Sei sulla pagina 1di 136

NR 33 SEGURANA E SADE NOS TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS

OBJETIVO DO TREINAMENTO Divulgar as exigncias para a adequada proteo do pessoal frente aos riscos da entrada e realizao de trabalhos em ambientes confinados

INTRODUO  O trabalho em espaos confinados representa uma parcela significativa das atividades que so desenvolvidas nas indstrias, em veculos tanques e nas concessionrias de servio pblico.  Os profissionais de segurana e as linhas de superviso devem ter conhecimento para reconhecer, avaliar e controlar os riscos inerentes aos trabalhos em espaos confinados.

DEFINIO DE ESPAO CONFINADO  NBR 14787 - espao confinado qualquer rea no projetada para ocupao contnua, a qual tem meios limitados de entrada e sada, e na qual a ventilao existente insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou deficincia / enriquecimento de oxignio que possam existir ou se desenvolverem.  NR 33 - Espao Confinado qualquer rea ou ambiente no projetado para ocupao humana contnua, que possua meios limitados de entrada e sada, cuja ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficincia ou enriquecimento de oxignio.

CARACTERSTICAS GERAIS  So espaos que possuem aberturas de entrada e sada limitadas  No possuem ventilao natural  Podem ter pouco ou nenhum oxignio  Podem conter produtos txicos ou inflamveis  Podem conter outros riscos  No so feitos para ocupao continua por trabalhadores

EXEMPLOS DE ESPAOS CONFINADOS

SILOS

GALERIAS

RESERVATRIOS

RECONHECIMENTO, AVALIAO E IDENTIFICAO Todos os espaos confinados devem ser adequadamente sinalizados, identificados e isolados para evitar que pessoas no autorizadas adentrem a estes locais.  Deve-se reconhecer os espaos confinados existentes, cadastrando-os e sinalizando-os.  Restringir o acesso a todo e qualquer espao que possa propiciar risco integridade fsica e vida.

 Garantir a divulgao da localizao e da proibio de entrada em espao confinado para todos os funcionrios no autorizados.  Designar as pessoas que tem obrigaes ativas nas operaes de entrada, identificando os deveres de cada trabalhador e providenciar o treinamento requerido.  Testar as condies nos espaos confinados para determinar se as condies de entrada so seguras. Monitorar continuamente as reas onde os trabalhadores autorizados estiverem operando.

CLASSES DE ESPAO CONFINADO CLASSE A CLASSE B CLASSE C

TIPOS DE RISCOS EM ESPAOS CONFINADOS


         Falta ou excesso de oxignio; Incndio ou exploso pela presena de vapores e gases inflamveis; Intoxicaes por substncias qumicas; Infeces por agentes biolgicos Afogamentos Soterramentos Quedas Choques eltricos Presena de animais no espao confinado (vivos ou mortos);

Estes riscos so classificados em atmosfricos, fsicos e biolgicos.

REA CLASSIFICADA
uma rea na qual a probabilidade da presena de uma atmosfera explosiva tal que exige precaues para a construo, instalao e utilizao de equipamentos eltricos.

ORIGEM DOS RISCOS Trabalhos Mecnicos Impregnao nas Paredes Vazamentos Acidentais Oxidao Processos de Limpeza Poeiras e Ps Inflamveis

Ateno! Devemos ficar muito atentos, pois geralmente em um espao confinado encontramos uma combinao de riscos.

ATIVIDADES AGRAVANTES Trabalhos com Solda Cortes a quente Funcionamento de motores a combusto

MEDIDAS DE SEGURANA E CONTROLE DE RISCOS Anlise de Risco

MEDIDAS DE SEGURANA E CONTROLE DE RISCOS  Controle de Risco *Na fonte *No meio *No receptor

TESTES DO AR O Supervisor de Entrada deve realizar os testes iniciais do ar interno antes do trabalhador entrar no espao confinado e durante estas medies o Supervisor deve-se manter fora do espao confinado.

