Sei sulla pagina 1di 26

Aluno: Dr Jivago Ribeiro Velasco ( R 1 ) Orientador: Dr Crispim

Classificao:
Os testes desempenham um papel secundrio

no estabelecimento do diagnstico psiquitrico, o qual se baseia principalmente em sinais e sintomas observveis em entrevistas clnicas. Contudo, projetados para mensurar certos aspectos da inteligncia, do pensamento e da personalidade, so teis em situaes especiais. Em geral so administrados por psiclogos treinados especialmente para us-los e interpret-los.

Instrumentos de avaliao:
Padronizao:

usada para que os testes sejam invariveis ao longo do tempo e com diferentes examinadores. Prev a reproduzir os resultados. capacidade de

Confiabilidade:

Validade: Avalia se o teste mensura aquilo a

que se prope.

Tipos de Testes:
Teste Objetivos: Em geral so testes escritos,

baseados em itens e questes especficas. Produzem escores numricos e perfis que podem ser facilmente submetidos a uma anlise matemtica ou estatstica. Um exemplo o Minnesota Multiphasic Personality Inventory ( MMPI ).

Tipos de Testes:
Testes Projetivos: Apresentam estmulos cujos

significados no so imediatamente bvios. A ambigidade fora as pessoas a projetarem suas necessidades na situao do teste. Esses testes no tem respostas certas ou erradas. As pessoas testadas atribuem significados aos estmulos, aparentemente com base em fatores psicolgicos e emocionais. Ex: Teste de apercepo temtica ( TAT ), Teste do Desenho da Figura Humana, Teste de Rorschach e o Teste de Completar sentenas.

Testes de Inteligncia:
Inteligncia:

Capacidade de assimilar o conhecimento fatual, de lembrar eventos recentes ou remotos, de raciocinar de forma lgica, de manipular conceito, de traduzir o abstrato para o literal, e vice-versa. A inteligncia varia imensamente de indivduo para indivduo. Alfred Binet ( 1905 ): QI = IM/IC x 100 onde IM ( Idade mental ) e IC ( Idade Cronolgica ).

Melhor e mais utilizado teste de inteligncia

Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS)

padronizado na prtica clnica. Compreende 11 subtestes: 6 verbais e 5 de execuo que produzem um QI verbal, um QI de execuo e um QI combinado, ou total. Os QIs verbal e de execuo e o total so determinados pelo uso de tabelas para cada uma das sete faixas etrias ( de 16 a 64 anos), com as quais o teste foi padronizado.

Habilidades Verbais: -Informao: Conhecimentos

Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS)


gerais. (Nvel

Cultural). -Compreenso: Convenes sociais e senso comum. ( Provrbios e como se comportar em determ. circunst.) -Aritmtica: Clculos simples e aritmticos. -Semelhanas: Abstrao e observar semelhanas entre duas coisas. -Nmeros: Serie (2-9) nmeros repetidos e inversos.

Execuo:

Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS)

Completar desenhos. Padres de blocos: Combine blocos coloridos

e padres visuais. Arranjo de imagens: Seqncia em forma de histria. Montagem de objetos: Montar objetos em forma de uma mulher ou de um animal. Smbolos numricos: Cdigo que combina smbolos e nmeros.

Distribuio dos escores de QI: - Faixa mdia (90 110). < 70 = Retardo mental. > 120 = Superiores.

Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS)

> 130 = Muito superior. Confiabilidade e Validade: muito alta. Um

novo teste com pessoas com 18 anos ou mais raramente revela mudanas nos escores de QI.

Avaliao da Personalidade Adulta


Avaliao objetiva de personalidade utiliza

mecanismos de mensurao estruturados e padronizados com natureza de autoavaliao. Utilizando de estmulos objetivos, como: opinio da pessoa sobre si mesma e instrues claras de como completar o teste.

Avaliao da Personalidade Adulta


Os Conjuntos de respostas so atitudes ou

estilos de resposta a questionrios de personalidade. Algumas pessoas respondem de forma incorreta ( Favorvel ), outras tentam serem piores do que so. Quando bem construdas tem escalas projetadas para detectar estas respostas e ajustas os escores.

Inventrio Multifsico de Personalidade de Minnesota (MMPI).


Inventrio

de auto-avaliao objetiva de personalidade. Consiste em mais de 500 afirmaes Preoculpo-me com questes ligadas ao sexo; Acho que h um compl contra mim As quais os sujeitos devem responder com Verdadeiro , Falso ou No sei. Podem ser usados na forma de pranchas ou de um livreto, e existem diversos programas de computador para processar as respostas.

Colocar escala da pagina 209 aqui escaneada.

