Sei sulla pagina 1di 17

SINALIZAO DE SEGURANA

Exploso: Classificao: So agentes qumicos que pela ao de choque, percusso (pancada), frico, produzem centelhas ou calor suficiente para iniciar um processo destrutivo atravs de violenta liberao de energia. Precauo: Evitar atrito, choque, frico, formao de fasca e ao do calor.

Oxidante:
Classificao: So agentes que desprendem oxignio e favorecem a combusto. Podem inflamar substncias combustveis ou acelerar a propagao de incndio.

Precauo: Evitar qualquer contato com substncias combustveis. Perigo de incndio. O incndio pode ser favorecido dificultando a sua extino.

Facilmente ou Extremamente Inflamvel:

Facilmente Inflamvel

Classificao: Determinados perxidos orgnicos (R O O R) ; lquidos com pontos de inflamao inferior a 21 C, substncias slidas que so fceis de inflamar, de continuar queimando por si s; liberam substncias facilmente inflamveis por ao da umidade.

Precauo: Evitar contato com o ar, a formao de misturas inflamveis gs-ar e manter afastadas de fontes de ignio.

Extremamente Inflamvel Classificao: Lquidos com ponto de inflamabilidade inferior a 0 C e o ponto mximo de ebulio 35C; gases, misturas de gases (que esto presentes em forma lquida) que com o ar e a presso normal podem se inflamar facilmente.

Precaues: Manter longe de chamas abertas e fontes de ignio.

Txico ou muito Txico:


Txicos Classificao: So agentes qumicos que, ao serem introduzidos no organismo por inalao, absoro ou ingesto, podem causar efeitos graves e/ou mortais. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos. Muito Txico Classificao: A inalao, ingesto ou absoro atravs da pele, provoca danos sade na maior parte das vezes, muito graves ou mesmo a morte. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos (anomalias e das malformaes ligadas a uma perturbao do desenvolvimento embrionrio ou fetal) ou mutagnicos (dano na molcula de DNA que no reparado no momento da replicao celular.)

Corrosivo:

Classificao: Estes produtos qumicos causam destruio de tecidos vivos e/ou materiais inertes. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele, os olhos e vesturio.

Nocivo ou Irritante:

Nocivo - Classificao: So agentes qumicos que por inalao, absoro ou ingesto, produzem efeitos de menor gravidade. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano, e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos. Irritante - Classificao: Este smbolo indica substncias que podem desenvolver uma ao irritante sobre a pele, os olhos e o trato respiratrio. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele e os olhos.

Perigoso para o Meio Ambiente: Segundo o potencial de perigo, evitar que alcancem a canalizao, o solo ou o meio ambiente. Observar as regras de gesto de resduos especiais.

Radioativo: Evitar contato ou exposio sem equipamentos de proteo adequados.

Cdigo de Cores para reas de risco: A ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) estabelece o seguinte:

Branco: assinala corredores de circulao, bebedouros e reas prximas a equipamentos de emergncia; Preto: identifica coletores de resduos; Amarelo-ouro: indica cuidado. usado em corrimos, parapeitos, diferenas de nveis, partes salientes, empilhadeiras e placas de aviso; Alaranjado: indica cuidado. usado para identificar partes mveis e perigosas de mquinas e equipamentos; Verde-folha: caracteriza segurana. usado em portas de atendimento de urgncia de delimitao de reas de descanso; Azul-real: indica cuidado quanto a fontes de energia e tambm uso obrigatrio de EPI; Vermelho: indica equipamento de proteo e combate a incndios e portas de sada de emergncia.

Quanto colorao de tubulaes a NBR 6493 estabelece a seguinte codificao:


Alaranjado: produtos qumicos no gasosos; Amarelo: gases no liquefeitos; Azul: ar comprimido; Branco: vapor; Cinza claro: vcuo; Cinza escuro: eletroduto; Cor de alumnio: gases liquefeitos, inflamveis e combustveis de baixa viscosidade. (ex.: leo diesel, gasolina, querosene, solventes); Marrom: materiais fragmentados (minrios), petrleo bruto;

Preto: inflamveis e combustveis de alta viscosidade (por exemplo: leo combustvel, asfalto, alcatro, piche);
Verde: gua, exceto a destinada combater incndio; Vermelho: gua e outras substncias destinadas a combater incndio.

Informao fornecida pelo rtulo.


