Sei sulla pagina 1di 11

There be the light:

Por que precisamos saber como o universo comeou?


Porque nos d resposta sobre e o funcionamento de sistemas macrocsmicos. Entendo a origem e o desenvolvimentos, atravs das mais modernas experincias em laboratrios como o CERN (onde est o ), temos um entendimento maior sobre como se desenvolve os mesmos componentes originais hoje em dia e adiante.
Antes da teoria e dos experimentos atuais, a questo de saber como o Universo comeou era , no da cincia, mas da filosofia e da religio. Tanto que um dos criadores do atual modelo cosmolgico padro era um abade belga (Geoges Lematre). O outro era o fsico russo Alexander Friedmann.

Mas o que raios o Big Bang?


De acordo com as observaes atuais, sabemos que o universo est se expandindo. Ento, se viajssemos de volta no tempo, ele estaria se contraindo.

Equaes de Einstein + conhecimentos da fsica de partculas chegando prximo a uma singularidade inicial Singularidade: o Universo se encontrava encolhido em um estado de energia e densidade incrivelmente altas. Comumente chamamos de big bang.

Limitaes do big-bang: todas as abordagens conhecidas da fsica bsica e de conceitos mais avanados falham no momento de se dizer o que ocorreu no momento imeduiatamente posterior ao big bang.

Nem todos aceitam...


importante ressaltar que, mesmo dentro do ambiente cientfico a teoria do big bang no a nica que trata sobre a origem do (ou dos ) Universo(s). Tentativas, de carter mais amplo e revolucionrio, foram proposta por Fred Hoyle e colaboradores.

A primeira, denominada "cosmologia do estado estacionrio" foi proposta por Hoyle e pelos cientistas, tambm britnicos, H. Bondi e T. Gold, em 1948.
A segunda surgiu em 1993, foi idealizada por Hoyle, por G. Burbidge e pelo fsico terico indiano J. Narlikar, e denomina-se "cosmologia do estado quase-estacionrio".

Voltando ao Big Bang:


como chegamos concluso que o big bang ocorreu?
Universo em expanso: verificado por observao atravs da espectroscopia da luz emitida por Cefeidas distantes (efeito Doppler), em aglomerados galcticos vizinhos. Outro resultado : o universo observado em larga escala tem estrutura homognea, embora ainda no haja comprovao experimental.

Mas h indcios: os cosmologistas observam os vestgios das flutuaes qunticas que ocorreram prximas ao big-bang na radiao csmica de fundo em microondas, que do origem a estutura descrita.

BIG BANG: Impossibilidade da se saber o que ocorreu nos momentos iniciais do Big Bang

BIG BANG - Esquema geral

Para saber mais: srie Welcome to the Universe Nascimento e morte de estrelas, galxias, buracos negros, planetas, sistema solar e do prprio universo. Visite o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=s43lkwCsPPg&feature=related

Ao infinito e alm:
O que devemos esperar para o futuro do universo?
A Teoria Geral da Relatividade tem sido a principal ferramenta utilizada para o entendimento do modelo cosmolgico atual. Os novos avanos tecnolgicos tm propiciado um grande desenvolvimento da pesquisa experimental, notadamente na engenharia de grandes aceleradores de partculas, que permitem simular o comportamento e a descoberta de sub-partculas.

Estudo de colises de partculas subatmicas, altamente energticas, produzidas por esses aceleradores, tm clareado muitos pontos da Teoria da Relatividade.

Tais experimentos, juntamente com outros na rea de relatividade, propiciam aos estudiosos um maior entendimento das ondas gravitacionais, dos neutrinos e sobre a teoria dos grvitons, considerados presenas importantes no cenrio cosmolgico atual e futuro.

Para saber mais:


Documentrio do canal History Channel, disponvel no youtube:
PARTE 1 - http://www.youtube.com/watch?v=0N0kFPekLo0 PARTE 2 http://www.youtube.com/watch?v=bg-CFQzUiek&NR=1 PARTE 3 - http://www.youtube.com/watch?v=qUmdCk4qI2o&feature=related PARTE 4 - http://www.youtube.com/watch?v=qG0nss2EuR8&feature=related PARTE 5 - http://www.youtube.com/watch?v=O0V0ekU3H6U&feature=related PARTE 6 - http://www.youtube.com/watch?v=o_TaERMI8M0&feature=related PARTE 7 - http://www.youtube.com/watch?v=InJniaI4DKc&feature=related

Potrebbero piacerti anche