Sei sulla pagina 1di 32

CENTRO DE INFORMAES SOBRE MEDICAMENTOS

Uso Racional de Medicamentos - Desafio da Sade Pblica

FATORES CAUSADORES DE PROBLEMAS NA FARMACOTERAPIA DE UM HOSPITAL

SDM deficientes; Aplicao inadequada da informao do produto; Informao inadequada do mdico prescritor; Falta de conhecimentos farmacodinmicos; Desinteresse pela farmacovigilncia.

HISTRIA
O termo "informao sobre medicamentos" foi desenvolvido no incio dos anos 60, usado em conjunto com as palavras centro e especialista. Em 1962 foi criado o primeiro CIM, no Centro Mdico da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. A experincia teve sucesso e difundiu-se pelos Estados Unidos, depois pelo Canad. Hoje existem centenas de Centros em todo o mundo.

Paralelamente introduo macia de novos frmacos na teraputica, aumentou exponencialmente a quantidade de informao sobre medicamentos, provocando o que se convencionou chamar de "exploso de informao", nem sempre de boa qualidade .

Os CIMs nasceram da necessidade de equacionar a grande quantidade de informao disponvel sobre medicamentos e a aplicao destes conhecimentos prtica clnica.

Histrico
1962 - Universidade de Kentucky 1970 - Hospital de la Santa Cruz y San Pablo - Espanha 1971 - Hospital Geral de Leeds - Inglaterra dcada de 80 - Hospital Universitrio no Rio Grande do Norte 1992 - CEBRIM SISMED Sistema Brasileiro de Informaes sobre

Medicamentos ( 25 centros no pas)

CENTRO DE INFORMAES DE MEDICAMENTOS


Os Centros de Informao sobre Medicamentos (CIMs), so definidos como "unidades operacionais que proporcionam informaes tcnico-cientficas sobre medicamentos de modo objetivo e oportuno, constituem uma estratgia para atender as necessidades particulares de informao."

Alternativa para facilitar o acesso e a disponibilidade da informao, diminuindo os custos hospitalares pala racionalizao do uso de medicamentos

OBJETIVO

A meta principal dos centros de informao sobre medicamentos a promoo do uso racional dos medicamentos. Para alcanar esta meta, a informao prestada deve ser objetiva, imparcial e imune a presses polticas e econmicas.
a informao deve ser fornecida com agilidade, em tempo hbil para sua utilizao em cada caso.

Deve ser apoiado o uso correto dos medicamentos fundamentado em informaes seguras, independentes e atualizadas. utilizar fontes de informao confiveis, reconhecidas internacionalmente.

A informao sobre medicamentos e o uso racional

O uso racional de medicamentos definido pela OMS como sendo a administrao de frmacos apropriados ao paciente conforme suas necessidades clnicas, em doses que satisfaam suas caractersticas individuais, por um perodo de tempo adequado com o menor custo para ele e para a comunidade.

OMS. Promocin del uso racional de medicamentos: componentes centrales. Perspectivas polticas sobre medicamentos de la OMS, p. 1-6, [septiembre] 2002

A INFORMAO SOBRE MEDICAMENTOS E O USO RACIONAL

Entre as deficincias do sistema de ateno sade, est a indisponibilidade de informaes adequadas para aqueles que prescrevem, dispensam, administram e consomem os medicamentos, resultando no uso inapropriado.

AMERSON, A.B. et al. Introduction to the concept of medication information. In: MALONE, P.M.et al. Drug information: a guide for pharmacists. 2 ed. Stanford: Appleton & Lange, 2001. Cap. 1.

DESAFIO

NO MANEJO DAS INFORMAES:

elevado nmero de medicamentos; aumento crescente na quantidade e complexidade das informaes; tempo para busca e anlise das informaes; deficincias na formao; idioma; alto custo; domnio de novas tecnologias. Tecnologia da computao facilita acesso e armazenamento das informaes.

