Sei sulla pagina 1di 105

Aula 01 Sistema Financeiro Nacional SFN

Conceito (Edson Martins) Conjunto de instituies financeiras ou no financeiras responsveis pela captao e distribuio de valores ( dinheiro, ttulos e valores mobilirios) na economia.

rgos normativos do Sistema Financeiro Nacional


CMN
Mercado Financeiro

BACEN
Mercado Monetrio

CVM
Mercado de Capitais

CNSP
Mercado de Seguros

CNPC
Mercado de
Previdncia Fechada

CMN Conselho Monetrio Nacional


rgo Mximo Normativo do SFN.
Principais atribuies:

Adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia e ao seu processo de desenvolvimento; Autorizar a emisso de moeda; Coordenar as polticas monetria, cambial, creditcia, fiscal, oramentria e da dvida pblica; Determinar normas de atuao (constituio, funcionamento e penalidades) das instituies financeiras; Disciplinar o crdito em todas as suas modalidades; Fixar o percentual mximo e mnimo do recolhimento do depsito compulsrio; Orientar a aplicao de recursos das instituies financeiras, tendo em vista propiciar, desenvolvimento harmnico da economia; Propiciar o aperfeioamento das instituies e instrumentos financeiros, com vistas maior eficincia do Sistema Brasileiro de Pagamentos (SBP) e da mobilizao de recursos; Regular o valor interno da moeda, corrigindo ou prevenindo surtos inflacionrios ou deflacionrios, de origem interna ou externa, depresses econmicas e outros desequilbrios oriundos de fenmenos conjunturais; Regular o valor externo da moeda e o equilbrio na balana de pagamentos do pas, tendo em vista melhor utilizao dos recursos em moeda estrangeira; Zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras.

Atribuies: Estabelecer diretrizes da poltica monetria; Definir a taxa bsica de juros da economia (SELIC ou Selic Meta) e seu vis; Produzir o relatrio de inflao (trimestral); Obs.: conforme o Decreto 3.088\99, do Executivo, o COPOM persegue as Metas de Inflao estabelecidas pelo CMN.

COPOM Comit de Poltica Monetria do BACEN Presidido pelo Presidente do BACEN, com votos de sete diretores do colegiado do BACEN.

Aula 02
reas de Atuao Exclusiva do BACEN
Mercado Monetrio Captao e Distribuio de Recursos

Mercado Bancrio e No Bancrio (Intermedirios) Negocia: Ttulos Privados

Mercado Aberto (Open Market) Negocia: Ttulos Pblicos

Mercado de Cmbio (Comercial e Turismo) Negocia: Moeda Estrangeira

Banco Central do Brasil BACEN Autarquia (Criado pela lei 4.595\64) Executor, fiscalizador e normativo do Mercado Monetrio. Funes:
I Controle Monetrio: Emite papel moeda; Executa servios de meio circulante; Exerce controle de crdito; Realiza operaes de Mercado Aberto (Open Market); II - Banco dos bancos: Autoriza e fiscaliza o funcionamento das instituies financeiras; Executa o recolhimento do depsito compulsrio; Realiza operaes de redesconto e emprstimo de liquidez; Regula o servio de Compensao de Cheques e Outros papis; Zela pela liquidez e solvncia das instituies financeiras. III Banco do governo: Administra a dvida pblica interna e externa, inclusive financiando o Tesouro Nacional (TN); Administra as reservas internacionais (ouro e moeda estrangeira). Representa o pas junto a instituies financeiras internacionais.

Instrumentos de Poltica Monetria do BACEN


Taxa Bsica de Juros (SELIC); Operaes de Open Market (Mercado Aberto); Recolhimento de Depsito Compulsrio; Operaes de Redesconto; Emprstimos de Liquidez;

Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN):


rgo colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda,

Atribuio: Julgar em segunda e ltima instncia recursos interpostos s infraes previstas penalidades aplicadas pelo BACEN, CMN e Secretaria de Comrcio Exterior. Constitudo por 8 conselheiros: 01 do Ministrio da Fazenda (Presidente); 01 do BACEN; 01 da CVM; 01 Secretaria de Comrcio Exterior (MIDIC); 04 de entidades de classe dos mercados afins (01 deles Vice-Presidente, indicado pelo Ministro da Fazenda) ABRASCA Associao Brasileira das Companhias Abertas; ANBID Associao Nacional dos Bancos de Investimento; CNBV Comisso Nacional das Bolsas de Valores; FEBRABAN Federao Brasileira de Bancos (Titulares do Conselho). ABECIP - Associao Brasileira das Entidades de Crdito Imobilirio e Poupana; ABEL Associao Brasileira das Empresas de Leasing; ADEVAL Associao das Empresas Distribuidoras de Valores; AEB Associao de Comrcio Exterior do Brasil (Suplentes do Conselho).

E ainda: Dois Procuradores da Fazenda Nacional, designados pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional, com a atribuio de zelar pela fiel observncia da legislao aplicvel, e um Secretrio-Executivo, nomeado pelo Ministrio da Fazenda, responsvel pela execuo e coordenao dos trabalhos administrativos. Para tanto, o Banco Central do Brasil, a Comisso de Valores Mobilirios e a Secretaria de Comrcio Exterior proporcionam o respectivo apoio tcnico e administrativo.

Aula 05 - Sistema de Intermediao - 01


Mercado Financeiro
Monetrios BC BM/C BCC CE CC

Mercado Aberto

Mercado de Cmbio

Mercado de Capitais

Bancos: Bancos(Liquidantes): Bancos Comercial Investimento (Todas as Operaes) Desenvolvimento Mltiplo No Monetrios Mercado Primrio AF Caixas Econmicas (Operam) APE BI e BD Corretoras
BANCO CMBIO

BD BI CH SCFI SCI

Corretoras (No Liquidantes) SCTVM SDTVM

Mercado Comercial (Intermediam) Mercado Flutuante (Operam)

SCTVM SDTVM
(Mercado Primrio) Intermediam (Mercado Secundrio) Operam

Sistema de Intermediao - 02 (Operaes Passivas) no Mercado Monetrio


Mercado MONETRIO
(Depsitos Vista e a Prazo)

Operaes Passivas

Bancos: Mltiplo/C Comercial Comercial Cooperativo

Outros: Caixas Econmicas Cooperativas de Crdito

Sistema de intermediao - 03
No Monetrio Instituies Depsitos a Prazo

Bancos: Investimento Desenvolvimento Banco de Cmbio

Outros: AF APE CH SCFI SCI

Sistema de Intermediao - 04
Prestadores de Servios

Mercado de Cartes Crdito SACC

Mercado de Fomento Mercantil SFM

Intermedirios Financeiros (agentes Auxiliares) CEF Caixa Econmica Federal Empresa Pblica Assemelhada aos bancos comerciais; executor da poltica de crditos, financiamentos e investimentos habitacionais do governo federal, distingue-se por priorizar emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de assistncia social, sade, educao, trabalho, transportes urbanos e esporte. Atribuies: - administrar o FGTS e outros programas sociais; - administrar loterias; - ter o monoplio do penhor de jias.

Banco do Brasil S.A. ( Empresa de Economia Mista)


Atua com os bancos comerciais sendo agente financeiro do governo (pagador e recebedor), principal representante da poltica agrcola e executor dos servios de compensao de cheques e outros papis. Compete ao Banco do Brasil a execuo da poltica creditcia e financeira do Governo Federal.

