Sei sulla pagina 1di 34

SISTEMA DE ADMINISTRAO DA PRODUO

PROGRAMAO E CONTROLE DA PRODUO

Natureza das funes cobertas Projeto do Sistema de Produo Operao do Sistema de Produo Controle do Sistema de Produo

Planejamento da Capacidade
Funes ligadas a decises

Localizao de Instalaes Projeto do Produto e do Processo Arranjo Fsico de Instalaes Projeto e Medida do Trabalho

ESTRATGICAS

Funes ligadas a decises

Previso da Demanda Planejamento Agregado Programao e Controle da Produo Controle de Estoques: o Lote Econmico Controle de Estoques: Demanda Independente O Sistema MRP Controle Estatstico de Qualidade

TTICAS

Funes ligadas a decises

Administrao de Projetos

OPERACIONAIS

Medida da Produtividade
2

PLANEJAMENTO PROGRAMAO E CONTROLE DA PRODUO - PPCP


Objetivos da programao de produo potencialmente conflitantes entre si - so: Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada; Fazer com que mquinas e pessoas operem com os nveis desejados de produtividade; Reduzir estoques e custos operacionais; Manter ou melhorar o nvel de atendimento ao cliente.

PLANEJAMENTO, PROGRAMAO E CONTROLE DA PRODUO - PPCP Planejamento e Controle da Produo PPCP Ao serem definidas metas e estratgias em um sistema produtivo, preciso formular planos para atingi-las, administrar os recursos humanos e fsicos com base nos planos desenvolvido, direcionar e acompanhar aes dos recursos humanos sobre os fsicos, permitindo a correo de eventuais desvios. Estas atividades compem o PCP.

OBJETIVO DO PPCP: Garantir que a produo funcione eficazmente atendendo aos clientes externos e internos, produzindo produtos e servios na quantidade, momento e qualidade adequados, ao menor custo.
(Moura, 1989:2)

PLANEJAMENTO PROGRAMAO E CONTROLE DA PRODUO - PPCP ATIVIDADES BSICAS DO PPCP: Planejamento Agregado da Produo; Programa Mestre da Produo; Planejamento das necessidades de materiais; Controle de Estoques; Programa da Produo; Planejamento e Controle da Capacidade; Controle da Produo.

PROCESSO GLOBAL DE PLANEJAMENTO DA PRODUO

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE

PLANEJAMENTO AGREGADO

PROGRAMA MESTRE DA PRODUO

Fonte: Tubino, 1997, pg; 25.

PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUO

O QUE ?????

Planejamento de Vendas e Operaes (S&OP Sales and Operations Planning):


um processo de planejamento contnuo caracterizado por revises mensais com contnuas adequaes dos planos da empresa luz das flutuaes da demanda do mercado, disponibilidade de recursos e do suprimento de materiais e servios internos Empresas diferentes tem dado nomes diferentes a este nvel de planejamento: Planejamento agregado da produo, Planejamento estratgico da produo, etc..

Planejamento Agregado da Produo

O planejamento agregado, visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, no mdio prazo, isto com um horizonte de 5 a 18 meses, aproximadamente (MARTINS; 2005). O planejamento agregado procura emparelhar a produo com a demanda ao menor custo possvel. Uma vez definido o plano agregado, ele deve ser desmembrado. Elabora-se por tanto o Programa Mestre da Produo (PMP). Isto far com que o plano agregado de uma famlia seja transformado em um PMP para cada um dos itens que compe a referida famlia.
10

Planejamento Agregado o processo


de balanceamento da produo com a demanda. Visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda. Normalmente projetado para horizontes de tempo de 6 a 12 meses.

Equilbrio Demanda e Oferta

O processo PVO (plano de vendas e operaes ou planejamento agregado) tem como objetivo manter a Demanda e a Oferta de produto em equilbrio, atravs de decises integradas.

DEMANDA
Aes para clientes Promoes Aes para consumidores Previses

OFERTA
Restries Lead times Limitaes de capacidade Objetivo de Serv. cliente

Riscos e benefcios
Alternativas

Riscos e custos
Flexibilidade

PVO
12

Demanda x Oferta
O que acontece quando...
...a demanda muito maior que a oferta ... a oferta muito maior que a demanda

OFERTA DEMANDA OFERTA

DEMANDA

Baixo nvel de servio ao cliente com muita falta de produto. Aumento de custos com tempo no planejado. Preos de compras desfavorveis. Qualidade pode ser comprometida quando a companhia busca entregar mais rpido.

Aumento de estoques, que impactam em aumento de custos, produtos c/ baixo giro e risco de destruio. Reduo do ritmo de produo e da eficincia da planta. Maiores descontos para escoar produtos comprometem a rentabilidade.

13

Agregar refere-se idia de se focalizar na


capacidade total e no em produtos ou servios individuais A agregao feita em relao a: o Produtos o Mo de obra o Tempo

Para esta compatibilizao, a empresa define estratgias de operaes que pode adequar os recursos produtivos ao atendimento da demanda ou atuar na demanda afim de que os recursos disponveis possam atend-la. Pode-se tambm fazer uma estratgia mista, isto atuar tanto nos recursos quanto na demanda.

