Sei sulla pagina 1di 48

MINICURSO

A WEB E SEUS MECANISMOS DE PESQUISA


Prof. Dr. Lus Cludio

contedo
Algumas reflexes e consideraes sobre a Internet Pesquisa: o que e para que serve? Recursos e estratgias de pesquisa na WEB Dicas de busca no Google, Orkut etc. WebQuest Como fazer referncia de documentos eletrnicos

Para incio de conversa...


Situando e delimitando nosso assunto.
Algumas reflexes sobre a internet e a atividade de pesquisa.

INTERNET, CONHECIMENTO E LINGUAGEM


DISCUTA EM PEQUENOS GRUPOS AS QUESTES ABAIXO: DE QUE MODO A INTERNET ALTERA OU IMPACTA NOSSA MANEIRA DE CONHECER O MUNDO? SE NO HOUVESSE INTERNET, QUAIS SERIAM AS CONSEQUNCIAS OU IMPLICAES NA SUA VIDA DE ESTUDANTE?
www.geocities.com

INTERATIVIDADE COMPARTILHANDO NOSSAS IDIAS...

www.geocities.com

VINHO NOVO EM ODRES VELHOS


DE QUE ADIANTAM AS NOVAS TECNOLOGIAS SE CONTINUARMOS A USAR VELHAS METODOLOGIAS?
Vdeo http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk&feature=related

PENSANDO SOBRE A WEB


Novas configuraes do saber: o conhecimento no ciberespao

Do livro ao hipertexto: do conhecimento hierarquizado multiplicidade do saber Novas prticas de escrita, novas estratgias de leitura
Do leitor ao navegador Do autor escrita libertria

LNGUA E WEB
Lngua Portuguesa: entre a correo gramatical e o internets
Para BECHARA (2000), a Internet no se constitui em uma inevitvel ameaa lngua. A Internet coloca a necessidade de um uso adequado da lngua portuguesa:
A Internet, pela sua especificidade, exige ou propicia um tipo de texto especial. Tambm aqui a inadequao consiste em querer redigir um texto qualquer fora da Internet como se fora para ela, ou vice-versa. Todo texto - na Internet ou no -, como toda expresso lingstica, deve estar adequado s idias, ao interlocutor e s circunstncias.

INFORMAO E CONHECIMENTO
Quando buscamos uma informao na WEB, estamos necessariamente buscando e construindo conhecimento? O perigo de se reduzir o conhecimento informao.

O risco de confundir informao com conhecimento.

O conhecimento sempre comporta algum tipo de informao, mas a informao precisa ser processada, interpretada, reelaborada, contextualizada, criticada e incorporada experincia do estudante para gerar conhecimento.

PESQUISA
PESQUISAR SIMPLESMENTE FAZER UMA BUSCA? A PESQUISA NO CONTEXTO ACADMICO.

AS FONTES DE PESQUISA: mudanas no suporte material dos documentos, textos, imagens e dados.
QUANDO A BUSCA PARTE DE UMA PESQUISA.

H ALGUM DIFERENCIAL AO PESQUISARMOS NA WEB?


AT QUE PONTO A WEB SE PARECE E SE DIFERENCIA DE UMA BIBLIOTECA OU LIVRO?

www.meguia.net

INTERATIVIDADE

CONTE O QUE VOC DISCUTIU EM GRUPO

UM MAR DE INFORMAES
Em novembro de 2006, foi anunciado que a Internet mundial atingiu o incrvel nmero de 100 milhes de sites. Por isso, uma das grandes questes : como encontrar a informao que desejamos, dentro do excesso de material contido na rede?
http://www.monsterguide.net/lang/pt/how-to-search-the-internet.jpg

ENCONTRANDO AGULHA NO PALHEIRO


Atualmente a Internet considerada o maior repositrio de informaes do mundo, recebendo, em mdia, de 10 a 20 milhes de novos documentos por dia. O objetivo principal da Internet o compartilhamento universal do conhecimento. Embora dotada de recursos de pesquisa, anlise e sntese, a Internet carece de estratgias eficazes para a localizao do documento necessrio.

PESQUISAR NA WEB
Jos Manuel Moran

Saber buscar o que se quer Ir atrs Ler Ir alm das aparncias Aprofundar Comparar Avaliar

http://www.youtube.com/watch?v=k9jGBaMwI9I&feature=related

ESTRATGIAS DE PESQUISA NA WEB


De uma forma geral, os recursos de busca mais simples costumam retornar informaes irrelevantes ou inconsistentes. Isso acontece porque os mecanismos de busca so recursos de tecnologia, enquanto que a informao na Internet est organizada em pginas feitas por humanos, ou seja, para humanos entenderem. Uma no foi originalmente preparada para a outra. Por isso, uma grande quantidade de pginas sem nenhuma ligao com a informao esperada pode ser apresentada juntamente com os bons resultados. Torna-se difcil separar o que realmente queremos.

