Sei sulla pagina 1di 67

INCNDIO

Um fenmeno qumico denominado combusto


DEFINIO:

REAO QUMICA COM DESPRENDIMENTO DE LUZ E CALOR

COMBATE A INCNDIOS

COMBATE A INCNDIOS

Introduo
Nenhum sistema de preveno de incndio ser eficaz se no houver o elemento humano preparado para oper-lo.

Esse elemento humano, para combater eficazmente um incndio, dever estar perfeitamente treinado.
um erro pensar que sem treinamento, algum, por mais hbil que seja, por mais coragem que tenha, por mais valor que possua, seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do aparecimento do fogo.

O que necessrio para que haja o fogo?

Para que haja o fogo necessrio a unio de trs elementos bsicos:

Material combustvel

Calor Comburente

TRINGULO DO FOGO

fogo
calor

O incndio pode ser transmitido de um edifcio para outro sem que, necessariamente, estejam ligados por elementos concretos. O calor gerado em um edifcio em chamas pode ser suficiente para fechar o tringulo (combustvel + oxignio + calor) por irradiao, nas cortinas ou estofados do edifcio vizinho que est afastado a mais de 10 metros.

Cabe salientar que, apesar desta simplificao terica, a combusto um fenmeno extraordinariamente complexo. O nmero de substncias produzidas durante a queima dos combustveis muito grande. Mesmo a combusto das substncias mais simples no ainda hoje muito conhecida. Efetivamente o tringulo do fogo , na realidade, um tetraedro cuja base desta pirmide de base triangular a REAO EM CADEIA.

PONTO DE FULGOR
a temperatura mnima na qual os corpos comeam a desprender vapores que se incendeiam em contato com uma fonte externa de calor. Entretanto, a chama no se mantm devido insuficincia da quantidade de vapores desprendidos.

PONTO DE COMBUSTO
a temperatura mnima na qual os vapores desprendidos dos corpos, ao conseguirem contato com uma fonte externa de calor, entram em combusto e continuam a queimar.

PONTO DE IGNIO
a temperatura mnima, na qual os gases desprendidos dos combustveis entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar, independente de qualquer outra fonte de calor.

CARGA INCNDIO
O contedo combustvel em um prdio ou compartimento que, ao queimar origina o incndio contra o qual a proteo tem que ser prevista sua CARGA INCNDIO. Todos os materiais como divisrias, acabamentos de pisos, paredes e forros, tapetes, cortinas, colches e roupas devem ser considerados nos clculos e convertidos em uma referncia homognea.

CARGA INCNDIO
A carga combustvel expressa em Kg/m2, correspondente quantidade de madeira (Kg de madeira por m2) que emite a mesma quantidade de calor que a combusto total dos materiais ou produtos considerados na dependncia ou rea de pavimento.

CARGA INCNDIO
Potencial calorfico em edifcios urbanos (Carga-Incndio)

TETRAEDRO DO FOGO

TETRAEDRO DO FOGO
Calor: o elemento que serve para dar incio a um incndio, mantm e aumenta a propagao.

Oxignio (comburente): necessrio para a combusto e esta presente no ar que nos envolve.
Combustvel: o elemento que serve de propagao do fogo, pode ser slido, lquido ou gasoso. Reao em Cadeia: A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

Combusto
A Combusto uma reao qumica entre corpos, muito freqente na natureza.

Durante esta reao qumica entre o combustveis e os comburentes, ocorrer combinao dos elementos qumicos, originando outros produtos diferentes que so:
Fumaa Calor Gases

Chama ou incandescncia

Fumaa

A fumaa uma mescla de gases, partculas slidas e vapores de gua

Fumaa

Fumaa branca ou cinza clara: indica que uma queima de combustvel comum. Ex. madeira, tecido, papel, capim, etc.

Fumaa

Fumaa negra ou cinza escura: originria de combusto incompletas, geralmente produtos derivados de petrleo, tais como: graxas, leos, pneus, plsticos, etc.

