Sei sulla pagina 1di 63

ATENDIMENTO PR- HOSPITALAR

ALEX MARQUES-TS

URGNCIAS E EMERGNCIAS PR-HOSPITALARES

ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR

PRIMEIROS SOCORROS
O QUE SO OS PRIMEIROS SOCORROS So todas as aes imediatas e provisrias prestadas a uma pessoa , cujo o seu estado fsico coloca em perigo a sua vida, devido a um acidente ou uma doena sbita.
A pessoa que socorre uma vtima, chamada de SOCORRISTA.

Objetivos:
1) Manter as funes vitais ( pulso e respirao ); 2) Estabilizar a vtima 3) Evitar o agravamento das leses; 4) Providenciar transporte adequado at ao hospital.

AVALIAO DA CENA
Tipo de emergncia; Nmero de vtimas; Riscos potenciais; Organismos j acionados; Necessidade de apoio especializado.

Exame primrio e secundrio: *Permite concluir sobre o estado geral da vtima.

EXAME PRIMRIO:
a) Desobstruo da vias areas com imobilizao da cervical; b) Nvel de conscincia; c) Verificar a respirao; d) Verificar a pulsao;

Desobstruo da vias areas com imobilizao da cervical;


1. Manobra de elevao da mandbula: (executada por equipe de Resgate em vtima de trauma). a. Posicionar-se atrs da cabea da vtima; b. Colocar as mos espalmadas lateralmente a sua cabea, com os dedos voltados para frente, mantendo-a na posio neutra; c. Posicionar os dedos indicadores e mdios das mos, em ambos os lados da cabea da vtima, no ngulo da mandbula; d. Posicionar os dois dedos polegares sobre o mento (queixo) da vtima; e. Simultaneamente, fixar a cabea da vtima com as mos, elevar a mandbula com os indicadores e mdios, abrindo a boca com os polegares.

2- Manobra de Trao do Queixo: (executada por socorrista atendendo isoladamente uma vtima de trauma).

Apie com uma das mos a testa da vtima evitando que a cabea se mova; Segurar o queixo da vtima com o polegar e o indicador da outra mo e tracion-lo para cima e em seguida efetuar a abertura da boca.

Respirao
Empregar tcnica de ver, ouvir e sentir, (7 a 10 segundos de verificao): - Se presente, ministrar imediatamente oxignio vtima.

Se ausente, iniciar a ventilao artificial.


Liberar as VAS da vtima atravs da manobra indicada; Aproximar o ouvido da boca e nariz da vtima voltando a face para seu trax; Observar os movimentos do trax; Ouvir os rudos prprios da respirao

seguinte forma:

RESPIRAO EM REPOUSO FREQNCIA: Idade acima de 8 anos NORMAL de12 a 20 rpm LENTO menor que 12 rpm RPIDO maior que 20 rpm Idade entre 1 a 8 anos NORMAL de 20 a 40 rpm LENTO menor que 20 rpm RPIDO maior que 40 rpm NORMAL de 40 a 60 rpm LENTO menor que 40 rpm RPIDO maior que 60 rpm

Idade abaixo de 1 ano

circulao

TCNICA
Em vtimas com idade superior a 1 ano, se deve palpar a artria cartida; Em vtimas com idade inferior a 1 ano, se deve palpar a artria braquial;

PULSO EM REPOUSO
FREQNCIA

Idade acima de 8 anos

NORMAL de 60 a 100 bpm LENTO menor que 60 bpm RPIDO maior que 100 bpm NORMAL de 80 a 140 bpm LENTO menor que 80 bpm RPIDO maior que 140 bpm NORMAL de 120 a 160 bpm LENTO menor que 120 bpm RPIDO maior que 160 bpm

Idade entre 1 e 8 anos

Idade abaixo de 1 ano

INTENSIDADE

FORTE Batimentos facilmente palpveis FRACO Dificuldade em sentir os batimentos cardacos

EXAME SECUNDRIO:
Regio do pescoo *Cabea, * Face; *; * Clavcula; * Trax; *Abdome; * Quadril; * Membros superiores; * Membros inferiores; * Verificar regio posterior; * Exame neurolgico;

Exame neurolgico
AVDI :
Alerta - orientao no tempo, espao e contexto: Verbal responde somente quando estimulado; Doloroso- somente responde ao estimulo doloroso; Irresponsivo- no apresenta nenhum tipo de resposta.

