Sei sulla pagina 1di 10

PROF. MS. LEONARDO M.

BERNARDO

As

tecnologias de informao, desde a televiso at os computadores e todas as suas combinaes, abrem oportunidades sem precedentes para a ao a fim de melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem, pelo que me refiro ao conjunto inteiro de condies que contribuem para moldar a aprendizagem no trabalho,na escola e no brinquedo. (PAPERT, 1994, p. 6).

aprendizagem resultante da interao do sujeito com o objeto do conhecimento, que no se reduz ao objeto concreto, mas inclui o outro, a famlia, a escola, o social. Weiss e Cruz (2001, pg.33)

robtica pedaggica uma atividade que permite a simulao em mundos virtuais e reais, colocando o aluno e o professor diante do computador como manipuladores de situaes ali desenvolvidas, que imitam ou se aproximam de um sistema real. esse ambiente que permite ao aluno manipular variveis, observar os resultados, errar, e modificar seu trabalho, trabalhando de forma positiva com o paradigma erro-acerto. (MAISONNETTE, 2009).

Este

relatrio tem a finalidade de apresentar o desenvolvimento de uma experincia realizada no Estado do Esprito Santo num perodo de trs anos numa escola do ensino mdio da rede pblica, bem como sua devida transio e adequao para a realidade do ensino fundamental das escolas da rede pblica da cidade de Joo Pessoa/PB.

Desenvolvi o projeto Robtica na Escola dentro do programa Mais Tempo na Escola do Governo do estado do Esprito Santo entre os anos de 2007-2009 na EEEFM Clvis Borges Miguel localizada no municpio de Serra/Es, na ocasio fomos premiados aos nveis estadual e Nacional, este ultimo promovido pela USP- FEBRACE. Em 2007 trabalhamos com a robtica associada disciplina de biologia onde estudamos o movimento dos insetos reproduzindo uma pata robtica articulada com mecanismos de movimento acionadas por vlvulas de presso hidrulica.

No

ano de 2008 preocupados com a questo ambiental passamos a desenvolver uma lixeira seletiva automatizada, dispositivo pelo qual possvel descartar os diversos tipos de lixo num nico artefato, disposto de recipientes adequados. em 2009 apresentamos uma verso com sensores da lixeira em diversas feiras em mbito nacional, passando pelos estados da Bahia (Salvador), Rio grande do Sul (Novo Hamburgo) e So Paulo (capital).

Finalmente

Objetivo Geral: Desenvolver um prottipo, de interesse de nossa sociedade, que relacione um fenmeno observvel e a respectiva relao entre a montagem e os aspectos pedaggicos. Objetivos Especficos: O objetivo deste trabalho pode ser subdividido atravs dos seguintes objetivos especficos: a) Estudar elementos da informtica e da robtica da educao que justifiquem o desenvolvimento deste projeto b) Estudar a teoria e tcnicas de desenvolvimento de robs, como: microcontroladores, ferramentas de programao para microcontroladores, sensores e atuadores, tcnicas de controle, tipos de robs, etc. c) Desenvolver um prottipo funcional. d) Aplicar o prottipo desenvolvido.

Etapas e procedimento: Promoveremos uma apresentao geral do sistema e familiarizao com peas, a interface e o software de utilizao. Com a diviso de grupos com 3 5 componentes desenvolvemos algumas etapas proposta pelo manual fazendo o reconhecimento e manipulao de peas e programas. Posteriormente isolamos o mdulo de comando verificando suas entradas para motores e sensores adequando-os a necessidade. Confeco e montagem do prottipo.

O trabalho com robtica desta forma proporciona uma viso de aprendizagem significativa para o aluno, fazendo com que o ensino da Robtica d oportunidade de vivncia direta atravs de simulaes na construo de um dispositivo. importante a presena do professor/instrutor no desenvolvimento de um projeto, a partir do qual o aluno ir levantar hipteses, desenvolver procedimentos, controles, recurses, depuraes, programao e automao. A dinmica do trabalho com robtica cria condies de contextualizao e discusso diversificada, que conduzem o professor e o aluno a uma interao com projeto, contedo pedaggico e aprendizagem significativa. E no se esgotando as possibilidades a interdisciplinaridade estar presente na montagem, na automao e na reflexo das atividades.

Potrebbero piacerti anche