Fumaa

Fumaa amarela ou vermelha: indica que est queimando um combustvel cujos seus gases so altamente txicos. Ex.: produtos qumicos , etc.

O AR QUE RESPIRAMOS

1%

21%

78% OXIGENIO NITROGENIO OUTROS GASES

MTODOS DE EXTINO
Ocorre com a retirada do oxignio, mtodo o mais difcil, a no ser em pequenos incndios

NO EXISTIR FOGO EM AMBIENTES COM MENOS DE 13 % DE O2

MTODOS DE EXTINO
o mtodo de extino mais usado, consiste em retirar o calor do material incendiado

NO EXISTIR FOGO SEM CALOR

MTODOS DE EXTINO
caracteriza da pela ao do p qumico seco que interrompe a reao da combusto

MTODOS DE EXTINO

Caracterizada pela retirada do material combustvel do local do incndio

SEM COMBUSTVEL NO H FOGO

MTODOS DE EXTINO

Importante!!!!!!
evidente que nos incndios que deixam resduos como brasas ou calor, deve-se prestar muita ateno no resfriamento, pois do contrrio, uma vez extinto o fogo, as brasas remanescentes ou o calor concentrado, reiniciam o incndio ao entrarem em contato com o comburente fornecido pelo ar.

MTODOS DE EXTINO

Importante!!!!!!
O resfriamento deve atingir toda a massa incendiada que se encontra na profundidade. Um servio operado superficialmente no atingir a parte interna do material incendiado, o qual continuar lentamente em combusto.

MTODOS DE EXTINO

RESCALDO
a operao final de um servio de extino de incndio. Esta operao consiste na movimentao de todo o material slido envolvido pelas chamas, a fim de se ter certeza da no existncia de resduos e a facilidade de um melhor resfriamento, cuja complementao poder ser feita com gua, de forma moderada.

MTODOS DE EXTINO

RESCALDO
Por mais insignificante que seja um incndio, NUNCA se deve as costas de imediato para o local do sinistro, pois alm do perigo da reignio, pode-se ser envolvido pelas chamas.

TRANSMISSO DO CALOR

So trs as transmisses do calor: CONDUO CONVECO

IRRADIAO

PROPAGAO DO CALOR

CONDUO:
Transmisso atravs de agitao molecular e dos choques entre as molculas sem o transporte de matria. Exemplo: aquecimento das esquadrias metlicas contnuas de uma fachada a partir de um nico cmodo em chamas.

PROPAGAO DO CALOR

CONVECO:
A transmisso do calor ocorre por ondas calorficas. A massa de ar quente sobe e encontra uma massa de ar fria e como dois corpos no ocupam o mesmo lugar no espao, h a formao de um looping ar quente e ar frio. A temperatura do ar quente pode atingir o ponto de fulgor de alguns materiais e dar incio a outro incndio em outro local.

TRANSMISSO DO CALOR

CONVECO:

Exemplo: a fumaa distribuda entre vrios pavimentos de um edifcio por meio de dutos de ar condicionado, escadas e fosso de elevadores. Aquece outras reas distantes da fonte de combusto.

TRANSMISSO DO CALOR

IRRADIAO:
Transporte de energia atravs de ondas eletromagnticas (calor radiante). Independe de meios materiais. Exemplo: o calor do sol que chega terra ou do ferro de passar roupa colocado prximo mo aps o aquecimento.

Nmero de mortos por incndio

FONTE: Mapfre Seguridad - Espaa

Ramos principais da rvore de decises de segurana contra incndio criada pela comisso da NFPA. O sinal (+) assinala os pontos em que cada um dos caminhos abaixo do mesmo constitui uma soluo independente.

Componentes do ramo "Evitar a deflagrao do incndio", parte da rvore de decises da NFPA. Por "combustveis" entenda-se qualquer material contido no edifcio que contribua para o potencial calorfico.