Principais objetivos do Planejamento Agregado

Suportar o planejamento estratgico do negcio (garantir por meio de revises peridicas que o PE vivel e est sendo cumprido) Garantir que os planos sejam realsticos (todas as reas)
Gerenciar as mudanas de forma eficaz Garantir o nvel desejado de servio a clientes Avaliar o desempenho

16

Desenvolver o trabalho em equipe

Pr-requisitos do Planejamento agregado


Entendimento do processo Educao e treinamento Comprometimento dos participantes Comprometimento de recursos Disposio de trabalhar em equipe Disposio de compartilhar informaes Presena da alta direo Dirigir a organizao Dirimir conflitos e trade-offs garantir comprometimento dos demais participantes

17

Etapas do Planejamento Agregado de Produo


o Previso de demanda; o Escolha do conjunto possvel de alternativas que influenciaro a demanda e/ou os recursos produtivos; o Determinar a cada perodo, quais as particulares quais as alternativas usar para influenciar a demanda e/ou os nveis de produo

ESTRATGIA DE ATUAO

Atuao na oferta de RECURSOS: - admisso/demisso -horas extras - subcontrataes - estoques

Atuao tanto na DEMANDA quanto nos RECURSOS: - estratgia mista

Atuao na DEMANDA: - propaganda - promoes e preos diferenciados - reserva e demoras na liberao de pedidos - desenvolvimento de produtos complementares

Atuao na Oferta de Recursos


1. Usar estoques para absorver as flutuaes na
demanda (nivelar a produo). 2. Contratar e demitir pessoal para ajustar a demanda (correr atrs da demanda). 3. Manter recursos para altos nveis de demanda. 4. Aumentar ou diminuir o turno de trabalho . 5. Subcontratar trabalho de outras firmas. 6. Usar trabalho em tempo parcial . 7. Fornecer servio ou produto mais tarde (backordering)

Detalhes da Estratgia
o Nivelar produo - produzir a razo constante e usar estoque como necessrio para atender a demanda o Seguir a demanda - alterar nvel de fora de trabalho de forma que a produo atenda a demanda o Manter recursos para altos nveis de demanda - assegurar altos nveis de servio o Hora extra e banco de horas - comum quando as flutuaes na demanda no so extremas

Detalhes da Estratgia
o Subcontratao - til se fornecedor atende necessidades de qualidade e prazos o Mo de obra tempo parcial - adequado para trabalhos no especializados ou quando existe um pool de mo de obra o Backordering - s funciona se o cliente estiver disposto a esperar pelos produtos /servios

Nivelar a Produo
Demanda Unid Produo

Tempo

Acompanhar a Demanda
Demanda

Unid

Produo

Tempo

25

Estratgias para Atender a Demanda


ATUAO NA DEMANDA

o Mudar demanda para outros perodos incentivos, promoes de vendas, reduo de preos, campanhas publicitrias o Oferecer produtos ou servios nos perodos de baixa demanda criar demanda para recursos ociosos

Entradas e Sadas do Planejamento Agregado da Produo

Restries de capacidade

Objetivos estratgicos

Polticas empresariais

Projees de demanda

Planejamento Agregado da Produo

Restries financeiras

Tamanho da fora de trabalho

Produo mensal (em unid ou $)

Nveis de estoques

Unidades ou $ Subcontratada,

Incertezas de previso aumentam com o horizonte


As incertezas das previses aumentam com o horizonte

previso

tempo

Planejamento Agregado de Produo


o o o o o Polticas de gesto da capacidade Poltica de capacidade constante Acompanhar a demanda ( e suas flutuaes) Gesto da demanda ( Interferir na demanda) (At que ponto isto possvel ???)

Mtodos de montagem do Planejamento Agregado


o Modelo tentativa e erro: consiste em procurar uma composio das alternativas de produo baseando-se no bom senso. o Modelo de Programao linear: utiliza tcnicas matemticas e prope uma soluo tima (leva ao custo total de produo mnimo em face das alternativas de produo disponveis).

Custos Variveis no Planejamento Agregado da Produo


o Admisso/demisso o

Horas-extras

o
o o o

Tempos parciais
Subcontrataes Estoques No atendimento e backorder

O planejamento agregado da produo envolve........


Nveis de mo de obra nmero de pessoas necessrias para a produo.
o

Cadncia de produo - nmero de unidades produzidas por unidade de tempo.


o o

Nveis de estoques -

EXEMPLO: Olaria Barroforte.

33

PAP - PLANILHA MODELO Ms 1. 2. 3. 4. DEMANDA AGREGADA ESTOQUE DE SEGURANA DIAS TEIS ESTOQUE INICIAL JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

TOTAL

5. 6. 6.1 6.2 7. 8.

NECESSIDADE DE PRODUO N Inicial de funcionrios Inicial Admisso Demisso N final de funcionrios final PLANO DE CAPACIDADE

8.1

Capacidade Hs. Normais (HORAS)

8.2 8.3 8.4 8.5 9. 9.1 9.2 9.3 9.4 9.5 10. 11.

Capacidade Hs. Normais (PROD) Capacidade Hs. Extras (HORAS) Capacidade Hs. Extras (PROD.) Subcontrataes PLANO TOTAL DE PRODUO Prod. Hs. Normais (HORAS) Prod. Hs. Normais (PROD) Prod. Hs. Extras (HORAS) Prod. Hs. Extras (PROD.) Subcontrataes (Prod. Regular - Prev. Demanda) ESTOQUE FINAL

CUSTO:

PAP - PLANILHA MODELO

EI

PROD-N

PROD-E

SAL

ADM

DEM

EF

CUSTO UNIT. SUBTOTAL

TOTAL PLANO:

R$

/PERODO

34

TOTAL MS:

R$

/MS

Potrebbero piacerti anche