VENTILAO Ventilao geral diluidora Ventilao local exaustora

PROGRAMA PARA ENTRADA EM ESPAOS CONFINADOS

 Manter permanentemente um procedimento de permisso de entrada;  Implantar as medidas necessrias para prevenir entradas no autorizadas;  Identificar a avaliar os riscos de espaos confinados antes da entrada dos trabalhadores;  Providenciar treinamento peridico para trabalhadores envolvidos, sobre riscos a que esto expostos, medidas de controle e procedimentos seguros;

PROGRAMA PARA ENTRADA EM ESPAOS CONFINADOS  Manter, por escrito, os deveres dos supervisores de entrada, dos vigias e dos trabalhadores autorizados com seus nomes e assinaturas.  Implantar o servio de emergncias e resgate mantendo os membros sempre disposio, treinados e com equipamentos em perfeitas condies de uso.  Providenciar exames mdicos admissionais, demissionais e peridicos. Abordar exames complementares, requisitados pelo mdico do trabalho, de acordo com a avaliao do tipo de espao confinado.

ATRIBUIES DOS ENVOLVIDOS


 SUPERVISOR DE ENTRADA  VIGIA  TRABALHADORES AUTORIZADOS

SINALIZAO E ISOLAMENTO DE REA


A sinalizao importante para informao e alerta quantos aos riscos em espaos confinados e o isolamento necessrio para evitar que pessoas no autorizadas no se aproximem destes espaos.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
1234567Equipamentos de deteco de gases e vapores; Equipamentos de ventilao mecnica; Equipamentos de comunicao; Equipamentos de iluminao; Equipamentos de proteo respiratria; Equipamentos de proteo individual; Equipamentos de primeiros socorros.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


Os equipamentos de proteo individual devem ser fornecidos gratuitamente pela empresa ao trabalhador. Os EPIs devem ser adequados a cada situao de risco existente e o trabalhador deve ser treinado quanto ao seu uso correto.

PROTEO RESPIRATRIA EM ESPAOS CONFINADOS A proteo respiratria uma das medidas universais de segurana e visa formar uma barreira de proteo ao trabalhador, a fim de reduzir a exposio da pele e das membranas mucosas a agentes de risco de quaisquer naturezas. , portanto, um. equipamento de proteo individual.

TIPOS DE RESPIRADORES Respiradores de aduo de ar Purificadores de ar Purificadores de ar ou aparelhos filtrantes Respiradores de aduo de ar ou aparelhos isolantes

CONSIDERAES SOBRE ESPAOS CONFINADOS Presso Atmosfrica Reduzida


* Definio de deficincia de oxignio IPVS envolvendo presso atmosfrica reduzida; * Definio de deficincia de oxignio no IPVS.

EQUIPAMENTOS DE SONDAGEM INICIAL E MONITORIZAO CONTNUA DA ATMOSFRICA

EQUIPAMENTOS DE VENTILAO MECNICA

EQUIPAMENTOS DE COMUNICAO.

PROTEO CONTRA QUEDAS Fcil movimentao de subida / descida; Proteo contra eventual queda; Rpido e fcil resgate por um s vigia.

OBJETOS PROIBIDOS CIGARROS TELEFONE CELULAR VELAS, FSFOROS, ISQUEIROS

PRIMEIROS SOCORROS

RESGATE
O Resgate de vtima em Espao Confinado dificilmente um resgate simples de ser executado. Mas condies de ventilao e iluminao, espaos limitados, diferenas de nveis, temperatura, dentre outros so fatores que tornam o resgate uma operao complexa e de alto risco. Para um resgate ser bem sucedido, a equipe deve ser treinada e os equipamentos devem ser prprios para aes deste tipo.

PROCEDIMENTOS DE EMERGNCIA GRUPOS DE RESGATE AUTO RESGATE

PRIMEIROS SOCORROS

"Embora ningum possa voltar atrs e fazer um novo comeo, qualquer um pode comear agora e fazer um novo fim."

OS 10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA

OS 10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA 01. Mantenha a calma. 02. Tenha em mente a seguinte ordem de segurana quando voc estiver prestando socorro: PRIMEIRO EU (o socorrista) DEPOIS MINHA EQUIPE (Incluindo os transeuntes) E POR LTIMO A VTIMA Isto parece ser contraditrio a primeira vista, mas tem o intuito bsico de no gerar novas vtimas.

