Sei sulla pagina 1di 88

TOXICOLOGIA DAS DROGAS DE ABUSO

INTRODUO TOXICO FARMACOLOGIA


-Substncia de uso teraputico -Veneno - Feitio Estudo

CONCEITOS GERAIS SOBRE DROGA


EFEITOS BENFICOS (droga medicamento) EFEITOS MALFICOS (droga txico)

DROGA

As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais.

CONCEITOS GERAIS SOBRE DROGA


Intoxicao Aguda uma condio transitria seguindo-se a administrao de lcool ou outra substncia psicoativa, perturbaes no nvel de conscincia, percepo, afeto ou comportamento, ou outras funes ou respostas psicofisiolgicas. Uso Nocivo um padro de uso de substncia psicoativa que est causando dano sade. O dano pode ser fsico (como no caso de hepatite decorrente da administrao de drogas injetveis) ou mental (ex. episdio depressivo secundrio a um grande consumo de lcool).

Toxicologia Social Efeitos nocivos decorrentes do uso no mdico de frmacos ou drogas causando danos ao indivduo e sociedade; Uso no mdico = exposio a uma droga ou frmaco pelo uso ocasional freqente e mesmo compulsivo aceitos ou no pela sociedade. Uso abusivo consumo ilegal (maconha)

Classificao Toxicologia social estuda os frmacos e drogas que possuem potencial para produzir dependncia; - Opiceos - Psicoestimulantes - Depressores do SNC - Etanol - Inalantes - Alucingenos

TOXICOMANIA Estado de intoxicao peridica ou crnica, nociva ao indivduo e sociedade, determinada pelo consumo repetido de uma droga, (natural ou sinttica). 1 - irresistvel desejo causado pela falta que obriga a continuar a usar droga. 2 - tendncia a aumentar a dose. 3 - dependncia de ordem psquica (psicolgica), s vezes fsica acerca dos efeitos das drogas.

Reforadores - Auto-administrao: - lcool e opicios euforia ou sensaes gratificantes - alivio do tdio, tenso, ansiedade ou dor; - aprovao de seus companheiros de consumo; - curiosidade sobre efeitos; - fuga 1 O que caracteriza o uso de drogas ou frmacos psicoativos fator de recompensa para o usurio; 2 Reforo aumento da probabilidade de uma ao ser repetida.

Reforo Positivo O organismo age para obter diretamente uma recompensa sensao de prazer. Rato sede + alavanca = gua reforo agradvel. Reforo Negativo O organismo age para evitar um mal estar ou dor. Rato levando choque nas patas + alavanca = cessa choque repete este ato para evitar um estmulo desagradvel.

Reforo Positivo Ex: Animal chega a pressionar 4.000 vezes para obter uma nica dose de cocaina; Livre acesso = altas doses dirias resultando em efeitos txicos graves e morte dentro de algumas semanas.

TOLERNCIA Alguns tipos de drogas, depois de repetidas administraes, levam a um efeito chamado TOLERNCIA Com o tempo o usurio levado a 2 situaes: aumentar a quantidade da droga ou aumentar o nmero de doses para obter o mesmo efeito ou mudar para uma substncia mais forte, a fim de continuar mantendo os mesmos nveis de prazer

Em ambos os casos, reside o perigo da OVERDOSE ou SUPERDOSE, ou seja, uma dose muito forte para o organismo que pode levar morte

DEPENDNCIA FSICA Algumas drogas causam DEPENDNCIA FSICA: o organismo se ajusta presena da droga que passa a ser necessria para que ele funcione normalmente (TRANSTORNOS DE ORDEM FISIOLGICA) Sem a droga: crises ou SNDROME DE ABSTINNCIA Se o dependente fsico ficar sem tomar a droga poder sofrer dos sintomas de abstinncia

SNDROME DE DEPENDNCIA
conjunto de fenmenos fisiolgicos, comportamentais e cognitivos uso de uma substncia que alcana uma prioridade muito maior para um determinado indivduo do que outros comportamentos. Desejo (freqentemente forte e algumas vezes irresistvel) de consumir drogas psicoativas.