R C P - ( Reanimao crdio-pulmonar ).
Causas: * Afogamentos; * Choques eltricos; * Asfixia ( corpo estranho); * Asfixia por gases txicos inalados; * TCE e AVC; * Leses de coluna cervical; * Etc....

Como executar a RCP: Com apenas 1 Socorrista.


1) Identificar realmente a parada crdio-respiratria; 2) Abrir as vias areas e de duas respiraes de 2 seg. cada uma; 3) Se no houver reao, posicionar a vtima em DDH 4) Executar 30 Compresses torcicas , no ritmo de 100 compresses por minuto. 5) Efetuar 2 Ventilaes e manter a seqncia 30:2 6) Parar e verificar o pulso central a cada 2 minutos, se no houver pulso , RCP deve ser iniciada pelas 30 compresses torcicas. 7) Verificar se os batimentos cardacos esto restabelecidos a cada dois minutos, continue fazendo 2 respiraes e 30 compresses ate a chegada do SME

Como executar a RCP: Com 02 Socorristas. 1) Identificar realmente a parada crdio-respiratria; 2) Abrir as vias areas e de duas respiraes de 2 seg. cada uma; 3) Se no houver reao, posicionar a vtima em DDH 4) Executar 30 Compresses torcicas , no ritmo de 100 compresses por minuto; 5) Efetuar 2 Ventilaes e manter a seqncia 30:2 6) Parar e verificar o pulso central a cada 2 minutos, se no houver pulso , RCP deve ser iniciada pelas 30 compresses torcicas; 7) Verificar se os batimentos cardacos esto restabelecidos a cada dois minutos, continue fazendo 2 respiraes e 30 compresses ate a chegada do SME; 8) O socorrista que ventila responsvel por avaliar a eficcia da compresso, controle do tempo e verificao do pulso central;

Como executar a RCP: Com 02 Socorristas. 9) A troca de posio entre socorristas dever ser feita durante a ventilao do pulso central , no devendo exceder a 3 ciclos; 10)Abra as vias areas e de duas respiraes de 2 seg. cada uma; 11) Nunca treine compresso cardaca em uma pessoa com batimentos normais.

FERIMENTOS
Conceito: Perda da integridade de qualquer tecido do organismo. Tipos: 1- Abrasivos; 2- Incisivos; 3- Lacerantes; 4- Perfurantes ou puctrio; 5- Amputaes traumticas; 6- Empalamento.

TIPOS DE FERIMENTOS

ESCORIAES

TIPOS DE FERIMENTOS

TIPOS DE FERIMENTOS

LACERAO

TIPOS DE FERIMENTOS

AMPUTAO TRAUMTICA

Tratamento Pr-hospitalar nos ferimentos:


Objetivo: - Conter as hemorragias; - Evitar as infeces e traumas secundrios; - Evitar e controlar o estado de choque; * Como proceder nas:
- Escoriaes: -Lavar a ferida com gua e sabo; - Recobrir a rea com gazes ou tecido limpo, fixando-os;

- Ferimento Incisivos: - Aproximar as bordas da ferida c/ curativo compressivo;

Tratamento Pr-hospitalar nos ferimentos:


- F. Lacerantes: - Proteger ferimento e controlar hemorragias c/ curativo compressivo bem firme;
- F. Perfurantes: - No remover material empalado; cobrir com gaze ou tecido limpo e imobiliz-lo; - Amputaes: - Aplicar torniquete, cobrir o ferimento, levar o membro amputado acondicionado em gelo p/ o hospital.

* HEMORRAGIAS:
perda de sangue interna ou externa dos vasos sangneos,

causada por ruptura,


dilaceramento ou corte.

