Sei sulla pagina 1di 31

Subnutrio proteica

Subnutrio Proteica
Afecta principalmente crianas, em pases subdesenvolvidos; Aps alguns estudos tem-se verificado um decrscimo nos casos desta patologia; A desnutrio por carncia de energia (calorias) e protenas a forma mais letal de m nutrio e tem um papel importante em pelo menos metade das 10,4 milhes de mortes anuais de crianas no mundo em desenvolvimento.

Caractersticas
Incapacidade de crescer de forma adequada, uma das primeiras manifestaes A Subnutrio proteico calrica varia desde o mais suave (deficincia de crescimento ) at mais severa (Marasmo Nutricional) Viso Actual: resultado da ingesto inadequada ou m utilizao de alimentos e energia

Factores envolvidos
Disponibilidade inadequada de alimentos Cuidado infantil inadequado Infeces Fome resultante da seca, guerras

Incidncia
A preveno da subnutrio proteica na sia, frica e nas Amricas um enorme desafio, pois as causas so numerosas e complexas, e porque no existe uma nica, universal e barata estratgia sustentvel que possa ser aplicada de forma a reduzir a prevalncia e a severidade da subnutrio proteica.

O que afecta?
Corao: o corao perde massa muscular, assim como os outros msculos do corpo. Em estgio mais avanado h insuficincia cardaca e posteriormente morte. Sistema imunitrio: torna-se ineficiente. O corpo humano no vai ter os nutrientes necessrios para produzir as clulas de defesa. Logo, comum infeces intestinais subsequentes, respiratrias e outros acometimentos. A durao das doenas maior e o prognstico sempre pior em comparao a indivduos normais. A cicatrizao mais lenta. Sangue: possvel ocorrer um quadro de anemia ferripriva relacionada desnutrio. Trato gastro-intestinal: h menor secreo de HCl pelo estmago, tornando esse ambiente mais propcio para proliferao bacteriana. O intestino diminui seu ritmo de peristalse e a absoro de nutrientes fica muito reduzida.

DESNUTRIO
A desnutrio pode ser o resultado de pouca alimentao ou alimentao excessiva. Ambas as condies so causadas por um desequilbrio entre a necessidade do corpo e a ingesto de nutrientes essenciais.

Conceitos
Fala-se mal nutrido em qualquer estado patolgico de uma pessoa, que resulta de um desequilbrio entre a taxa alimentar e necessidades nutritivas. Os desequilbrios pode ser por defeito ou por excesso para designar as consequncias de uma dieta deficitria quantitativa e qualitativamente. Assim em regra geral desnutrio refere-se a uma falha na taxa nutricional por falta de recursos nos pases no desenvolvidos ou em casos de nutrio inadequada. Desnutrio secundria pode ocorrer em indivduos com recursos alimentares disponveis, mas sofram de doenas que impossibilitam um aproveitamento oportuno dos nutrientes fala-se ento de magreza patolgica.

Qualquer sistema do corpo pode ser afectado por uma desordem nutricional.
Por exemplo:
de Niacina

vitamina B6

Sistema Nervoso afectado:


vitamina B12

tiamina vitamina B1

Paladar e Olfacto
Sistema Cardiovascular afectado:

Zinco
Dieta Rica em Gordura Uma dieta com excesso de Sal (Hipertenso)

Beribri

Obesidade

O trato intestinal

Pelagra

Acido Flico

Alcoolismo

A Boca (lbios, lngua, gengivas)

Vitaminas do complexo B

Pelo escorbuto Vit. C


Podem acontecer no escorbuto, def. de Vit. K, def. de Vit. A e no beribri.

Tendncia para sangramento e sintomas cutneos

Esses sintomas podem ser:

Erupes, secura e inchao por reteno de lquidos (edema)

Iodo
Os ossos e articulaes

Glndula tiride
Raquitismo (Vit. D), osteoporose e escorbuto.

Factores de risco
As crianas podem desenvolver deficincias de ferro, cido flico, vitamina C e cobre se receberem dietas inadequadas. A ingesto insuficiente de protenas, calorias e outros nutrientes pode conduzir desnutrio protico-calrica, uma forma particularmente severa de subnutrio, que retarda o crescimento e o desenvolvimento. O beb de uma me alcolica pode ser fsica e mentalmente prejudicado pela sndrome alcolica fetal, pois o abuso de lcool e a subnutrio resultante afectam o desenvolvimento fetal. Uma criana que amamentada exclusivamente ao seio pode desenvolver deficincia de vitamina B12 se a me for uma vegetariana que no come nenhum produto de origem animal.

Quem tem risco de sofrer subnutrio?


Crianas com pouco apetite; Adolescentes que passam por surtos de crescimento rpido; Idosos; Pessoas que tm doena crnica do trato gastrointestinal (fgado ou rins); Pessoas em dietas rigorosas por muito tempo (Vegetarianismo); Pessoas com dependncia de lcool ou outra droga que no se alimentam adequadamente; Pessoas que se auto-medicam interferindo com o apetite ou com a absoro ou excreo de nutrientes; Pessoas com anorexia nervosa; Pessoas com febre prolongada, hipertiroidismo, queimaduras ou cancro.