SNDROME DE ABSTINNCIA
4 horas - Ansiedade, comportamento de procura da droga 8 horas - Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos freqentes, sudorese excessiva e fraqueza geral 12 horas - Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos freqentes, sudorese excessiva, fraqueza geral, dilatao das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereo dos pelos cutneos, dores sseas, dores musculares

SNDROME DE ABSTINNCIA
18-24 horas - Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos freqentes, sudorese excessiva, fraqueza geral, dilatao das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereo dos pelos cutneos, dores sseas, dores musculares, insnia, nusea, vmitos, muita inquietao, aumento da freqncia respiratria, pulso rpido, aumento da profundidade da respirao, aumento da presso arterial, hipertermia (febre), dor abdominal

SNDROME DE ABSTINNCIA
24-36 horas - Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatao das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereo dos pelos cutneos, dores sseas, dores musculares, insnia, nusea, vmitos, muita inquietao, aumento da frequncia respiratria, pulso rpido, aumento da profundidade da respirao, aumento da presso arterial, hipertermia (febre), dor abdominal, diarria, ejaculao espontnea, perda de peso, orgasmo espontneo, sinais de desidratao clnica, aumento dos leuccitos sanguneos, aumento da glicose sangunea, acidose sangunea, distrbio do metabolismo cido-base.

DEPENDNCIA PSQUICA Impulso psicolgico forte (compulso) para o uso contnuo da droga O indivduo dominado por uma forte vontade, quase incontrolvel, de administrar a droga qual se habituou

CODEPENDNCIA
Doena emocional que foi "diagnosticada" nos Estados Unidos por volta das dcadas de 70 e 80, em uma clnica para dependentes qumicos, atravs do atendimento a seus familiares. Vivem em funo do(s) outro(os), fazendo destes a razo de sua felicidade e bem estar. Baixa auto-estima e intenso sentimento de culpa. Vivem tentando "ajudar" outras pessoas, esquecendo, na maior parte do tempo, de viver a prpria vida, entre outras atitudes de auto-anulao.

CODEPENDNCIA
Caracterizar o doente grau de negligenciamento de sua prpria vida em funo do outro e de comportamentos insanos. Pode ser fatal, causando morte por depresso, suicdio, assassinato, cncer e outros; Reversvel, adotando-se comportamentos mais saudveis; Tomar conscincia e aceitar o problema.

CLASSIFICAO De acordo com os efeitos produzidos no Sistema Nervoso Central (SNC), as drogas podem ser classificadas em trs categorias:

PERTURBADORES (PSICODISLPTICOS) DEPRESSORAS (PSICOLPTICOS) ESTIMULANTES (PSICOANALPTICOS)

ADMINISTRAO DE DROGAS

ESTIMULANTES = PSICOANALPTICOS
Empiricamente: Drogas que aumentam a atividade do SNC (alterao quantitativa) Sob seus efeitos o usurio se sente com muita energia, disposio, pois estas drogas afastam o cansao e a fome Da serem muito empregadas nos remdios moderadores de apetite So exemplos destes tipos de droga: anfetaminas (bolinhas, rebites, moderadores de apetite), cocana (p, crack e merla), cafena (caf, ch-mate, p de guaran) e nicotina (tabaco)

ALUCINGENOS
DMT (Ayahuasca - Caapi, Yag, Vegetal, Daime, Hoasca), escopolamina, LSD, mescalina, noz-moscada, psilocybina, STP (2,5 dimetoxi-4-metil-anfetamina). Forma ingesto: oral, inalvel, injetvel, nasal Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): alterao da percepo, especialmente visual, aumento da energia, alucinaes, pnico Durao: varivel Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): ansiedade, alucinaes, exausto, psicose, tremores, vmito, pnico

Risco de dependncia psicolgica: baixo Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: aumento de iluses e de pnico, psicose Utilizao mdica: o LSD e a psilocybina foram testados no tratamento do alcoolismo, drogas, doenas mentais e enxaquecas

3,4-METLENODOXMETANFETAMINA (MDMA- ECSTASY)


A anfetamina dextro-anfetamina - juntamente com a metanfetamina e o metilfenidato drogas de rua, como a metilenodioximetanfetamina (MDMA ou ecstasy).