ESTRATGIAS DE PESQUISA NA WEB


O ponto de partida para a realizao de uma pesquisa na Internet com sucesso a definio de palavras-chaves e a combinao entre elas com o objetivo de focalizar a busca no resultado que se espera alcanar. A pesquisa na Internet pode ser feita de duas formas: 1. Atravs de URLs http://www.domnio.ext 2. Atravs de mecanismos de busca ou indexadores de sites, tal como o google, yahoo, altavista etc. A opo por cada uma depende do nvel de informao que o pesquisador possui sobre o objeto de pesquisa.

PESQUISA ATRAVS DE URLs

Esta modalidade de pesquisa vivel quando o objeto de pesquisa se trata de alguma instituio ou rea especfica. Demanda como pr-requisitos a posse de informaes sobre o objeto a ser pesquisado, alm da definio correta do endereo eletrnico. Aqui, vamos dar algumas dicas para voc dinamizar o processo de pesquisa de informaes cientficas e tecnolgicas na Internet, a fim de facilitar o acesso a documentos eletrnicos na comunidade acadmica.

SITES

Esta modalidade de pesquisa vivel quando o objeto de pesquisa se trata de alguma instituio ou rea especfica. Demanda como pr-requisitos a posse de informaes sobre o objeto a ser pesquisado, alm da definio correta do endereo eletrnico. Aqui, vamos dar algumas dicas para voc dinamizar o processo de pesquisa de informaes cientficas e tecnolgicas na Internet, a fim de facilitar o acesso a documentos eletrnicos na comunidade acadmica.

ALGUNS SITES SOBRE EAD E INTERNET


Lista de artigos sobre ciberespao, internet, EAD e temas pertinentes: http://www4.prossiga.br/EDistancia/asp/SaidaCat.asp?cod=8&codintermed=17& id=port#Ciberespao Biblioteca Virtual do Estudante de Lngua Portuguesa: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/ SciELO Brasil (biblioteca eletrnica): http://www.scielo.br/ Portal de Peridicos da CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp Dicionrio de Terminologia de Educao a Distncia: http://www.escolanet.com.br/dicionario/dicionario.html http://www.abed.org.br/rbaad/dicionario.pdf

PESQUISA ATRAVS DE MECANISMOS DE BUSCA


Esta modalidade de pesquisa MAIS vivel quando o objeto de pesquisa se trata de assunto com mais de um conceito, tal como Educao e Desenvolvimento Sustentvel. Demanda como pr-requisitos a habilidade para definir as palavras-chaves e o conhecimento sobre o mecanismo de busca mais eficiente.
Se o pesquisador deseja informaes sobre Educao e Desenvolvimento Sustentvel, melhor especificar a busca como frase, entre aspas " Educao e Desenvolvimento Sustentvel ". Caso contrrio, o resultado ser dado com base nas palavras "educao", "desenvolvimento" e sustentvel constantes em um texto, independentemente da relao entre elas.

RESTRIO OU EXPANSO DE PESQUISA

A maioria dos mecanismos de buscas possibilita a restrio ou a expanso de pesquisas atravs de sinais ou de lgicas booleanas.
Os sinais (+ mais) e (- menos) so adotados quando se deseja incluir ou excluir determinada informao ao objeto pesquisado.

EXPRESSES BOOLEANAS

AND

Para pesquisas avanadas, digite-os na caixa booleana de forma livre. Amendoim AND manteiga encontra documentos tanto com a palavra amendoim quanto com a palavra manteiga.

O AND utilizado para recuperar sites que abordem os dois termos ao mesmo tempo; sites sem esta caracterstica no sero recuperadas. Ex.: AND sade AND pblica" (sero recuperados todos os sites que contenham ambos os termos).

EXPRESSES BOOLEANAS
Encontra documentos contendo pelo menos uma das palavras ou frases especificadas. Amendoim OR manteiga encontra os documentos contendo ou amendoim ou manteiga. Os documentos encontrados podem conter ambos os termos, mas no necessariamente.

OR

O OR utilizado para recuperar informaes sobre um termo ou outro; sites que contenham os dois termos no sero recuperados. Ex.: OR previdncia OR social (sero recuperados todos os sites que contenham um termo ou o outro).

EXPRESSES BOOLEANAS
Exclui documentos contendo a palavra ou frase especificada. Amendoim AND NOT manteiga encontra documentos com amendoim mas no contendo manteiga. NOT precisa ser usado com um outro operador, como E. O AltaVista no aceita 'amendoim NOT manteiga'; no lugar, especifique amendoim AND NOT manteiga..

AND NOT

O NOT utilizado para excluir algum termo quando na recuperao de sites.

