Sei sulla pagina 1di 26

A Cor

Cor
difcil imaginar um mundo sem cor! A cor faz parte do nosso mundo e das nossas vidas. As cores esto nas ruas, nos parques, nas pessoas, nos objetos, na natureza.

A Cor da Luz

A cor define o mundo em que vivemos. Normalmente vemos primeiro a cor e s depois as formas. Dizemos que um objeto colorido em funo da cor que reflete quando iluminado.

Cor / Luz
A explicao fsica do fenmeno no foi conhecida seno no sculo XIX. Dois sculos antes, em 1665, Sir Isaac Newton descreveu que a luz do sol podia ser decomposta em vrias cores fazendo-a passar por um prisma de trs faces. Isto produzia um espetro que ia do vermelho, passando pelo laranja, o amarelo, o verde e o azul at ao violeta.

Esta teoria foi o ponto de partida de vrios estudos sobre a teoria da cor at aos nossos dias.

Cor / Luz
Hoje sabemos que: Sem luz no h cor. S podemos ver a cor real de um objeto quando est iluminado por uma luz natural ou artificial. Na natureza, tudo composto de elementos qumicos. Cada objeto tem propriedades diferentes que so caraterizadas por diferentes graus de absoro e de reflexo da luz. Ento porque vemos que determinado objecto vermelho? ou azul?

Quando a luz (composta pelas sete cores) incide sobre o objeto, as suas propriedades fazem com que das sete cores, seja apenas refletida a cor vermelha. Todas as outras cores so absorvidas.

Quando a luz (composta pelas sete cores) incide sobre o objeto, as suas propriedades fazem com que das sete cores, seja apenas refletida a cor azul. Todas as outras cores so absorvidas.

Cor / Luz
E o que acontece com o branco e o preto?
Quando a luz incide num objeto branco, todas as sete cores que compem cada raio de luz, so refletidas.

Quando a luz incide num objeto preto, todas as sete cores que compem cada raio de luz, so absorvidas.

Cor / Luz

Sntese Aditiva
Se misturarmos duas luzes coloridas, a luz colorida resultante sempre mais clara, mais luminosa.

Por esta razo, diz-se que a mistura das luzes coloridas aditiva.

Da sobreposio de todas elas sntese aditiva resulta o branco

Cor / Pigmento

Sntese Subtractiva
Atravs da mistura entre as cores primrias, que se torna possvel conseguir novas cores. A mistura das trs cores primrias em simultneo, resulta o preto. A esta mistura chama-se mistura subtrativa de cores, na medida em que o seu resultado , a inexistncia de cor (preto).

Cores Primrias
O Amarelo, o Azul Ciano e o Magenta, so conhecidas como cores primrias.

So cores puras, que no se podem decompor, logo no derivam da mistura de outras cores.

Cores Secundrias
Obtemos as cores secundrias pela combinao das primrias, duas a duas, em propores iguais.
Amarelo Magenta Laranja

Azul ciano

Amarelo

Verde

Magenta

Azul ciano

Violeta

Crculo Cromtico
O circulo cromtico mostra a relao entre as cores primrias, secundrias e intermdias. Ciano Violeta Magenta Verde Amarelo

Laranja

Cores Intermdias
Cores intermdias obtm-se por mistura de uma cor primria e de uma cor secundria.

As cores intermdias resultam da combinao de duas cores primrias em partes diferentes.

Harmonias Cromticas
A harmonia resulta da combinao equilibrada das cores, resultando a composio esteticamente agradvel aos nossos olhos.

Cores Quentes
As cores quentes tendem para o vermelho, e as matizes entre os laranjas e amarelo. O vermelho simboliza paixo, fogo e tambm amor.

Patricia Van Lubeck, Populus Flucta

Mondigliani, La Femme l'ventail

Cores Frias
As cores frias tendem para o azul, e as matizes entre o verde, azul e violeta. O azul simboliza calma e harmonia mas tambm a tristeza e a melancolia.

Pablo Picasso, Maya la poupe

Pablo Picasso

Cores Complementares
No crculo cromtico, encontram-se representadas as cores complementares, que se situam em posies diametralmente opostas.
Amarelo Violeta Azul Laranja Magenta - Verde

Oscar GAGLIANO, Riacho

Henri Matisse, A Dana (1909)

Monocromia
A uma pintura que utiliza vrios tons da mesma cor d-se o nome de monocromia, feita com uma cor com variao de tonalidades, obtidas atravs da adio gradativa de branco ou preto a uma nica cor primria, secundria ou intermdia.

Mono+ cromia uma cor

Esta mistura gradativa conhecida como "degrad"

Cores Neutras
So o branco, o preto e os cinzentos. Misturando o branco com o preto, gradualmente, obtemos uma vasta gama de cinzentos.

Picasso, Guernica

INFLUNCIA DAS CORES E SUA SIMBOLOGIA Vermelho Cor poderosa. Este tom ajuda a combater tristeza ou depresso. a cor da ao. Provoca inquietao e agitao, dinamismo, calor, fora. Ela pertence eternidade dos afetos. Proporciona vitalidade, aumenta a presso sangunea sendo excelente para dar mais nimo.

Amarelo Relacionado com o poder. Est ligada a tolerncia, pacincia e sabedoria. uma tonalidade que motiva, atrai progresso, simpatia, estabilidade, lealdade e alegria. Associado ao vero a aos tons dourados produzidos pelo sol, o amarelo, usado num ambiente, estimula a comunicao, o bom humor e a socializao.

Laranja Mistura de vermelho e amarelo, tem as vibrantes caractersticas dessas duas cores: poder e alegria. Estimula o otimismo. Anima, d vitalidade. a cor da liberdade, concentrao e independncia.

Verde Relacionado tranquilidade, frescura e esperana. Desperta equilbrio e harmonia. O verde acalma. Estimula momentos de paz Branco Evoca paz e alegria. Altamente estimulante e vibrante. Evoca sensao de limpeza, frieza e claridade. Produz troca de energia e capta bem a energia solar.

Azul Remete paz e tranquilidade. a cor da lgica e ponderao. Traz inspirao, compreenso e f. Est associado tristeza. Nos tons suaves acalma a energia

Violeta Estimula o lado espiritual. Pode ganhar tons rosados, que denotam amor, romance e felicidade. Acalma, estabiliza.

Em resumo, pela cor podemos compreender, identificar, entender, simbolizar e embelezar.

V se consegues, DIZER RPIDO, a cor de cada palavra

Conseguiste? difcil no ? O que se acabou de passar tem a ver com o teu crebro, pois as cores e as palavras esto em hemisfrios diferentes. Portanto acabaste de provocar um conflito no teu crebro.

Olha para qualquer ponto branco na foto acima.

Muda a tua ateno para um ponto que parece ser preto ou cinza e vais perceber que ele realmente branco. Em seguida, anda com os olhos volta da imagem. O que que parece acontecer com os pontos?

Sem medir, v se consegues dizer em qual pirmide que o ponto fica exatamente a meio, entre a parte superior e inferior.

R: o ponto fica exatamente a meio na pirmide A.

Olha para o centro de cada flor acima

Um crculo do centro maior do que o outro, ou so do mesmo tamanho? Muitas pessoas pensam que o ponto central do lado esquerdo parece maior, mas os centros de duas flores so exatamente do mesmo tamanho.

Potrebbero piacerti anche