Sei sulla pagina 1di 30

ELETRICIDADE ESTTICA

SENAI
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal 31

INTRODUO

A Descarga eletrosttica um fator muito negativo para os aparelhos de Adio e Vdeo e pode tornar-se desastrosa em ambientes industriais, principalmente em atmosferas explosivas e linhas de produo com componentes muito sensveis a Descargas Eltricas. Normalmente , voc no pode senti-la, e nem v-la. Mas, ela esta sempre ao seu redor, e pode arruinar o seu trabalho. Deste modo imprescindvel a conscientizao sobre os problemas de descarga eletrosttica existente quando do manuseio de semicondutores no processo produtivo, bem como propor solues para que os nveis de eletricidade esttica permaneam dentro de valores aceitveis. Muito dinheiro gasto todos os anos com reparos e assistncia tcnica, devido aos problemas causados pelas descargas estticas. Este fato bem reconhecido e documentado pelas indstrias de microeletrnica e suas respectivas organizaes e normas.

32

Com a finalidade de prevenir os efeitos destrutivos da descarga eletrosttica sobre a qualidade e rendimento na fabricao de produtos, os engenheiros de qualidade e produto, juntamente com especialistas em eletricidade esttica desenvolveram alguns produtos como: Pulseiras de aterramento de uso pessoal, pisos de materiais condutivos, materiais anti-estticos, materiais de blindagem, ionizadores de ar e outros produtos de controle da eletricidade esttica.

No existe um padro nico para controle das Descargas eletrostticas, Portanto necessrio que os fabricantes saibam que nveis de proteo so necessrios em suas aplicaes especficas e desta forma estabelecer um monitoramento adequado em um programa de Controle Anti-esttica.

33

Esttica a transferncia de cargas eltricas entre corpos a diferentes potenciais, causada pelo contato direto ou por induo de um campo eletrosttico.

Itens Sensveis a Descarga Eletrosttica Componentes eletrnicos contendo elementos semicondutores (Diodos,Transistores, Circuitos Integrados) Mecanismos de CD, MD, DVD e filmadoras; Blocos de sintonia no blindados.

34

O que Eletricidade Esttica uma carga eltrica estacionaria causada pelo desbalanceamento de eltrons.

Como ela gerada? Surge pelo contato / atrito e separao de materiais, nas mesas de trabalho, pisos, cadeiras plsticos, etc..

A Sensibilidade da ESD dividida em duas etapas: Limiar de Falha quando a pea danificada Limiar da Degradao Ocorre a degradao do componente ao longo do tempo.

35

Para deixar de ser um inimigo invisvel, uma descarga :.

Vista: a partir de 5000V (Fasca)

Poc Poc Poc

Ouvida: Sentida: a partir de 3.500V a partir de 4.500V (Estalos na tela da TV ao ligar)

36

Entretanto, como agente destruidor, a grandeza da descarga que pode vir a danificar componentes depende da espessura da camada dos mesmos. Para dispositivos MOS, por exemplo, para 0,1 uM a 0,07uM, Tenses acima de 70V podem provocar a destruio do componente. Vale ressaltar que esta tenso mnima em relao aos valores normalmente alcanados em ESD.

O dano causado por ESD nem sempre ocasiona falha imediata. Isto 10% dos componentes so destrudos totalmente, os outros 90% podem ocorrer com 6 dias, 6 semanas ou at mesmo seis meses aps, ou seja depois que j passou pelos testes no processo produtivo sem acusar falha, o que vir a seguir a constatao da falha no cliente, comprometendo a imagem da qualidade de nossos produtos.

37

EFEITOS DA ESD
Materi al No Confor me

a) Destruio: . Problemas de rejeio na Linha

b) Danificao: . Reduo do tempo de vida; . Mau funcionamento na casa do cliente; . Aparelho deixa de funcionar.

38

E.S.D Um prejuzo em avalanche

Imaginando um lote de 10.000 componentes com 0,5% de degradao por ESD (5 peas), dever ser utilizada na montagem de PCB: Cada PCB ter 20 componentes Montando 50 PCB, possvel que 5 PCB estejam degradados, o que significa 10%. Montando 5 equipamentos cada um com 10 PCB, existe a possibilidade de 100% de defeito.

