Sei sulla pagina 1di 44

PESQUISA CIENTFICA

Prof. Danianni Marinho Zardo

O QUE PESQUISA?
A pesquisa uma atividade voltada para a investigao de problemas tericos ou prticos por meio do emprego de processos cientficos. Ela parte, pois, de uma dvida ou problema e, com o uso do mtodo cientfico, busca uma resposta ou soluo. (Cervo, 2007, p. 57)

Pesquisa Cientfica

Objetivos: encontrar solues problemas especficos formular teorias testar as teorias

e/ou

respostas

para

TIPOS DE PESQUISA
1. Do ponto de vista de sua natureza 1.1 Pesquisa bsica ou pura: Objetivo: gerar novos conhecimentos, visando o avano da cincia. - meta: o saber

TIPOS DE PESQUISA
1. Do ponto de vista de sua natureza 1.2 Pesquisa aplicada: Objetivo: produzir conhecimentos para uma aplicao prtica voltada para a soluo de problemas especficos.

TIPOS DE PESQUISA
1. Do ponto de vista de sua natureza

TIPOS DE PESQUISA
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema 2.1 Pesquisa Quantitativa Objetivo: mensurar e permitir o teste de hipteses. - uso de recursos e tcnicas que permitam a quantificao: percentagem, mdia, moda, mediana, desvio-padro, coeficiente de correlao, anlise de regresso. 2.

TIPOS DE PESQUISA
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema 2.1 Pesquisa Qualitativa Tem como base: os hbitos, as tendncias, as atitudes comportamentais do ser humano. no se prioriza o emprego de instrumento estatstico: no se mede ou numera categorias 2.

TIPOS DE PESQUISA
3. Do ponto de vista dos objetivos 3.1 Pesquisa Exploratria Maneira diferenciada de estudar e entender os fenmenos.
As pesquisas exploratrias tm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idias, tendo em vista a formulao de problemas mais precisos ou hipteses pesquisveis para estudos posteriores. (Gil, 2008, p. 27)

TIPOS DE PESQUISA
3. Do ponto de vista dos objetivos

3.1 Pesquisa Exploratria

pesquisa bibliogrfica, documental ou de estudo de caso

TIPOS DE PESQUISA
3. Do ponto de vista dos objetivos 3.2 Pesquisa Descritiva Objetivo: descrever as particularidades de um fenmeno ou de determinada populao ou ainda no intuito de estabelecer relaes entre as variveis.

TIPOS DE PESQUISA
3. Do ponto de vista dos objetivos 3.3 Pesquisa Explicativa
Este o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razo, o porqu das coisas. Por isso mesmo o tipo de pesquisa mais complexo e delicado, j que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. (Gil, 2008, p. 28)

TIPOS DE PESQUISA
4. Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos 4.1 Pesquisa Bibliogrfica Desenvolvida a partir da utilizao de livros, artigos cientficos, dissertaes, teses e de material disponibilizado na internet. Processo totalmente independente ou fazer parte da pesquisa experimental ou descritiva.

TIPOS DE PESQUISA
4. Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos 4.2 Pesquisa Documental Dados secundrios Documentos: publicaes oficiais (leis, decretos, atas), artigos de jornais, cartas, fotografias, revistas, documentos pessoais e dossis, os quais podem ser de forma impressa, sonora ou visual.

TIPOS DE PESQUISA
4. Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos 4.3 Pesquisa Experimental Manipulao das suas variveis, representada pela interferncia do pesquisador no fato ou situao estudada, que proporcionar mudanas nas causas e efeitos do objeto em estudo. Uso de aparelhos e instrumentos para atingir o objetivo.

TIPOS DE PESQUISA
4. Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos 4.4 Pesquisa Levantamento Levantamento e anlise de dados sociais, econmicos e demogrficos: censos e pesquisas polticas. Tem como suporte a pesquisa quantitativa.

TIPOS DE PESQUISA
4. Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos 4.5 Estudo de Caso Estudo profundo e exaustivo sobre determinado assunto. Caso individual: uma empresa, um grupo de pessoas

PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Trs Momentos da Pesquisa

PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa

Etapa 1: Planejamento Reflexo antecipada sobre:

Projeto de Pesquisa

Etapa 1: Planejamento

Finaliza-se com o projeto de pesquisa!

Projeto de Pesquisa

Etapa 2: Execuo Colocar em prtica o que foi planejado. Etapa 3: Comunicao dos resultados Explicar, descrever e evidenciar, o que foi coletado; Discutir: comparar ideias contrrias; Demonstrar por meio da argumentao: a evidncia racional dos fatos de maneira ordenada.