OS 10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA 03. Ao prestar socorro, fundamental ligar ao atendimento pr-hospital de imediato ao chegar no local do acidente. Podemos por exemplo discar 3 nmeros: 192 (nmero nacional do SAMU). 04. Sempre verifique se h riscos no local, para voc e sua equipe, antes de agir no acidente. 05. Mantenha sempre o bom senso. 06. Mantenha o esprito de liderana, pedindo ajuda e afastando os curiosos

OS 10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA 07. Distribua tarefas, assim os transeuntes que poderiam atrapalhar lhe ajudaro e se sentiro mais teis. 08. Evite manobras intempestivas (realizadas de forma imprudente, com pressa) 09. Em caso de mltiplas vtimas d preferncia quelas que correm maior risco de vida como, por exemplo, vtimas em parada crdio-respiratria ou que estejam sangrando muito. 10. Seja socorrista e no heri (lembre-se sempre do 2 mandamento).

PRIMEIROS SOCORROS
CONCEITO: Primeiros socorros so os atendimentos preliminares prestados a uma vtima de acidente ou portador de mal sbito, para mant-los com vida e evitar complicaes imediatas ou tardias, at a chegada da assistncia mdica.

LEGISLAO SOBRE O ATO DE PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS Cdigo penal - Art. 135 Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica. Pena deteno de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Pargrafo nico A pena aumentada de metade, se a omisso resulta leso corporal ou de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

LEGISLAO SOBRE O ATO DE PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS CLT - Art. 181 Os que trabalham em servios de eletricidade ou instalaes eltricas devem estar familiarizados com os mtodos de socorro os acidentados por choque eltrico. NR 10 - Subiten 10.12.2 Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimao cardio-respiratria.

Introduo
Os Primeiros Socorros ou socorro bsico de urgncia so as medidas iniciais e imediatas dedicadas vtima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das leses existentes. A prestao dos Primeiros Socorros depende de conhecimentos bsicos, tericos e prticos por parte de quem os est aplicando. O restabelecimento da vtima de um acidente, seja qual for sua natureza, depender muito do preparo psicolgico e tcnico da pessoa que prestar o atendimento. O socorrista deve agir com bom senso, tolerncia e calma. O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vtimas de acidentes a seqelas irreversveis.

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS Mantenha-se calmo e inspire confiana ao acidentado! O socorrista deve apresentar as seguintes caractersticas: autocontrole (calma, tolerncia, pacincia); iniciativa e liderana; conhecimento e avaliao tcnica; capacidade de improvisao
.

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS


. Sinalize o local para evitar outros acidentes e disperse os curiosos.

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS


. Avalie o estado geral da vtima e verifique os sinais vitais: pulso, respirao, temperatura, pupila, nvel de conscincia, sensibilidade do corpo, etc.

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS . Se houver mais de uma vtima envolvida, o socorrista deve fazer uma avaliao geral do estado delas e proceder a uma triagem, atendendo em primeiro lugar os casos mais graves, que, do ponto de vista dos primeiros socorros, so:

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS

obstruo das vias areas e/ou parada respiratria; . hemorragias graves; parada cardaca estado de choque; envenenamento; fraturas; feridas abertas no abdome e/ou trax; queimaduras; traumatismo craniano; hematomas.

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS

O socorrista deve priorizar a desobstruo das vias areas, o restabelecimento e manuteno da respirao e o restabelecimento e manuteno da circulao.

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS


Efetue as tcnicas de primeiros socorros de acordo com cada caso. . Algumas tcnicas so vlidas e podem ser aplicadas em todos os casos: Se a vtima sentir sede umedea os lbios com gaze. No d bebidas alcolicas. Mantenha-a deitada. Mantenha a respirao. Evite a perda de sangue. Evite vir-la, empurr-la ou pux-la, para no agravar as leses sseas. No retirem do corpo objetos penetrantes, como vidros, etc.

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS Chame de imediato o atendimento. especializado: mdico, policial, bombeiro

PROCEDIMENTOS PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS . Ainda que a vtima apresente estar em bom estado, no confie na aparncia. Encaminhe-a para ser examinada por um profissional de sade, pois s um exame detalhado pode definir o seu estado fsico e psquico.

Anlise primria
1- Verifique a inconscincia; 2- Abra as vias areas respiratrias; 3- Verifique a respirao; 4- Verifique os batimentos cardacos; 5- Aplicar colar cervical (inconsciente).

