Sei sulla pagina 1di 19

Biomas e formaes vegetais mundiais

Bioma uma comunidade biolgica, ou seja, a fauna e a flora e suas interaes entre si e com o ambiente fsico, o solo, a gua, o ar. O bioma da Terra compreende a biosfera. Um bioma pode ter uma ou mais vegetaes predominantes. A biosfera, formada pelo nosso planeta, a Terra e por todos os seres vivos que nele existem. Na biosfera existem diversos biomas, que so um conjunto biolgico associado a uma zona climtica. Como esses biomas foram formados ao longo do tempo? Como os seres vivos evoluram, adequando-se aos biomas? Quais so os biomas mundiais?

www.hts-net.com.br

A diferente incidncia solar na Terra


O Sol emite calor atravs de radiaes que chegam Terra. Ao encontrar matria, tal como a gua ou o solo , as radiaes so absorvidas e a matria aquecida. Mas este aquecimento no uniforme, sendo diferenciado de acordo com a estrutura das rochas, do solo e das plantas, as quais absorvem maior quantidade de calor.

users.linkexpress.com.br

A Terra gira com inclinao de seu eixo


O aquecimento diferencial da superfcie da Terra em diferentes ngulos explica porque a temperatura mdia nos trpicos maior do que nos plos e, porque usualmente mais quente ao meio-dia do que ao amanhecer ou entardecer. Outro fator que devemos levar em considerao o ngulo da posio da Terra em relao ao Sol e o movimento de translao da Terra. A Terra est inclinada em relao ao plano de rotao, formando um ngulo de 23,5. Com seu movimento de translao, isso faz com que haja mais ou menos calor em relao linha do Equador.

Os biomas terrestres

users.linkexpress.com.br

Distribuio dos biomas no planeta

biologiacesaresezar.editorasaraiva.com.br

Tundra
A tundra uma vegetao proveniente do material orgnico que aparece no curto perodo de degelo durante a estao "quente" das regies de clima polar, apresentando assim apenas espcies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas.
www.geocities.com

Essa vegetao um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfcie terrestre. Aparece em regies como o Norte do Alasca,e do Canad, Groenlndia, Noruega, Sucia, Finlndia e Sibria

Taiga

Embora existam reas muito perto de zonas polares, o bioma que mais caracteriza o clima subpolar ser, possivelmente, a taiga. A taiga no mais do que uma designao para a floresta de conferas (por os frutos das suas rvores se agruparem em pinhas de forma cnica).

www.geocities.com

A taiga a mais extensa floresta do mundo, estendendo-se nas regies setentrionais da Amrica, da sia e da Europa.

floresta caduciflia
A floresta caduciflia, significa floresta composta por rvores de folha caduca . Constitui um bioma, mas este, no est apenas restrito ao clima temperado martimo, sendo mais extenso, e ocupando reas maiores. As espcies mais comuns deste bioma, so: o freixo, o carvalho, a faia, o castanheiro, a tlia, o choupo, o olmo, a btula, a urze e as silvas. Contudo, tambm podem coexistir algumas espcies de folha persistente, como o pinheiro-bravo, principalmente nas encostas montanhosas.

www.geocities.com

A variedade das espcies arbreas, faz com que a variedade de cores seja uma das caractersticas deste bioma.

Pradaria s
Pradaria constituda por vegetao herbcea, relativamente alta, contnua, muito densa, formando grandes extenses. Por vezes tambm designada por estepe temperada. Este imenso manto herbceo chega ocasionalmente a ultrapassar os 2 metros de altura. Como o clima rigoroso, praticamente no existem rvores, embora estas surjam com freqncia nas encostas montanhosas e ao longo dos cursos de gua.

www.geocities.com

O clima de altitude muito peculiar. De um modo geral, as plantas e os animais, necessitam de adaptao a este tipo de clima. No clima de altitude, se encontram espcies adaptadas a temperaturas baixas, a pouca presso atmosfrica, a pouca quantidade de oxignio e de CO2 (que indispensvel fotossntese) e a pouca proteo de raios UV.
a vegetao dos climas de altitude, independentemente da regio do Mundo, vai rareando conforma a altitude vai aumentando, de modo que em locais de "neves perptuas", no se encontram praticamente nenhum ser vivo (tal como nas latitudes muito elevadas - perto dos 900).

Vegetao de altitude

www.geocities.com

Floresta Mediterrnea
A floresta mediterrnea uma formao vegetal predominantemente de folha persistente e, por isso, sempre verde. constituda por rvores mais ou menos espaadas entre si, que permite entre esses espaos, o desenvolvimento de um estrato arbustivo mais ou menos denso e tambm de folha persistente.

