Sei sulla pagina 1di 27

Histria do Direito

Constituio de 1937

Deu meios supra necessrios para a centralizao do poder nas mos de Vargas, justificando a Ditadura do Estado Novo.

Foi uma Constituio imposta, feita sob encomenda e outorgada no dia e atravs de um golpe de Estado.

Constituio de Ditadura: Todo poder ao Executivo Federal. O poder era representado exclusivamente pelo Presidente da Repblica -> autoridade suprema do Estado.

Na Constituio de 1937 h-de se destacar: - No havia separao de poderes; - O Governo Federal escolhia e nomeava interventores para os Estados; - O Presidente poderia governar por decretoslei (controle do Poder Legislativo).

Ditadura Varguista (Estado Novo) e o Poder Judicirio:


O poder do Presidente da Repblica implicava na quase impossibilidade do Supremo Tribunal Federal (com seus integrantes escolhidos pelo chefe da nao) julgar inconstitucionalidade de lei advinda deste.

Brasil de 1946 Ditadura Militar

Em 1945, os militares afastaram Getlio Vargas. Provisoriamente o Governo do pas ficou a cargo do Presidente do Supremo Tribunal.

Em 2 de Dezembro de 1945 foi realizada a eleio para Presidente, abrindo caminho para a feitura da nova Constituio de 1946. Eurico Gaspar Dutra governou como Presidente de 1946 a 1951.

A Constituio de 1946 foi considerada na poca a mais liberal que o Brasil havia tido; Estabelecido o voto direto e secreto para Presidente da Repblica, embora o analfabetos ainda n pudessem votar; Os trs poderes ficaram em equilbrio; Valorizao das funes do Congresso Nacional;

Liberdade de imprensa; Os Estados retomaram a autonomia poltica; Garantiu o direito de greve aos trabalhadores.

Governos de 1946-1964

Governo Dutra (1946-1951); Governo Vargas (1951-1954); Governo transitrio (1954-1956); Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961); Governo Jnio Quadros (1961); Governo Joo Goulart (1961-1964).

O perodo de 1945 a 1964, chamado por alguns de experincia democrtica foi, portanto, uma fornalha, prestes a explodir.

Este perodo no foi democrtico de forma absoluta. Em menos de vinte anos, os militares interviram na poltica de forma abrupta pelo menos duas vezes: um para garantir a posse de JK e outr para derrubar Joo Goulart, inaugurando a Ditadura Militar.

O movimento militar de 1964 no nasceu da noite para o dia, foi sim, antes de mais nada, o momento culminante e o desfecho de uma longa crise gerada pelas instabilidades institucionais que subsistiram no pas desde 1930.

Entre 31 de Maro e 1. de Abril de 1964, o pas dobrou o cabo da democracia em direo a uma ditadura que tornar-se-ia cada vez mais fechada, mais violenta e disposta a no reconhecer a linha divisria entre a legalidade e a ilegalidade.

A vida poltica do regime militar era baseada na Constituio de 1967. Esta Constituio incorporou as medidas autoritrias tomadas desde os primeiros dias do golpe (os famosos atos institucionais).

O Congresso Nacional no podia controlar os generais presidentes; O povo no escolhia os presidentes e nem os governadores; Os sindicatos, as universidades e os jornais eram vigiados pela polcia.

O Estado de stio poderia ser decretado pelo Presidente a qualquer momento. As garantias constitucionais ou legais ficaram vulnerveis e foram suspensas em vrios momentos.

A lei era interessante aos militares enquanto no atrapalhasse seus objetivos. O Estado de Direito era o Estado dos militares, pois quem deveria ditar o Direito eram eles.

O AI.2 legitimou o controle dos militares sobre rgos mximos do Judicirio brasileiro. O Executivo, alm de controlar o Poder Judicirio, poderia cassar mandatos no Legislativo.

AI-5 (O golpe dentro do golpe) Este decreto (13/12/1968) editado por Costa e Silva era uma espcie de lei que dava poderes totais aos general presidente para: - fechar o Congresso Nacional por tempo indeterminado; - suspender direitos polticos; - suspender garantias legais (forte represso).

Com o AI-5 a continuao da resistncia ao regime (passeatas estudantis, mobilizao da sociedade civil: operrios, jornalistas, estudantes, polticos, advogados, professores, etc.) foi bastante comprometida. As guerrilhas urbanas e rurais surgem como reao a esta situao.

A Redemocratizao e a Constituio de 1988

A partir de 1978, no ltimo ano do Presidente General Ernesto Geisel, foras populares e democrticas comearam a ressurgir pelo pas. - Greve dos metalrgicos em S. P. - Vrias mortes na priso de opositores do governo, que repercutiram negativamente na opinio pblica.

A crescente impopularidade do regime aumentava o perigo de organizao popular. A economia enfrentava crescente dficits (crise do petrleo dcada de 70).

Nos ltimos meses de 1983 teve incio em todo pas uma campanha pelas eleies diretas para Presidente intitulada Direitas J! e o movimento chegou ao auge em Abril de 1984, quando a emenda Dante de Oliveira, como ficou conhecida a proposta de emenda constitucional para restabelecer as eleies diretas, foi votada.

A Constituinte de 1987

Os trabalhos constituintes iniciaram-se em Fevereiro de 1987 e pela primeira vez na histria do pas a Constituinte aceitava propostas encaminhadas pela populao, as emendas populares.

Caractersticas Gerais da Constituio de 1988

chamada de Constituio cidad, pois nela: - os Direitos Individuais Clssicos so assegurados; - foram estabelecidas uma srie de garantias trabalhistas: salrio famlia, licena maternidade, universalizao do direito de greve, etc. - os Poderes Judicirios e Legislativo voltaram a ter independncia com autonomia funcional, administrativa e financeira.

Potrebbero piacerti anche