A Nvel de custos 1 PCB Custa X 01 Aparelho Custa 5X No campo Custa 50X

Como se v, de um custo inicial X passamos a um custo final cinqenta vezes maior. Portanto ESD alm de ser um agente perturbador no processo produtivo, aumenta em demasia o custo final de nossos produtos.

39

Tenses Eletrostticas tpicas em postos de trabalho

Tenso esttica (VOLTS)

MEIO DE GERAO ESTATCA

Umidade Relativa 10 - 20%

Umidade Relativa 65 90%

Andando sobre o carpete

35.000

1.500

Andando sobre o piso de vynil (PVC)


Funcionrio de banco

12.000
6.000

250
100

Envelopes de vynil Saco comum retirado na bancada Cadeira com assento de espuma (poliuretano)

7.000 20.000 18.000

600 1.200 1.500

40

PROGRAMA DE CONTROLE ANTIESTTICO

Mesmo que o programa tenha sido bem implantado, necessrio o monitoramento contnuo.
O Programa de Controle Antiesttica incluir os seguintes equipamentos:

1 - Verificao da Pulseira: Testes do tipo resistivo ou capacitivo que garantam o monitoramento em reas crticas.

2 - Verificao do Calado: Para garantir o bom desempenho do calado condutivo.

41

3 - Monitor de Superfcie Carregada


Para testes e calibraes diversas e avaliaes de desempenho dos ionizadores ou calibrao e dimensionamento de embalagens anti estticas.

4 Medidor de Resistncia de Superfcie


Para garantir o bom desempenho das mantas / pisos dissipativos das reas instaladas.

5 Medidor de Campo Eletrosttico


Aparelho usado para medir a Esttica.

42

EQUIPAMENTOS DE PROTEO

Ionizador de Ar:
Equipamentos utilizados para neutralizar as cargas eletrostticas sobre materiais isolantes.

43

REAS DE SEGURANA ESD

Postos de trabalho providos de recursos de preveno contra ESD, como ponto de aterramento e Equipamentos de proteo a ESD. Estas reas devem ser identificadas de forma visvel conforme figura ao lado.

So consideradas reas de segurana ESD locais onde h componentes semicondutores, placas de circuito impresso(PCB) montados e mecanismos sensveis fora de suas embalagens originais ou embalagens antiestticas..

44

MANTAS CONDUTIVAS E ESTTICA DISSIPATIVAS

So feitas de material com resistncia superficial entre 10 M e 100M.

So utilizadas em bancadas para proteger os componentes sensveis a ESD e em pisos onde so utilizadas calcanheiras para dissipar a Esttica proveniente destas. Todas as mantas devem estar ligadas ao aterramento da linha.

45

TIPOS DE MANTAS

Existem dois tipos de mantas:


Face Simples Ambos os lados da manta so dissipativos.

Face Dupla Possui um dos lados dissipativos que pode ter as cores verde, cinza, ou outra cor) e outro lado condutivo na cor preta.

Como dever ser utilizada as mantas: Em Bancadas: dever ser colocada o lado dissipativo (colorido) para cima. Em pisos: dever ser colocado o lado condutivo (Preto) para cima.

Obs.: Nunca deveremos colocar PCBs ligadas onde houver mantas com o lado condutivo(Preto) para cima pois haver curto circuito, queimando os componentes da PCB.

46

EMBALAGENS
So feitas de material condutivo e esttico dissipativo e servem para armazenar os componentes sensveis a ESD para proteo dos mesmos.

Canaleta p/ IC

Bandeja para IC

Carrinho p/ transporte de PCB

47

EMBALAGENS Cont....

Saco Blindado

Saco Tipo Blindado preto

Saco Bolha Antiesttico

Saco Antiesttico

48

Os componentes sensveis a ESD devem ser mantidos em suas embalagens de proteo originais, sendo retirados somente quando for usado na Placa ou no Aparelho.

Quando houver necessidade, os componentes sensveis podem ser transferidos para outras embalagens, desde que sejam de proteo ESD.