Colocao do colar cervical


P= 4 dedos M= 4,5 dedos G= 5 dedos Nota: Regulvel

Anlise secundria
1- Proceda o exame da cabea aos ps; 2- Questione a vtima (se possvel); 3- Questione as testemunhas (se houver).

Insolao
Ocorre devido exposio prolongada dos raios solares sobre o indivduo. Sinais e sintomas Temperatura do corpo elevada; Pele quente, avermelhada e seca; Diferentes nveis de conscincia; Falta de ar; Desidratao; Dor de cabea, nuseas e tontura.

Insolao
Primeiros socorros Remover a vtima para lugar fresco e arejado; Baixar a temperatura do corpo de modo progressivo, envolvendo-a com toalhas umedecidas; Oferecer lquidos em pequenas quantidades e de forma freqente; Mant-la deitada; Avaliar nvel de conscincia, pulso e respirao; Providenciar transporte adequado; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Intermao
Ocorre devido ao do calor em lugares fechados e no arejados (fundies, padarias, caldeiras etc.) intenso trabalho muscular. Sinais e sintomas Temperatura do corpo elevada; Pele quente, avermelhada e seca; Diferentes nveis de conscincia; Falta de ar; Desidratao; Dor de cabea, nuseas e tontura; Insuficincia respiratria.

Intermao
Primeiros socorros Remover a vtima para lugar fresco e arejado; Baixar a temperatura do corpo de modo progressivo, aplicando compressas de pano umedecido com gua; Mant-la deitada com o tronco ligeiramente elevado; Avaliar nvel de conscincia, pulso e respirao; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Ferimentos externos
So leses que acometem as estruturas superficiais ou profundas do organismo com grau de sangramento, lacerao e contaminao varivel. Sinais e sintomas Dor e edema local; Sangramento; Lacerao em graus variveis; Contaminao se no adequadamente tratado.

Ferimentos externos
Primeiros socorros Priorizar o controle do sangramento; Lavar o ferimento com gua; Proteger o ferimento com pano limpo, fixando-o sem apertar; No remover objetos empalados; No colocar qualquer substncia estranha sobre a leso; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Hemorragias
a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguneo (artrias, veias e capilares). Toda hemorragia deve ser controlada imediatamente. A hemorragia abundante e no controlada pode causar a morte em 3 a 5 minutos.

Hemorragia externa
Como reconhecer o sangramento
Arterial

Venoso

Capilar

Hemorragia externa
Sinais e sintomas
Sangramento visvel; Nvel de conscincia varivel decorrente da perda sangunea; Palidez de pele e mucosa.

Hemorragia externa
Primeiros socorros
Comprimir o local com um pano limpo; Elevar o membro quando possvel; Comprimir os pontos arteriais Prevenir o estado de choque; Aplicar torniquete (amputao, esmagamento de membro); Encaminhar para atendimento hospitalar.

Hemorragia externa
Pontos arteriais de compresso

Hemorragia interna
Sinais e sintomas Sangramento geralmente no visvel; Nvel de conscincia varivel dependente da intensidade e local do sangramento. Primeiros socorros Manter a vtima aquecida e deitada, acompanhando os sinais vitais e atuando adequadamente nas intercorrncias; Agilizar o encaminhamento para o atendimento hospitalar.

Hemorragia nasal
Sinais e sintomas Sangramento nasal visvel. Primeiros socorros Colocar a vtima sentada, com a cabea ligeiramente voltada para trs, e apertar-lhe a(s) narina (s) durante cinco minutos; Caso a hemorragia no ceda, comprimir externamente o lado da narina que est sangrando e colocar um pano ou toalha fria sobre o nariz. Se possvel, usar um saco com gelo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Queimaduras
Queimadura uma leso produzida no tecido de revestimento do organismo, por agentes trmicos, eltricos, produtos qumicos, irradiao ionizante e animais peonhentos.