Atribuies: - ser agente pagador e recebedor fora do pas; - receber, a crdito do Tesouro Nacional, as importncias provenientes da arrecadao de tributos ou rendas federais; - executar a poltica de preos mnimos para financiamento da agricultura; - executar os servios de compensao de cheques e outros papis; - adquirir e financiar estoques de produtos exportveis; - financiar a aquisio e instalao de pequena e mdia propriedade rural;

BNDES - BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL Empresa Pblica, vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio (MIDIC)
Responsvel pela poltica de investimentos de longo prazo do Governo Federal, sendo a principal instituio financeira de fomento do Pas.

Atribuies: - criar novos plos de produo regionais; - fortalecer o setor empresarial nacional; - gerir o processo de privatizao das empresas - impulsionar o desenvolvimento econmico e social do Pas; - promover o crescimento e a diversificao das exportaes; - promover o desenvolvimento dos setores primrio, secundrio e tercirio da economia.

Intermedirios Financeiros BANCOS MLTIPLOS (BM)


Autorizados pelo Bacen desde 1988 (Resoluo 1524 do CMN). Constitudos por at 05 carteiras, sendo que por no mnimo 02 das seguintes:
comercial; de investimento ou desenvolvimento (bancos pblicos); de arrendamento mercantil; de crdito financiamento e investimento; de crdito imobilirio.

Sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimentos.

Bancos Comerciais (BC) S.A.


Pblicos ou privados, captadores de depsito a vista, tm como objetivo principal proporcionar o suprimento de recursos necessrios para financiar basicamente a curto e mdio prazos, comrcio, indstria, prestadores de servios, pessoas fsicas e em geral. Operaes passivas bancrias Depsitos vista, depsitos a prazo (CDB, RDB), CDI, obrigaes por emprstimos e repasses, no pas e exterior. Operaes ativas bancrias Operaes de crdito (emprstimos, financiamentos, ttulos descontados) etc... Operaes acessrias bancrias (complementares/mandatrias) cobranas e garantias prestadas ou garantias recebidas (aval, fiana, hipoteca, penhor, alienao fiduciria e cauo de ttulos). Prestao de servios (atravs de convnios especficos) Recebimento de: arrecadao de tributos, taxas e contribuies (pblicas e privadas), recebimentos por conta de terceiros (carns de pagamentos, tarifas,..), custdia de valores (aes, ouro,..), recebimento de prmios, capitalizaes e seguros diversos (vida, sade,..) e cartes magnticos, (dbito) e cartes de crdito. Operaes Especiais (ativas/passivas) - Open Market (compra e venda compromissada de ttulos pblicos) - Cmbio

Bancos Comercias Cooperativos (BCO) S.A de Capital Fechado


Os Bancos Cooperativos so bancos comerciais ou mltiplos que diferenciam-se dos demais por terem como acionistas, exclusivamente Cooperativas de Crdito, que devem deter no mnimo 51% das aes. Sua atuao restrita s unidades da federao onde esto situadas as sedes das Cooperativas Controladoras. Podem captar recursos no Exterior.

Caixas Econmicas (CE) Empresas pblicas estaduais

So instituies de cunho eminentemente social, sendo suas operaes de crdito e financiamento, voltadas para as reas de assistncia social, sade, educao etc.

Bancos de Desenvolvimento S.A.


Os Bancos estaduais de desenvolvimento so instituies financeiras controladas pelos estados com a finalidade de fornecer financiamentos de mdio e longo prazo s empresas dos respectivos estados, geralmente com repasses de rgo financeiros do Governo Federal.

Bancos de Investimento (BI) S.A.


Criados com a finalidade de prover o mercado de recursos de mdio e longo prazo, para suprimento de capital de giro e investimento. Seu objetivo aumentar o prazo das operaes e financiamentos, dando flego financeiro s empresas para que elas possam reestruturar-se econmica e financeiramente. Operam na aquisio de aes e outros ttulos para investimento ou revenda no mercado de capitais (operaes de underwriting). No podem manter contas correntes.

Operaes Passivas: - Emisso de CDB/RDB; - Fundos de investimentos; - Captao de recursos de origem interna ou externa. Operaes ativas: - emprstimo a prazo mnimo de um ano para financiamento de capital de giro e/ou capital fixo; - repasses de recursos de origem interna ou externa; - prestao de garantia de emprstimo no pas ou proveniente do exterior.

Bancos de Cmbio S.A.


Operaes Passivas: Podem receber depsitos em conta, sem remunerao ou movimentao por cheques ou eletrnica, unicamente para constituir saldo para as operaes acima citadas Operaes Ativas: Realizam operaes de cmbio ou vinculadas, sem restries, como financiamentos exportao ou importao.

Agncia de Fomento S.A. de Capital Fechado Sob controle da Unidade da Federao, uma por UF. Deve constituir e manter fundo de liquidez equivalente no mnimo a 10% de suas obrigaes, aplicado em ttulos pblicos. No capta recursos junto ao pblico, no tem conta reserva, CDI ou participao societria em outras instituies. Operaes Passivas: Repasses Operaes Ativas: Crdito e financiamento p/ Pessoa Jurdica.

Sociedade de Crdito, Financiamento e Investimento (SCFI) S.A.


Sua finalidade o financiamento de bens de consumo durveis atravs do crdito direto ao consumidor. Assim como os Bancos de investimento no podem manter contas correntes, e sua fonte de recursos so as letras de cmbio (ttulos de crdito emitidos pelos financiados e aceitos pelas financeiras). Por tratar-se de operao de alto risco, suas operaes passivas no podem ultrapassar 12 vezes o montante do seu capital realizado, mais as reservas, sendo tambm limitada sua responsabilidade direta por clientes. Operaes Passivas: Letra de Cmbio (LC) Operaes Ativas: Crdito pessoal e aquisio de Bens de Consumo Durveis.

Sociedades de Crdito Imobilirio (SCI) S.A


Fazem da parte do Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE), e do Sistema Financeiro de Habitao (SFH), criados pelo Governo.Atuam nas camadas da populao de maior renda. Alm de recursos prprios, podem empregar ainda os provenientes de: Operaes Passivas: Depsitos de Poupana; Letras Imobilirias LI; Depsitos Interfinanceiros; Operaes Ativas: Financiamento Imobilirio.

Associaes de Poupana E Emprstimo (APE) Associao Civil


sem finalidade de lucro, sendo que a sua constituio obrigatoriamente sob a forma de sociedades civis, restritas a determinadas regies, sendo de propriedade comum de seus associados e remuneram os juros como se fossem dividendos, pois seus depositantes adquirem vnculo societrio com direito participao nos resultados operacionais lquidos da APE. Operaes Passivas: Poupana. As Operaes Ativas :Financiamento da Casa Prpria. so remuneram os juros como se fossem dividendos, pois seus depositantes adquirem vnculo societrio com direito participao nos resultados operacionais lquidos da APE.

Companhias Hipotecrias S.A.


Concede financiamentos destinados produo, reforma ou comercializao de imveis residenciais ou comerciais aos quais no se aplicam as normas do SFH.

Operaes Passivas: Letras Hipotecrias (LH); Debntures Repasses de Recursos. Operaes Ativas: Financiamentos imobilirios residenciais ou comerciais; Aquisio ou refinanciamentos de Crditos Hipotecrios Repasses de recursos. Operaes Especiais: Administrao de Crditos Imobilirios de terceiros; Administrao de Fundos de Investimentos Imobilirios.

