Sei sulla pagina 1di 20

Osso lacrimal ou nguis

Osso par Situado na parte anterior da face interna das cavidades orbitrias. Constitudo por uma pequena lmina ssea. Formado practicamente por tecido compacto.

Forma

Quadriltera Possui 2 faces e 4 bordos

Face externa

Possui na parte mdia uma crista vertical (crista lacrimal posterior) que termina interiormente numa apfise o hmulo lacrimal que se articula com a maxila; A crista divide a face externa do osso em 2 partes (posterior e anterior); A parte anterior possui um sulco que se junta a um sulco vertical da maxila formando o sulco lacrimo-nasal (que aloja o suco lacrimal); A poro posterior plana e continua adireco do osso plano do etmide.

Face interna

No meio apresenta um sulco vertical correspondente crista da face externa. A poro do osso frente da goteira faz parte das paredes externas das fossas nasais enquanto a poro atrs aplica-se contra as massas laterais do etmide completando as clulas sseas desta regio.

Bordo

Superior articula-se com a apfise interna do frontal; Anterior articula-se com a apfise ascendente da maxila; Posterior articula-se com o plano do etmide; Inferior completa, em parte, o canal nasal e, por vezes, desce at concha inferior;

Cavidade Orbitria

rbitas

Cavidades situadas entre o crnio e a face, de cada lado do plano sagital mdio. Contm os olhos juntamente com os seus msculos, nervos, vasos sanguneos, corpo adiposo da rbita e grande parte do aparelho lacrimal.

Orientao

Osso par Abertura orbital anterior; fissura orbital superior posterior; Incisura supraorbital superior; buraco infraorbital inferior; Sulco lacrimal medial; buraco zigomaticofacial lateral;

Forma

Pirmide quadrangular de base anterior, de grande eixo dirigido obliquamente da frente para trs e de fora para dentro. Possui 4 paredes:

Tecto ou parede superior

Forma triangular. Formada pela lmina orbital do frontal e pela asa menor do esfenide. Fossa para glndula lacrimal est no ngulo antero-lateral do tecto. Fvea troclear- pequena fossa no ngulo antero-medial e pode apresentar uma espinha. Canal ptico na parede externa posterior e est entre as 2 razes da asa menor do esfenide. Aqui passa o nervo ptico e coberturas menngicas, e artria oftlmica.

Parede lateral

Forma triangular, formada pelo zigomtico, asa maior do esfenide e pequena poro do frontal. A parte posterior marcada acima e abaixo pelas fissuras orbitais superior e inferior, respectivamente. (ver nota) Possui vrios pequenos orifcios: 1 ou 2 para o nervo zigomticoe 1 para o ramo orbital da artria menngia mdia.

Nota:

Fissura orbital superior est entre as asas maior e menor do esfenide e fechada lateralmente pelo frontal; Fissura orbital inferior comunicase com as fossas infratemporal e pterigopalatina; localiza-se entre a asa maior do esfenoide (superiormente)e maxila e palatino (inferiormente); limitada anteriormente pelo zigomtico e d passagem ao nervo maxilar (ou infra-orbital), ao nervo zigomtico e artria infra-orbital.

Assoalho ou parede inferior

Forma triangular; formado pala maxila, zigomtico e palatino; Apresenta o sulco e o canal infra-orbitais; d passagem ao nervo e artria infraorbitais; Vemos o canal nasolacrimal;

Medial

Forma quadriltera; formada pelo etmide, lacrimal, frontal e pequena parte do esfenide, limitado anteriormente pela crista lacrimal posterior. Parede mais fina da rbita; quase paralela ao plano mediano. Orifcios etmoidal anterior e posterior esto na juno da parede medial e tecto.

Borda

Palpvel in vivo e formada pelos ossos: frontal, zigomtico, maxila e lacrimal. H 4 bordos: supra-orbital; lateral; infra-orbital; medial;

Borda supra-orbital

Formada pelo frontal Na juno dos 2/3 laterais com 1/3 medial apresenta a incisura supra-orbital (fechada por cartilagem in vivo) Orifcio d passagem ao nervo e ao vaso supraorbitais. Medialmente, incisura frontal (ramos dos nervos e asos supratrocleares);

Borda lateral

Formada pelo processo zigomtico do frontal e processo frontal do zigomtico. Cncava em direco anterior - permite a extenso do campo visual no lado temporal. H o tubrculo orbital do zigomtico que d insero ao ligamento palpebral lateral (palpvel in vivo)

Borda Infra-orbital

Formada pelo zigomtico e maxila. Vemos a sutura infra-orbital na maxila. Esta que indica o fechamento do orifcio infra-orbital. Orifcio infra-orbital onde passam a artria e o nervo do mesmo nome.

Borda Medial

Formada pela maxila, lacrimal e frontal

Nota!

Continuando-se as bordas infra-orbitais, supraorbitais vai-se encontrar, respectivamente, a crista lacrimal anterior e posterior. A fossa para o saco lacrimal est formada pela expanso da borda medial da rbita.

Potrebbero piacerti anche