Queimaduras
Sinais e sintomas 1 Grau Atinge somente a epiderme; Dor local e vermelhido da rea atingida. 2 Grau Atinge a epiderme e a derme; Apresenta dor local, vermelhido e bolhas d gua. 3 Grau Atinge a epiderme, derme e alcana os tecidos mais profundos, podendo chegar at o sso

Queimaduras

Queimaduras
Primeiros socorros Isolar a vtima do agente agressor; Diminuir a temperatura local, banhando com gua fria (1Grau); Proteger a rea afetada com plstico; No perfurar bolhas, colocar gelo, aplicar medicamentos, nem produtos caseiros; Retirar parte da roupa que esteja em volta da rea queimada; Retirar anis e pulseiras, para no provocar estrangulamento ao inchar. Encaminhar para atendimento hospitalar;

Queimaduras nos olhos


Primeiros socorros
Lavar os olhos com gua em abundncia durante vrios minutos; Vedar o(s) olho(s) atingido(s) com pano limpo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Desmaio
a perda sbita e temporria da conscincia e da fora muscular, geralmente devido diminuio de oxignio no crebro, tendo como causas: hipoglicemia, fator emocional, dor extrema, ambiente confinado, etc. Sinais e sintomas Tontura; Sensao de mal estar; Pulso rpido e fraco; Respirao presente de ritmos variados; Tremor nas sobrancelhas; Pele fria, plida e mida; Inconscincia superficial;

Desmaio
Primeiros socorros Colocar a vtima em local arejado e afastar curiosos; Deitar a vtima se possvel com a cabea mais baixa que o corpo; Afrouxar as roupas; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Convulso
Perda sbita da conscincia acompanhada de contraes musculares bruscas e involuntrias, conhecida popularmente como ataque . Causas variadas: epilepsia, febre alta, traumatismo craniano, etc. Sinais e sintomas Inconscincia; Queda abrupta da vitima; Salivao abundante e vmito; Contrao brusca e involuntria dos msculos; Enrijecimento da mandbula, travando os dentes; Relaxamento dos esfncteres (urina e/ou fezes soltas); Esquecimento.

Convulso
Primeiros socorros Colocar a vtima em local arejado, calmo e seguro; Proteger a cabea e o corpo de modo que os movimentos involuntrios no causem leses; Afastar objetos existentes ao redor da vitima; Lateralizar a cabea em caso de vmitos; Afrouxar as roupas e deixar a vtima debater-se livremente; Nas convulses por febre alta diminuir a temperatura do corpo, envol-vendo-o com pano embebido por gua; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Fratura
Fratura o rompimento total ou parcial de qualquer osso. Existem dois tipos de fratura:

Fechadas: sem exposio ssea; Expostas: o osso est ou esteve exposto.

Fratura
Identificando uma fratura
Compare o membro supostamente fraturado com o correspondente no comprometido.
Procure a presena de: Deformaes; Inchao; Espasmo da musculatura; Feridas; Palidez. Procure a presena de: Dor manipulao; Creptao ssea; Enchimento capilar lento; Diminuio da sensibilidade; Reduo da temperatura.

Fratura
Primeiros socorros
Fraturas Expostas Cobrir o ferimento com pano limpo; Estancar o sangramento; Prevenir contra o estado de choque; Fraturas Fechadas Imobilizar com tala ou material rgido

Fratura
Primeiros socorros
No Movimente a parte fraturada; No de nada de comer ou beber vtima; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Entorse-distenso-luxao
Entorse a separao momentnea das superfcies sseas articulares, provocando o estiramento ou rompimento dos ligamentos; Distenso o rompimento ou estiramento anormal de um msculo ou tendo; Luxao a perda de contato permanente entre duas extremidades sseas numa articulao.

Entorse-distenso-luxao
Sinais e sintomas
Dor local intensa; Dificuldade em movimentar a regio afetada; Hematoma; Deformidade da articulao; Inchao.

Entorse-distenso-luxao
Primeiros socorros
Manipular o mnimo possvel o local afetado; Proteger ferimentos com panos limpos e controlar sangramentos nas leses expostas; Imobilizar a rea afetada antes de remover a vtima; Se possvel, aplicar bolsa de gelo no local afetado; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Leses da coluna vertebral


A coluna vertebral composta de 33 vrtebras sobrepostas, localizada do crnio ao cccix, e no seu interior h a medula espinhal, que realiza a conduo dos impulsos nervosos. As leses da coluna vertebral mal conduzidas podem produzir leses graves e irreversveis de medula, com comprometimento neurolgico definitivo (tetraplegia ou paraplegia). Todo o cuidado dever ser tomado com estas vitimas para no surgirem leses adicionais.