Sociedades Corretoras de Ttulos E Valores Mobilirios (SCTVM) S.A. ou por quota de responsabilidade limitada.
Principais atividades: Operar na Bolsa de Valores; Operar no mercado aberto; Operar e intermediar operaes no mercado de Cmbio; Exercer as funes de agente fiducirio (de confiana); Realizar operaes compromissadas; Emitir certificados de depsitos de aes; Comprar, vender e distribuir ttulos por conta de terceiros; Administrar carteiras de valores e custodiar ttulos e valores.

Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios (SDTVM) S.A. ou por quota de responsabilidade limitada.

Mesmas funes das SCTVM.

Sociedades de Arrendamento Mercantil (SAM) S.A.


Operam com "leasing". Trata-se de locao de bens de forma que, no final do contrato, o locatrio pode renovar o contrato, adquirir o bem por um valor residencial ou devolver o bem locado sociedade. facultada a realizao de repasse interfinanceiro de recursos captados no exterior a outras instituies e sociedades da espcie. Em se tratando de instituies financeiras, a faculdade inclui a realizao de operaes de repasse a pessoas fsicas ou jurdicas no-financeiras. Operaes Passivas: Debntures ( se, no financeira) Repasses. Operaes Ativas: Leasing

Sociedades de Fomento Mercantil (FACTORING): Empresa registrada na Junta Comercial.


Compra um direito de crdito do sacador (detentor do crdito), pelo factor (instituio compradora) com desgio. Ex.: uma duplicata ou cheque, assumindo o risco de inadimplncia. Operaes Passivas: Recursos prprios e emprstimos bancrios. Operaes Ativas: Desconto de ttulos.

Sociedades Administradoras de Cartes de Crdito S.A.


Sociedades Administradoras de Cartes de Crdito S.A. Prestadoras de servios que fazem intermediao entre os portadores de cartes e estabelecimentos afiliados, bandeiras e instituies financeiras.

Termos Tcnicos: Bandeira instituio que autoriza o emissor a gerar cartes com sua marca e coloca estabelecimentos no mundo inteiro a disposio do portador. Ex.: Visa, Mastercard. Emissor administradora vinculada a uma instituio financeira autorizada pela bandeira a emitir cartes com seu nome ou cartes de afinidade. Ex.: Credicard. Aquirer administradora que pode afiliar estabelecimentos ao sistema. Gerncia, paga e d manuteno aos estabelecimentos afiliados. Estabelecimento loja ou prestadora de servios que aceita o carto. Instituio Financeira - bancos autorizados a emitir o carto. Portador pessoa fsica ou jurdica usuria do carto.

Funcionamento do Mercado de Capitais

Investidores
(superavitrios)

Intermedirios Financeiros
(BI, SCTVM e SDTVM)

Sociedades Annimas
(Deficitrios)

rea de Atuao Exclusiva da CVM


Mercado de Capitais Captao e Distribuio de Recursos

Mercado das Bolsas Negocia: Aes e Opes

Mercado de Balco SOMA Negocia: Aes e TDC

Mercado de Derivativos BMF


Negocia: Ativos Fsicos:
(soja, milho, acar, caf, boi gordo, lcool anidro e algodo, etc)

Ativos Financeiros:
(taxas de juros, taxas de cmbio, ndice de aes, ouro, ttulos da dvida, etc...)

COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS - CVM


Autarquia, vinculada ao Ministrio da Fazenda, administrada por um presidente e quatro diretores nomeados pelo Presidente da Repblica, funciona como rgo de deliberao colegiada de acordo com regimento aprovado pelo Ministrio da Fazenda
Atribuies: a) registro de empresas para negociao de suas aes no mercado, de auditores independentes, consultores e analistas de valores mobilirios; b) fiscalizar:as companhias abertas; a emisso e distribuio de valores mobilirios no mercado; a negociao e intermediao de valores mobilirios; negociao e funcionamento das bolsas de valores; a administrao e custdia de ttulos e valores mobilirios; a auditoria das companhias abertas; os servios de consultor e analista de valores mobilirios; a veiculao de informaes relativas ao mercado, s pessoas que dele participem e aos valores nele negociados; d) propor ao CMN limites mximos de preos, emolumentos e qualquer outro rendimento cobrado plos intermedirios financeiros; e) regular, com observncia da poltica definida pelo CMN, as matrias expressamente previstas na lei das sociedades por aes (6.404/76);

Sistema Nacional de Seguros Privados CNSP Normativo


Previdncia Privada Aberta

Seguros

Capitalizao

Resseguros Co-seguros E Retrocesso

CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS (CNSP)


Composio: Ministro de Estado da Fazenda ou seu representante (Presidente); Superintendente da Superintendncia de Seguros Privados - SUSEP, (Vice) Representante do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social - MPAS Representante do Ministrio da Justia- MJ Representante do Banco Central do Brasil - BACEN Representante da Comisso de Valores Mobilirios - CVM

Atribuies: Disciplinar a corretagem do mercado e a profisso do corretor; Fixar caractersticas gerais dos contratos de previdncia privada aberta, seguro, resseguro e capitalizao; Fixar diretrizes e normas da poltica de seguros privados; Prescrever os critrios de constituio das Entidades de Previdncia Privada Aberta, Sociedades Seguradoras e de Capitalizao, fixando limites legais e tcnicos das operaes; Regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados e aplicao das penalidades previstas.

rea de Atuao Exclusiva da SUSEP(Executor/Fiscalizador)


Mercado de Seguros

Previdncia Privada Aberta

Seguros

Capitalizao

Resseguros Co-seguros Retrocesso

Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP):


Autarquia ligada ao Ministrio da Fazenda, Administrada por Conselho Diretor, composto pelo Superintendente (Presidente) e quatro Diretores. Tambm integram o Colegiado, sem direito a voto, o Secretrio-Geral e Procurador-Geral.

Atribuies: Cumprir e fazer cumprir as deliberaes do CNSP exercendo atividades por este delegadas; Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de proviso tcnica; Fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das Sociedades de Previdncia Aberta, Seguradoras e Capitalizao; Promover aperfeioamento das instituies e dos instrumentos operacionais a elas vinculadas com vistas ao maio aperfeioamento do SNSP e do Sistema Nacional de Capitalizao (SNPC); Promover estabilidade dos mercados sob sua jurisdio, assegurando expanso e funcionamento das entidades que neles operam; Proteger a captao de poupana popular efetuada atravs de operaes previdncia privada aberta, seguros e capitalizao; Zelar pela solvncia das instituies que integram o mercado.

rea de Atuao Exclusiva do IRB (Regulador e Operador)


Mercado de Seguros

Resseguros

Co-Seguros

Retrocesso

INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL (IRB)


Sociedade de economia mista, jurisdicionada ao Ministrio do Trabalho, da Indstria e do Comrcio, com o objetivo de regular o co-seguro, o resseguro e a retrocesso, alm de promover o desenvolvimento das operaes de seguros no Pas. O capital social do IRB - Brasil Resseguros S.A. dividido em 50% do Tesouro Nacional e 50% das sociedades seguradoras autorizadas a operar no Pas.

