Sei sulla pagina 1di 30

OS DESAFIOS DA ADMINISTRAO

Produced by Alan P. Duarte Alex B. Oliveira Ana Paula Prett Geilson Paulino

Desafio Relacionar-se em um ambiente interno mais valorizado, criterioso e informado e simultneo de conduzir as empresas no competitivo, mutante e turbulento mercado global.

As habilidades dos Administradores


Habilidades Tcnicas Consiste em utilizar conhecimentos, mtodos e tcnicas e equipamentos necessrios para realizao de tarefas especficas. Esta habilidade obtida atravs da instruo e experincia.

As Habilidades dos Administradores


Habilidade Humana Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivaes e aplicar uma liderana eficaz.

As Habilidades dos administradores


Habilidade Conceitual Consiste em compreender a complexidade da organizao global e o ajustamento do comportamento das pessoas dentro da organizao. Esta habilidade permite que o administrador se comporte de acordo com os objetivos da organizao total e no apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo.

Perfil do Administrador
Formao humanista e viso global que habilite a compreender o meio social, poltico, econmico e cultural onde est inserido e a tomar decises em um mundo diversificado e interdependente. Internalizao de valores de responsabilidade social, justia e tica profissional. Formao tcnica e cientfica para atuar na administrao das organizaes, alm de desenvolver atividades especficas da prtica organizacional.

Perfil do Administrador
Competncia para empreender aes, analisando criticamente as organizaes, antecipando e promovendo suas transformaes. Compreenso da necessidade do contnuo aperfeioamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiana. Atuao de forma interdisciplinar.

O Administrador do Futuro

VELHO PARADGMA

NOVO PARADGMA

O Administrador do Futuro
VELHO PARADGMA Invencibilidade dos EUA Administrao Centralizada Japo = Produtos de m qualidade Gerenciamento Apego a um modelo Lucro a curto prazo Trabalho Evitar e temer mudanas Est razovel NOVO PARADGMA Concorrncia Global Administrao Descentralizada Japo = Produtos de boa qualidade Liderana Melhoria Contnua Lucro a curto e longo prazo Scios A mudana uma constante Defeito Zero

O Administrador do Futuro
O administrador do futuro deve exercer suas funes, conhecendo a natureza humana e sabendo conduzir as pessoas, que no apenas tome decises e sim que transforme suas aes em oportunidades. Que vise no somente o crescimento individual mas que interligue os setores da empresa de maneira que ela funcione como um todo e que seus esforos estejam voltados para atingir o mesmo objetivo, o sucesso.

O Administrador do Futuro
Ousado, encarando os desafios e analisando os melhores caminhos a seguir. Decidido, atento s mudanas que acontecem no mercado a fim de aproveitar as oportunidades. Observador, conhecer o mercado, suas tendncias. Curioso, aproveitar e usar todas as informaes que puder de maneira que ajude a alcanar os objetivos. Organizado, utilizando os recursos humanos, materiais e financeiros de forma lgica e racional facilitando o trabalho e economizando tempo e dinheiro.

O Administrador do Futuro
Lder, definindo os objetivos de forma clara, com viso, energia, determinao e autoconfiana, no entanto acima de tudo agindo, afinal pensar e agir andam de mos dadas. Talentoso, usar todos os recursos de forma eficiente e eficaz. Independente, lutando por seus ideais, competindo e preparado para perder ou ganhar. Otimista, avaliando os pontos positivos e negativos de seus projetos. Ser otimista uma das mais belas qualidades do ser humano, pois traz persistncia, a garra, a viso de conseguir.

Administrador do Futuro: O Empreendedor


Peter F. Drucker (n.1903): Existiro dois tipos de executivos nos prximos anos: os que pensam globalmente os que estaro desempregados . Portanto, no basta ser administrador, precisa-se ir alm, tm que ser um empreendedor sempre atento s mudanas e as novas tendncias do mercado.

Comportamento do Empreendedor
ESTABELECIMENTO DE METAS; BUSCA DE INFORMAES; PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO; BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA; EXIGNCIA DE QUALIDADE E DE EFICINCIA; CAPACIDADE DE CORRER RISCOS CALCULADOS; PERSISTNCIA; COMPROMETIMENTO; PERSUASO E REDE DE CONTATOS; INDEPENDNCIA E AUTO CONFIANA;

Em tempos de crise, busque alternativas!!

Em tempos de crise, busque alternativas!!!!

A GLOBALIZAO O CICLO DE VIDA CURTO DOS PRODUTOS Em termos bem simples Globalizao significa que no existe mais interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graas ao comrcio eletrnico e graas s facilidades de logstica e distribuio, uma empresa pode dominar mercados mundiais; A outra realidade da Globalizao a de que NADA, absolutamente NADA, ficar fora da competio global. No estamos mais competindo com nossas empresas do Brasil ou mesmo do Mercosul. A competio global, mesmo!

A outra realidade o Ciclo de Vida Curto dos Produtos. A HP (Hewlett-Packard) , por exemplo, tem lanado uma nova impressora a cada seis meses. A General Motors lana no Brasil um novo modelo de carro a cada 3 meses. Novos biscoitos so lanados no Brasil a cada 15 dias! At ento, os produtos duravam anos e anos. O consumidor, num mercado fechado como era o brasileiro, no se apercebia da defasagem entre o Brasil e mercados mais desenvolvidos. Hoje diferente. Como veremos, o Brasil mudou, o consumidor mudou. Essas so as razes principais da instabilidade dos dias atuais.

CERTEZA!!

Num mundo como este, a nica certeza estvel a certeza de que tudo vai mudar!

Tudo est mudando de uma forma bem acelerada Alguns produtos no conseguimos acompanhar toda a sua evoluo

TECNOLOGIA, POR EXEMPLO


Veja alguns dados sobre a tecnologia dos dias atuais: 300 anos de jornal podem ser transmitidos em 1 segundo - 1 trilho de bits por segundo; Todas as edies do NY Times Desde 1995 a venda de computadores maior do que de televisores no mundo!

INTERNET
Veja a Internet no mundo de hoje: Cresce a uma velocidade espantosa! O mundo todo est conectado pela Internet com os custos de comunicao cada vez mais baixos. A comunicao empresa-empresa (business-to-business B2B) e empresaclientes (business-to-consumer B2C) vem aumentando a cada dia a velocidade de se fazer negcio no mundo.

A informao ser o grande e nico produto daqui para a frente!

Vender administrar, eficazmente, as contingncias de compra No falar, ...

Prestar servios!

Transformar o cliente, num vendedor ativo

A grande dificuldade que o cliente s vende NO o que ele ESPERA

Assim, a grande pergunta que temos que fazer no o que o cliente espera de ns mas sim...

O que ele NO ESPERA de ns e de nossa empresa!

preciso desenvolver uma Viso de Marketing adequada realidade

Assim, numa empresa todos temos que ser vendedores. Todos temos que ter conscincia de que a sobrevivncia e o sucesso da empresa depende de cada um de ns e no apenas do Departamento de Vendas ou do Marketing; Pessoas da rea de suporte (contas a pagar, contabilidade, jurdico, etc.) s vezes no tm a conscincia de que so vendedores. Isso far a diferena!

Potrebbero piacerti anche