bioma sulamericano possui zonas de contatos biogeogrficos to distintos, conferindolhe um aspecto ecolgico nico, com alta biodiversidade.

Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notvel alternncia de espcies entre diferentes fitofisionomias Sob o ponto de vista fisionmico temos: o cerrado, o cerrado tpico, o campo cerrado, o campo sujo de cerrado, e o campo limpo que apresentam altura e biomassa vegetal em ordem decrescente. O cerrado a nica formao florestal.

Cerrado tpico constitudo por rvores relativamente baixas (at vinte metros), esparsas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e uma vegetao baixa constituda, em geral, por gramneas.
Dois estratos: um superior, formado por rvores e arbustos dotados de razes profundas que lhes permitem atingir o lenol fretico, situado entre 15 a 20 metros; e um inferior, composto por um tapete de gramneas de aspecto rasteiro, com razes pouco profundas, A tpica vegetao que ocorre no Cerrado possui seus troncos tortuosos, de baixo porte, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas devido a outros fatores edficos (de solo), como o desequilbrio no teor de micronutrientes, a exemplo do alumnio.

Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notvel alternncia de espcies entre diferentes fitofisionomias

12 mil espcies de plantas (44% da flora endmica), 320.000 espcies de animais com cerca de 90.000 espcies, representando 28% do total
0,65 vertebrados

150 espcies de anfbios (45 endmicas), 200 rpteis (24 endmicas), 837 aves (29 endmicas), 161 mamferos (19 endmicas) 1,2 mil espcies de peixes Uma grande endemencidade de espcies Mittermeier et al. (1999) e MMA (2007) considerado um Hotspots Mundial ao lado da mata atlntica alta diversidade e ameaada. Fisionomia comum: Formao aberta de arvores e arbusto baixos coexistindo com uma camada rasteira de gramneas. Ampla variedade indo dos campos limpos ate formaes arbreas

A diversidade de fitofisionomias resultante da diversidade de solos, de topografia (altitudes variveis de 200 at 1.600m) e de climas que ocorrem nessa regio do Brasil Central

rea Original: 2036448 - km2 (204 milhes de Hectares) e at 2008, 47,84% de sua cobertura de vegetao Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por SatliteMMA; IBAMA e PNUD A rea desmatada at 2002 foi de 890.636 km, e, entre 2002 e 2008, esse valor foi acrescido de 85.074 km, o que equivale a valor mdio anual de 14.179 km.

Cerrado encontram-se na Lista das Espcies da Flora Brasileira Ameaadas de Extino (IN MMA n 6/2008). Das 472 listadas, 132 esto presentes no Bioma. Diversidade Social: Cerrado abriga variadas comunidades indgenas, tradicionais e quilombolas, todas elas com elementos de sua cultura fortemente associados terra e aos demais recursos naturais do bioma Em funo de sua extenso territorial, compreende um mosaico de vrios tipos de vegetao, desde fisionomias campestres at florestais, como as matas secas e as matas de galeria. A diversidade de fitofisionomias resultante da diversidade de solos, de topografia (altitudes variveis de 200 at 1.600m) e de climas que ocorrem nessa regio do Brasil Central

Fisionomia comum: Formao aberta de arvores e arbusto baixos coexistindo com uma camada rasteira de gramneas. Ampla variedade indo dos campos limpos ate formaes arbreas

Dos 1.783.200 km2 originais, restavam intactos, no incio desta dcada, 356.630 km2: 20% do bioma original (Myers et al., 2000).

Cerrado Com rea original de 2.036.448 Km este bioma ocupa 23,9% do territrio brasileiro, onde situam-se o Distrito Federal, Gois, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranho e Tocantins, estendendo-se em menor rea por outros seis estados. considerado o bioma mais antigo do pas, com 65 milhes de anos. Mas tambm o bero das principais bacias hidrogrficas brasileiras (Amaznica, do Prata e do So Francisco). O Cerrado abriga 6 mil espcies de plantas, 200 espcies de mamferos, 800 espcies de aves e 1,2 mil espcies de peixes

J as plantas vasculares do Cerrado contam com 12.356 espcies, sendo 4.400 endmicas (Sano et. al, 2008).

Unidades de Conservao 43/310

Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB), assinada em 1992, reforou a necessidade de conservar a biodiversidade, cujo maior desafio conciliar o desenvolvimento e econmico com a conservao e a utilizao sustentvel dos recursos biolgicos. Entre os anos de 1998 e 2000, foi realizada a primeira Avaliao e Identificao de reas e Aes Prioritrias para a Conservao, Uso Sustentvel e Repartio dos Benefcios da Biodiversidade dos Biomas Brasileiros. Foram definidas 900 reas, conforme estabelece o Decreto n 5.092, de 24 de maio de 2004, e institudas por Portaria MMA n 126, de 27 de abril de 2004. Portaria MMA n 09, de 23 de janeiro de 2007 atualizou as reas e determinou que essas sejam revisadas periodicamente, em prazo no superior a 5 anos. Essa reviso baseou sua metodologia nos princpios do Planejamento Sistemtico para Conservao e seus critrios bsicos (representatividade, persistncia e vulnerabilidade), priorizando o processo participativo

As indicaes das reas prioritrias so teis para a orientao de polticas pblicas, como o licenciamento de empreendimentos, o direcionamento de pesquisas e estudos sobre a biodiversidade e na definio de novas unidades de conservao. Na reviso, foram identificadas 431 reas prioritrias para o Cerrado, sendo 181 reas protegidas e 250 novas, o que representa um incremento substancial em relao s 68 reas propostas em 1998.

Aspectos Fsicos
Clima O Cerrado apresenta precipitaes anuais mdias de 1.200mm a 1.800mm variando entre 600 a 800 mm no limite com a Caatinga e de 2.000mm a 2.200 mm na interface com a Amaznia. O clima, do tipo tropical sazonal, pode ser dividido em duas estaes bem definidas: uma seca,que tem incio no ms de maio, terminando no ms de setembro, e outra chuvosa, que vai de outubro a abril Temperatura mdia anual fica em torno de 22-23 C. As condies climticas do Bioma contribuem significativamente para o aumento da ocorrncia de incndios florestais, que podem ser de origem natural ou antrpica.

Solo: Os solos so, em sua maioria, profundos, conhecidos como Latossolos. Esses tipos de solo representam cerca de 48 % da rea do Bioma, apresentando colorao variando do vermelho ao amarelo, em funo da presena de ferro. So bem drenados, cidos e pobres em nutrientes como clcio, magnsio, potssio e alguns micronutrientes Bacias Hidrgraficas Em relao ao resto do Pas, a regio central possui altitude elevada e, por isso, conhecida como Planalto Central Brasileiro: regio divisora de bacias hidrogrficas, com a presena de inmeras nascentes e corpos dgua. Das 12 regies hidrogrficas brasileiras (cf. Resoluo CNRH n 32/2003), seis tm nascentes no bioma, quais sejam: a regio hidrogrfica do Amazonas, do Tocantins/Araguaia, do Parnaba, do So Francisco, do Paran e do Paraguai.

Cianciaruso e Batalha, (2009)

Batalha e Martins (2007)

Potrebbero piacerti anche