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 1. TEMA E TTULO DO PROJETO Escolha do tema Originalidade: novo enfoque, novos argumentos ou pontos de vista Relevncia: importncia ou utilidade Viabilidade: econmica e de tempo, preparo tcnico e existncia de fontes;

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa Ttulo: O tema parte preferencialmente da realidade circundante do pesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou cultural. O ttulo parte do tema e o carto de apresentao do projeto de pesquisa.

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 2. JUSTIFICATIVA - parte fundamental do projeto de pesquisa: texto nico - nessa etapa voc convence o leitor (professor, examinador e demais interessados no assunto) de que seu projeto deve ser feito.
Por que estudar esse tema? Vantagens e benefcios que a pesquisa ir proporcionar Importncia pessoal ou cultural Deve ser convincente

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 3. PROBLEMA problema de pesquisa X problemas do acadmico: desconhecimento, desinformao, dvida do pesquisador em relao a um assunto e/ou tema no constitui um problema de pesquisa. no confundir tema com problema: o tema o assunto geral que abordado na pesquisa e tem carter amplo; o problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 3. PROBLEMA


Que respostas estou disposto a responder? Definir claramente o problema Delimit-lo em termos de tempo e espao

Exemplo: Tema: O papel social do farmacutico Problema: O farmacutico como profissional tcnico

um

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 4. Hipteses So possveis respostas ao problema da pesquisa e orientam a busca de outras informaes. A pesquisa pode confirmar ou refutar a(s) hiptese(s) levantada(s). HIPTESES NO so perguntas, mas SIM AFIRMAES.

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 5. Objetivos Define, esclarece e revela os focos de interesse da pesquisa. - sinnimo de meta, fim.
O que pretendo alcanar com a pesquisa? Objetivo geral qual o propsito da pesquisa? Objetivos especficos abertura do objetivo geral em outros menores (possveis captulos)

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 5. Objetivos

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 6. Reviso da literatura obras cientficas recentes explicitados os principais conceitos e termos tcnicos a serem utilizados na pesquisa. artigos em peridicos nacionais e internacionais e livros j publicados: excelentes fontes de consulta.

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 7. Metodologia Conjunto de mtodos e tcnicas pra desenvolver a pesquisa. Mtodo: o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigao dos fatos ou na procura da verdade (RUIZ, 1985, p. 131).

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 7. Metodologia Mtodos de abordagem: concepo terica Hipottico-dedutivo, Indutivo, Dialtico ... Mtodos de procedimento: histrico, estatstico, comparativo, observao, experimental ....

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 7. Metodologia Tcnicas: instrumentos especficos que ajudam no alcance dos objetivos almejados. - Questionrios - Entrevistas - Documentos - Estatsticas ....

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 7. Metodologia


Como se proceder a pesquisa? Caminhos para se chegar aos objetivos propostos Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Ser utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construdos os instrumentos de pesquisa? Qual a forma que ser usada para a tabulao de dados? Como interpretar e analisar os dados e informaes?

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 8. Resultados Esperados Anlise e discusso dos resultados Como os dados coletados sero analisados? Confirmar ou refutar hiptese anunciada Mtodos/programas estatsticos usados

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 8. Resultados Esperados Concluso da anlise dos resultados


Sintetizar os resultados obtidos Evidenciar as conquistas alcanadas com o estudo Indicar as limitaes e as reconsideraes Apontar a relao entre fatos verificados e teoria Contribuio da pesquisa para o meio acadmico, empresarial ou desenvolvimento da cincia e tecnologia

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 9. Cronograma

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 10. Oramento


Recursos Humanos Materiais de Consumo Equipamentos Recursos de Informtica Recursos de Artes Grficas Transporte Outros

Projeto de Pesquisa

Estrutura do Projeto de Pesquisa 11. REFERNCIAS


ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. 12. Elementos Ps-Textuais Anexos Apndices

EXEMPLO
Tema: Drogas Problema: O ndice de uso de drogas na juventude Reviso de literatura: A determinar, conforme as necessidades Justificativa: Trata-se de um assunto extremamente atual, polmico e que cresce assustadoramente

EXEMPLO
Objetivo geral: Determinar se o uso da droga em virtude de vcio ou doena Objetivos especficos: -Constatar o ndice do aumento de consumo -Descobrir as influncias recebidas pelos usurios -Discutir as consequncias do uso de drogas no organismo -Discutir as orientaes para combater o uso e os meios de coibi-lo -Pesquisar o tratamento mais adequado

EXEMPLO
Metodologia: -Utilizao de pesquisa bibliogrfica -Fazer levantamento bibliogrfico -Aplicar questionrios e fazer entrevistas com usurios de drogas -Discutir hipteses sobre a aquisio do vcio ou doena

Potrebbero piacerti anche