Ex.: AND escola AND NOT secundria (sero recuperados sites que contm informaes sobre escolas, exceto aqueles que abordam sobre as escolas secundrias)

EXPRESSES BOOLEANAS

Localize documentos contendo tanto as palavras quanto as frases especificadas com 10 palavras entre uma e outra. Amendoim NEAR NEAR de manteiga encontraria documentos com amendoim manteiga, mas provavelmente nenhum outro tipo de manteiga.

O NEAR utilizado para recuperar sites que contm termos prximos ao que se espera alcanar de fato. Ex.: previdncia social NEAR reforma (sero recuperados sites que contm termos prximas quele que se espera alcanar).

EXPRESSES BOOLEANAS
O asterisco um curinga; quaisquer letras podem tomar o lugar do asterisco. Bass* Bass encontraria os documentos com bass, basset e bassinet. Voc precisa digitar pelo menos trs letras antes de * Voc tambm pode colocar o * no meio de uma palavra. Isso til quando voc no tem certeza sobre soletrar.

O asterisco (*) colocado direita do termo, tem a funo de recuperar todos os termos com o prefixo ou radical dado. Exemplo: a expresso brasil* recupera Brasil, brasileiro, brasileira, brasileiros, brasileiras, Braslia, brasiliense, brasilis, etc.

EXPRESSES BOOLEANAS
Use parnteses para agrupar frases Booleanas complexas. Por exemplo, (amendoim AND manteiga) AND (gelatina OR gelia) localiza documentos com as palavras 'amendoim manteiga e gelatina' ou 'amendoim manteiga e gelia' ou ambos.

( )

OUTROS RECURSOS

MASCARAMENTO

O mascaramento (?) tem a funo de substituir qualquer caracter em um termo de busca. Por exemplo, a expresso: bra?il recupera Brasil e Brazil. Esse recurso deve ser utilizado para recuperar palavras com ou sem acentuao. Exemplo: informa??o recupera informao e informacao.

OUTROS RECURSOS

BUSCA POR PROXIMIDADE

O comando proximo recupera termos adjacentes, ou seja, que aparecerem prximos no mesmo campo do registro. Exemplo: lagarta proximo soja recupera lagarta da soja.

OUTROS RECURSOS
possvel recuperar frases e expresses, colocando o termo ou a expresso de buscas entre aspas (). Exemplo: cruz das almas. Tambm possvel compor expresses de busca utilizando aspas, truncagem e/ou mascaramento. Exemplo: "tecnologia na agr*", ou "gl?cine max".
BUSCA POR FRASE

possvel, ainda, recuperar frases ou expresses que contenham . (ponto), : (dois pontos) e ; (ponto e vrgula), como, por exemplo, endereos eletrnicos e nomes completos de autores, da forma como aparecem no Acervo Documental. Exemplos: "amsm@terra.com.br", "madeira netto, j.s"

Observao: No caso da recuperao de nomes de autores, o ltimo ponto no deve ser digitado. Ou seja, no caso do exemplo acima, deve ser digitado "madeira netto, j.s" e NO "madeira netto, j.s."

REPERTRIO E BUSCA
Alm de todos os recursos apontados, importante que o estudante tenha um repertrio que o ajude a refinar ou orientar sua busca.

ATIVIDADE

Se voc estiver precisando de um modelo de ofcio, como voc faria esta busca na Web?

O Google a mquina de busca mais estudada e conhecida de todas. Por ter sido projetado e implementado no meio acadmico (enquanto as outras mquinas de busca desde cedo tomaram um rumo comercial), o Google teve vrios documentos a respeito de sua estrutura divulgados. O fato que o seu mecanismo de busca contm caractersticas especiais para avaliao das pginas encontradas, sintetizadas por uma tcnica denominada PageRank. Este foi o principal fator do sucesso do Google. Ele tornou-se o que hoje porque seus resultados agradam os usurios. Agradam porque so mais relevantes.
400 MILHES DE BUSCA POR DIA 20% POR ASSUNTOS QUE NO FORAM BUSCADOS ANTES

Este mecanismo disponibiliza os seguintes recursos:


Acesso, atravs de pesquisas, a uma coleo de 4,3 bilhes de sites; Realizao de pesquisa atravs de estratgia simples ou avanada; Definio de preferncias, incluindo o nmero de resultados por pgina, o idioma e a traduo dos resultados; Ferramentas de idiomas para a traduo de textos; Indicao do nmero de resultados encontrados e o tempo gasto para a pesquisa; Visualizao do tamanho (Kb) do arquivo encontrado. Alm dos sites o Google disponibiliza imagens da rede, notcias, discusses e mensagens de fruns, usenet newsgroups e informaes sobre todo tipo de produtos.

