Sei sulla pagina 1di 24

METABOLISMO DAS

PORFIRINAS
MONITORIA

VISO GERAL
As porfirinas so compostos cclicos que ligam-se facilmente a ons metlicos. A metaloporfirina mais abundante em humanos o heme. O heme o grupo prosttico da hemoglobina. Essas hemeprotenas degradadas. so rapidamente sintetizadas e

ESTRUTURA
As porfirinas possui um ncleo porfirnico ligado ao Fe+2 Ligao de oxignio Anel de porfirina Fe+2 ligado aos 4 N no centro do anel Ligao com: oxignio, monxido de carbono, gua

ESTRUTURA

BIOSSNTESE DO HEME
O principal stio p/ a biossntese do heme o fgado. Outros stios: a. medula ssea (cls produtoras de eritrcitos)

Fgado:
A velocidade de sntese depende da quantidade de heme na clula.

Medula ssea:
Velocidade constante

BIOSSNTESE DO HEME
Nota:
A reao inicial e os ltimos 03 passos na formao das porfirinas ocorrem na mitocndria.
Os passos intermedirios da via biossinttica ocorrem no citosol. Eritrcitos maduros no apresentam mitocndria e so incapazes de sintetizar o heme.

FORMAO DO ALA
ALA: cido aminolevulnico Todos os carbonos e nitrognios da molcula de porfirina so fornecidos por dois blocos construtivos: a. glicina (aa no essencial) b. succinil-CoA (intermedirio do ciclo de Krebs) A glicina e a succinil-CoA condensam p/ formar o ALA atravs da ALA-sintetase Essa reao o passo controlador da velocidade.

INIBIO PELA HEMINA


Quando a produo de porfirinas excede a disponibilidade de globina, o heme acumula e convertido em hemina pela oxidao do Fe+2 e Fe+3 A hemina diminui a atividade da ALA-sintetase heptica, por meio de uma reduo na sntese da enzima. Nas cls eritrides, a sntese do heme est sob o controle da eritropoietina e da disponibilidade de ferro intracelular.

DEGRADAO DO HEME
Aps 120 dias na circulao, os eritrcitos so captados e degradados pelo sistema reticuloendotelial, especialmente no fgado e no bao. Cerca de 85% do heme destinado degradao proveniente dos eritrcitos. Os outros 15% provm da renovao de eritrcitos imaturos e citocromos de tecidos extra-eritrides.

FORMAO DE BILIRRUBINA
Clivagem do anel da porfirina O on frrico (Fe+3) e o monxido de carbono so liberados, resultando na produo de um pigmento verde, a biliverdina. A biliverdina reduzida, formando o composto bilirrubina. A bilirrubina e seus derivados so coletivamente denominados pigmentos biliares.

BILIRRUBINA ALBUMINA

BAO e SISTEMA RETCULO ENDOTELIAL

METAHEMOGLOBINA

GLOBINA
ANEL

HEME

PORFIRNICO (Aberto / Oxidado) (liberao do Fe3+)

BILIVERDINA
(biliverdina redutase)

BILIRRUBINA INDIRETA

CAPTAO HEPTICA
A bilirrubina apenas ligeiramente solvel no plasma e, assim sendo, transportada para o fgado ligada albumina.

CONJUGAO
No hepatcito, a solubilidade da bilirrubina aumentada pela adio de duas molculas de cido glicurnico (conjugao) A reao catalisada pela billirubina-glicuronil-sintetase, utilizando ADP cido glicurnico como doador de glicuronato. A bilirrubina conjugada liga-se com muito mais dificuldade a albumina, ficando assim presa dentro do hepatcito.

SINUSOIDE

HEPATCITO

CANALCULO

CONJUGADA ATRAVESSA CANALCULOS NO CONJUGADA NO ATRAVESSA CANALCULOS

EXCREO DA BILIRRUBINA
O diglicurato de bilirrubina transportado ativamente contra um gradiente de concentrao para dentro dos canalculos biliares e, a seguir, para bile. Esse passo depende de energia e, limitante da velocidade e suscetvel a prejuzo em casos de doena heptica. A bilirrubina no conjugada normalmente no excretada.

UROBILINAS
O diglicurato de bilirrubina hidrolisado e reduzido por bactrias no intestino, produzindo urobilinognio. A maior parte do urubilinognio oxidada, por bactrias, a estercobilina, que d s fezes sua cor marrom. No entanto, parte do urubilinognio reabsorvida a partir do intestino e entra no sangue no sistema porta.

UROBILINAS
Uma certa poro desse urubilinognio participa do ciclo entero-heptico do urobilinognio, no qual ele captado pelo fgado, e ento novamente excretado na bile. O restante do urubilinognio transportado pelo sangue para os rins, onde convertido em urubilina, que amarela e que, ao ser excretada, d urina sua cor caracterstica.

CANALCULOS INTESTINO METABOLISMO BACTERIANO (OXIDAO, DESCONJUGAO, REDUO) UROBILINOGNIO e UROBILINA (REABSORVIDO) FGADO e RINS ESTERCOBILINA
OBS: UROBILINOGNIO URINA

DESARRANJOS DO METABOLISMO
HEMLISE

DESTRUIO DE HEMCIAS
LIBERAO DE HEMOGLOBINA

LIBERA HEME e GLOBINA


VELOCIDADE DE FORMAO DE BILIRRUBINA MAIOR A VELOCIDADE DE FORMAO QUE A CAPACIDADE DE CONJUGAO (BILIRRUBINA INDIRETA)

SNDROME DE GILBERT
DEFICINCIA DE TRANSP. P/ HEPATCITO (TRANSP. PASSIVO) ELEVAO DISCRETA ADULTO 20 a 30 ANOS BILIRRUBINA INDIRETA

SNDROME de CRIGLER NAJJAR


GLICURONIL TRANSFERASE (DEF. ou AUSENTE) KERNICTERUS BI no INTERIOR do HEPATCITO DIFUNDE RETROGRADAMENTE

SNDROME DE DUBIN JOHNSON


DEFEITOS na MEMBRANA do HEPATCITO (CANALCULOS) BILIRRUBINA DIRETA DENTRO do HEPATCITO DIFUNDE RETROGRADAMENTE P/ SANGUE.

OBSTRUO BILIAR
CRISTAIS DE BILIRRUBINA ou COLESTEROL BILIRRUBINA DIRETA

HEPATITES
VIRAL; TXICA; TRAUMTICA.

DESTRUIO DO HEPATCITO
DIFICULDADE DE CONJUGAO = BILIRRUBINA INDIRETA DIFICULDADE DE EXCREO da BD = BILIRRUBINA DIRETA

Potrebbero piacerti anche