O ecstasy metanfetamina

Dada sua ilegalidade, os comprimidos e cpsulas de MDMA so


fabricados sem controle e superviso farmacutica. Metilenodioxianfetamina (MDA) Cetamina Metanfetamina Paracetamol

Quetamina

Cafena

Anfetamina

Efedrina

Metilenodioxietilanfetamina (MDEA)

(Lapachinske; Yonamine; Moreau; 2004)

Inicialmente desenvolvida como um controlador de apetite em 1914 pela Merck Farmacutica;

Em 1978 o MDMA tornou-se formalmente conhecido na comunidade cientfica atravs da publicao de Shulgin e Nichols tratamentos psicoteraputicos (Laranjeira, 1996).

favorecedor da aliana teraputica com o profissional, na medida que

aumentava a empatia e a confiana do paciente com o terapeuta acompanhado de uma autoconfiana (Saunders, 1996).

Dcada de 80 - droga de uso recreacional: auto-estima, de simpatia e de empatia = sensao de proximidade e intimidade dos usurios com as pessoas ao redor (Greer e Tolbert, 1986;
Nichols, 1986; Dowling et al., 1987)

Este frmaco tem sido postulado como a mais nova classe de compostos capaz de engendrar sensaes agradveis: da ansiedade, de comunicao e dos mecanismos defensivos
(Nichols, 1986; Cole e Sumnall, 2003).

popularidade, vinculada ao potencial neurotxico do anlogo MDA (metilenodioxianfetamina) uso legal do xtase tivesse um fim.

1985

agncia

de

controle

de

drogas

(Drug

Enforcement

Administration) - substncia controlada de nvel 1 a) droga com alto potencial de abuso; b) sem benefcio teraputico/mdico; c) cujo uso inseguro mesmo sob superviso mdica.
(Mcclain e Sapienza, 1989).

Drogas psicotrpicas podem ser classificadas de acordo com o efeito


provocado no SNC em estimulantes, depressoras e alucingenas (De Almeida
e Silva, 2000).

O MDMA propriedades estimulantes e alucingenas = anfetamina


alucingena (Laranjeira et al., 1996).

O MDMA um potente liberador de neurotransmissores como serotonina


e dopamina (Callaway, Wing e Geyer, 1990; Koch e Galloway, 1997);

resultantes em propriedades psicoestimulantes em animais e humanos


(Liechti e Vollenweider, 2001; Cole e Sumnall, 2003).

ANFETAMINAS
Nome: benzedrina, dexedrina, methedrina, preludin Forma ingesto: oral, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): aumento da ateno, excitao, euforia, diminuio do apetite Durao: 1-8 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): inquietao, discurso apressado, irritabilidade, insnia, desarranjos estomacais, convulses Risco de dependncia psicolgica: alto

Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: insnia, excitao, problemas dermatolgicos, subnutrio, iluses, alucinaes, psicose Utilizao mdica: na obesidade, depresso, fadiga excessiva, distrbios do comportamento infantil

COCANA Origem: folhas de coca Forma ingesto: nasal, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): sensao de autoconfiana, vigor intenso Durao: 4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): irritabilidade, depresso, psicose

COCANA Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: danos ao septo nasal e vasos sanguneos, psicose Utilizao mdica: anestsico local

COCANA

CAFENA Nome: caf, ch, refrigerantes Origem: gro de caf, folhas de ch, castanha Quantidade mdia ingerida: 1-2 xcaras, 300 ml Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): agitao, irritabilidade, insnia, perturbaes estomacais Durao: 2-4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): agitao, insnia, enjo

CAFENA adenosina Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: agitao, irritabilidade, insnia, perturbaes estomacais Utilizao mdica: na supersedao e dor de cabea

Nicotina

Tabagismo O que leva a fumar?