A INFORMAO SOBRE MEDICAMENTOS NO CONTEXTO


DA POLTICA DE MEDICAMENTOS

A PNM tem como propsito precpuo de garantir a necessria segurana, eficcia, segurana e qualidade dos medicamentos, a promoo do uso racional e o acesso da populao queles considerados essenciais.

ATIVIDADES INDICADAS PELA POLTICA NACIONAL MEDICAMENTOS QUE CIM PODEM APOIAR

DE

reviso permanente de relaes de medicamentos;


elaborao de formulrio teraputico; atualizao e padronizao de protocolos de interveno teraputica e dos respectivos esquemas de tratamento;

execuo de campanhas educativas dos usurios sobre a importncia da adeso ao tratamento, dos riscos da automedicao, da troca da medicao prescrita, ...;

Atividades indicadas pela Poltica Nacional de Medicamentos que CIM podem apoiar

programas de farmacoepidemiologia; promoo da educao continuada dos profissionais de sade disseminao de informaes objetivas e atualizadas

fundamentao da retirada de medicamentos do mercado


fundamentao do controle da propaganda dos medicamentos

Funes de um Centro
informao passiva responder questes dos usurios

informao ativa boletins, alertas, etc.


participar da elaborao de guias farmacoteraputicos assessorar a Comisso de Farmcia e Teraputica

atividades docentes e de investigao


sesses bibliogrficas/farmacoteraputicas participao em rounds estgio pesquisa

participar de atividades de farmacovigilncia participar de Estudos de Utilizao de Medicamentos.

INFORMAO SOBRE MEDICAMENTOS X CENTRO DE INFORMAO SOBRE MEDICAMENTOS

Informao Sobre Medicamentos (IM) Integrao da localizao, anlise, adequao e comunicao da informao sobre medicamentos, geralmente para uso, por um profissional da sade, em deciso visando ao benefcio de um paciente

Centro de Informao sobre Medicamentos (CIM) Local que rene, analisa, avalia e fornece informao sobre medicamentos, visando ao seu uso racional

REQUISITOS BSICOS PARA A IMPLANTAO DE UM CIM


1.

Recursos Humanos: farmacutico treinados em avaliao de documentao biomdica e informao sobre medicamentos e, quando necessrio, contam com a colaborao de um corpo de consultores mdicos,bem como de profissionais de outras reas. rea Fsica: adequada (no Brasil: 25 a 31m2) Equipamento e mobilirio Bibliografia Financiamento

2. 3. 4. 5.

CIM

SIM

Centro de Informao sobre Medicamentos: local fsico

Servio de Informao Sobre Medicamentos : atividade desenvolvida

FONTES DE INFORMAO DE MEDICAMENTOS


Primrias

(artigos, estudo de casos, relatos de ensaios clnicos e pesquisas farmacolgicas) Secundrias (Servios de indexao e resumo da literatura primria MEDLINE, LILACS) Tercirias (informao documentada no formato condensado LIVROS-TEXTO, BASE DE DADOS)

AVALIAO CRTICA DA QUALIDADE DA INFORMAO SOBRE MEDICAMENTOS

A UTILIZAO E A PRODUO DA INFORMAO PELO CIM

Informao Reativa: (passiva) Aquela que oferecida em resposta pergunta de um solicitante, principal atividade; Informao Proativa: (ativa) Aquela em que a iniciativa de comunicao do farmacutico informador, do mais visibilidade.

REQUISITOS PARA ESTRUTURAR UM CIM

A implantao e o funcionamento de um Centro de Informao de Medicamentos exigem a disponibilidade de recursos humanos capacitados em manejar fontes de informao e operao de CIM. Quando no se dispem deste tipo de profissional, a criao de um centro deve: incluir a capacitao do profissional selecionado para o centro. A capacidade de financiamento tanto para o funcionamento do CIM como disponibilidade de fundos recorrentes para sua dotao inicial,

a disponibilidade de um lugar adequado como fator determinante para estabelecer um CIM, entendido como uma rea fsica de utilizao exclusiva para o CIM e de capacidade suficiente para seu normal funcionamento .

