Sei sulla pagina 1di 20

NR 9 PPRA NR 15 - Insalubridade

NR 16 - Periculosidade

NR 9 PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)

Objetivo
A NR 9 estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte dos empregadores, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA), visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais.

Importncia
O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO (NR 7).

Riscos ambientais
Consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador.

Agentes fsicos
As diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.

Agentes qumicos
Substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo atravs da pele ou por ingesto.

Agentes biolgicos
So bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros.

Desenvolvimento do PPRA
O PPRA dever incluir as seguintes etapas: Antecipao e reconhecimento dos riscos; Estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; Avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; Implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; Monitoramento da exposio aos riscos; Registro e divulgao dos dados.

Desenvolvimento do PPRA
A elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao do PPRA podero ser feitas pelo Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.
A antecipao dever envolver a anlise de projetos de novas instalaes, mtodos ou processos de trabalho, ou de modificao dos j existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteo para sua reduo ou eliminao.

Desenvolvimento do PPRA
O reconhecimento dos riscos ambientais dever conter os seguintes itens, quando aplicveis: a) a sua identificao; b) a determinao e Iocalizao das possveis fontes geradoras; c) a identificao das possveis trajetrias e dos meios de propagao dos agentes no ambiente de trabalho; d) a identificao das funes e determinao do nmero de trabalhadores expostos; e) a caracterizao das atividades e do tipo de exposio; t) a obteno de dados existentes na empresa, que possam indicar possvel comprometimento da sade decorrente do trabalho; g) os possveis danos sade relacionados aos riscos identificados, disponveis na literatura tcnica; h) a descrio das medidas de controle j existentes.

O registro de dados (PPRA ou suas alteraes) dever estar sempre disponvel aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes.

Responsabilidades do empregador
Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio.

Responsabilidades dos trabalhadores (empregados)

Colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA; Seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; Informar ao supervisor ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar risco sade dos trabalhadores.

NR 15 Atividades e operaes insalubres (Insalubridade)

NR 15 Insalubridade

So consideradas atividades ou operaes insalubres as que se desenvolvem acima dos limites de tolerncia de rudos, temperatura, radiao, presso e poeira, ou as que envolvam exposio do trabalhador a agentes qumicos e biolgicos. Estes valores constam nos anexos desta NR.

NR 15 Insalubridade
Anexo n.1 Limites de tolerncia para rudos Anexo n.2 Rudos de Impacto Anexo n.3 Limites de tolerncia para exp. ao calor

Anexo n.6 Condies hiperbricas Anexo n.5 Radiao ionizante

Anexo n.7 Radiaes no-ionizantes Anexo n.10 Umidade

Anexo n.8 Vibraes


Anexos n.11 e 13 Agentes Qumicos Anexo n.9 Frio

Anexo n.14 Agentes biolgicos

Anexos n.11 e 13 Poeiras minerais

NR 15 Insalubridade
Entende-se por "Limite de Tolerncia", para os fins desta Norma,

a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada com a natureza e o tempo de exposio ao agente, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida laboral.
O exerccio de trabalho em condies de insalubridade assegura

ao trabalhador a percepo de adicional, incidente sobre o salrio mnimo da regio, equivalente a: 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau mximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau mdio; 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mnimo;

NR 16 Atividades e operaes perigosas (Periculosidade)

NR 16 Atividades e operaes perigosas (Periculosidade)


O exerccio de trabalho em condies de periculosidade assegura ao trabalhador a percepo de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salrio, sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participao nos lucros da empresa. (116.001-0 / I1)

NR 16 Atividades e operaes perigosas (Periculosidade)


Anexo 1 Atividades e operaes com explosivos Anexo 2 Atividades e operaes com inflamveis

Potrebbero piacerti anche