CONHECENDO O CIGARRO

fumaa

do

cigarro

uma

mistura

de

aproximadamente 4.700 substncias txicas diferentes; que constitui-se de duas fases fundamentais: A fase particulada e a fase gasosa fase gasosa por monxido de carbono, amnia, cetonas, formaldedo, acetaldedo, acrolena. fase particulada nicotina e alcatro.

O alcatro um composto de mais de 40 substncias comprovadamente cancergenas, formado partir da combusto dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsnio, nquel, benzopireno, cdmio, resduos de agrotxicos, substncias radioativas, como o Polnio 210, acetona, naftalina e at fsforo P4/P6, substncias usadas para veneno de rato.

O monxido de carbono (CO) + hemoglobina (Hb) presente nos glbulos vermelhos do sangue, que transportam oxignio para todos os rgos do corpo. CO + Hb = carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenao do sangue, privando alguns rgos do oxignio e causando doenas. .

A nicotina OMS droga psicoativa e que causa a dependncia. efeito estimulante e, aps algumas tragadas profundas, tem efeito tranqilizante; dependncia psquica e fsica abstinncia. Em doses excessivas, extremamente txica: provoca nusea, dor de cabea, vmitos, convulso, paralisia e at a morte;

A dose letal (LD50) de apenas 50 mg/kg. Cdigo Internacional de Doenas (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substncia psicoativa. vasoconstrico, freqncia cardaca hipertenso arterial adesividade plaquetria; estimula no TGI a produo de cido clordrico lcera gstrica; liberao de substncias quimiotxicas no pulmo, que estimular um processo que ir destruir a elastina, provocando o enfisema pulmonar.

Quantidade mdia ingerida: varivel Forma ingesto: inalvel, oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, contrao dos vasos sanguneos Durao: 1/2-4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): dor de cabea, perda de apetite, nusea Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: respirao prejudicada, doena pulmonar e cardiolgica, cncer, morte Utilizao mdica: nenhuma (usado em inseticida)

O total de mortes devido ao uso do tabaco - 4,9 milhes de mortes anuais; -10 mil mortes por dia. -10 milhes de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).

PERTURBADORES = PSICODISLPTICOS

So drogas que agem modificando qualitativamente a atividade cerebral, levando o usurio alterao de sua percepo, podendo ocorrer: confuso mental (delrios, alucinaes) despersonalizao distoro do tempo e do espao

PERTURBADORES = PSICODISLPTICOS

Exemplos destes tipos de drogas so Maconha (THC) plantas alucingenas (cacto chamado peyote princpio ativo = mescalina) ayahuasca (DMT - ch de chacrona, comum na Seita Unio do Vegetal - DAIME) ch-de-lrio (atropina - beladona)

PERTURBADORES = PSICODISLPTICOS

- ch-de-lrio (atropina - beladona)


cogumelo (espcie de fungo que parasita excremento de animais - DMT) LSD-25, conhecido vulgarmente como cido ecstasy ou xtase (MDMA) anticolinrgicos (Artane e Bentil).

CANNABIS SATIVA

Nome: haxixe, maconha, thc Origem: cannabis, sinttica Forma ingesto: inalvel, oral, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, quebra das inibies, alterao da percepo, euforia, aumento do apetite Durao: 2-4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): pnico, estupor (estado de conscincia ou sensibilidade apenas parcial ou insensibilidade acompanhada por pronunciada diminuio da faculdade de exibir reaes motoras.)

CANNABIS SATIVA

Risco de dependncia psicolgica: moderado Risco de dependncia fsica: moderado Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: fadiga, psicose Utilizao mdica: THC na tenso, depresso, dor de cabea, falta de apetite

CANNABIS SATIVA

DEPRESSORAS = PSICOLPTICAS

Drogas que diminuem a atividade CEREBRAL quantitativa) Sob efeito, o SNC trabalha mais lento As reaes do usurio so de Lentido Sonolncia Falta de coordenao motora Dificuldade de concentrao Perda de memria

(alterao

Apatia ( a falta de emoo, motivao ou entusiasmo)

DEPRESSORAS = PSICOLPTICAS

So exemplos destes tipos de drogas - lcool - calmantes (barbitricos, benzodiazepnicos) - inalantes (ter, clorofrmio, acetona, cola de sapateiro, lanaperfume) - pio e seus derivados (herona, morfina, codena, xaropes antitussgenos).