LOCALIZAO E HORRIO DE
FUNCIONAMENTO

A localizao do CIM pode ser muito diversa, mantendo uma relao estreita com seus objetivos imediatos e mais acessveis para seus usurios. Os CIM podem estar localizados, principalmente, em hospitais, faculdades de farmcia e organizaes profissionais. Em cada uma das diferentes localizaes do CIM, este ter usurios diretos e indiretos, segundo seja o solicitante da informao a ser pesquisada. Recomenda-se, no mnimo, funcionar 8 horas por dia.

PERFIL PROFISSIONAL DO ESPECIALISTA EM


INFORMAO SOBRE MEDICAMENTOS

O perfil profissional deve incluir pelo menos as seguintes habilidades:


Competncia

na seleo, utilizao e avaliao crtica

da literatura;
Capacidade

para apresentar a mxima informao relevante com um mnimo de documentao de suporte;


.

Conhecimento

da disponibilidade de literatura, assim como de bibliotecas, centros de documentao, entre outros;


Capacidade

de comunicar a informao farmacoteraputica nas formas verbal e escrita;


Qualificao

para participar Farmcia e Teraputica

nas

Comisses

de

ASPECTOS PRTICOS
Os centros de informao sobre medicamentos so locais privilegiados para a execuo de muitas das atividades indicadas pela Poltica Nacional de Medicamentos. Ela determina o desenvolvimento de atividades que os centros de informao sobre medicamentos podero apoiar, por exemplo:

Reviso

permanente das relaes de medicamentos fundamentada na segurana e eficcia teraputica comprovadas;

Elaborao de um formulrio teraputico;

Atualizao contnua e padronizao de protocolos de interveno teraputica e dos respectivos esquemas de tratamento;

Execuo de campanhas educativas dos usurios sobre a importncia da adeso ao tratamento, dos riscos da automedicao; da troca da medicao prescrita ;

Programas de farmacoepidemiologia e farmacovigilncia.

Promoo

da educao continuada dos profissionais de sade sobre farmacologia e teraputica aplicada e outros aspectos envolvidos no uso racional de medicamentos, bem como disseminao de informaes objetivas e atualizadas;

Fundamentao da retirada de medicamentos do mercado; do controle da propaganda dos medicamentos.

Fundamentao

COMO CONSULTAR UM CIM


Os servios de informao passiva de um CIM podem ser solicitados por: telefone, pessoalmente, fax, correspondncia, correio eletrnico, dependendo do caso.

necessrio que o usurio se identifique e fornea seu endereo, nmero de telefone, a fim de estabelecer uma via de comunicao que ser utilizada na resposta, se esta no for imediata, ou caso um novo contato seja necessrio. Quando um paciente estiver envolvido, de grande importncia fornecer os dados adequados ao mesmo, de tal forma que a resposta corresponda s suas necessidades e caractersticas particulares.

CONSIDERAES FINAIS
Diante da relevante importncia das informaes sobre medicamentos confiveis e a dificuldade em obt-las, a efetivao de um CIM traz s mos dos profissionais da sade uma ferramenta extremamente til e crucial em muitas situaes. Apesar disso, a disponibilidade desse servio ainda no supre as necessidades de vrios setores da sade. Esta precria assistncia de informao, principalmente no mbito hospitalar, tem apresentado graves conseqncias.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
SILVA, Clber Domingos Cunha da; COELHO, Helena Lutscia Luna; ARRAIS, Paulo Srgio Dourado and CABRAL, Francisco Romero. Centro de informao sobre medicamentos: contribuio para o uso racional de frmacos. Cad. Sade Pblica . 1997, vol.13, n.3, pp. 531-535. VIDOTTI, Carlos C. F.; HOEFLER, Rogrio; SILVA, Emlia Vitria and BERGSTEN-MENDES, Gun. Sistema Brasileiro de Informao sobre Medicamentos - SISMED. Cad. Sade Pblica. 2000, vol.16, n.4, pp. 11211126.

Potrebbero piacerti anche