Nota: Co-seguro Alm de pulverizado entre as resseguradoras, o valor do bem segurado tambm pode ser dividido entre duas ou mais seguradoras. Essa operao chamada de co-seguro, onde so emitidas tantas aplices quantas forem as empresas envolvidas, ou apenas uma aplice para uma das companhias, denominada lder. Resseguro o seguro do seguro, ou seja, Quando uma companhia assume um contrato de seguro superior sua capacidade financeira, ela necessita repassar esse risco, ou parte dele, a uma resseguradora. Retrocesso- Mercado Ressegurador Internacional Quando o resseguro for de valor muito alto, o IRB pode realizar junto ao mercado internacional um Resseguro do Resseguro, denominado de Retrocesso.

Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados CRSNP


Composio: 01 do Ministrio da Fazenda (Presidente); 01da SUSEP; 01da Secretaria de Direito Econmico do Ministrio da Justia; 03 representantes de entidades de classe dos mercados afins, indicados em lista trplice.

Atribuio: Julgar em ltima instncia recursos de decises da SUSEP.

rea de atuao exclusiva do CNPC (Normativo)


Previdncia Fechada (Fundos de Penso)

Benefcio Definido

Contribuio Definida

Benefcio Diferido

Conselho Nacional de Previdncia Complementar (CNPC) rgo integrante da estrutura bsica do MPS.
Ministro de Estado da Previdncia Social (Presidente); Representantes: do Ministrio da Previdncia Social; do Ministrio da Fazenda; do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; da PREVIC da Casa Civil da Presidncia da Repblica; das Entidades Fechadas de Previdncia Complementar

Atribuies: Normatizar, regular e coordenar as atividades das Entidades Fechadas de Previdncia Complementar.

rea de atuao exclusiva da Superintendncia de Previdncia Complementar - Previc


Previdncia Privada Fechada

Benefcio Definido

Contribuio Definida

Benefcio Diferido

Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar - Previc


Autarquia de Natureza Especial, dotada de autonomia administrativa e financeira (patrimnio prprio) vinculada ao MPS. Composio: Diretor Superintendente e quatro Diretores indicados pelo Ministro da Previdncia e nomeados pelo Presidente da Repblica.

Atribuies: Execuo das polticas para o Regime de Previdncia Complementar Fechada; Fiscalizao e superviso das Entidades Fechadas de Previdncia Complementar.

Cmara de Recursos da Previdncia Complementar CRPC


O Ministro da Fazenda designa o Presidente (servidor do MPS ou INSS); Os membros devem ter formao superior completa e experincia comprovada em matria jurdica, administrativa,financeira, contbil,atuarial de fiscalizao ou de auditoria e manter estreita relao com o segmento de previdncia complementar fechado operado por entidade de previdncia complementar fechada.

Atribuies: Apreciar e julgar, encerrando a instncia administrativa, recursos interpostos contra deciso da Diretoria Colegiada da PREVIC; Sobre a concluso dos relatrios finais dos processos administrativos iniciados por lavratura de auto de infrao ou instaurao de inqurito, com a finalidade de apurar responsabilidade de pessoa fsica ou jurdica e sobre aplicao de penalidades cabveis; Sobre as impugnaes referentes aos lanamentos tributrios da Taxa de Fiscalizao e Controle da Previdncia Complementar Tafic

rgos Somente Normativos do SFN


CMN Todo o SFN

CNSP
Previdncia Aberta, Seguros, Resseguros e Capitalizao

CNPC Previdncia Fechada

Intermedirios do SNSP SOCIEDADES SEGURADORAS S.A.


Constitudas sob a forma de sociedades annimas, especializadas em pactuar contrato, por meio do qual assumem a obrigao de pagar ao contratante (segurado), ou a quem este designar, uma indenizao, no caso em que advenha o risco indicado e temido, recebendo, para isso, o prmio estabelecido. A forma encontrada foi uma espcie de associao coletiva, onde atravs do pagamento de prmio para uma Aplice especfica de seguros, o cliente se resguarda de possveis perdas e/ou danos. Para assegurar eventuais sinistros, constituem Reservas Tcnicas em sua contabilidade patrimonial, que garanta o pagamento desses sinistros. Em vista disto, tornam-se grandes aplicadores no mercado financeiro e de capitais (Investidores Institucionais).

Normas principais: No podem explorar qualquer outro ramo de comrcio ou consultoria. Podem operar em qualquer ramo de seguro mediante autorizao da SUSEP. No podem reter responsabilidades cujo valor ultrapasse seus limites tcnicos; Tm a obrigao de constituir reservas tcnicas e provises. Tm que aplicar as reservas tcnicas segundo normas do Banco Central do Brasil. Devem publicar as demonstraes contbeis semestralmente, auditadas por auditores independentes e publicadas no Dirio Oficial e jornal de grande circulao; Para operar uma seguradora preciso obter autorizao junto SUSEP e observar principalmente o seguinte: de U$ 7 milhes de dlares a formao do Capital Social mnimo para uma seguradora operar nos seguros de ramos elementares, de vida de planos de peclios e rendas de previdncia privada aberta em todas as regies do Pas.

CORRETORAS DE SEGUROS
So agentes que realizam a intermediao da contratao de seguro, uma vez que a lei impe essa condio. Nos termos da lei, o corretor o representante do segurado junto s seguradoras.

SOCIEDADES ADMINISTRADORAS DE SEGURO SADE.

Conforme Lei 10.185/01, as sociedades seguradoras podero operar o seguro, desde que estejam constitudas como seguradoras especializadas nesse seguro, devendo seu estatuto social vedar a atuao em quaisquer outros ramos ou modalidades.

SOCIEDADE DE CAPITALIZAO S.A.

a empresa autorizada pela SUSEP a operar Planos de Capitalizao. A Capitalizao uma forma alternativa de acumular reservas com prazo e taxas de juros previamente determinados. o instrumento ideal para quem deseja realizar um projeto de vida bem especial. Diferente da Caderneta de Poupana.

ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDNCIA PRIVADA

Permitem o acesso de todos quantos queiram aderir sua oferta de previdncia complementar, ou seja, se dirigem ao pblico em geral, aceitando uma quantidade indeterminada de empresas e podem ter fins lucrativos. Os planos de Previdncia Privada so operados por entidades abertas de previdncia privada, que na sua maioria so seguradoras e instituies financeiras (bancos), autorizadas, regulamentadas e fiscalizadas pelo Ministrio da Fazenda atravs da SUSEP (Superintendncia de Seguros Privados).

ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDNCIA PRIVADA PREVIDNCIA COMPLEMENTAR FECHADA Oferecida por empresas, pblicas ou privadas a seus funcionrios. Sua contribuio vem das prprias empresas (estatutrias ou no) e dos funcionrios registrados. No aberto participao de outras pessoas que no sejam funcionrios. Obrigadas a ter um registro (cadastro, espcie de CNPJ) na PREVIC, atual rgo fiscalizador deste tipo de entidade. So instituies restritas a determinado grupo de trabalhadores, mantidas atravs da contribuio peridica dos seus associados e de sua mantenedora, que, com o objetivo de valorizao de seu patrimnio, so obrigados, por fora da Lei n 6.435 de 15/07/1977 regulamentada pela Resoluo de 11/01/1983 a aplicar parte de suas reservas tcnicas no mercado acionrio.