O socorrista identificar uma hemorragia atravs dos sinais e sintomas verificados na vtima.
1) Visualizao do sangue; 2) Palidez intensa; 3) Mucosas descoradas; 4) Pulso rpido e superficial; 5) Vertigens; 6) Nuseas e vmitos; 7)Suores abundantes; 8) Intranqilidade; 9) Sede e desmaio; 10) Inconscincia e morte.

Classificao das Hemorragias.


* Hemorragias arteriais:
a) Sangue cor vermelho vivo; b) Sangue sai em jatos; c) Hemorragia difcil de conter; d) Hemorragia menos comum.

* Tipos:
- Artria femural; - Artria braquial; - Nas amputaes - Nos esmagamentos.

Classificao das Hemorragias.


* Hemorragias venosas :
a) Sangue de cor vermelho escuro; b) Sada do sangue lenta e contnua;; c) Hemorragia + fcil de ser contida;; d) Hemorragia mais comum.;

Tipos:
- Hemoptise - Cortes comuns - Melena - Metrorragia

* Tcnicas de conteno hemorrgica:


1) Presso direta; 2) Curativo compressivo; 3) Elevao; 4) Ponto de presso; 5) Torniquete.

Obs: o torniquete s ser aplicado nos casos de amputao e dilacerao total de membro.

* Queimaduras:
So leses provocadas nos tecidos, por agentes trmicos fsicos ( frio ou calor) e agentes qumicos, eletricidade e radiao ionizante.
* A soda, o cido sulfrico e os vapores aquecidos representam grandes riscos de queimaduras p/ funcionrios de refinarias e indstrias.

Classificao das Queimaduras:


* Quanto a profundidade: - Em graus 1 Grau- Apenas vermelhido da pele e ardor; 2 Grau- Formao de bolhas ( flictenas ) e dor suportvel; 3 Grau- Destruio total ou parcial da pele, atingindo msculos e ossos. Poder ser indolor no foco principal.

QUEIMADURA DE 1 GRAU

QUEIMADURA DE 2 GRAU

QUEIMADURAS DE 2 GRAU

QUEIMADURA DE 3 GRAU

Objetivo do socorrista nas queimaduras : Tratamento Pr-hospitalar.


1) Manter sempre as vias areas abertas; 2) Aliviar a dor; 3) Prevenir as infeces; 4) Evitar o estado de choque; 5) Transportar adequadamente.

Tratamento nas queimaduras TRMICAS:


1) Retirar pedaos de tecidos queimados (somente se no oferecer resistncia) da SCQ; 2) Colocar sob gua corrente a parte queimada se for MMSS ou MMII quando for at 10% da SCQ em queimadura de 2 Grau; 3) Aplicar apenas compressas de gua fria na regio queimada quando a exteno for > que 10% da SCQ, em queimadura de 2 e 3 grau.; 4) Nunca passe leo, manteiga, creme dental, graxa ou outra substncia qualquer.

Tratamento nas queimaduras TRMICAS:


5) Cobrir a SCQ c/ pano limpo ou

plstico limpo , no fure as


bolhas (prevenir a infeco); 6) Evitar o estado de choque; 7)Transportar da forma mais rpida e adequada possvel,

mantendo as compressas frias


no trajeto..

Tratamento nas queimaduras


QUMICAS ou TRMICAS : Mais dicas 1) Nunca utilize outra substncia qumica para neutralisar outra, direto na pele; 2) Use sempre os EPIs; 3) Nunca lave uma vtima que sofreu banho qumico com jto slido sob presso (hidrante )

Queimaduras por eletricidade:


* Conseqncias: - Parada crdio - respiratria; - Leses no ponto de contato com a eletricidade; - Contraes musculares; - Fraturas;

Tratamento nas queimaduras por eletricidade:


1) O Socorrista deve preocupar-se primeiro em isolar a vtima da fonte energizada (segurana); 2) Aplicar a RCP; 3) Conter hemorragias; 4) Cobrir as leses (queimaduras); 5) Imobilizar as fraturas; 6) Transportar o mais rpido possvel para um hospital.