ANTIDEPRESSIVOS

Origem: sinttica Forma ingesto: oral, injetvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): alvio da ansiedade e da depresso, impotncia temporria Durao: 12-14 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): nusea, hipertenso, perda de peso, insnia Risco de dependncia psicolgica: baixo

Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: estupor, coma, convulses, insuficincia cardaca congestiva, danos ao fgado e aos glbulos brancos, morte Utilizao mdica: na ansiedade ou supersedao, distrbios do comportamento infantil

BARBITRICOS - Calmantes

Origem: sinttica Forma ingesto: oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, euforia, diminuio da conscincia, tontura, coordeno prejudicada, sono Durao: 4-8 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): discurso "borrado", mal articulado, estupor, ressaca, morte Risco de dependncia psicolgica: alto

Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: sonolncia excessiva, confuso, irritabilidade, graves enjos pela privao Utilizao mdica: na insnia, tenso e ataque epiltico

INALANTES

Nome: aerossis (ter), colas, nitrato de amido, xido nitroso Origem: sinttica Forma ingesto: inalvel Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, euforia, coordenao prejudicada Durao: 1-3 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): estupor, morte

INALANTES

Risco de dependncia psicolgica: alto Risco de dependncia fsica: nenhum Tolerncia: possvel Efeitos a longo prazo: alucinaes, danos ao crebro, aos ossos, rins e fgado, morte Utilizao mdica: dilatao dos vasos sanguneos, anestsico leve

NARCTICOS - herona, morfina, codena, xaropes antitussgenos

Forma ingesto: oral, injetvel, nasal Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): relaxamento, alvio da dor e da ansiedade, diminuio da conscincia, euforia, alucinaes Durao: 4 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): estupor, morte Risco de dependncia psicolgica: alto

Risco de dependncia fsica: alto Tolerncia: sim Efeitos a longo prazo: letargia, priso de ventre, perda de peso, esterilidade e impotncia temporria, enjos pela privao Utilizao mdica: na tosse, na diarria, analgsico, combate herona

TRANQUILIZANTES

Nome: dienpax, librium, valium Forma ingesto: oral Efeitos a curto prazo (quantidade mdia): alvio da ansiedade e da tenso. supresso das alucinaes e da agresso, sono Durao: 12-24 horas Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): sonolncia, viso perturbada, discurso "borrado", reao alrgica, estupor Risco de dependncia psicolgica: moderado Risco de dependncia fsica: moderado Tolerncia: no Efeitos a longo prazo: destruio de clulas sanguneas, ictercia, coma, morte Utilizao mdica: na tenso, ansiedade, psicose, no alcoolismo

LCOOL

Agindo sobre o SNC, um poderoso depressor Como conseqncia, haver mudanas psquicas, com

distrbios sensoriais e motores Se ingerido em quantidade elevada, podem ocorrer convulses, coma e morte por parada cardaca ou respiratria Droga mais consumida pela sociedade e causadora de muitos problemas fsicos, mentais, familiares e sociais

ALCOOLISMO AGUDO

A EMBRIAGUEZ caracterizada fundamentalmente pelos sintomas e sinais clnicos A clssica exteriorizao do alcoolismo agudo a ebriedade, sendo suas principais manifestaes: alteraes digestivas: dor epigstrica e secura na boca, sendo acompanhadas de nuseas, vmitos e s vezes diarria; alteraes nervosas ou psquicas - so caracterizadas por trs perodos distintos:

1) FASE EUFRICA 1 perodo: de euforia com extroverso exagerada 2) FASE AGITADA 2 perodo mdico-legal (perturbaes psicosensoriais profundas), com diminuio das faculdades mentais e falta de auto-controle 3) PERODO COMATOSO, caracterizado por Arreflexia, atonia, midrase, pulso lento, hipotenso e hipotermia

