Sei sulla pagina 1di 22

SEMANA 7 - A NORMA JURDICA

A norma jurdica imputa certa ao ou comportamento ao destinatrio. uma regra de conduta social cuja finalidade regular as atividades dos sujeitos em suas relaes sociais. Ao se dirigir ao destinatrio, a norma jurdica probe e obriga. Ex.: proibido fumar neste estabelecimento . obrigatrio o uso de crach entrar . Segundo o Direito Positivo, a norma jurdica o padro de conduta social imposto pelo Estado, para que seja possvel a convivncia entre os homens. A palavra norma ou regras jurdicas so sinnimas, apesar de alguns autores utilizarem a denominao regra para o setor da tcnica e outros, para o mundo natural. Existe distino entre norma jurdica e lei. Esta (lei) apenas uma das formas de expresso das normas, que se manifestam tambm pelo direito costumeiro e, em alguns pases, pela jurisprudncia.

7.1 SEGUNDO KANT, EXISTEM DOIS TIPOS DE COMANDOS: imperativo categrico e imperativo hipottico

1) Imperativo categrico mais comum na religio, na moral e nos costumes, embora existam normas jurdicas com este tipo de comando deve ser A , tem carter taxativo. constitudo por um nico elemento (ou enunciado, dispositivo ou consequncia) Ex. art. 10, I, II e III do NCC. Subdivide-se em dois:

7.1 SEGUNDO KANT, EXISTEM DOIS TIPOS DE COMANDOS:

... subdivide-se em dois: 1.1 Sentido positivo determinando-se que se faa alguma coisa. Ex. silncio , respeite a fila mo nica . 1.2 Sentido negativo determinando-se que determinada coisa no pode ser feita. Ex. proibido fumar , proibido falar com o motorista .

7.1 SEGUNDO KANT, EXISTEM DOIS TIPOS DE COMANDOS:


2) Imperativo hipottico O enunciado fica na dependncia de ocorrer a hiptese ou fato. A maioria das normas jurdicas so deste tipo, representando o comando se for B, ento deve ser A , onde se for B a hiptese, suposto ou fato, e deve ser A o enunciado, dispositivo ou consequncia. Ex. Art. 1.275 NCC. Alm das causas consideradas neste Cdigo, perde-se a propriedade: I....; II.....; III- pelo abandono Se for abandonada a coisa (B), deve ser perdida a propriedade da mesma (A). Porque somente aplicvel na ocorrncia da hiptese estipulada, qual seja, o abandono da coisa. Art. 1.521,I NCC: No podem casar: I os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; uma ordem hipottica proibitiva ou imperativo hipottico em sentido negativo.

7.1 ESTRUTURA DA NORMA JURDICA


Doutrina Dominante: 1) bilateralidade 2) generalidade 3) abstratividade 4) imperatividade 5) coercibilidade 6) heteronomia.

CARACTERSTICAS SUBSTANCIAIS DA NORMA JURDICA/ESTRUTURA


Generalidade. Temos que a norma jurdica preceito de ordem geral, que obriga a todos que se acham em igual situao jurdica. Da generalidade da norma, deduzimos o princpio da isonomia da lei, segundo o qual todos so iguais perante a lei.

Abstratividade. As normas jurdicas visam estabelecer uma frmula padro de conduta, aplicvel a qualquer membro da sociedade. Regulam casos como ocorrem, via de regra, no seu denominador comum. Se abandonassem a abstratividade para regular os fatos em sua casustica, os cdigos seriam muito mais extensos e o legislador no lograria seu objetivo, j que a vida em sociedade mais rica que a imaginao do homem.

CARACTERSTICAS SUBSTANCIAIS DA NORMA JURDICA/ESTRUTURA Bilateralidade. Temos que o direito existe sempre vinculando duas ou mais pessoas, conferindo poder a uma parte e impondo dever outra.
Bilateralidade expressa o fato de a norma possuir dois lados: um representado pelo direito subjetivo e o outro pelo dever jurdico, de tal modo que um no pode existir sem o outro, pois regula a conduta de um ou mais sujeitos em relao conduta de outro(s) sujeito(s)(relao de alteridade). Sujeito ativo (portador do Direito Subjetivo). Sujeito passivo (possuidor do dever jurdico).

