Sei sulla pagina 1di 25

...

Estou hoje perplexo como quem pensou e achou e esqueceu Estou hoje dividido entre a lealdade que devo Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora E sensao de que tudo sonho, como coisa real por dentro...
In Tabacaria, F. Pessoa

ESTABELECIMENTO INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA


A figura Especificidade de regime Justificao da sua criao

COMERCIANTE
Pessoa fsica, singular, maior ou emancipada, que pratica por si, em nome prprio, actos de comrcio, de modo contnuo, modo de vida, como fonte de subsistncia, ainda que no seja a nica.

O Ccom. diferencia a capacidade para praticar actos de comrcio art. 7 - dos requisitos necessrios para ser comerciante 13/1. O comerciante apenas sofre constrangimentos sua actividade, nos seguintes casos:
Proibies gerais. Incompatibilidades. Impedimentos.

Actua sem separao jurdica dos seus bens pessoais, i.e. afecta bens prprios ao seu negcio. O comerciante em nome individual deve registar-se.

ESTABELECIMENTO TRADICIONAL Estabelecimento, uma empresa, uma unidade tcnica onde se exerce uma actividade . O estabelecimento est ligado ideia de pequeno comrcio tradicional.

O estabelecimento tem um titular, tem uma organizao. Tem elementos corpreos. Tem elementos incorpreos. H um princpio da especialidade que d ao estabelecimento o estatuto de autntica esfera jurdica de afectao que o seu titular gere em funo do fim jurdico comercial.

A doutrina diverge em vrias teorias acerca da natureza jurdica do estabelecimento:


a) Teoria b) Teoria c) Teoria d) Teoria e) Teoria da personalidade. do patrimnio autnomo. da universalidade. da coisa imaterial. ecltica.

a)Teoria da personalidade: o estabelecimento


um sujeito de direitos e obrigaes

b) Teoria do patrimnio autnomo: a lei


afecta uma massa patrimonial a certo fim.

c) Teoria da universalidade: o estabelecimento


um conjunto unitrio, um lugar de direito nico.

d)Teoria da coisa imaterial: a organizao tem


um valor independente, um bem imaterial autnomo.

e)Teoria ecltica: aglutina a tese da universalidade


e da coisa imaterial

O estabelecimento a empresa comercial, acervo patrimonial do comerciante, seja ele pessoa singular ou colectiva.

Tem um titular, um patrimnio afecto a uma dada finalidade, pode englobar a actividade de vrias pessoas e sustenta uma actividade que se quer lucrativa.
uma unidade econmica.

E.I.R.L. a figura

Tem subjacente a constituio de um patrimnio autnomo ou de afectao especial ao estabelecimento.

O Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada, um acervo de massa patrimonial destacado para o exerccio de uma actividade comercial autnoma.

E.I.R.L. ESPECIFICIDADE DE REGIME


Deve constituir-se de forma escrita , adoptar uma firma, ter um capital mnimo obrigatrio. Pedir o seu registo, Princpio da Instncia. Cada pessoa s pode ser titular de um nico E.I.R.L. (artigo 1, n 3). Principio da unicidade. Pelas dvidas do EIRL, resultantes da sua actividade, respondem bens a ele afectos, Principio da responsabilidade do patrimnio autnomo. A administrao e funcionamento do EIRL, regulados na lei so o regime imperativo a que se sujeita, uma vez escolhido o instituto jurdico, como instrumento da sua actividade profissional, Principio da ampla tipicidade.

No tem personalidade jurdica, mas desde, da sua constituio e da publicao adquire eficcia para terceiros, Princpio da ampla publicidade. 6. O titular no pode desafectar do patrimnio do estabelecimento quantias que no sejam lucros. Principio intangibilidade do capital.

O capital mnimo do E.I.R.L. de 5000 euros, realizado em numerrio, coisas ou direitos susceptveis de penhora, sem que a parte em numerrio possa ser inferior a dois teros do capital mnimo (art. 3/ 2 e Pelas dvidas resultantes de actividades compreendidas no objecto do estabelecimento de responsabilidade limitada respondem apenas os bens a este afectados ( artigo 11 )

O art. 21 confere o direito de transmisso do estabelecimento como um todo, vivel ser dado em locao, com todos os seus elementos incorpreos, e.g. o uso do nome do estabelecimento. O artigo 22, no caso de execuo movida contra o titular por dvidas alheias explorao do E.I.R.L., os credores s podero penhorar o estabelecimento mediante prova da insuficincia dos restantes bens do devedor.

