Sei sulla pagina 1di 22

Universidade da Regio da Campanha Centro de Cincias Exatas e Ambientais Curso de Arquitetura e Urbanismo Urbanismo II

Densidade Urbana

Prof. M. Sc. Cristina Wayne Brito

Densidade Urbana
Lewis Munford em sua obra The Higway and the City DIZ: No pode haver planejamento correto em nenhuma parte sem que tenhamos compreendido a necessidade de estabelecer normas ou limites ideais para densidade da populao. A maior parte de nossas congestionadas metrpoles necessita de uma densidade menor de populao, com mais parques e espaos vazios... Mas a maioria dos nossos suburbios devem replanejar reas ou talvez duplicar suas atuais densidades de populao para poder ter, bem mo, os equipamentos sociais, educacionais, recreativos e industriais de que necessitam ... Isto quer que tanto a congesto metropolitana como a disperso suburbana so antiquadas. Embora os planejadores estejam de acordo com MUNFORD, ao dar definio prvia da densidade demogrfica uma im portncia fundamental no planejamnto, no h entre eles uma unanimidade na eleio de uma densidade ideal.

Densidade Urbana
Frank Lloyd Wright e seus seguidores so adeptos de baixas densidades. Wright props como densidade ideal urbana: 1 residncia por acre pu, aproximadamente, 10 habitantes/hectare. As experincias levadas a efeito em algumas metrpoles norte americanas (Los Angeles e So Francisco, por exemplo) mostraram que as baixas densidades trouxeram srias desvantagens: -tamanho excessivo das reas urbanas; -aumento dos custos de transporte e dos equipamentos pblicos; -diminuio dos contatos humanos.

Densidade Urbana
De outro lado, LE CORBUSIER e a grande maioria dos planejadores, propem densidades elevadas. LE CORBUSIER chega a propor 3.000 habitantes por hectare. Em sua Cidade Contempornea (1922), numa rea central com apenas 5% de toda rea urbana, concentrou quase toda populao da cidade em arranha-cus de at 60 pavimentos. Vantagens da concentrao demogrfica: -tamanho reduzido das reas urbanas; -reduo dos custos de transporte e dos equipamentos pblicos; -aumento dos contatos humanos; -desenvolvimento industrial e comercial pela concentrao de mo-de-obra, capital e consumidores.

Densidade Urbana
A Densidade Urbana um dos mais importantes indicadores e parmetros de desenho urbano a ser utilizado no processo de planejamento e gesto de assentamentos humanos. Ela representa o nmero total da populao de uma rea urbana especfica, expressa em habitantes por unidade de terra ou solo urbano, ou total de habitaes por uma unidade de terra. Geralmente utiliza-se hectare como unidade de referncia em reas urbanas.

Densidade Urbana

Habitantes por hectare ( hab/ha )


ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
A Densidade serve como instrumento de apoio formao e tomada de deciso por parte dos planejadores urbanos, urbanistas e arquitetos no momento de formalizar e decidir sobre a forma e a extenso de uma determinada rea da cidade.

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
A varivel densidade corresponde intensidade de ocupao dada ao solo, nos vrios tipos de usos que nele tero lugar. A densidade torna-se um referencial importante para se avaliar tecnicamente e financeiramente a distribuio e consumo de terra urbana, infra-estrutura e servios pblicos em uma rea residencial. Em princpio, especialistas em habitao tm assumido que, quanto maior a densidade, melhor ser a utilizao e maximizao da infra-estrutura e solo urbano.

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
Densidade demogrfica ou populacional nmero de pessoas residindo numa determinada rea urbana. Em reas urbanas, geralmente uma medida expressa em habitantes por hectare (hab/ha), enquanto em reas mais amplas se utiliza a medida em habitantes por quilmetro quadrado (hab./Km). Densidade edificada ou construda - expressa o total de metros quadrados de edificao em 1 (um) hectare; o total de construo existente dentro da poligonal do assentamento ou bairro, medida em m por ha. Engloba toda a rea do assentamento, ou rea bruta.