CARACTERSTICAS SUBSTANCIAIS DA NORMA JURDICA/ESTRUTURA


Imperatividade. Revela a misso de disciplinar as maneiras de agir em sociedade, pois o direito deve representar o mnimo de exigncias, de determinaes necessrias. Assim, para garantir efetivamente a ordem social, o direito se manifesta atravs de normas que possuem carter imperativo. Tal carter significa imposio de vontade e no simples aconselhamento. Coercibilidade. Quer dizer possibilidade de uso de coao. Essa possui dois elementos: psicolgico e material. O primeiro exerce a intimidao, atravs das penalidades previstas para as hipteses de violaes das normas jurdicas. O elemento material a fora propriamente, que acionada quando o destinatrio da regra no a cumpre espontaneamente. As noes de coao e sano no se confundem. Coao uma reserva de fora a servio do Direito. Sano considerada, geralmente, medida punitiva para a hiptese de violao de normas.

CARACTERSTICAS SUBSTANCIAIS DA NORMA JURDICA/ESTRUTURA


Atributividade (ou autorizamento). o elemento distintivo por excelncia entre a norma jurdica e as demais normas de conduta: a aptido para atribuir ao lesado a faculdade de exigir o seu cumprimento forado. O que lhe compete autorizar ou no o uso das faculdades humanas. -------------------------------------- CONTESTAO--------------------------------------Esta caracterstica da norma jurdica contestada por autores de relevo, entre os quais o Prof. Goffredo Telles Jr., que assim se expressa a respeito : "A norma jurdica no atribui ao lesado a faculdade de reagir contra quem o lesou .(TELLES,1980, p.371-3) No tem a norma jurdica nenhuma possibilidade de fazer essa atribuio. Ela prpria no possui nenhuma faculdade de reagir contra quem quer que seja. Reagir agir. A norma no reage. Ela no tem faculdade de agir. Como poderia ela dar o que ela prpria no possui? No se diga, portanto, que a norma jurdica atributiva.

CONTESTAO DA Atributividade (ou autorizamento)


A faculdade de reagir uma faculdade prpria do ser humano, independentemente de quaisquer normas. O que compete norma autorizar ou no autorizar o uso desta faculdade. No lhe compete nada mais que isto.

A faculdade de reao, repetimos, pertence ao lesado. O que pertence norma somente o autorizamento, para o uso dessa faculdade. Em termos exatos: a norma a expresso de tal autorizamento.( TELLES Jr., Goffredo. 6. ed. O Direito Quntico. So Paulo: Max Limonad,1985)

J Miguel Reale defende o que chamou de bilateralidade atributiva: Existe bilateralidade atributiva escreve Reale quando duas ou mais pessoas esto numa relao segundo uma proporo objetiva que as autoriza a pretender ou a fazer garantidamente alguma coisa. Quando um fato social apresenta esse gnero de relao, dizemos que jurdico . Segundo Reale, a diferena entre os fenmenos jurdicos e os no jurdicos econmicos, psicolgicos etc. que nestes a bilateralidade no atributiva, isto , a correspondncia no est assegurada, no obedece a um padro uniforme ou obrigatrio.

CARACTERSTICAS FORMAIS DA NORMA


Caractersticas formais: escrita emanada do Poder Legislativo em processo de formao regular, promulgada e publicada. 1) Lei em sentido formal e em sentido formal-material: 1.1) em sentido formal, a que atende apenas aos requisitos de forma (processo regular de formao), faltando-lhe caracteres de contedo, como a generalidade ou substncia jurdica. Ex.: A aprovao, pela assembleia da Revoluo Francesa, da lei que declarava a existncia de Deus e a imortalidade da alma. 1.2) Em sentido formal-material, a lei deve preencher os requisitos de substncia e de forma.

CARACTERSTICAS FORMAIS DA NORMA


Caractersticas formais: escrita emanada do Poder Legislativo em processo de formao regular, promulgada e publicada.

2) Lei Substantiva - Rene normas de conduta social que definem os direitos e deveres das pessoas em suas relaes. Ex.: Direito Civil, Penal, Comercial etc.. 3) Lei Adjetiva - Aglutina regras de procedimento no andamento de questes forenses. Ex.: Lei de Direto Processual Civil, Direito Processual Penal etc..

As Leis substantivas so, em regra, principais; enquanto que as adjetivas so de natureza instrumental.