Produtos e Servios Financeiros Mercado Monetrio (Ttulos)

Instrumentos de Captao (Operaes Passivas): Depsito Vista Conta Corrente. Depsitos a Prazo Fixo. Caderneta de Poupana; CDB (Certificado de Depsito Bancrio); RDB (Recibo de Depsito Bancrio); CDI (Certificado de Depsito Interbancrio/Interfinanceiro); CCB ( Cdula de Crdito Bancrio); LC (Letra de Cmbio); LI (Letra Imobiliria); LH (Letra Hipotecria); FI (Fundo de Investimento) Debntures Commercial Paper

Produtos Mercado Monetrio


Depsitos vista/Conta Corrente Produto bsico de relao entre cliente e banco, atravs dela so movimentados os recursos do cliente, utilizando: depsitos, cheques, ordens de pagamento; etc... Atividade tpica e distintiva dos bancos comerciais; Configura os bancos comerciais como entidades financeiras monetrias; Chamada de captao a custo zero (dinheiro gratuito), existe entretanto um custo implcito na abertura e movimentao da conta (custo operacional da conta) para fazer frente a este custo, os bancos podem estabelecer valores mnimos para a abertura e manuteno de saldo mdio.
Esto amparados pelo Fundo Garantidor de Crdito FGC

Cheque O cheque uma ordem de pagamento vista.


Tipos: Ao Portador: inferior a 100,00 Nominativo: igual ou superior a 100,00 (transfervel por endosso); Cruzado: liquida o mediante crdito em conta; Administrativo: sacado contra o prprio caixa do banco; Visado - Cheque de ordem de pagamento. Prazos:O cheque deve ser apresentado no prazo de 30 dias quando emitido no mesmo lugar (praa) onde tiver que ser pago, e de 60 dias, quando emitido em lugar diverso e prescrever em 06 meses desta data. Principais motivos (alneas para devoluo): 11 Cheque sem fundos 1 apresentao 12 Cheque sem fundos 2 apresentao 13 Conta encerrada 21 Contra-ordem 22 Divergncia ou insuficincia de assinatura 28 Contra-ordem ou oposio por furto ou roubo 31 Erro formal 35 Cheque fraudado 44 Cheque prescrito 48 Cheque de valor superior a R$ 100,00 no nominativo

Depsitos a Prazo Fixo


CADERNETA DE POUPANA (LIVRE)

uma conta de livre movimentao, para saque e depsito, que rende juros e correo monetria ao final de cada perodo, contados a partir da data de abertura. Suas caractersticas so as seguintes: - remunerao mensal ao aplicador como pessoa fsica; - remunerao trimestral ao aplicador como pessoa jurdica; - fsicas, juros fixos de 6% a.a., acrescida da correo do saldo aplicado pelaTR; - jurdicas com fins lucrativos - trimestral de 1,5%, de juros e variao da TR do perodo. Isenta de IR para pessoas fsicas e jurdicas imunes (hospitais, igrejas, partidos polticos e entidades pblicas ou filantrpicas), demais pessoas jurdicas so tributadas em 22,5% sobre o rendimento.

Caractersticas: TR (Taxa Referencial de juros) - indexador do governo federal e sua variao a que servir de base para o clculo da correo e atualizao monetria dos depsitos. MS CORRIDO - o perodo contado da data de abertura da conta at o dia imediatamente anterior mesma data do ms seguinte (de aniversrio). DATAS PARA ABERTURA DA CONTA DE POUPANA contas abertas nos dias 29, 30 e 31, a contagem do ms ou trimestre corrido ser iniciada sempre no primeiro dia til do ms subseqente.

Esto amparados pelo Fundo Garantidor de Crdito FGC

Certificado de Depsito Bancrio - CDB (ttulos nominativos transferveis) Recibo de Depsito Bancrio - RDB (ttulos nominativos INtransferveis) Pr-fixado: informa o rendimento. Ps-fixado:embute uma expectativa de ganho. Flutuante: CDI e Taxa Selic

Prazos: de 1 dia a 12 meses. Tributao: IOF ( incide, se resgatado at 29 dia); IR : de longo prazo, alquota de 15% sobre o rendimento, cobrada no ltimo dia til dos meses de maio e novembro (come-cotas semestral), ou nos resgates, podendo neste caso existir outra alquota, dependendo do prazo da aplicao conforme abaixo, valendo o que ocorrer primeiro. At 180 dias: 22,5% De 181 a 360 dias: 20% De 361 a 720 dias: 17,5% Acima de 720 dias: 15%

Certificado de Depsito Interbancrio(interfinanceiro) - CDI

Ttulos emitidos pelos bancos para captar recursos de outros bancos. Sua negociao restrita ao mercado entre bancos. No esto sujeitos tributao e so registrados na CETIP.

CDULAS DE CRDITO BANCRIO CCB


Ttulo de crdito emitido por pessoa fsica ou jurdica, cartular (em papel) ou escritural, em favor de uma instituio do SFN, representa uma promessa de pagamento, em dinheiro, decorrente de operao de crdito de qualquer modalidade.

Abaixo, de forma simplificada, a estrutura de emisso de uma CCB: 1 - A Cdula estruturada com todas as garantias reais e/ou fidejussrias estabelecidas. 2 - A Cdula emitida a favor a Instituio registradora com as garantias constitudas na prpria cdula. 3 - Aps a emisso a Instituio Colocadora atua para distribuir as cdulas junto a investidores do Mercado Financeiro ou do Mercado de Capitais. 4 - O pagamento dos investidores pela cdula repassado para o emissor. 5 - O emissor se responsabiliza pelo pagamento da amortizao e pelo resgate da cdula junto aos investidores conforme o estabelecido na prpria cdula. 6 - As garantias so utilizadas como um reforo de crdito para os investidores. H casos em que as garantias geram um fluxo de caixa que utilizado para o pagamento da amortizao e resgate das cdulas.

LETRA DE CMBIO
uma ordem de pagamento que o sacador (emitente) dirige ao sacado (devedor) para que este pague a importncia consignada a um terceiro, denominado tomador (credor). A emisso (saque) da letra de cmbio pressupe, logicamente, a existncia de um crdito do sacador perante o sacado, que ao invs de receber diretamente deste, determina o seu pagamento para um terceiro, que por certo mantm com aquele uma relao creditria permissiva de tal transferncia. A obrigao cambiria s se efetiva por meio do aceite do sacado. Apondo sua assinatura no ttulo, ele se compromete ao pagamento da letra, convertendo-se em seu devedor primrio. Modalidades de vencimento: vista no ato da apresentao; A termo certo da vista determinado em razo do aceite; A certo tempo da data a certo dia a partir da emisso; A dia certo (o mais comum) data fixada com absoluta preciso. Esto amparadas pelo Fundo Garantidor de Crdito FGC.

LETRAS HIPOTECRIAS

Ttulos de crdito emitidos por instituies financeiras que tem carteira de financiamento imobilirio. PRAZO MNIMO 6 meses; REMUNERAO atrelada ao ndice de correo da poupana (TR), mais juros. VANTAGEM isenta de IR, para investidores pessoa fsica.
Esto amparadas pelo Fundo Garantidor de Crdito FGC.

LETRAS IMOBILIRIAS LI
Promessa de pagamento em que a garantia a Unio Federal, conforme a emissora, ou tem preferncia absoluta sobre os bens integrantes do ativo da sociedade emissora, ainda que de natureza fiscal. Pode ser garantida, tambm, por outra empresa privada. So captaes permitidas para Sociedades de Crdito Imobilirio ou Bancos mltiplos, com carteira imobiliria. Emisso autorizada e fiscalizada pelo BACEN. FORMA: a) Portador quem tem o ttulo o dono; b) Nominativa a transferncia registrada em livro prprio e no prprio certificado. O endosso no vincula o endossante. TIPOS: a) TIPO C pagto. trimestral de juros, at o mximo de 8% ao ano, mais correo monetria; b) TIPO D juros e correo monetria somente no vencto. PRAZO: no inferior a 12 meses. Esto amparadas pelo Fundo Garantidor de Crdito FGC.