A lei fixa ainda a obrigao de elaborao de contas anuais, constitudas pelo balano e pela demonstrao de resultados lquidos, incluindo a indicao do destino dos lucros. Esta documentao est sujeita a depsito na conservatria de registo comercial, nos trs primeiros meses de cada ano civil, como resulta do artigo 12.

A partir de 1996, o EIRL pode transformar-se, em qualquer momento, em Sociedade Unipessoal por Quotas.

Mas o contrrio, j no possvel, porque estaria em causa o fim de uma pessoa jurdica.

JUSTIFICAO DA SUA CRIAO

O diploma que criou o E.I.R.L. foi um ensaio criao de uma pessoa jurdica unipessoal. A segurana do comrcio jurdico decorre do equilbrio de dois princpios contraditrios: a) proteco do patrimnio do comerciante. b) A tutela de terceiros, garantia dos crditos atravs de um patrimnio afecto.

A existncia de inmeros casos de unipessoalidade superveniente das sociedades por quotas, era comum poca, o que levou o legislador a preocupar-se com a questo.
Assim, o prprio legislador, para no legitimar a situao de facto existente, criou um expediente legal de separao patrimonial afecta actividade do comrcio.

Por outro lado, dar fundamento slido aos credores do comerciante, atravs de uma disciplina jurdica especfica. De facto, no teve grande adeso esta figura jurdica, alis bem construda e disciplinada. Para alm da autocrtica do legislador de 86, ter sido o novo Cdigo das Sociedades criado dias depois, que apagou a luz ao E.I.R.L.?

PATRIMNIO RESPONSVEL PELAS DVIDAS


Patrimnio global do sujeito comerciante.

Um s sujeito, um s patrimnio. O comerciante individual responde ilimitadamente pelas dvidas contradas na sua actividade. Um sujeito passivo tributrio.
Um s sujeito, patrimnios diferenciados. O EIRL responde unicamente pelas dvidas contradas no exerccio da actividade comercial para a qual foi constitudo. No entanto, h possibilidade de onerar os bens pessoais, caso no respeite a separao patrimonial.

Patrimnio pessoal do titular do E.I.R.L.

Patrimnio afecto ao EIRL

Um sujeito passivo tributrio

Patrimnio pessoal do sujeito.

Quota parte na realizao do capital na sociedade comercial por quotas.

Dois sujeitos, dois patrimnios diferenciados. Responde pelas dvidas contradas no exerccio da actividade comercial no limite da sua quota parte. Dois sujeitos passivos tributrios.

BIBLIOGRAFIA

Abreu, Jorge Manuel Coutinho de Curso de Direito Comercial, Vol I, 2 ed. Almedina, 2000. Ascenso, Jos de Oliveira. Direito ComercialCorreia, Miguel J.A. Pupo. Direito Comercial, 9 Edio , Lisboa 2005. Roque, Ana, Tpicos de Direito Comercial, Lisboa 2003. PUBLICAES Ascenso, Jos de Oliveira. Estabelecimento Comercial e EIRL- Revista da Ordem dos Advogados, ano 47, Abril 1987 Ascenso, Jos de Oliveira. O EIRL, ou o falido rico. Revista da Ordem dos Advogados, ano 120, Abril 1988 Serra, Catarina, As novas Sociedades Unipessoais por Quotas, in Scientia Juridica, T. XLVI, 1997, n 265/267, pgs. 114 a 142. Acrdos Acrdo do Tribunal da Relao do Porto, 19-10-2000, N do Documento:RP200010190031271. Relator: Oliveira Vasconcelos. Acrdo do Tribunal da Relao do Porto, 12-01-2006, N do Documento:RP200601120534597. Relatora: Deolinda Varo. Stios www.mj.pt/publicacoes. www.dgsi.pt www.direitoeconomia.com; blog

Ilustraes: A cadeira de Fernando Pessoa, de Costa Pinheiro Figuras tpicas de Bordalo Pinheiro, inO lpis de Bordalo

Potrebbero piacerti anche