ESTADO DE CHOQUE:
Conceito: O estado de choque um quadro de colapso do sistema circulatrio, que leva a uma diminuio do dbito cardaco, queda da presso arterial e inadequada perfuso de todos os rgos.

Estado de Choques e suas causas


Choque hipovolmico: Causado por perda de sangue (ferimentos), plasma (queimaduras) ou gua e sais minerais (vmito e diarria); Choque neurognico: Causado por traumatismo raquimedular; Choque cardiognico: Causado por infarto agudo do miocrdio; Choque Anafiltico: Causado por picadas de abelhas, cobras, aranhas, e escorpies; Choque sptico: Causado por infeco bacteriana.

FRATURAS
* toda interrupo na continuidade de um osso.
Classificao: *Quanto a extenso : * a) Fratura incompleta; b) Fratura completa. * Quanto a exposio

do foco da fratura: a) Fechada; b) Aberta ou exposta.

Entorses e Luxaes:
Entorses - So leses traumticas das articulaes com, rompimento de um ou vrios ligamentos (tendes). Luxao- Perda temporria de contato das superfcies articulares .

Sinais e Sintomas das Fraturas:


* Na vtima inconsciente: - O socorrista dever fazer * Na vtima consciente: 1) Dor;

anlise lgica, para suspeitar


da presena de fraturas.

2) Impotncia funcional;
3) Deformidade; 4) Edema; 5) Crepitao ssea; 6) Perfuso capilar

deficiente.

*Sinais e sintomas
de uma Luxao:
1) Deformidade acentuada da articulao; 2) Dor e edema da articulao; 3) Dor ao movimentar a articulao; 4) Perda total ou parcial dos movimentos articulares;

* Sinais e sintomas

de uma Entorse :

* Os mesmos das Luxaes, acrescido de: - Parestesia; - Vermelhido da pele.

Tcnicas de Imobilizao:
1) O socorrista dever executar: a) Explicar o procedimento vtima; b) O membro fraturado na posio + anatmica e confortvel possvel; c) Apoiar as articulaes; d) Aplicar movimentos suaves; e) Utilizar material disponvel; f) Fazer curativos nas leses; g) Forrar as talas de madeira;

TIPOS DE TALAS DE IMOBILIZAO

Transportes em APH.
- O transporte para as vtimas dado conforme o tipo de Trauma. * Tipos de transportes: 1) De emergncia; 2) De apoio lateral; 3) Transporte em cadeirinha; 4) Transporte com cadeira; 5) Transporte pela extremidade 6) Transporte coletivo; 7) Transporte em tbua rgida.

Objetivos:
Manter a vida - A B C D E; Evitar leses adicionais; Promover a segurana e o conforto vtima ; Permitir controle adequado da situao; Manter imobilizaes .

Rolamento de 180

Rolamento de 180

TRANSPORTE DE ACIDENTADO

CONDUTA:
Anlise do ambiente, desligue a energia e afaste a vtima da fonte; Verificar dados vitais da vtima ;
Ministre O2 e inicie a RCP;

Trate as queimadura nos pontos observados;


Transporte a vtima ao atendimento efetivo;

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Na vigncia de perigo - exploso,
incndio, quedas de grandes altitudes.

Sem perigo iminente - deve-se usar todas


tcnicas para evitar agravos no quadro clnico do paciente

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO PRIMRIAS Parada cardiorespiratria;

Parada respiratria;

Obstruo respiratria; Grandes hemorragias (interna ou externa). Trauma crnio enceflico; Trauma de trax; Trauma de abdome

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO SECUNDRIAS

Trauma de coluna; Trauma de bacia;

Grandes queimados; Fratura de Fmur;

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO TERCIRIO

Ferimentos;

Fraturas de extremidades; Queimaduras leves;

Lembre-se : uma vida pode depender de sua calma e principalmente de seu conhecimento em atendimento pr-hospitalar.

Obrigado !!!!!!!!!!

Potrebbero piacerti anche