Leses da coluna vertebral


Sinais e sintomas Dor local intensa; Diminuio da sensibilidade, formigamento ou dormncia em membros inferiores e/ou superiores; Paralisia dos segmentos do corpo, que ocorrem abaixo da leso; Perda do controle esfincteriano (urina e/ou fezes soltas). Nota: Todas as vitimas inconscientes devero ser consideradas e tratadas como portadoras de leses na coluna.

Leses da coluna vertebral


Primeiros socorros Cuidado especial com a vtima inconsciente; Imobilizar o pescoo antes do transporte, utilizando o colar cervical; Movimentar a vtima em bloco, impedindo particularmente movimentos bruscos do pescoo e do tronco;

Leses da coluna vertebral


Primeiros socorros Colocar em prancha de madeira; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Corpo estranho nos olhos


a introduo acidental de poeiras, gros diversos, etc. Na cavidade dos glbulos oculares. Sinais e sintomas

Dor; Ardncia; Vermelhido; Lacrimejamento.

Corpo estranho nos olhos


Primeiros socorros

No esfregar os olhos; Lavar o olho com gua limpa; No remover o corpo estranho manualmente; Se o corpo estranho no sair com a lavagem, cobrir os dois olhos com pano limpo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Intoxicaes e envenenamentos
O envenenamento ou intoxicao resulta da penetrao de substncia txica/nociva no organismo atravs da pele, aspirao e ingesto. Sinais e sintomas Dor e sensao de queimao nas vias de penetrao e sistemas correspondentes; Hlito com odor estranho; Sonolncia, confuso mental, alucinaes e delrios, estado de coma; Leses cutneas; Nuseas e vmitos; Alteraes da respirao e do pulso.

Intoxicaes e envenenamentos
Primeiros socorros Pele Retirar a roupa impregnada; Lavar a regio atingida com gua em abundncia; Substncias slidas devem ser retiradas antes de lavar com gua; Agasalhar a vtima; Encaminhar para atendimento hospitalar. Aspirao Proporcionar a ventilao; Abrir as vias reas respiratrias; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Intoxicaes e envenenamentos
Primeiros socorros Ingesto

Identificar o tipo de veneno ingerido; Provocar vmito somente quando a vtima apresentar-se consciente, oferecendo gua; No provocar vmitos nos casos de inconscincia, ingesto de soda custica, cidos ou produtos derivados de petrleo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Estado de choque
a falncia do sistema cardiocirculatrio devido causas variadas, proporcionando uma inadequada perfuso e oxigenao dos tecidos. Sinais e sintomas Inconscincia profunda; Pulso fraco e rpido; Aumento da freqncia respiratria; Perfuso capilar lenta ou nula; Tremores de frio.

Estado de choque
Primeiros socorros
Colocar a vtima em local arejado, afastar curiosos e afrouxar as roupas; Manter a vtima deitada com as pernas mais elevadas; Manter a vtima aquecida; Lateralizar a cabea em casos de vmitos; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Choque eltrico
o fenmeno da passagem da corrente eltrica pelo corpo quando em contato com partes energizadas. Sinais e sintomas
Parada cardiorrespiratria; Queimaduras; Leses traumticas.

Choque eltrico
Primeiros socorros
Interromper imediatamente o contato da vtima com a corrente eltrica, utilizando luvas isolantes de borracha de acordo com a classe de tenso, com luvas de cobertura ou basto isolante; Certificar-se de estar pisando em cho seco, se no estiver usando botas com solado isolante; Realizar avaliao primria (grau de conscincia, respirao e pulsao); Aplicar as condutas preconizadas para parada cardiorrespiratria, queimaduras e leses traumticas; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Picadas e ferroadas de animais peonhentos


Animais peonhentos so aqueles que introduzem no organismo humano substncias txicas. Por exemplo, cobras venenosas, aranhas e escorpies. Se possvel deve-se capturar ou identificar o animal que picou a vtima, mas sem perda de tempo com esse procedimento. Na dvida, tratar como se o animal fosse peonhento.

Picadas e ferroadas de animais peonhentos


Sinais e sintomas Marcas da picada; Dor, inchao; Manchas roxas, hemorragia; Febre, nuseas; Sudorese, urina escura; Calafrios, perturbaes visuais; Eritema, dor de cabea; Distrbios visuais; Queda das plpebras; Convulses; Dificuldade respiratria.