Kwashiorkor

Pode ser enquadrada no grupo das sndromas de m nutrio. A sua origem deve-se a uma dieta desequilibrada, pobre em protenas, embora possa existir uma ingesto diria suficiente de calorias, provenientes de outras fontes alimentares, por exemplo, os glcidos.

Perodo de risco
O sndrome de Kwashiorkor pode surgir na primeira infncia, entre os seis meses e os 3 anos de idade, sendo o segundo ano de vida o perodo de maior vulnerabilidade, devido ao facto de ocorrer o desmame, transitando o beb para uma nova alimentao que no consegue fornecer-lhe o contedo proteico necessrio, numa altura em que a necessidade de prtidos (nutriente com funes plsticas) elevada, face s necessidades do perodo de crescimento e desenvolvimento muscular da criana.

Maior incidncia da doena


Esta sndroma frequente, sobretudo em regies marcadas pela fome (espalhadas, principalmente, pela frica e sia ), onde existe uma carncia alimentar generalizada, mas, tambm, em regies onde, no existindo propriamente situaes de fome, ocorrem deficincias alimentares, traduzidas numa alimentao feita base de cereais e com ausncia ou quantidade insuficiente de leite, ovos, carne, peixe ou qualquer outro tipo de alimentos com elevado teor proteico.

Kwashiorkor marasmtico

O tipo intermedirio de desnutrio protico-calrica chamado kwashiorkor - marasmtico. Crianas com esse tipo retm algum fludo e tem mais gordura corporal do que as que tem marasmo. Tende a ser limitado a algumas partes do mundo (frica rural, Caribe, Ilhas do Pacfico, e Sudeste da sia) onde as comidas utilizadas para desmamar os bebs - como inhame, mandioca, arroz, batata-doce e bananas verdes - so deficientes em protena. O desenvolvimento comportamental pode ser extremamente atrasado na criana severamente subnutrida e pode acontecer retardamento mental. Normalmente, uma criana que tem marasmo mais afectada do que uma criana mais velha que tem kwashiorkor.

Sintomas frequentes do kwashiorkor como:


Alteraes na pele; Dermatose escamosas; Mudanas de cabelo; Alteraes mentais; Hepatomegalia.

Tratamento
O tratamento divide-se em duas grandes vertentes: clnica da desnutrio; psquico-social de pais e crianas afectadas

Primeiramente corrigem-se as alteraes agudas da homeostasia e processos infecciosos, com durao de trs a cinco dias

Prognstico
Cerca de 40% das crianas que tm desnutrio protico-calrica morrem durante os primeiros dias de vida de tratamento causado por um desequilbrio electroltico por: Infeco Hipotermia Parada Cardaca.

Marasmo

Como se caracteriza?
Caracterizado pelo desaparecimento de tecido subcutneo, ausncia de leses de pele, de cabelo e de esteatose heptica. O aspecto fsico de quem consumiu todas ou quase todas as suas reservas musculares e de gordura. uma criana pequena para a idade, com membros delgados, costelas proeminentes, pele solta e enrugada na regio das ndegas. Normalmente est irritada, com choro forte e contnuo, alm do apetite varivel.

A principal deficincia alimentar e consequentemente energtica. Pode ocorrer em qualquer idade, mas mais comum at aos trs anos e meio, sendo o primeiro ano com mais incidncia de casos. As protenas sricas (albumina), as enzimas hepticas e os minerais tm valores normais. uma forma de fome, e as suas possveis causas so inmeras.

Consequncias
Doenas infecciosas e parasitrias de infncia (sarampo, coqueluche, diarreia, malria entre outras). Infeces crnicas como a tuberculose; Deficincia mental Distrbios digestivos, tais como, m absoro ou vmitos e o aleitamento materno.

Crescimento deficiente Perda de massa corporal Alerta Apetite Anorexia Anemia Diarreia Desidratao - resulta de diarreia severa (e por vezes vmitos). Skin feridas - Pode haver lceras de presso. Ao contrario do kwashiorkor, no h edema nem dermatose.

No Adulto
1. Principais causas:
Insuficincia de alimentos. Infeces especialmente crnicas, ou infeces intratveis sendo a mais comum a SIDA. M absoro. Transtornos alimentares.

% de peso normal (idade) 60 80%

Edema presente

Edema ausente

Kwashiorkor

Desnutrio

< 60%

Kwashiorkor marasmtico

Marasmo Nutricional

Tabela1: classificao de Wellcome das diversas formas graves de D.P.E.

Caractersticas Atraso no crescimento Perda da massa corporal Edema Mudanas capilares Mudanas mentais Dermatose/despigmentao Apetite Anemia Gordura subcutnea Face Hepatomegalia

Kwashiorkor Presente Presente Presente (em alguns casos) Comum Muito comum Comum Pobre Severa (em alguns casos) Presente (mas reduzida) Pode conter edema Presente

Marasmo Presente Presente Ausente Menos comum Incomum No ocorre Bom Presente, menos severo Ausente Alterada (aspecto de primata) Ausente

FIM

Potrebbero piacerti anche