Sei sulla pagina 1di 11

O que Agricultura Orgnica?

Agricultura orgnica um sistema de gerenciamento total da produo agrcola com vistas a promover e realar a sade do meio ambiente, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biolgicas do solo. Nesse sentido, a agricultura orgnica enfatiza o uso de prticas de manejo em oposio ao uso de elementos estranhos ao meio rural. Isso abrange, sempre que possvel, a administrao de conhecimentos agronmicos, biolgicos e at mesmo mecnicos. Mas exclui a adoo de substncias qumicas ou outros materiais sintticos que desempenhem no solo funes estranhas s desempenhadas pelo ecossistema.

Objetivos da Agricultura Orgnica


1. Proporcionar aos pequenos agricultores e proprietrios de terra, conhecimentos e mtodos de agricultura orgnica atravs de experincias prticas. - Prestar assessoria tcnica na produo e comercializao, realizando reunies e visitas peridicas aos agricultores interessados, orientando-os e discutindo os aspectos relacionados produo, organizao e planejamento da propriedade; - Ampliar experincias de agricultura orgnica, diversificando as culturas, introduzindo diferentes tipos de adubos verdes e espcies para uso agroflorestal. 2. Promover o conhecimento e incentivar o debate entre os agricultores e proprietrios de terra, sobre os problemas e conseqncias da utilizao da agricultura qumicoindustrial, estimulando o trabalho em grupo e o associativismo, na busca do planejamento, organizao e administrao das propriedades rurais, com base nos princpios e prticas da agricultura orgnica e agrossilvicultura, enfatizando os princpios de conservao e valorizao dos recursos naturais renovveis. - Levar conhecimentos, tcnicas e noes de agricultura sustentvel aos proprietrios de terra e tcnicos. - Disponibilizar aos grupos de agricultores orgnicos, modelos de estatuto de cooperativas e associaes, para que possam discutir e decidir o modelo associativo a ser adotado.

O que um produto Orgnico e um Solo Saudvel?


O produto orgnico cultivado sem o uso de adubos qumicos ou agrotxicos. um produto limpo, saudvel, que provm de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrcola est baseado no respeito ao meio ambiente e na preservao dos recursos naturais. O solo a base do trabalho orgnico. Vrios resduos so reintegrados ao solo; esterco, restos de verduras, folhas, aparas, etc., so devolvidos aos canteiros para que sejam decompostos e transformados em nutrientes para as plantas. Essa fertilizao ativar a vida no solo; os microorganismos alm de transformar a matria orgnica em alimento para as plantas, tornaro a terra porosa, solta, permvel gua e ao ar. O grande valor da horticultura orgnica promover permanentemente o melhoramento do solo. Ao invs de mero suporte para a planta, o solo ser sua fonte de nutrio.

A rotao de culturas utilizada como forma de preservar a fertilidade do solo e o equilbrio de nutrientes. Contribui tambm para o controle de pragas, pois o cultivo das mesmas culturas nas mesmas reas poderia resultar no aparecimento de doenas e infestaes. As monoculturas so evitadas. A diversidade fator que traz estabilidade ao agros sistema, pois implica no aumento de espcies e na interao entre os diversos organismos. O cultivo consorciado, isto , o plantio de 2 espcies lado a lado, contribui para o controle da eroso, pois mantm o solo coberto. Muitas espcies podem ser associadas entre si, pois se favorecem mutuamente: espcies que produzem muita sombra podem ser associadas quelas que gostam de sombra; ex: tomate e salsa; razes profundas com razes superficiais. ex: cenoura e alface; espcies com folhagens ralas podem ser plantadas junto quelas mais volumosas, ex : cebolinha e beterraba; espcies com exigncias diversas em relao nutrientes. ex : rcula e brcolis; espcies que exalam odores e afugentam insetos: ex : alface e cebolinha.

Prtica da Agricultura Orgnica


Critrios bsicos para a prtica da agricultura orgnica: Proteo da fertilidade dos solos a longo prazo, estimulando sua atividade biolgica. Interveno mecanizada cautelosa. Fornecimento de nutrientes ao solo em forma natural, no obtidos por processos qumicos. Auto-suficincia em nitrognio pelo uso de leguminosas e inoculaes com bactrias fixadoras de nitrognio, e com reciclagem de materiais orgnicos provenientes de resduos vegetais e estercos animais. Controle de doenas, pragas e ervas pela rotao de culturas, inimigos naturais, diversidade gentica, variedades resistentes, adubao orgnica, intervenes biolgicas, extratos de plantas e caldas elaboradas com componentes naturais. Bem estar das espcies exploradas na criao animal, atravs de nutrio, tratamento sanitrio e condies de vida que respeitem suas caractersticas. Ateno especial ao impacto do sistema produtivo sobre o meio ambiente, protegendo a flora e a fauna existentes. Condies de trabalho que representem oportunidades de desenvolvimento humano aos envolvidos. Processamento limpo e controlado.

Procedimentos Proibidos
Na Agricultura Orgnica existem alguns procedimentos que so proibidos na produo orgnica de vegetais, como: 1. Plantas vedada a utilizao de organismos geneticamente modificados (OGM/transgnicos) em qualquer situao da produo vegetal. as sementes e as mudas devem ser oriundas de sistemas orgnicos. No existindo no mercado sementes oriundas de sistemas orgnicos adequadas a determinada situao ecolgica especfica, o produtor poder lanar mo de produtos existentes no mercado, desde que avaliados pelos rgos competentes da certificadora. os produtos oriundos de atividades extrativistas s sero certificados como orgnicos caso o processo de extrao no comprometa o ecossistema e a sustentabilidade dos recursos envolvidos na explorao e esteja devidamente credenciado junto aos demais rgos competentes como IBAMA

2. gua a gua utilizada na produo deve apresentar-se dentro das caractersticas de Padro Mnimo liberado pela CETESB, Adolfo Lutz ou outro rgo Oficial (CONAMA 20), tanto para gua de irrigao como para gua de processamento e ou lavagem ps-colheita. Devero ser solicitadas anlises qumicas, biolgicas e de resduos. 3. Manejo do Solo - Procedimentos proibidos: queimadas sistemticas. falta de planejamento (incluindo sistemas, prticas e tcnicas) para o manejo orgnico do solo. ausncia ou erradicao da flora e da fauna nas reas de proteo aos mananciais (rios, crregos, nascentes), reservas legais e reas de classe de capacidade VII e VIII. utilizao de material orgnico com potencial poluente ou contaminante.

4. Manejo de Plantas Invasoras o uso de herbicidas qumicos, derivados de petrleo e hormnios sintticos, so procedimentos proibidos na agricultura orgnica. 5. Nutrio Vegetal utilizao de adubos qumicos de mdia a alta concentrao e solubilidade incluindo KCl, KNO3 e Salitre do Chile; emprego de agrotxicos e fitoreguladores; produtos ou resduos industriais, agro-industriais e urbanos com propriedades corretivas, fertilizantes e ou condicionadores de solo, com agentes potencialmente poluentes ou contaminantes.

Potrebbero piacerti anche