Picadas e ferroadas de animais peonhentos


Medidas preventivas
Usar botas de cano longo e perneiras; Proteger as mos com luvas de raspa ou vaqueta; Combater os ratos; Preservar os predadores; Conservar o meio ambiente.

Picadas e ferroadas de animais peonhentos


Primeiros socorros - Cobras Manter a vtima deitada. Evite que ela se movimente para no favorecer a absoro de veneno; Se a picada for na perna ou brao, mantenha-os em posio mais baixa que o corao; Lavar a picada com gua e sabo; Colocar gelo ou gua fria sobre o local; Remover anis, relgios, prevenindo assim complicaes decorrentes do inchao; Encaminhar a vtima imediatamente ao servio de sade mais prximo, para que possa receber o soro em tempo; No fazer garroteamento ou torniquete; No cortar ou perfurar o local da picada.

Picadas e ferroadas de animais peonhentos


Sinais e sintomas - Escorpies/Aranhas Dor; Eritema; Inchao; Febre; Dor de cabea. Primeiros socorros Os mesmos utilizados nas picadas de cobras; Encaminhar a vtima imediatamente ao servio de sade mais prximo, para avaliar a necessidade de soro especfico.

Picadas e ferroadas de insetos


H pessoas alrgicas que sofrem reaes graves ou generalizadas, devido a picadas de insetos (abelhas e formigas). Sinais e sintomas
Eritema local que pode se estender pelo corpo todo; Prurido; Dificuldade respiratria (Edema de glote).

Picadas e ferroadas de insetos


Primeiros socorros
Retirar os ferres introduzidos pelo inseto sem espremer; Aplicar gelo ou lavar o local da picada com gua corrente; Encaminhar a vtima imediatamente ao servio de sade mais prximo, para avaliar a necessidade de soro especfico.

Parada cardiorrespiratria
a ausncia das funes vitais, movimentos respiratrios e batimentos cardacos. A ocorrncia isolada de uma delas s existe em curto espao de tempo; a parada de uma acarreta a parada da outra. A parada cardiorrespiratria leva morte no perodo de 3 a 5 minutos. Sinais e sintomas Inconscincia; Ausncia de movimentos respiratrios e batimentos cardacos.

Parada cardiorrespiratria
Freqncia respiratria por minuto

HOMEM

15 A 20 RESPIRAES

MULHER

18 A 20 RESPIRAES

CRIANA

20 A 25 RESPIRAES

LATENTE

30 A 40 RESPIRAES

Parada cardiorrespiratria
Freqncia cardaca em batimentos por minuto

HOMEM

60 A 70 BATIMENTOS

MULHER

65 A 80 BATIMENTOS

CRIANA

120 A 125 BATIMENTOS

LATENTE

125 A 130 BATIMENTOS

Parada cardiorrespiratria
Como localizar o corao

Parada cardiorrespiratria
Reanimao crdio pulmonar
1 ou 2 Socorristas

30 X
PROCEDA 04 CICLOS E REPITA A ANLISE PRIMRIA

Transporte de acidentados
O transporte de acidentados deve ser feito por equipe especializada em resgate (Corpo de Bombeiros, Anjos do Asfalto, outros). O transporte realizado de forma imprpria poder agravar as leses, provocando seqelas irreversveis ao acidentado. A vtima somente dever ser transportada com tcnicas e meios prprios, nos casos onde no possvel contar com equipes especializadas em resgate.

Transporte de acidentados
ANTES DA REMOO: TENTE controlar a hemorragia. INICIE a respirao de socorro. EXECUTE a massagem cardaca externa. IMOBILIZE as fraturas. EVITE o estado de choque, se NECESSRIO.

Transporte de acidentados
Para o transporte da vtima podemos utilizar meios habitualmente empregados - maca ou padiola, ambulncia, helicptero ou de RECURSOS IMPROVISADOS:
Ajuda de pessoas Maca. Cadeira. Tbua. Cobertor. Porta ou outro material disponvel.

Transporte de acidentados
Devem ser transportados os que estiverem:
inconscientes; em estado de choque; gravemente queimados; com hemorragia; envenenados; com fratura nos membros inferiores, bacia e coluna vertebral.

