Sei sulla pagina 1di 23

OS RISCOS DE UMA NOVA TECNOLOGIA

Jssica Borges Cruz

Palestra de Feynman em 1959, intitulada como H mais espaos l em baixo Ponto inicial; O que buscamos com a nanotecnologia? O que sabemos sobre seus riscos?

Apenas nos ltimos anos os riscos da nanotecnologia comearam a ser investigados; Em 2009 foram apontados mais de mil produtos comercializados que possuem alguma composio nano; Nos EUA, investe-se 40 vezes menos na investigao dos riscos das nanopartculas do que em suas aplicaes, o mesmo acontece em muitos outros pases e no Brasil parece no haver investimento em nanotoxicologia.

Instituies acadmicas e alguns grupos de pesquisas se interessam em investigar quais os riscos das nanopartculas sade humana; A maioria das pesquisas est relacionada nanotubos de carbono e xidos metlicos; Utilizam-se como cobaias alguns tipos de roedores, algas, peixes, bactrias, clulas, entre outros.

Universidade de Munique (Alemanha); Corao de Langendorff; Nanopartculas - Carbono(negro de fumo), dixido de titnio, dixido de silcio, slicas de aerosil e poliestireno; Resultados para nanopartculas de carbono e dixidos: Aumento de 15% na frequncia cardaca; Arritmia detectada no eletrocardiograma.

Corao de Langendorff
Corao de roedores isolado numa soluo nutritiva no lugar do sangue Foto: Andreas Stampfl/ACSnano/American Chemical Society

Universidade de Indiana e Purdue (EUA); Simulao de exposies nanopartculas de carbono em diferentes situaes; Utilizaram-se clulas do nfron renal; Nanopartculas atravessam a barreira biolgica e podem entrar na circulao sangunea; Nanopartculas representam um perigo se alojadas nos rins, pois este o rgo responsvel pela eliminao de toxinas do corpo.

O que representam para a sade humana?

Nanotubos de carbono so citotxicos; Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um mtodo para tornar os nanotubos de carbono biocompatveis; Utilizaram um polmero sinttico semelhante mucina ; Para sintetizar o glicopolmero, utilizaram uma protena grudenta presente em lesmas; Com isso, os nanotubos puderam interagir com as clulas sem prejudic-las.

Uma mucina sinttica polimrica montada sobre um nanotubo de carbono em meio aquoso por meio da interao hidrofbica entre as extremidades de lpidio dos polmeros e a superfcie do nanotubo. Nanotubos de carbono revestidos com o polmero C18--MM so solveis em gua.
[Imagem:http://www.inovacaotecnol ogica.com.br/noticias/noticia.php?art igo=010165060911]

Universidade de Stanford (EUA); Descobriram que os nanotubos de carbono so eliminados naturalmente pelo corpo atravs de fezes e urina; Os nanotubos de carbono foram injetados com uma cobertura de polietileno glicol e ficaram por cerca de 10 horas no organismo das cobaias (ratos); Depois foram eliminados e as cobaias aparentemente permaneceram saudveis.

Universidade de Washington (EUA); Foi descoberto que a taxa de absoro de nanopartculas pelas clulas depende de sua posio; Clulas de cabea para baixo absorvem menos nanopartculas que clulas em sua configurao normal; Nanopartculas maiores sofrem o efeito da gravidade e se sedimentam, alterando a concentrao da soluo em que a clula est submersa em diferentes pontos.

Os trabalhos anteriores precisam ser reavaliados para explicar os efeitos da sedimentao e dosimetria das nanopartculas concluem os autores.
[Imagem: Younan Xia/WUSTL]

Universidade de Bristou (Inglaterra); Foram cultivadas camadas de clulas humanas simulando uma barreira biolgica; Utilizaram-se nanopartculas de Cobaltocromo; As nanopartculas afetaram no s as clulas que estiveram em contato como tambm as que estavam atrs da barreira; Danos ao DNA humano.

Algumas pesquisas indicam que nanopartculas presentes em filtros solares (xido de titnio e de zinco) podem ser facilmente absorvidas pela pele e no se sabe quais as consequncias de um uso prolongado desse produto; Nanopartculas de prata so potentes bactericidas, esto presentes em azulejos hospitalares, secadores de cabelo, aspiradores de p etc; Essas nanopartculas produzem radicais livres que ao entrar em contato com tecidos vivos, causam danos ao DNA e provocam at mesmo a morte celular.

Ausncia de conhecimento sobre os efeitos dos nanomateriais sobre os sistemas ambientais; Nanopartculas se espalham facilmente pela gua e pelo solo; Especialistas sugerem que seja reduzida ou at mesmo proibida a liberao de nanopartculas no ambiente como um meio de precauo; Nanopartculas (como a nanoprata) podem afetar bactrias responsveis pela decomposio da matria orgnica e sistemas aquticos se forem liberadas no ambiente.

A realizao de reunies e fruns no tem dado frutos no que diz respeito ao estabelecimento de regulamentos ou normas; Alguns pases, como a Austrlia, comearam a introduzir sistemas que obriguem a declarao de materiais nano em produtos comercializados; A prioridade dos governos e indstrias a gerao de lucros; A corrida cientfica em busca dos melhores produtos e servios impede os governos de tomarem uma deciso em benefcio da segurana.

Alguns defendem a autorregulamentao, desta forma as normas no afetaro os negcios; Os governos apoiam essas indstrias assegurando-lhes patentes; Nenhuma agncia reguladora apresenta algum mtodo especfico para identificar toxidades em nanomateriais; Algumas at mesmo consideram as verses nano de um qumico como se fossem o prprio qumico; Desconsideram os efeitos qunticos.

Cresce a preocupao com a segurana daqueles que trabalham com a manipulao, sntese ou estocagem de produtos que contenham nanopartculas; Os nanomateriais podem entrar no organismo de diversas formas, as principais delas so por vias respiratrias ou pela pele e mucosas; Ao atravessar a barreira da pele (epiderme e derme) fica mais fcil para as nanopartculas se espalharem pelo organismo atravs da corrente sangunea ou vasos linfticos.

A nanotecnologia poder afetar o comrcio e os sistemas de commodities; Consequentemente afetar os trabalhadores que sobrevivem da lavoura dessas matrias-primas; Alguns pases tero suas economias prejudicadas por no terem recursos financeiros suficientes para investir em desenvolvimentos nanotecnolgicos; A nanotecnologia tambm utilizada para fins militares, ou seja, armas mais destrutivas e que utilizam tecnologia de ponta esto sendo desenvolvidas; Possibilidade de desenvolvimento de armas biolgicas.

As pesquisas sobre riscos no esto no mesmo nvel das pesquisas sobre aplicaes; Necessidade de aplicao do princpio da precauo; Estabelecer normas e regulamentos; Participao de todos os elementos da sociedade nas discusses; Criao de rgos para monitoramento e desenvolvimento de mtodos e sistemas que identifiquem os nveis seguros de exposio nanopartculas; O desenvolvimento da nanotecnologia deve ser responsvel, seguro, tico e em benefcio da sociedade em geral.

Acabou !

Potrebbero piacerti anche