OS DIVERSOS CRITRIOS DE CLASSIFICAO DAS NORMAS JURDICAS:


Os autores variam na apresentao das formas de classificao das normas jurdicas; existe mesmo certa ambiguidade e vacilao na terminologia. Fato que a classificao pode ser realizada de acordo com vrios critrios. Exemplos: a) Normas codificadas so aquelas que constituem um corpo orgnico sobre certo ramo do direito, como o Cdigo Civil. Normas consolidadas so as que formam uma reunio sistematizada de todas as leis existentes e relativas a uma matria; a consolidao distingue-se da codificao, porque sua principal funo a de reunir as leis existentes e no a de criar leis novas, como num Cdigo. Ex: CLT;

b)

OS AUTORES NO SO UNNIMES. CADA UM UTILIZA MTODO E TERMINOLOGIA PRPRIOS.


1. Critrio da Destinao - normas de organizao (normas de sobredireito) ou estrutura e normas de conduta (normas de direito). Normas de organizao (norma de sobredireito) - normas instrumentais que visam estrutura e funcionamento dos rgos, ou disciplina de processos tcnicos de identificao e aplicao de normas, para assegurar uma convivncia juridicamente ordenada => Destinatrio: o prprio Estado. Normas de conduta (norma de direito) - normas que disciplinam o comportamento dos indivduos, as atividades dos grupos e entidades sociais em geral => Destinatrio: o corpo social (pessoas fsicas, jurdicas ou autoridades que estiverem na situao nela prevista). Todavia, quando surge o eventual conflito levado ao Poder Judicirio, este passa a ser seu destinatrio. 2. Critrio da Existncia - norma explcita e norma implcita: A norma explcita a norma tal qual est escrita nos cdigos e nas leis. A norma implcita aquela subentendida a partir da norma explcita.

3. Critrio da extenso territorial - normas federais, estaduais e municipais.

OS AUTORES NO SO UNNIMES. CADA UM UTILIZA MTODO E TERMINOLOGIA PRPRIOS. 4. Critrio do Contedo - direito pblico, direito privado e direito social. A teoria que prevalece atualmente para a distino dessas normas a teoria formalista da natureza da relao jurdica:
Normas de Direito Privado: regulam o vnculo entre particulares => Plano de igualdade => Relao jurdica de coordenao. Ex.: As normas que regulam os contratos. Normas de Direito Pblico: regulam a participao do poder pblico, quando investido de seu imperium, impondo a sua vontade => Relao jurdica de subordinao. Ex.: As normas de Direito Administrativo. Normas de Direito Misto => Tutelam simultaneamente o interesse pblico ou social e o interesse privado. Ex.: Normas de Direito Famlia.

OS AUTORES NO SO UNNIMES. CADA UM UTILIZA MTODO E TERMINOLOGIA PRPRIOS. 5. Critrio da Imperatividade - normas impositivas (cogentes) e dispositivas (permissivas) e proibitivas. Imperativas - ordenam, impem. Ex.: Art. 876, Art. 1643 do CC.
Normas impositivas (ou cogentes) . Proibitivas - vedam, probem. Ex.: Art. 228, 1860 do CC. Interpretativas - esclarecem a vontade do indivduo manifestada de forma duvidosa. Ex.: Art. 1899 do CC. Normas dispositivas (ou permissivas) . Integrativas - preenchem lacunas deixadas por ocasio da manifestao da vontade. Ex.: Art. 1640, 1904 do CC. As normas dispositivas limitam-se a dispor, com grande parcela de liberdade.

OS AUTORES NO SO UNNIMES. CADA UM UTILIZA MTODO E TERMINOLOGIA PRPRIOS.


6. Critrio da Sano - normas perfeitas, mais que perfeitas, menos que perfeitas e imperfeitas. Normas perfeitas - estabelecem a sano na exata proporo do ato praticado. Invalidam quaisquer atos quando resultantes de transgresses a dispositivos legais. Ex.: Art. 1548 do CC. Normas mais que perfeitas - estabelecem sanes em propores maiores do que os atos praticados mediante transgresso de normas jurdicas. A sano mais intensa do que a transgresso. Ex.: Art. 939 do CC. Normas menos que perfeitas - no invalidam o ato, mas impem uma sano ao agente transgressor. Ex.: Art. 1254 do CC. Normas imperfeitas - Representam um caso muito especial. Nem invalidam o ato nem estabelecem sano ao transgressor. Tal procedimento se justifica por razes relevantes de natureza social e, sobretudo, tica. Ex.: Art. 1551 do CC.