Densidade habitacional ou residencial - expressa o nmero total de unidades habitacionais construdas numa determinada zona urbana dividida pela rea em hectares. Medida expressa em unidades por hectare (unidades habitacionais /ha ou habitaes/ha).
ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
A densidade residencial mostra o grau de concentrao ou disperso de uma populao num determinado espao e os planejadores tm procurado estabelecer densidades timas ou ideais para a plena realizao e o dimensionamento dos equipamentos urbanos. A densidade utilizada como meio de regulamentao e controle de uso do solo.

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
Densidade bruta - expressa o nmero total de pessoas residindo numa determinada zona urbana dividida pela rea total em hectares, incluindo-se escolas, espaos pblicos, logradouros, reas verdes e outros servios pblicos. A densidade habitacional mede o nmero total de unidades dividida pela rea total da gleba.

Densidade lquida - expressa o nmero total de pessoas residindo numa determinada zona urbana dividida pela rea estritamente utilizada para fins residenciais. A densidade habitacional lquida expressa o nmero total de unidades dividido pela rea destinada exclusivamente ao uso habitacional.

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
Urbanizao formal - processo de desenvolvimento urbano e ocupao do solo que se d segundo as normas e padres oficiais vigentes nas leis de zoneamento e cdigo de obras.

Urbanizao informal ou urbanizao espontnea - processo de desenvolvimento urbano que ocorre fora dos padres e normas urbansticas e de construo vigentes nas leis e regulamentaes oficiais, fora do controle do governo local, sem um estatuto jurdico legal e segundo uma lgica e mecanismos variados de acesso e ocupao da terra.

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
ndice de aproveitamento - geralmente indica um valor numrico que, quando multiplicado pela rea do terreno, resulta na rea mxima edificvel que se permite em algumas regulamentaes urbansticas. Serve para gerenciar o processo de densificao horizontal ao nvel dos terrenos urbanos.

Taxa de ocupao - indica a percentagem da rea horizontal de terrenos urbanos passvel de ser ocupada, segundo a legislao em vigor em uma cidade, e que determinar a rea que deve permanecer livre de construo nesses mesmos terrenos.

Cota ideal mnima - determina o nmero mximo de economias que podem ser construdas em um terreno. Dividindo as rea do terreno pelo valor da cota ideal mnima possvel o nmero mximo de economias que podem ser construdas em um terreno.
ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Densidade Urbana
Densidade mdia urbana: a relao entre a populao urbana total e a rea urbana que a contm. A rea urbana aqui definida como sendo a rea limitada pelo permetro urbano.

Densidade residencial ou habitacional: so ndices urbansticos que relacionam uma populao com a rea de seu local de residncia. Pode ser medida em habitante/hectare ou habitao/hectare. Pode ser lquida ou bruta

FERRARI, C., 1977

Densidade Urbana
Densidade residencial bruta: a relao entre a populao residente e a rea bruta na qual ela reside. rea bruta: rea total ocupada, pelos lotes residenciais, pelas vias, reas de estacionamento, reas verdes, escolas e reas comerciais.

Densidade residencial lquida: o ndice que relaciona a populao residencial e a rea lquida na qual ela reside.

rea lquida: rea realmente ocupada pelos lotes residenciais edificados.

FERRARI, C., 1977

Densidade Urbana

Densidade populacional

Habitantes por hectare ( hab/ha )


ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Vantagens e Desvantagens da Baixa e Alta Densidade

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Vantagens e Desvantagens da Baixa e Alta Densidade

LAMAS, J. 2000.

Fatores que influenciam a Densidade Urbana

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Padres de Desenho influenciando a Densidade Urbana

ACIOLY, C. DAVIDSON, F., 1998

Bibliografia
ACIOLY, C. DAVIDSON, F. Densidade Urbana: um instrumento de planejamento e gesto urbana. Trad. Cludio Acioly. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

FERRARI, C. Curso de Planejamento Municipal Integrado. So Paulo: Ed. Livraria Pioneira, 1977.

LAMAS, J. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2000. SANTOS, C. A cidade como um jogo de cartas. So Paulo: Editora da Universidade Federal Fluminense/Projeto Editores, 1988.

Potrebbero piacerti anche