CLASSES DE INCNDIO

CLASSE A

CLASSES DE INCNDIO

CLASSE B

CLASSES DE INCNDIO

CLASSE C

CLASSES DE INCNDIO

CLASSE D

Classe A

CARACTERSTICAS
QUEIMA NA SUPERFCIE E EM PROFUNDIDADE

QUEIMA DEIXANDO RESDUOS

Classe A
TECIDO

PAPEL

MADEIRA

BORRACHA

PLSTICO

Classe B

CARACTERSTICAS

QUEIMA SOMENTE NA SUPERFCIE E NO QUEIMA EM PROFUNDIDADENA SUPERFCIE E EM PROFUNDIDADE

Classe B

PIXE

TER

GASOLINA GZ DE COSINHA

ACETONA
LCOOL

Classe C

CARACTERSTICAS

O INCNCIO QUE OCORRE EM MATERIAL ELTRICO ENERGIZADO

Classe C

EQUIPAMENTOS ELTRICOS ENERGIZADOS, TAIS COMO MQUINAS, COMPUTADORESSUB-ESTAES, ETC.

Classe D

CARACTERSTICAS

O INCNCIO QUE OCORRE EM MATERIAL PIROFRICOS

Classe D

POTSSIO

SDIO

TITNEO MAGNSIO

ZIRCNIO
ETC

TIPOS DE EXTINTORES

GUA

ESPUMA

CO2

PQS

EXTINTOR DE GUA
APAGA POR RESFRIAMENTO

INCNDIO CLASSE A
INCNDIO CLASSE B

SIM
NO

INCNDIO CLASSE C
INCNDIO CLASSE D

NO
NO

GUA

EXTINTOR DE GUA
Indicado com timo resultado para incndios de classe "A". Contra-indicado para as classes "B" e "C". Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. gua-gs: Abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo. Processo de extino: Resfriamento.

EXTINTOR DE ESPUMA

INCNDIO CLASSE A INCNDIO CLASSE B INCNDIO CLASSE C

SIM SIM NO

INCNDIO CLASSE D

NO

ESPUMA

EXTINTOR DE ESPUMA
Indicado com timo resultado para incndios de classe "B" e com bom resultado para a classe "A". Contra-indicado para a classe "C".
Modo de usar: Aproxime-se com segurana do lquido em chamas, inverta a posio do extintor (de cabea para baixo) e dirija o jato para um anteparo, de modo que a espuma gerada cubra o lquido como uma manta. Processo de extino: Abafamento. Um processo secundrio o resfriamento (umidificao).

ESPUMA

EXTINTOR DE GS CARBNICO
APAGA POR RESFRIAMENTO E ABAFAMENTO

INCNDIO CLASSE A INCNDIO CLASSE B INCNDIO CLASSE C

NO SIM SIM

INCNDIO CLASSE D

NO

CO2

EXTINTOR DE GS CARBNICO
Indicado para incndios de classe "C" e sem grande eficincia para a classe "A". No possui contra-indicao. Modo de usar: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo. No toque no difusor, poder gelar e "colar" na pele causando leses. Processo de extino: Abafamento. Incndios de classe "D" requerem extintores especficos, podendo em alguns casos serem utilizados o de Gs Carbnico (CO) ou o P Quimico Seco (PQS)

CO2

EXTINTOR DE P QUMICO SECO


APAGA POR ABAFAMENTO

INCNDIO CLASSE A INCNDIO CLASSE B INCNDIO CLASSE C

NO SIM SIM

INCNDIO CLASSE D

NO
PQS

EXTINTOR DE P QUMICO SECO


Indicado com timo resultado para incndios de classe "C" e sem grande eficincia para a classe "A". No possui contra-indicao. Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. A pressurizar: Abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo.
Processo de extino: Abafamento.

TELEFONE DO CORPO DE BOMBEIROS NO BRASIL

193

Potrebbero piacerti anche