COMO PESQUISAR NO GOOGLE


Central de ajuda do Pesquisa na WEB http://www.google.com.br/support/bin/answer.py?answer=50187

Vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=Qvvf73tQ0uk&feature=related

FERRAMENTAS

PESQUISA EM LIVROS
www.books.google.com

http://books.google.com/books?id=xpH6nChXuAC&pg=PA1998&dq=gest%C3%A3o+em+ti&lr=&source=gbs_selected_page s&cad=0_1&sig=vkyQ7LnJX3H04QZV8MRNFCELIVc#PRA1-PA18,M1

http://books.google.com/books?id=VPvyDpwDhG0C&printsec=frontcover&dq =comunica%C3%A7%C3%A3o+na+empresa&lr=&sig=DcVelUUmRBIVXH4u Pk_Nn6rB3JU#PPA8,M1 http://books.google.com/books?id=NR3HyAL6YnAC&pg=PA106&dq=comunic a%C3%A7%C3%A3o+na+empresa&lr=&sig=2JT4TlokV2yntOh33hxKDjK3x2 4#PPA14,M1

PESQUISA EM LIVROS

ATENO!
Verificar editora: idoneidade e qualidade no mercado editorial, ramo ou linha editorial de atuao da editora (acadmico, auto-ajuda etc.). Ano de publicao: considerar se a abordagem atual, se os dados apresentados no esto ultrapassados etc. Autor: conferir rea de atuao do autor, sua autoridade e credibilidade no assunto etc.

PESQUISA EM LIVROS

VDEO
http://www.youtube.com/watch?v=zoGFd3aA208&feature=related

COMO PESQUISAR NO ORKUT

http://www.youtube.com/watch?v=yQ57ecJHWmc&feature=related

SITES DE BUSCA CARTOGRFICOS

H sites de busca, como o Kartoo francs (que tem verso em Lngua Portuguesa), que ao invs de apresentarem os links resultantes de uma busca na forma de listas, mostram os resultados em formato cartogrfico (atravs de imagens). Cada esfera apresentada do mapa um site encontrado e sua pertinncia em relao ao tema demarcada pelo tamanho delas.
http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_04_06_pg4.htm http://www.kartoo.com/

WebQuest
WebQuest uma investigao orientada na qual algumas ou todas as informaes com as quais os estudantes interagem so originadas de recursos da Internet. Webquest uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informaes que, dia a dia, cresce na Web.
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califrnia, EUA, como proposta metodolgica para usar a Internet de forma criativa. Para mais detalhes, confira: http://webquest.sp.senac.br/textos/oque

http://www.educationworld.com/a_tech/images/bdodge.jpg

Uma WebQuest sobre Pesquisa na Internet


WebQuest destinada a professores que queiram utilizar os recursos da Internet, com seus alunos, no desenvolvimento de pesquisas escolares, de uma forma eficiente, criativa e inovadora, evitando os procedimentos de plgio.

http://www.webquest.futuro.usp.br/webquests/001/index.htm

http://www.webquest.futuro.usp.br/webquests/001/introducao.htm

ATIVIDADE

NORMALIZAO COMO FAZER REFERNCIA DE CITAES OU TEXTOS DA WEB?

Quando os documentos so obtidos em meio eletrnico, as referncias devem obedecer aos padres estabelecidos para este tipo de material, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico.

DOCUMENTOS ON-LINE
Alm das referncias sobre o tipo de material, so fornecidas informaes sobre o endereo eletrnico, apresentadas entre os sinais < e >, precedido da expresso Disponvel em: . Em seguida , indica-se a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em: .

REFERNCIAS DOCUMENTOS ON-LINE


Artigo de revista
MANUCCI, Jos Valrio. Crescer sem perder a identidade. CanalRH em Revista, So Paulo, ano 2, n. 19, fev. 2003. Disponvel em: <http.//www.canalrh.com.br/editoriais> . Acesso em: 24 fev. 2003.

Artigo de jornal
GHEDES, Cia. Vestibulandos desprezam critrios primordiais para escolha do curso. Folha Online, So Paulo, 28 fev. 2003. Disponvel em: <http.//www1.folha.uol.com.br> . Acesso em: 28 fev. 2003.

REFERNCIAS DOCUMENTOS ELETRNICOS


Home page
CIVITAS. Coordenao de Simo Pedro P. Marinho. Desenvolvido pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, 1995-1998. Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento de cidades. Disponvel em: <http.//www.gcsnet.com.br/oamis/civitas> . Acesso em: 27 nov. 1998.

CD-ROM
MICROSOFT. Project for Windows 95: project planning software. Version 4.1. [S.I]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM. Disponvel em: <http.//www1.folha.uol.com.br> . Acesso em: 28 fev. 2003.

Potrebbero piacerti anche