Debnture
um ttulo de crdito autorizado em sua emisso pela Assemblia Geral Extraordinria (AGE) das S.A.s. emitido por S.A.s. de Capital Aberto No-Financeiras, exceto Companhias de Leasing e Companhias Hipotecrias. As debntures podem ter sua negociao de forma direta com instituies financeiras e fundos de penso. uma forma de financiamento a longo prazo pela empresa (dvida de longo prazo). Conforme a Lei das S.A. (Lei 6.404/76), seu limite mximo de emisso o valor do Capital Prprio da empresa. Aps a aprovao da AGE, emite-se uma Escritura de Emisso. Esta escritura tm que ser registrada em Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos.

Commercial Papers
um ttulo de curto prazo emitido por instituies no financeiras, sem garantia real, podendo ser garantido por fiana bancria, negocivel em mercado secundrio e com data de vencimento certo. Foi criado como instrumento para obter recursos de curto prazo que resolvessem problemas de caixas das empresas. Na data da emisso o ttulo vendido com desgio ficando implcita uma taxa de juros pr fixada. O prazo mnimo deve ser de 30 dias e o mximo de 180 dias para as companhias de capital fechado e de 360 dias para as de capital aberto. A emisso deve ser de uma s vez, no sendo admitidas sries como feito nas debntures.

Produtos e Servios Financeiros (Instrumentos Financeiros)


Instrumentos de Distribuio (Operaes Ativas):

Emprstimos: Hot Money; Financiamento de Capital de Giro; Descontos de Ttulos.

Produtos e Servios Financeiros (Instrumentos Financeiros) - 03


Instrumentos de Distribuio (Operaes Ativas):

Linhas de Crdito: Financiamento de Capital Fixo; Crdito Direto ao Consumidor; Vendor Finance; Compror Finance; Leasing

Produtos e Servios Financeiros (Instrumentos Financeiros)


Instrumentos de Distribuio (Operaes Acessrias):

Arrecadao de Tributos e Tarifas Pblicas; Cobrana e Pagamento de Ttulos e Carns; Transferncias Automticas de Fundos; Banco Virtual, Home/Office Banking, Remote Banking; Dinheiro de Plstico; Corporate Finance;

Produtos e Servios Financeiros (Instrumentos Financeiros) - 05


Instrumentos de Distribuio (Operaes de Repasse):

Crdito Rural; Financiamento Importao e Exportao - Repasses de Recursos do BNDES;

MERCADO DE CMBIO: O mercado de cmbio brasileiro compreende as operaes de compra e de venda de moeda estrangeira e as operaes com ouro-instrumento cambial, realizadas com instituies autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado de cmbio, bem como as operaes em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no Pas e residentes, domiciliados ou com sede no exterior.

Mercado de taxas Livres(Comercial)


comrcio exterior, ou seja, de exportao e de importao; dos governos (Federal, Estaduais ou Municipais); transferncias financeiras relativas a investimentos estrangeiros no pas; emprstimos a residentes; pagamentos e recebimentos de servios; amortizaes; financiamentos; fretes; juros; lucros; seguros; royalties.

No mercado Flutuante (Turismo)


turismo internacional; contribuies a entidades associativas; doaes, heranas e legados; aposentadorias e penses; manuteno de residentes; manuteno de penas no exterior; tratamento de sade; cmbio manual; cartes de crdito internacional, despesas de viagem; aquisio de livros, jornais e revistas;

Taxas de Cmbio:
Cmbio Comercial: compra e venda da moeda no comrcio exterior; Cmbio Flutuante: estabelecida pelo mercado em funo da lei da oferta e demanda nas operaes de compra e venda do segmento flutuante (turismo); Cmbio Interbancrio Flutuante: parmetro para operaes de compra e venda entre bancos, para abastecer o mercado de balco flutuante; Cmbio Interbancrio Pronta (dlar pronto): parmetro para operaes de compra e venda entre bancos, no segmento comercial para entrega em 48 horas; Cmbio de Mercado Paralelo: definida no dia-a-dia para compra e venda de moeda em espcie, no mercado informal entre pessoas fsicas e jurdicas; Cmbio de Mercado de Cabo (dlar cabo): estabelece valor relativo da moeda para compra e venda que ser usado para transferncia direta para o exterior; Cmbio para Repasse e Cobertura: parmetros para operaes de repasse ao BACEN, quando os bancos no encontram aplicaes para os excessos na posio comprada e cobertura para os excessos na posio vendida. P/Tax: definida diariamente pelo BC para operaes que envolvam o dlar americano.

- bancos comerciais; - bancos de desenvolvimento; - bancos de investimento; - bancos mltiplos; - caixas econmicas; - sociedades de crdito, financiamento e investimento; - sociedades corretoras de cmbio; - sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios; - sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios.

Instituies autorizadas a operar:

RESUMO DAS NORMAS DO BACEN


Operaes: I - bancos, exceto de desenvolvimento, e a Caixa Econmica Federal: todas as operaes do mercado de cmbio; II - bancos de desenvolvimento: operaes especficas autorizadas pelo Banco Central do Brasil; III SCFI, SCTVM,SDTVM e SCC: a) compra e venda de moeda estrangeira em cheques vinculados a transferncias unilaterais; b) compra e venda de moeda estrangeira em espcie, cheques e cheques de viagem relativos a viagens internacionais; c) operaes de cmbio simplificado (pronto) de exportao e de importao e transferncias do e para o exterior, de natureza financeira, no sujeitas ou vinculadas a registro no Banco Central do Brasil, at o limite de US$50.000,00 (cinqenta mil dlares dos Estados Unidos) ou seu equivalente em outras moedas; e d) operaes no mercado interbancrio, arbitragens no Pas e, por meio de banco autorizado a operar no mercado de cmbio, arbitragem com o exterior ( entrega de moeda estrangeira
contra recebimento de outra moeda estrangeira);

OPERAES CURSADAS NO MERCADO DE CMBIO:

As pessoas fsicas e as pessoas jurdicas residentes, domiciliadas ou com sede no Pas, para fins de constituio de disponibilidades no exterior e do seu retorno, podem comprar e vender moeda estrangeira ou realizar transferncias internacionais em reais, de qualquer natureza, sem limitao de valor, sendo contraparte na operao agente autorizado a operar no mercado de cmbio, observada a legalidade da transao, tendo como base a fundamentao econmica e as responsabilidades definidas na respectiva documentao.

DAS CONTAS EM MOEDA NACIONAL DE RESIDENTES, DOMICILIADOS OU COM SEDE NO EXTERIOR E DAS TRANSFERNCIAS INTERNACIONAIS EM REAIS:

Consideram-se transferncias internacionais em reais os crditos ou os dbitos realizados em conta de depsito em moeda nacional, cadastrada no SISBACEN, titulada por pessoa fsica ou jurdica residente, domiciliada ou com sede no exterior, mantida no Pas em banco autorizado a operar no mercado de cmbio.

