Sei sulla pagina 1di 30

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL- UNIJU CURSO DE BACHARELADO EM SOCIOLOGIA TEORIA POLTICA - PROFESSOR: DR.

DEJALMA CREMONESE JUCIENE DOS SANTOS BARRETO

TRABALHO INFANTIL

Valena-BA Abril-2008

INTRODUO

Desde a revoluo industrial o trabalho infantil tem se destacado como uma das foras motoras do desenvolvimento do comrcio e da agricultura. Essa dura realidade no apenas no Brasil, mas em todo o planeta.

Nos dias atuais este tipo de trabalho visto pela sociedade em geral como algo repugnante, por retirar da criana a infncia que repleta de sonhos e fantasias, obrigando-a conviver com a realidade dura e cruel de nossos dias.

Conceito

Infantil

e defininio de Trabalho

palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de trs paus aguados utilizado na agricultura e tambm como instrumento de tortura. Mas ao trabalho associamos a transformao da natureza em produtos ou servios, portanto em elementos de cultura.

trabalho , desse modo, o esforo realizado, e tambm a capacidade de reflexo, criao e coordenao. Ao longo da histria, o trabalho assumiu mltiplas formas. Um importante pensador sobre esse assunto foi Karl Marx .

Para

ele o trabalho toda atividade que gere valor vital, existencial humano.O trabalho, fruto da relao do homem com a natureza, e do homem com o prprio homem, o que nos distingue dos animais e move a Histria.

Mas

se no trabalho encontramos o sentido de transformao dos bens necessrios a espcie, e o trabalho o fomentador de seu progresso, como pode transformar-se em grilho?

Segundo

Karl Marx, Para conseguimos compreender este antagonismo, devemos prestar ateno no carter do trabalho em nossa sociedade que exterioriza-se sob a forma da mercadoria.

Partindo

da definio do trabalho pode-se entender que esforar-se na realidade do trabalho infantil ser obrigado a esquecer de desfrutar sua infncia para obter o mnimo de sustento para famlia ou para si prprio, ser forado a fazer algo que agride seu prprio corpo e intelecto.

Conveno n 1381 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) fixa como idade mnima recomendada para o trabalho em geral a idade de 15 anos. UNICEF (Fundo das Naes Unidas para a Infncia) define como trabalho infantil:

a)toda forma de trabalho abaixo dos 12 anos de idade;


b) o trabalho entre 12 e 14 anos que seja prejudicial ao menor; c) todo trabalho abaixo dos 18 anos especificamente enquadrado pela OIT nas piores formas de trabalho infantil.

Diferentes graus de nocividade


A

Conveno n 182 da OIT, de 2000, classifica como "as piores formas de trabalho infantil" o trabalho escravo ou semi-escravo.

A zona rural do Nordeste a rea do pas com o maior ndice de trabalho infantil. Uma cena comum no Nordeste: nas casas de farinha, as famlias descascam, raspam e torram a mandioca. Muitas vezes, com a explorao do trabalho infantil.

No Brasil, algumas das formas especialmente nocivas de trabalho infantil so: o trabalho em canaviais, em minas de carvo, em funilarias, em cutelarias na metalurgia e junto a fornos quentes, entre outros.

Principais caractersticas infantil no Brasil.


A

do

trabalho

Histria do Trabalho infantil no Brasil comea pela escravido que existiu no pas at pouco mais de cem anos, marcando profundamente o mundo do trabalho.

Nos

ltimos dez anos, graas disponibilidade de pesquisas domiciliares levantadas em diversos pases voltadas ao tema trabalho infantil, economistas comeam a entender melhor o que leva as crianas a trabalhar:

A
A A A

pobreza;
desigualdade; excluso social; escolaridade dos pais;

tamanho e a estrutura da famlia;

Idade

em que os pais comearam a trabalhar,

entre outros so os determinantes mais analisados e dos mais importantes para explicar a alocao do tempo da criana para o trabalho.

Polticas Pblicas de Combate ao trabalho Infantil.

combate ao trabalho infantil para o Governo brasileiro uma questo de direitos humanos. O tema est na agenda da poltica social do Pas, constituindo um desafio tanto para o Governo quanto para a sociedade.

A partir da dcada de 80, comeam a se ampliar e a se reproduzir no Brasil iniciativas, experincias e movimentos sociais favorveis aos direitos de crianas e adolescentes como:

Estatuto

(ECA);

da Criana e do Adolescente

Conselho

Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (CONANDA) ; Tutelares;

Conselhos

Fundo

das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF):

Programa

Internacional para a Eliminao do Trabalho Infantil (IPEC);


Internacional do Trabalho Infantil (OIT); de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI), entre outros.

Organizao

Programa

Segundo

os dados da PNAD/IBGE:

Observa-se,

uma maior concentrao das crianas que trabalham a partir dos 15 anos embora a participao das crianas entre 5 e 14 anos seja muito expressiva,

cerca de 42% do total, perto de 3,2 milhes, uma presena maior de meninos do que meninas e, mais elevada, proporcionalmente, entre as crianas de cor preta ou parda do que entre as de cor branca.

Crianas: Futuro do Brasil A famlia tem papel fundamental, expresso na prpria Constituio brasileira. De acordo com seu artigo 227, o dever de assegurar os direitos da infncia da famlia, da sociedade e do Estado.

Declarao dos Direitos da Criana 7 Princpio diz: A criana tem direito educao, para desenvolver as suas aptides, sua capacidade para emitir juzo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social.

situao de trabalho infantil, nos faz pensar, porque em um mundo globalizado com novas tecnologias e perspectivas, vivendo o sculo XXI, este mal ainda assola o mundo?

Combater o trabalho infantil deve ser compromisso de todos.


Desse

modo, imprescindvel o esforo conjunto das instituies para fazer com que as crianas e os adolescentes sejam de acordo com a Constituio,

verdadeiramente prioridade absoluta no oramento pblico e para que sejam combatidas e prevenidas violaes de direitos, como o caso do trabalho infantil.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KASSOUF , Ana Lcia. O Trabalho de Crianas e Adolescentes no Nordeste do Brasil. Braslia: Organizao Internacional do Trabalho, 2004. pags.92. MARX,Karl.O Manifesto Comunista. Editora: Jorge Zahar ,2006 .pgs. 132

SCHWARTZMAN,Simon. O Trabalho Infantil no Brasil. Braslia: Organizao Internacional do Trabalho, 2004. pags.44.

Potrebbero piacerti anche