Transporte de acidentados
Acidentados com fratura no pescoo e suspeita de leso da medula no devem ser removidos antes do atendimento mdico. Um erro de movimento pode ocasionar numerosas leses. Se a vtima tiver que ser erguida para verificao das leses, cada parte do corpo deve ser apoiada, no deixe o corpo se dobrar, mantenha-o em linha reta. Ao transport-la puxe pela direo da cabea ou ps, nunca pelos lados, e proteja o corpo com toalha ou outro material, principalmente a cabea.

Transporte de acidentados
Uma pessoa - De Apoio Passe o seu brao em torno da cintura da vtima e o brao da vtima ao redor de seu pescoo.

Transporte de acidentados
Uma pessoa - Nas costas ou colo
D as costas para a vtima, passe os braos dela ao redor de seu pescoo, incline-a para frente e levante-a.

Transporte de acidentados
Duas pessoas - Cadeirinha
Faa a cadeirinha conforme abaixo. Passe os braos da vtima ao redor do seu pescoo e levante a vtima.

Transporte de acidentados
Duas pessoas transporte em cadeira
No transporte da vtima numa cadeira, que tem a vantagem de manter o corpo ereto e desse modo impedir o possvel agravamento das leses, deve-se inclin-la para trs.

Transporte de acidentados
Duas pessoas - Segurando pelas extremidades Uma segura a vtima pelas axilas, enquanto a outra, segura pelas pernas abertas. Ambas devem erguer a vtima simultaneamente.

Transporte de acidentados
Trs pessoas
Uma segura a cabea e costas, a outra, a cintura e a parte superior das coxas. A terceira segura a parte inferior das coxas e pernas. Os movimentos das trs pessoas devem ser simultneos, para impedir deslocamentos da cabea, coluna, coxas e pernas.

Transporte de acidentados
Quatro pessoas
Semelhante ao de trs pessoas. A quarta pessoa imobiliza a cabea da vtima impedindo qualquer tipo de deslocamento.

Transporte de acidentados
IMPORTANTE:
EVITE paradas e freadas BRUSCAS do veculo, durante o transporte; PREVINA-SE contra o aparecimento de DANOS IRREPARVEIS ao acidentado, movendo-o o MENOS POSSVEL SOLICITE, sempre que possvel, a ASSISTNCIA DE UM MDICO na remoo de acidentado grave. NO INTERROMPA, em hiptese alguma, a RESPIRAO DE SOCORRO e a MASSAGEM CARDACA EXTERNA ao transportar o acidentado.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
 CABOS / CORDAS POLIOLEFINAS (Polipropileno e Policetileno) ARAMIDAS (Kevlar Dupont) POLISTER POLIAMIDA (Nylon, Perlon)

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
CINTAS DE ACORAGEM As cintas de ancoragem so utilizadas em situaes em que se precisa de um elemento de ancoragem de grande resistncia.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
PLACAS DE ANCORAGEM So placas de metal em duralumnio ou em ao inox que possibilitam a conexo organizada dos diversos sistemas de resgate no ponto de ancoragem

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
MOSQUETES Os mosquetes so conectores metlicos indispensveis nos resgates em altura ou em espaos confinados, sua principal funo facilitar a montagem dos equipamentos e sistemas de resgate. Eles se dividem em 4 partes:

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
DESCENSORES OU FREIOS *Freio oito (conencional/com orelhas)

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
RACK DE RAPPEL Os rack de rapel so os equipamentos mais versteis e seguros para o uso como freios de descida.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
MONTAGEM DO RACK PASSO A PASSO 1- Abra todas as barras do rack.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
MONTAGEM DO RACK PASSO A PASSO 2- Passe a corda entre as barras fixas (1 e 3) , em seguida trave a barra mvel n2.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
MONTAGEM DO RACK PASSO A PASSO 3- D seqncia ento as demais barras at a ltima.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
MONTAGEM DO RACK PASSO A PASSO 4- Sempre ajuste a corda a cada barra que fixar no arame tubular em U .

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
MONTAGEM DO RACK PASSO A PASSO 5- Note que a corda sempre deve ficar na posio contrria a abertura da barra, caso contrrio acidentes graves podero acontecer.

Potrebbero piacerti anche