A distribuio do clima mediterrneo e do seu bioma no se confina exclusivamente rea mediterrnea, sendo as principais reas abrangidas, no s toda a bacia do Mediterrneo, como tambm a Califrnia, o centro do Chile, o Sul da frica do Sul e o sul da Austrlia
www.geocities.com

Maquis
A atuao humana sobre a floresta (principalmente fogos, pastoreio, agricultura, procura de madeiras...), foi destruindo a floresta mediterrnea original dando progressivamente origem a formaes vegetais secundrias: maquis e garrigue

Esta formao vegetal constituda principalmente por arbustos, muito densa e fechada, formando um matagal de difcil penetrao. O maquis desenvolve-se, geralmente, em solos granticos (siliciosos). Entre as vrias espcies de plantas que compem o maquis, destacam-se o medronheiro, o loureiro, a urze, a giesta espinhosa, a piteira e alguns cactos.
www.geocities.com

Garrigue
uma formao vegetal mais aberta do que o maquis, constituda por pequenos arbustos, mais ou menos dispersos.
O garrigue desenvolve-se, geralmente, em solos calcrios, onde outrora predominou a azinheira. Forma reas muito aromticas e onde predominam o buxo, o carrasco, o alecrim, o rosmaninho, a alfazema e o timo.

www.geocities.com

deserto
Com tanta secura ambiental, a vegetao muito rudimentar, escassa ou mesmo nula. Nos locais onde ainda consegue cair algumas chuvas, predomina a vegetao herbcea baixa e pequenos arbustos, bem como alguns cactos. Em locais onde guas subterrneas esto prximas da superfcie, ou nas margens dos raros cursos de gua, surgem pequenas zonas verdes que so chamadas de osis.

www.geocities.com

Floresta equatorial.
As elevadas temperaturas, a forte umidade do ar e a abundncia de precipitaes, explicam o extraordinrio desenvolvimento da vegetao nas regies equatoriais. uma floresta muito densa e as plantas crescem umas por cima das outras existindo entre elas uma grande competio pela luz, pois -lhes indispensvel para a fotossntese.

A vegetao estratificada, Ou seja h vrios estratos ou andares, e em cada um deles determinadas espcies predominam.
As rvores tm normalmente cerca de 40 metros de altura, mas podem chegar at aos 60 metros.

www.geocities.com

Floresta estratificada
Neste esquema, podem-se observar com facilidade os estratos da floresta equatorial.
O estrato junto ao solo, o estrato herbceo, pouco desenvolvido e onde quase no existe luz, pois as plantas dos estratos superiores dificultam a passagem da luz. O estrato superior, constitudo por rvores bastante altas, cujas copas apresentam uma forma arredondada, ombrfila, tipo guarda-chuva, e os seus troncos, de casca fina, so lisos, apenas ramificados na parte superior. H alguns tipos de plantas trepadoras e parasitas, que se servem das rvores para irem subindo e alcanar a luz.

www.inpa.gov.br

savana
A savana uma formao vegetal herbcea alta, atingindo em algumas regies 2 metros de altura, e "salpicada" de algumas rvores e arbustos. Os arbustos so quase sempre espinhosos e as rvores, so, na sua grande maioria, de folha caduca, com troncos muito duros e revestidos de casca espessa. As razes das plantas da savana so muito profundas e ramificadas, para poderem captar o mximo de gua (que lhe permite sobreviver na estao seca).
As rvores mais tpicas da savana so a accia e o embondeiro (rvore de grande porte, tambm conhecido por baoba).

www.geocities.com

Nas regies de clima tropical, existem trs gneros de formaes vegetais:

Florestas tropicais e estepes

Savana

Floresta tropical
Estepes

www.geocities.com

Este tipo de clima uma transio entre outros tipos de climas. O clima tropical apresenta valores diferentes de precipitaes e de temperaturas, pelo que pode fazer transio entre o equatorial, o desrtico e at entre o mediterrneo. Por estas razes e no s, as formaes vegetais variam de acordo com a maior ou menor abundncia de precipitaes.

Desgaste dos biomas


Um dos falsos valores que se opem preservao do ambiente o consumismo. Ele caracterstica marcante da sociedade tecnolgica ocidental. O consumismo a manifestao visvel da condenvel tica do ter que substitui a natural tica do ser.

O futuro do ser humano, das formaes florestais, dos biomas e da biosfera se encontra nas mos de cada um de ns...

www.unisanta.br

Potrebbero piacerti anche