CONTRATO DE CMBIO De acordo com a Carta Circular Gecan n 24 do Bacen, o Contrato de Cmbio instrumento especial firmado entre o vendedor e o comprador de moedas estrangeiras, no qual se mencionam as caractersticas completas da operao de cmbio e as condies sob as quais se realizam

TIPOS DE CONTRATO DE CMBIO TIPOS DE CONTRATO DE CMBIO Existem 10 tipos de contratos de cmbio com modelos definidos pelo Bacen, conforme detalhado na Circular n 2.730, de 13/12/1996, que so utilizados de acordo com a natureza da transao, so eles: Tipo Compra - Exportao; Transferncia financeira do exterior; Operaes entre bancos; Alterao; Cancelamento (exportao). Tipo Venda - Importao; Transferncia financeira para o exterior; Operaes entre bancos; Alterao; Cancelamento (importao).

LIQUIDAO DE CONTRATO DE CMBIO


A liquidao pronta obrigatria nos seguintes casos: a) operaes de cmbio simplificado de exportao ou de importao; b) compras ou vendas de moeda estrangeira em espcie ou em cheques de viagem; c) compra ou venda de ouro - instrumento cambial. Devem ser liquidadas: a) no mesmo dia, quando se tratar: I - de compras e de vendas em espcie ou em cheques de viagem; ou II de amparo da sistemtica de cmbio simplificado de exportao; b) em at dois dias teis da data da contratao, nos demais casos, excludos os dias no teis nas praas das moedas envolvidas (dias no teis na praa de uma moeda e/ou na praa da outra moeda). Podem ser contratadas para liquidao futura, com liquidao em at: a) 750 dias, interbancrias e de arbitragem; b) 360 dias, de importao e de natureza financeira, com ou sem registro no Banco Central do Brasil; c) 3 dias teis, relativas a aplicaes de ttulos de renda varivel que estejam sujeitas a registro no Banco Central do Brasil.

ACC Adiantamento sobre contrato de cmbio:

Forma de antecipao de receita para exportadores que j tenha fechado o contrato de venda e que, portanto, j tenham uma data prevista para o embarque das mercadorias e posterior ingresso das divisas. O contrato de cmbio ser negociado com um banco local, que adianta ao exportador os reais equivalentes ao valor da exportao.

ACE Adiantamento sobre cambiais entregues:

Com o embarque das mercadorias e a entrega dos documentos, o ACC poder ser contabilmente ser transformado em ACE ou, no caso do exportador no ter feito ACC, o ACE pode ser solicitado em at 60 dias aps o embarque. ACE , portanto, um financiamento aps o embarque das mercadorias com a entrega de documentos e depende da necessidade do exportador em estender o prazo de pagamento para seus compradores (importadores).

POSIO DE CMBIO
Nivelada: quando o total de compras igual ao de vendas; Comprada: quando o total de compras maior que o de vendas; Vendida: quando o total de vendas maior que o de compras;

SISBACEN
Sistema de Informaes do Banco Central Sistema eletrnico de coleta, armazenagem e troca de informaes que liga o BACEN as instituies financeiras autorizadas a operar cmbio no Sistema Financeiro Nacional. Atravs do SISBACEN todas as operaes de cmbio so registradas imediatamente, em tempo real, o que permite ao BACEN atuar tanto no monitoramento e fiscalizao do mercado quanto na orientao do rumo da poltica cambial.

SISCOMEX
O Sistema Integrado de Comrcio Exterior Sistema informatizado que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle de comrcio exterior, realizadas pela Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX) do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC), pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e pelo Banco Central do Brasil (BACEN), rgos "gestores" do sistema. Participam ainda do SISCOMEX, como rgos "anuentes", no caso de algumas operaes especficas, o Ministrio das Relaes Exteriores, o Ministrio da Defesa, o Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, o Ministrio da Sade, o Departamento da Polcia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, e outros.

Siscomex - II
As empresas exportadoras podem ter acesso ao SISCOMEX diretamente, a partir de seu prprio estabelecimento, desde que disponham dos necessrios equipamentos e condies de acesso, ou por meio de: a) despachantes aduaneiros; b) rede de computadores colocada disposio dos usurios pela Secretaria da Receita Federal (salas de contribuintes); c) corretoras de cmbio; d) agncias bancrias que realizem operaes de cmbio; e) outras entidades habilitadas. Foi incorporado ao SISCOMEX, no incio de novembro de 2001, o mdulo de funcionamento do Drawback Eletrnico. O Regime de Drawback, criado pelo decreto-lei 37/66, a desonerao de impostos na importao vinculada a um compromisso de exportao,. A nova sistemtica informatizada para controle dessas operaes denominadas Sistema Drawback Eletrnico, a fim de permitir o controle gil e simplificado daquelas operaes.

Sistema de Intermediao Mercado de Capitais

Mercado de Aes (Bolsa ou Balco)

Mercado Primrio BI e BD (Balco)

Mercado Secundrio SCTVM e SDTVM (Bolsa ou Balco)

OPERAES DE UNDERWRITING / SUBSCRIO


OPERAES DE UNDERWRITING / SUBSCRIO (IPO Investiment Public Offering) Prtica explicitamente autorizada aos bancos de investimento/desenvolvimento. Eles intermediam a colocao (lanamento) ou distribuio, no mercado, de capitais de aes, debntures ou outro ttulo mobilirio qualquer para investimento ou revenda no mercado de capitais, recebendo uma comisso pelos servios prestados, proporcional ao volume do lanamento. TIPOS Garantia Firme: garantia de colocao de um determinado lote de ttulos a um determinado preo, em determinado prazo. Melhores Esforos (Best Efforts): melhores esforos para revender a maior quantidade de ttulos, pelo melhor preo,em prazo determinado. Porm sem compromisso formal de clolocao. Stand-By: maior quantidade de ttulos, pelo melhor preo, em prazo determinado. Subscrevendo o que no colocar. Book Building: Trata-se de estudo para oferta. Global Offering: Oferta global.

Ao
Menor parcela de participao no capital social de uma S.A.

Direitos: Ordinria: voto (mnimo 30% do Capital) Preferencial: recebe dividendos primeiro (10% superior) Caractersticas: Nominativa: emite certificado Escritural: registro eletrnico. Endossvel: transfervel.

Rentabilidade (proventos) de Ao
DIVIDENDOS mnimo 25% do lucro lquido apurado, e sempre em dinheiro (moeda corrente), mensal, trimestral, semestral, anual, etc... BONIFICAO EM AES Advm do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporao de reservas e lucros, distribudas gratuitamente novas aes a seus acionistas, em nmero proporcional s j possudas. BONIFICAO EM DINHEIRO Excepcionalmente, alm dos dividendos, participao adicional nos lucros, por meio de uma bonificao em dinheiro. SUBSCRIO Aumento de capital de uma empresa realizado atravs do lanamento (emisso e venda) de novas aes aos acionistas de forma proporcional quantidade possuda por cada um deles. A subscrio no obrigatria e sim um direito do acionista, se no utilizado, provocar uma reduo da sua participao no capital da empresa. VENDA DE DIREITOS DE SUBSCRIO Como no obrigatrio o exerccio de preferncia na subscrio de novas aes, o acionista poder vender a terceiros, em bolsa, os direitos que detm. (SPLIT) DESDOBRAMENTO Aumento da quantidade de aes dos scios, de forma proporcional, sem no entanto alterar o seu capital social. Tem como objetivo aumentar a quantidade em circulao e, reduzir o preo, provocando assim maior liquidez. (INPLIT) GRUPAMENTO Reduo da quantidade de aes em circulao, agrupando lotes de 1.000 aes em uma nica ao. Este mecanismo tem por objetivo ajustar o valor das aes que, em razo das eventuais trocas de padro monetrio, torna-se irrisrio. JUROS SOBRE O CAPITAL PRPRIO Remunerao por meio do pagamento de juros sobre o capital prprio, em vez de distribuir dividendos, desde que sejam atendidas determinadas condies estabelecidas em regulamentao especfica.