OS AUTORES NO SO UNNIMES. CADA UM UTILIZA MTODO E TERMINOLOGIA PRPRIOS. 7. Critrio da Natureza: normas substantivas e normas adjetivas Normas substantivas - renem normas de conduta social que definem os direitos e os deveres das pessoas em suas relaes. Ex.: Direito Civil, Penal, Comercial etc.. Normas adjetivas - aglutinam regras de procedimento no andamento das questes forenses. Ex.: Lei de Direito Processual Civil, Direito Processual Penal etc.. As leis substantivas so, em regra, principais, enquanto que as adjetivas so de natureza instrumental.

VALIDADE DAS NORMAS JURDICAS O que necessrio para que uma coisa seja vlida? Um contrato, no qual uma das partes incapaz, vlido? No, porque lhe falta um dos elementos. Vemos assim que vlido aquilo que feito com todos os seus elementos essenciais. Por elementos essenciais entendem-se aqueles requisitos que constituem a prpria essncia ou substncia da coisa, sem os quais ela no existiria; parte do todo. Para que o ato ou negcio sejam vlidos, tero que estar revestidos de todos os seus elementos essenciais. Faltando um deles, o negcio invlido, nulo, no alcanando os seus objetivos. Podemos dizer que a validade decorre, invariavelmente, de o ato haver sido executado com a satisfao de todas as exigncias legais. Uma norma jurdica, para que seja obrigatria, no deve

VALIDADE DAS NORMAS JURDICAS


O que necessrio para que uma coisa seja vlida? Um contrato, no qual uma das partes incapaz, vlido? No, porque lhe falta um dos elementos. Vemos assim que vlido aquilo que feito com todos os seus elementos essenciais.

Por elementos essenciais entendem-se aqueles requisitos que constituem a prpria essncia ou substncia da coisa, sem os quais ela no existiria; parte do todo. Para que o ato ou negcio sejam vlidos, tero que estar revestidos de todos os seus elementos essenciais. Faltando um deles, o negcio invlido, nulo, no alcanando os seus objetivos.

Na lio de Miguel Reale, a validade de uma norma jurdica pode ser vista sob trs aspectos: Tcnico-formal = vigncia; Social = eficcia; tico = fundamento.

VALIDADE
Validade Formal = Vigncia vem a ser a executoriedade compulsria de uma norma jurdica, por haver preenchido os requisitos essenciais sua feitura ou elaborao . Emanada de rgo competente; Com obedincia aos trmites legais; E cuja matria seja da competncia do rgo elaborador. Validade Social ou Eficcia. Sob o prisma tcnico-formal, uma norma jurdica pode ter validade e vigncia, ainda que seu contedo no seja cumprido; mesmo descumprida, ela vale formalmente. Assim, a regra do Direito deve ser no s formalmente vlida, mas tambm socialmente eficaz. Eficcia vem a ser o reconhecimento e vivncia do Direito pela sociedade: quando as normas jurdicas so acatadas nas relaes intersubjetivas e aplicadas pelas autoridades administrativas ou judicirias, h eficcia. Pode ser que determinadas normas jurdicas, por estarem em choque com a tradio e valores da comunidade, no encontrem condies fticas para atuar, no sejam adequadas realidade. Todavia, o fato que no existe norma sem o mnimo de eficcia, de execuo ou aplicao na sociedade a que se destina. Da a relevncia da valorao do fato social, para que a norma seja eficaz.

VALIDADE - Sobre a matria.


Desuso: anacrnicas - isto , as que envelheceram enquanto a vida evolua, havendo uma defasagem entre as mudanas sociais e a lei. leis artificiais - fruto apenas do pensamento, mera criao terica e abstrata, esto distanciadas da realidade que vo governar. leis defectivas , que so as que, por no terem sido planejadas com suficincia, revelam-se na prtica, sem condies de aplicabilidade, no fornecendo todos os recursos tcnicos para a sua aplicao (por exemplo: quando prescreve uso de certa mquina pelo operrio, mas que no existe no mercado). Validade tica ou Fundamento. Toda a norma jurdica, alm da validade formal (vigncia) e validade social (eficcia), deve possuir ainda validade tica ou fundamento. O fundamento o valor ou o fim visado pela norma jurdica. o valor que legitima uma norma jurdica, que lhe d uma legitimidade; da a distino entre legal (que possui validade formal) e legtimo (que possui validade tica). O valor que d a razo ltima da obrigatoriedade da norma. Ela obriga porque contm preceito capaz de realizar o valor. S o entendimento do Direito sob o prisma de valor dignifica a condio do ser humano.

Potrebbero piacerti anche