INTOXICAO CRNICA

Na intoxicao crnica por etanol podem ocorrer as seguintes alteraes no organismo: transtornos digestivos: anorexia e intolerncia gstrica pode levar gastrite e lcera gstrica transtornos hepticos: esteatose hepatite alcolica e cirrose

INTOXICAO CRNICA

transtornos cardiovasculares: miocardite txica (dilatao cardaca, favorecendo a aterosclerose) transtornos sanguneos: ligeira anemia transtornos endcrinos: podendo ocasionar impotncia esterilidade

transtornos psquicos: 1) delirium tremens: estado psicoptico, caracterizado por confuso mental, delrio (zoopsias, com viso de animais geralmente minsculos), tremor, sudorese, debilidade dos membros inferiores e febre 2) alucinose (algo estranho a si mesmo) alcolica 3) demncia e encefalopatia alcolica: destruio progressiva da personalidade ataques epiletiformes 4) alucinaes persecutrias

Mundo: 604 bilhes de dlares gastos/ano Brasil: 3,5 bilhes de dlares gastos/ano
Caso adepto: 0,6 g de lcool/L de sangue 720 ml de cerveja 3 copos de chopp Onde ser que eu deixei a chave do meu carro ?

300 ml de vinho 30 ml de bebida destilada homem 15 ml para mulheres

Fonte: Fundao de Amparo a Pesquisa do Estado de So Paulo - FAPESP

1. 2. 3. 4.

Desejo intenso para ingerir bebidas alcolicas. Tolerncia Abstinncia Fissura pelo lcool

5. Desejo de reduzir ou controlar o consumo

Uso moderado de lcool


HOMENS 15d/SEMANA 3d/DIA MULHERES 10d/SEMANA 2d/DIA

Uso pesado episdico de lcool


HOMENS 5d ou +/DIA MULHERES 4d ou +/DIA

Uso pesado de lcool


HOMENS 3d/OCASIO 5d ou +/DIA MULHERES 2d/OCASIO 4d ou +/DIA

Sndrome de Wernicke Ataxia (reflete uma condio de falta de coordenao dos movimentos podendo afetar a fora muscular e o equilbrio de uma pessoa ) Alt. Oculomotoras Nistagmo (movimentos oculares oscilatrios, rtmicos e repetitivos dos olhos) Paralisia ocular Depresso de conscincia Alts. Hipotalmicas

Sndrome de Korsakoff (mamilo-talmica)


Encefalopatia induzida por lcool - um estado grave de amnsia confabulao (fantasia que substitui inconscientemente um fato na memria) e incapacidade de registrar novos traos de memria pode executar atos complexos aprendidos antes da doena, mas no consegue aprender outros mais simples e novas habilidades. - movimentos descoordenados; -perda de sensao nos dedos das mos e dos ps

PANCREATITE VARIZES ESOGFICAS

ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO

CIRROSE HEPTICA

IMPOTNCIA SEXUAL MASCULINA E INFERTILIDADE

GINECOMASTIA MASCULINA

Quantidade de bebida 2 latas de cerveja 2 taas de vinho 1 dose de usque

Nvel de lcool no sangue (g/l) 0,1 a 0,5

Alterao no organismo Mudana na percepo de velocidade e distncia. Limite permitido por lei. Estado de euforia, com reduo da ateno, julgamento e controle

Possibilidade de acidente Cresce o risco

3 latas de cerveja 3 taas de vinho 1,5 dose de usque

0,6 a 0,9

Duplica

5 latas de cerveja 5 taas de vinho 2,5 doses de usque

1 a 1,4

Conduo perigosa seis vezes maior devido demora de reao e alterao dos reflexos. Motorista sofre confuso mental e vertigens. Mal fica em p e tem viso dupla. Aumenta 25 vezes

7 latas de cerveja 7 taas de vinho 3,5 doses de usque

acima de 1,5

Potrebbero piacerti anche