Sei sulla pagina 1di 9

Baruch Spinoza (1632-1677)

BIOGRAFIA
Nascido em Amsterdam, filsofo holands, filho de

uma famlia de judeus portugueses, emigraram para a Holanda no final do sculo XVI. Estudou teologia e comrcio pela forte influncia exercida sobre os escritos de Descartes e Hobbes. Seu racionalismo crtico pela Bblia fez com que fosse excomungado pelos rabinos em 1636. Em 1675 ele completou sua obra mais importante: a tica filosfica demonstrada pela natureza e Deus o maior expoente moderno do pantesmo.

PENSAMENTO FILOSFICO
Formado principalmente na filosofia de Descartes, o racionalismo

DE Baruch Spinoza influenciadO pela cultura judaica (Maimonides, Crescas Chasdai), o estoicismo (Sneca, Ccero) e outros como Giordano Bruno e Hobbes.

O problema fundamental do seu pensamento gira em torno da

questo da unidade e multiplicidade: o problema da identidade e da diferena e sua explicao causal. A diversidade dos seres generosos que observamos no universo deve ser explicado, como postulado muitos sculos antes de Aristteles, por suas causas. Parece claro que o conhecimento dos princpios orientadores determinantes no mundo no podem ser adquiridos atravs da experincia (o que nada pode nos dizer sobre as conexes necessrias entre os fatos), mas pelo puro proceder da mente, de acordo com suas prprias leis. Aqui reside a obra filosfica de Spinoza Mtodo Geomtrico", geometricamente.

Conheo as coisas quando

Conheo sua Gnesis

Da mesma forma que a matemtica e geometria geraram seu propsito (Gnesis) de dentro do entendimento em si, independentemente do emprico e temporalidade.

A filosofia de Spinoza, especialmente seu trabalho mais importante A tica demonstrada pelo mtodo geomtrico, toma como modelo o procedimento dedutivo e a matemtica, com base no pressuposto de que "a ordem e a conexo das idias so a mesma ordem e a conexo das coisas. A ordem casual que rege os acontecimentos idntica ordem que o entendimento segue quando processa as idias, ou seja, assim como matemtica e geometria, por sua rigorosa disciplina, certamente exemplar.

Agora a mente pura procede evidncia de que h uma pluralidade de causas de eventos

uma nica causa eficiente do todo, chamado por Spinoza, Deus ou a natureza

Contra o dualismo cartesiano e o pluralismo metafsico das mnadas de Leibniz, Spinoza postulou um monismo metafsico: h apenas uma substncia e apenas um, definido como:

declarao pode ser interpretada como uma naturalizao de Deus ou um teologsmo da natureza.

"Aquilo que em si mesmo e concebido por si mesmo, isto , aquilo cujo conceito no precisa do conceito de outra coisa, a partir do qual deve formar"

QUAL O MONISMO PANTESTA DE SPINOZA?


Para Spinoza h apenas uma nica substncia e este

Deus, uma concepo pantesta, j que tudo o que existe identificado como Deus, dizer que a substncia que absolutamente necessria e eterna como a sua essncia envolve necessariamente a existncia. Mas esse Deus um ser com personalidade, um ser livre e que cria a sua prpria vontade, dizer algo diferente, age por necessidade de sua natureza plena e que no acredita em qualquer outra coisa, porque tudo o que existe mesmo que nada. Spinoza entende a realidade como um todo nico em que cada parte se refere a totalidade e nela se encontra sua justificao e fundamento.

OBRAS
a)

Publicados "post mortem":

Escritos em latim: tica demonstrada maneira dos gemetras (Ethica Ordine Geometrico Demonstrata) - escrito em Rhynsburg; Contedo:

Primeira parte: Deus Segunda parte: A natureza e a Origem da Mente Terceira parte: A Origem e a Natureza dos Afetos Quarta parte: A Servido Humana ou a Fora dos Afetos Quinta parte: A Potncia do Intelecto ou a Liberdade Humana

Tratado Poltico (depois includo na tica); Tratado do Arco-ris

Escritos em holands: Um breve Tratado sobre Deus e o Homem (foi um esboo da tica);

b) Publicados Melhoramento do Intelecto (De Intellectus Emendatione) - Ensaio Prncpios da Cartesiana Tratado sobre a Religio e o Estado (Tractatus theologico politicus)

FRASES
S livre aquele que existe pelas necessidades de sua

prpria natureza e cujos atos se originam exclusivamente dentro de si.

Idias no so imagens em silncio em um quadro, uma

idia, como idia, inclui uma afirmao ou negao.

Os homens so enganados a pensarem que so livres; e a

razo para essa viso que eles tem conscincia de suas aes, enquanto ignoram as causas que as determinam, por tanto o que constitue a sua idia de liberdade, que no conhece causa nenhuma de suas aes.

Potrebbero piacerti anche