Uso de estmulos no estruturados e muitas

Avaliao projetiva da personalidade

vezes ambguos. Ao enfrentarem um estmulo vago, que exija determinada resposta, as pessoas no conseguem evitar e revelam informaes sobre si mesmas no apenas pela maneira como enfrentam a ambiguidade, mas tambm no contedo de suas respostas. essencialmente idiogrfica, e os testes no costumam ser interpretados comparando-se as respostas de uma pessoa com um conjunto de dados normativos referenciados.

Avaliao projetiva da personalidade


Em geral, a interpretao est fundamentada

em uma teoria do comportamento e da personalidade. Foram desenvolvida diversas situaes semiestruturadas e estmulos projetivos, incluindo perceber borres de tintas, fazer desenhos e contar histrias a partir das imagens apresentadas.

Testes Projetivos de Personalidade


Teste de Rorschach ; Teste de Apercepo temtica ( TAT ); Teste de completar sentenas; Tcnicas de Borres de Holtzman ( HIT ); Desenhar Figuras; Teste de Montar Figura ( MAPS ).

Teste de Rorschach
Um conjunto padronizado de 10 Panchas

serve como estmulo para as associaes. So pranchas de 18 x 25 cm e numeradas de 1 a x. Cinco borres so em preto e branco, e os outros, coloridos. As pranchas so mostradas aos pacientes em uma ordem especfica, e o psiclogo faz um registro literal das suas respostas, juntamente com o tempo de reao inicial e o tempo gasto em cada imagem. Depois conduz uma srie de

Teste de Rorschach
Localizao: Partes do borro que foram

usadas como base para a resposta( Ex: todo ele, um detalhe comum, uma rea em branco). A ateno a todo o conjunto de imagem com uma percepo precisa reflete uma capacidade organizacional e inteligncia elevada. Determinantes: Forma, sombreamento, cores, movimento de humanos. A nfase exagerada na forma sugere rigidez e constries da personalidade. Contedo: Humano, animal, anatomia, sexo,

Teste de Rorschach
Interpretao: Focaliza claramente os padres

de pensamento e associao dos sujeitos, pois a ambiguidade do estmulo proporciona relativamente poucas pistas sobre as respostas convencionais, padronizadas ou normais. Porem a interpretao correta exige muita experiencia.

Teste de Apercepo temtica (TAT)


Srie de 30 imagens e uma prancha em

branco. A escolha depende de uma rea de conflito que o examinador deseja esclarecer com o paciente. Ex: mulher jovem sentada em um sof que olha para um homem idoso, uma mulher velha atrs de uma mulher mais nova. ( Escanear pag. 212 figura ). Embora a maior parte das imagens represente pessoas e todas sejam representacionais ( Mais estruturado que os borres do rorschach ), existem ambiguidade

Teste de Apercepo temtica (TAT)


As histrias devem ser analisadas do ponto

de vista da peculiaridade de seu tema ou enredo. Independente da maneira como os sujeitos lidam com um tema comum ou incomum, elas refletem organizao, sequncia, vocabulrio, estilo, suposies e resultados. til como uma tcnica para inferir aspectos motivacionais do comportamento do que como base para um diagnstico.

Teste de completar sentenas.


Composto

de uma srie de trechos de sentenas (75-100) como : Eu gosto..., s vezes, desejo... as quais devem ser completadas pela pessoa. A maioria dos examinadores usam uma tcnica de inspeo e observa particularmente respostas que expressem afetos fortes, que tendam a se repetir ou que sejam inusitadas ou particularmente informativas de algum modo.

Tcnica de associao de palavras


Apresenta

palavras para pacientes e solicitava que respondessem com a primeira palavra que lhes viesse mente. Hoje os clnicos apresentam a lista e pedem que respondam com as mesmas palavras que usou na verso anterior. Discrepncias entre as respostas revelam dificuldade de associaes, indicadores de complexidade incluem tempo de reao longo, alm de idias ou maneirismos incomuns ou movimentos acompanhados a resposta.

Teste do desenho da figura humana


administrado facilmente , em geral com as

instrues: Gostaria que voc desenhasse uma pessoa; faa o melhor desenho que conseguir. Aps o termino dessa tarefa, o paciente deve desenhar uma pessoa do sexo oposto ao da primeira figura. Alguns usam um interrogatrio: O que ele est fazendo? , Quais so as melhores qualidades dela? Podem ser feitas modificaes como desenhar uma casa e uma rvore ( Teste Casa-rvore-pessoa).

Teste do desenho da figura humana


Um pressuposto importante que o desenho

da pessoa representa a expresso do eu ou do corpo no ambiente. Os princpios interpretativos baseiam-se amplamente na suposta significao funcional de cada parte do corpo. A maioria dos clnicos vale-se de desenhos principalmente como triagem, em especial para a deteco de leses cerebrais.

Potrebbero piacerti anche