49

Pulseiras de Aterramento
As pulseiras de aterramento - so feitas de material condutivo e devem ser fixadas em contato direto com a pele e conectadas a rede de aterramento atravs de um fio condutivo com resistncia entre 1M e 10M .

( PULSEIRA ) DEVER FICAR EM CONTATO COM A PELE

( GARRA ) DEVER FICAR PRESA NO FIO TERRA DA LINHA ( AZUL )

50

Componentes sensveis a ESD alimentados na linha de produo fora de suas embalagens de proteo devem ficar acondicionadas em calhas ou cochinhos revestidos com material condutivo.

51

Calcanheiras
Calcanheiras Condutivas So Feitas de material condutivo, devendo ser fixadas sobre os calados e ter sua tira em contato direto com a pele. Podem ser fixadas sobre meias, desde que confirmadas no Check dirio pelo testador.

52

Testador de Pulseiras e calado


Aparelho utilizado para testar as pulseiras e os calados com a finalidade de garantir o funcionamento das mesmas.

PROCEDIMENTO

EQUIPAMENTO DE TESTE

53

INSTRUES PARA TESTE DE PULSEIRA E CALADO PULSEIRA:


1 - PRENDER A PULSEIRA NO PULSO E EM CONTATO COM A PELE. 2 - CONECTAR O PLUG OU GARRA DA PULSEIRA NO LOCAL INDICADO. 3 - PRESSIONAR O BOTO DE TESTE. 4 - VERIFICAR O ACENDIMENTO DA LMPADA VERDE, O QUE INDICA QUE A PULSEIRA EST APROVADA. 5 - CASO ACENDA UMA LMPADA VERMELHA, A PULSEIRA EST REJEITADA E DEVE SER SUBSTITUDA. .

CALADO:

1 - COLOCAR O P A SER TESTADO NA PLACA METLICA LOCALIZADA NO CHO. 2 - PRESSIONAR O BOTO DE TESTE. 3 - VERIFICAR O ACENDIMENTO DA . LMPADA VERDE, O QUE INDICA QUE O CALADO EST APROVADA. . 4 - CASO ACENDA UMA LMPADA VERMELHA, VERIFICAR O QUE EST ACONTECENDO COM O CALADO. .
. .

54

As pulseiras de aterramento e os calado devem ser checadas diariamente, no incio das atividades de montagem , usando-se um testador adequado, e seguindo o procedimento.

O resultado da verificao diria dever ser lanado no formulrio de Checagem diria de Pulseiras de aterramento e dever ser mantido em arquivo no perodo de um ano aps o preenchimento completo.

55

Formulrio de Controle Dirio de Pulseira Anti-Esttica

56

Comprometimento

Componentes sensveis a ESD montados ou no em placas somente devem ser manuseados por pessoas utilizando equipamentos de proteo, exceto quando inseridos em embalagens de proteo.

57

As placas de Circuitos montados com componentes sensveis devem ser manuseados com as duas mos, segurando-se pelas bordas, conforme a figura, evitando-se tocar diretamente os terminais dos componentes, quando no estiver usando equipamentos de proteo contra ESD.

Os componentes sensveis substitudos de placas, a serem encaminhados para anlise, ou devoluo de material para estoque devem ser mantidos em embalagens de proteo adequada.

58

No caso de pulseira e calado rejeitadas pelo testador, o operador deve informar de imediato ao seu superior para que seja providenciado a substituio das mesmas.

Ateno! Nunca coloque um PCB sobre o outro.

59

CONCLUSO

Devido ao aumento de sensibilidade descargas eletrostticas observado em muitos componentes atualmente utilizados, uma total compreenso da necessidade de programa de controle antiesttica extremamente importante. Os benefcios de um programa bem implantado e suportado incluem: Incremento do rendimento da produo; Aumento da velocidade de produo; Reduo das falhas latentes devido as descargas; Reduo de custos devido garantia; Produtos de alta qualidade; Aumento dos lucros. A reputao de um fabricante de equipamentos eletrnicos afetada cada vez que um produto devolvido por um cliente. O gerenciamento total da qualidade e o defeito zero so excelentes objetivos alcanados por um produto e podem ser mantidos por um bem projetado programa de controle anti esttica.

60

Potrebbero piacerti anche