Outros ttulos negociados no MERCADO DE CAPITAIS:

Bnus de subscrio So ttulos negociveis que conferem ao titular o direito de comprar aes desta mesma empresa dentro de um prazo estabelecido, por um preo predeterminado. Ou seja, garante ao acionista o direito de subscrever aes. Caso o acionista no efetue a compra da ao no perodo estipulado, perder seu direito e no ter restituio do valor pago pelo bnus. O bnus, portanto, um direito, com prazo de expirao.

PARTES BENEFICIRIAS So ttulos estranhos ao Capital Social da empresa: - So nominativos, endossveis (negociveis), sem valor nominal; - Conferem aos titulares um direito de crdito eventual contra a companhia; - Este direito consiste na participao nos lucros anuais no superiores a 10% deste lucro; - Seu prazo de durao fixado em Estatuto (a empresa dever constituir Reserva especfica para tal fim); - Poder ser convertido em aes com a simples reverso da reserva anteriormente constituda; - As empresas de capital aberto no podem emitir estes ttulos, - As instituies financeiras no podem emitir este ttulo; - No fiscalizados pela CVM.

TITULOS PRIVADOS DE RENDA FIXA

Debntures Commercial Papers

Emisses no Mercado Externo/do Mercado Externo

American Depositary Receipts ADRs representam aes de um emissor estrangeiro que se encontram depositadas e sob custdia de um determinado banco no pas de origem. BDR Brazilian depositary receipt emitido por instituio depositria no Brasil, lastreado por ttulo depositado no exterior. Os ttulos outorgam aos acionistas direitos sobre dividendos, subscries e bonificaes, alm de ganhos de capital.

O Mercado de Aes
O Mercado de Aes Segmento do Mercado de Capitais onde ocorre a compra e venda de participaes no capital das sociedades annimas. Sua funo bsica proporcionar liquidez aos ttulos emitidos por companhias abertas e pode ser dividido nos seguintes tipos: Mercado Primrio Primeira colocao pblica dos ttulos de uma S.A. (underwriting) conduzida por instituies especializadas, como bancos de investimento, sociedades corretoras e sociedades distribuidoras. Compreende o lanamento de novas aes no mercado, com aporte de recursos companhia. Mercado Secundrio Aps lanamento inicial ao mercado, as aes passam a ser negociadas no Mercado Secundrio, onde os recursos captados vo para o acionista vendedor, determinando, portanto, uma distribuio no Mercado Secundrio. Compreende mercados de bolsas de valores, de balco e de balco organizado.

Bolsa de valores
Associaes civis, sem fins lucrativos ou S.A. o local onde se compram e se vendem as aes das companhias. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa, atuam como auxiliares da Comisso de Valores Mobilirios (CVM) na fiscalizao do mercado, em especial de seus membros, as Sociedades Corretoras e esto sujeitas superviso dessa Comisso. Seus objetivos e atividades, entre outras, so: 1. manter local adequado realizao de transaes de ttulos e valores mobilirios, em mercado livre, organizado e fiscalizado pelos prprios membros, pela autoridade monetria e pela CVM; 2. estabelecer sistema de negociao que propicie e assegure a continuidade das cotaes e a plena liquidez do mercado; 3. dar ampla e rpida divulgao s operaes efetuadas em seu prego; 4. assegurar aos investidores completa garantia pelos ttulos e valores negociados;

Mercado de Balco Operaes realizadas fora das bolsas, fechadas diretamente entre as partes ou com a intermediao de instituies financeiras, so chamadas operaes de balco. Nestas operaes somente os participantes conhecem os termos do contrato, que podem ser completamente adequados s necessidades especficas de cada parte. As instituies financeiras, representando seus clientes, procuram consultar parceiros de mercado. Temos um grande mercado de balco de ttulos pblicos, de depsitos interfinanceiros, de certificado de depsitos bancrios, de moeda estrangeira e de outros ttulos menos lquidos como debntures, certificados de privatizao, ttulos de dvida pblica securitizada, entre outros.

Mercado de Balco Organizado

Mercado de Balco Organizado o nico mercado de balco organizado do pas foi criado por iniciativa das bolsas de valores do Rio de Janeiro e Paran, tendo adeso posterior de outras praas e instituies. Abrange as negociaes com aes e outros ativos, inclusive derivativos, cujas operaes no so registradas em bolsas. Trata-se do SOMA Sociedade Operadora do Mercado de Ativos.

Sociedade Operadora do Mercado de Ativos SOMA


Ambiente de negociao que surgiu com o intuito de organizar a negociao dos papis das empresas que operavam no mercado de balco (fora das bolsas Bovespa, BVRJ, etc). Alm de aes de empresas, a Soma negocia cotas de fundos de investimento, opes, debntures e os Recibos de Carteira da Soma (RCS). So negociadas tambm aes de empresas de capital fechado autorizadas em carter excepcional pela CVM.. O ISOMA, lanado em outubro de 1997, um ndice dos preos dos ativos negociados na SOMA, ponderado pelo valor de mercado das respectivas empresas. integrado por 19 ativos de 18 empresas, a maioria do setor de telecomunicaes. Para os investidores, o ndice permite o acompanhamento da performance do mercado como um todo, tanto em relao a perodos longos como s oscilaes dirias. Alm disso, o conhecimento da composio da carteira hipottica do ndice pode servir de padro para a montagem de carteiras prprias e tambm como base de comparao com outros mercados.

Servios de Liquidao e Custdia (Clearings)

So empresas que se dedicam a gerenciar sistemas e garantias para a liquidao das operaes realizadas em bolsa e para a custdia (guarda e administrao dos valores mobilirios negociados em bolsa). CBLC - Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia foi criada em 19 de fevereiro de 1998, com a reestruturao patrimonial da BOVESPA. A formao da CBLC representa uma resposta necessidade do mercado brasileiro de uma estrutura moderna e eficiente de clearing, que compreenda atividades relacionadas compensao, liquidao, custdia e controle de risco para os mercados a vista, a termo e de opes. A CBLC foi organizada como uma empresa que permite a participao de uma grande variedade de instituies fortes e tecnicamente estruturadas, capazes de administrar risco e atuar como Agentes de Compensao.

Sistema de Intermediao Mercado de Capitais


Mercado Derivativos (BMF ou Balco)

Futuro

Termo

Opes

Mercado de Capitais (Ttulos)


Bolsa Aes; Opes; ADR/BDR. Balco Debntures; Commercial Papers;

Mercado de Derivativos (Contratos)


BMF ou Balco Mercado Futuro Mercado a Termo; Operaes de Swap.

Sistemas de Liquidao
BACEN

CETIP SELIC
Ttulos Privados de Renda Fixa Ttulos Pblicos

CBLC
Ttulos Negociados em Bolsa, Balco e Derivativos

SISBACEN Moeda Estrangeira

Potrebbero piacerti anche