Conforme consta da legislao, o rtulo deve conter as seguintes informaes, redigidas em lngua portuguesa: Nome da substncia ou designao comercial da preparao; Origem da substncia ou preparao (nome e morada completa do fabricante. importador ou distribuidor); Smbolos e indicaes de perigo que apresenta o uso da substncia ou da preparao; Frases-tipo indicando os riscos especficos que derivam dos perigos que apresenta o uso da substncia; Ex.: facilmente inflamvel; nociva por inalao. Frases-tipo indicando os conselhos de prudncia relativamente ao uso da substncia; Ex.: no fumar; usar vesturio de proteo e luvas adequadas. Nmero CE, quando atribudo. Obs.: ELINCS significa Lista Europeia das Substncias Qumicas Notificadas, do ingls European List of Notified Chemical Substances. Este nmero tambm conhecido por nmero CE. Foi criado para identificar todas as novas substncias a partir de 1981.

Diagrama de Hommel.

O diagrama de Hommel, mundialmente conhecido pelo cdigo NFPA 704 mas tambm conhecido como diamante do perigo ou diamante de risco , uma simbologia empregada pela Associao Nacional para Proteo contra Incndios (em ingls: National Fire Protection Association), dos Estados Unidos da Amrica. Nela, so utilizados losangos que expressam tipos de risco em graus que variam de 0 a 4, cada qual especificado por uma cor (branco, azul, amarelo e vermelho), que representam, respectivamente, riscos especficos, risco sade, reatividade e inflamabilidade. Quando utilizada na rotulagem de produtos, ela de grande utilidade, pois permite num simples relance, que se tenha ideia sobre o risco representado pela substncia ali contida.

Cada uma das cores taxada em uma escala de 0 (sem risco; substncia normal) a 4 (risco srio).

Azul/Risco Sade 4. Exposio muito curta j pode causar a morte ou maior dano residual (exemplo: Cianeto de hidrognio); 3. Exposio curta pode causar danos residuais ou temporrios (exemplo: gs cloro); 2. Exposio intensa ou continuada, mas no crnica, pode causar incapacidade temporria ou danos residuais (exemplo: clorofrmio); 1. Exposio pode causar irritao com apenas danos residuais leves (exemplo: acetona); 0. No apresenta danos sade. No so necessrias precaues (exemplo: lanolina).

Vermelho/Inflamabilidade 4. A substncia ser rapidamente ou completamente vaporizada nas condies normais de temperatura e presso, ou prontamente dispersa pelo ar, queimandose instantaneamente (exemplo: propano, com ponto de fulgor menor do que 23 C); 3. Lquidos e slidos que podem inflamar-se sobre praticamente todas as condies de temperatura ambiente (exemplo: gasolina, com ponto de fulgor abaixo de 38 C e acima de 23 C); 2. A substncia precisa estar moderadamente quente ou exposto a temperatura ambiente relativamente alta para inflamar-se (exemplo: diesel, com ponto de fulgor entre 38 C e 93 C); 1. necessrio esteja pr-aquecida antes de inflamar-se (exemplo: leo de canola, com ponto de fulgor acima de 93 C). 0. No ir queimar (exemplo: gua).

Amarelo/Reatividade 4. Instantaneamente capaz de detonar-se ou explodir em condies normais de temperatura e presso (exemplo: nitroglicerina); 3. Capaz de detonao ou exploso, mas o material requer uma forte fonte de ignio e precisa ser praquecido sob confinamento, reagir com a gua ou detonado se sofrer um grande impacto (exemplo: fluorina); 2. Reage ao sofrer mudana qumica violenta sob elevada temperatura e presso, reao violenta ou formar misturas explosivas com a gua (exemplo: fsforo); 1. Normalmente estvel, mas pode tornar-se instvel em temperaturas e presso elevadas (exemplo: clcio); 0. Normalmente estvel, mesmo sobre condies de exposio ao fogo, e no reativo com a gua (exemplo: Argnio);

Branco/Riscos especficos A rea branca pode conter diversos smbolos: 'W' - reage com a gua de maneira no usual ou perigosa (exemplo: csio e sdio); 'OXY' - oxidante (exemplo: perclorato de potssio); 'COR' - corrosivo; cido forte ou base (exemplo: cido sulfrico, hidrxido de potssio); 'ACID' e 'ALK' se for o caso de ser mais especfico.

'BIO' - Risco biolgico (exemplo: vrus da varola);


Quando h o triflio radioativo - porque a substncia radioativa (exemplo: plutnio); 'CRYO' - criognico. Obs.: Somente os smbolos 'W' e 'OXY' so parte oficial do padro NFPA 704, mas os outros smbolos auto-explicativos so frequentemente usados de maneira no oficial.

Potrebbero piacerti anche