Sei sulla pagina 1di 29

E.E.

TCNICA CELESTE GOBBATO


Centro de Referncia Estadual em Educao Profissional

PROCEDIMENTOS MUTILANTES

Professor: Gilberto Aguirre Superti


Mdico Veterinrio CRMV/RS 4085

gilbertosuperti@oi.com.br

RESOLUO N 877, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008

PROCEDIMENTOS MUTILANTES
CRIAO DE OVINOS
Os dois principais sistemas de criao: - extensivo (a campo): sem controle - intensivo: animais confinados em baias e severamente observados.

Mutilaes comumente realizadas em ambos os sistemas:


Castrao Corte de cauda da fmea Motivos para realizao dos procedimentos citados:

Castrao: Maior valor da carcaa. Melhora a palatabilidade da carne em ovinos castrados. Corte de cauda da fmea: facilitar a monta, e no ps-parto facilita sua limpeza.
Quem realiza as mutilaes? Os prprios empregados, tratadores, proprietrios das cabanhas (deveria ser um mdico veterinrio).

Regulamentao: No existe nenhuma lei que obrigue a castrao e amputao da cauda de ovinos no Brasil. Razes para no realizao das mutilaes: So o uso de tcnicas de manejo adequado fisiologia dos animais que decorram em um acrscimo de produo assim confirmando que a realizao das mesmas no verdadeiramente necessria para uma boa produo. Eliminao das mutilaes: Por serem desnecessrias, dependendo do nvel de tecnificao da cabanha e tambm quando tais caractersticas so necessrias ao animal para ele realizar sua funo fisiolgica (ex: reprodutores machos).

O , no uso das atribuies que lhe so conferidas

pela alnea i do Artigo 6 e alnea f do Artigo 16 da


Lei n 5.517, de 23 de outubro de 1968, combinado com os Artigos 2, 4 e 6 inciso VIII, Artigo 13 inciso XXI

e Artigo 25 incisos I, II e III da Resoluo n 722, de 16 de


agosto de 2002,

considerando a necessidade de

em
produo e em animais silvestres;

animais

de

considerando que esses procedimentos cirrgicos devem ser realizados


em condies ambientais aceitveis, com , e tcnica operatria que respeite os princpios do pr, trans e ps-operatrio;

considerando a necessidade de disciplinar, uniformizar e normatizar em pequenos animais;

considerando que as intervenes cirrgicas ditas mutilantes, em pequenos animais, tm sido realizadas de forma indiscriminada em todo o Pas e que muitos procedimentos so danosos e desnecessrios,

considerando

que

do

mdico-veterinrio

preservar e promover o bem-estar animal,

CAPTULO I

DAS DISPOSIES GERAIS


Art. 1 Instituir, no mbito do Conselho Federal de Medicina Veterinria,

Art. 2 As cirurgias preferencialmente, em Art. 3

devem

ser

realizadas,

Pargrafo nico. Devem ser respeitadas as tcnicas de nos animais e na equipe cirrgica, bem como a por mtodo qumico ou fsico.

CAPTULO II DOS PROCEDIMENTOS CIRRGICOS EM ANIMAIS DE PRODUO


Art. 4 conteno mecnica cirrgico, Anexo 1). para o qualquer de procedimento

(conforme estabelecido no

Art. 5 O escopo desta Resoluo abrange as cirurgias realizadas em

devem ser realizados desta Resoluo, observadas as suas indicaes clnicas.


2 na prtica mdico-veterinria:

desta Resoluo. 3 na prtica mdico-veterinria:

CAPTULO III DAS CIRURGIAS EM ANIMAIS SILVESTRES


Art. 6 As cirurgias realizadas em animais silvestres de preferncia respeitado o disposto nos Artigos 2 e 3 desta Resoluo.

Pargrafo nico. Fica a realizao de cirurgias consideradas mutilantes, tais como:

CAPTULO IV CIRURGIAS ESTTICAS MUTILANTES EM PEQUENOS ANIMAIS


Art. 7 Ficam as cirurgias consideradas desnecessrias ou que possam impedir a capacidade de expresso do comportamento natural da espcie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicaes clnicas. 1 So considerados procedimentos prtica mdico-veterinria: na

2 A cirrgico

considerada um procedimento na prtica mdico-veterinria.

Art. 8 Todos os procedimentos cirrgicos devem ser realizados respeitando o previsto nos Artigos 2 e 3 desta Resoluo.

CAPTULO V DAS DISPOSIES GERAIS


Art. 9 Os casos omissos sero avaliados pela Comisso de tica, Biotica e Bem-Estar Animal (CEBEA) e submetidos apreciao do Plenrio do CFMV. Art. 10. Esta Resoluo entra em vigor na data da sua publicao no DOU, revogadas as disposies em contrrio.

Md.Vet. Benedito Fortes de Arruda Presidente CRMV-GO N 0272

Md.Vet. Eduardo Luiz Silva Costa Secretrio-Geral CRMV-SE N 0037

Sem caudectomia: fim dos ovinos lanados?


Autor: Eduardo Antonio da Cunha - 03/10/2009

A criao de animais domsticos evolui com a prpria humanidade; o corte da cauda uma prtica adotada para melhorar a vida dos animais lanados e no para pior-la.
No Brasil, algumas pessoas resolveram condenar a prtica utilizada no mundo inteiro, aprovando Lei sem o conhecimento real da vida no campo. Agora, ser preciso reverter a Lei.

A cauda A cauda dos ovinos tem a funo de proteger os rgos genitais e o nus, assim como permitir conforto aos animais evitando que insetos pousem ou depositem seus ovos naquela regio corprea; isto ocorre naqueles animais que a cauda apresenta mobilidade. O mais elementar do princpio do melhoramento animal que algumas caractersticas que no so de interesse para a melhoria da qualidade e padro zootcnico acabam sendo esquecidas na evoluo. Isso aconteceu, por exemplo, com aves de produo (corte ou ovos) que deixaram praticamente a habilidade de voar, enquanto outros galinceos que no sofreram uma seleo to intensa at hoje voam, como o caso das galinhas caipiras.

Na ovinocultura tambm ocorreu um trabalho de melhoramento gentico muito grande, tanto que, at pouco tempo abatiam-se cordeiros com no mnimo 12 meses de idade, com 30 kg de peso vivo.

Hoje comum que os animais sejam abatidos entre 90 e 120 dias; mas a cauda deixou de ser importante em raas melhoradas como a Texel, Ile-de-France, Suffolk entre outras. Esse apndice (cauda) no mais utilizado pelo animal para espantar moscas, no passando de um pndulo sem movimento voluntrio. Um rabo sem uso um fator de risco para o animal.

Dessa maneira, a caudectomia tornou-se uma prtica normal e necessria para a sade do rebanho, visto que a criao de ovinos tem objetivos econmicos. Pela razo deve-se priorizar a sade e o bem-estar animal e no a esttica, pois ovinos no so animais de estimao.

A estranha Lei Alguns profissionais, no entanto, ligados ao Conselho Federal de Medicina Veterinria elaboraram uma Resoluo de n. 877, de 15 de fevereiro de 2008, cujo captulo II diz: Dos procedimentos cirrgicos em animais de produo: 2 - So considerados procedimentos proibidos na prtica mdico-veterinria: castrao utilizando anis de borracha, caudectomia em ruminantes ou qualquer procedimento sem o respeito s normas de antissepsia, profilaxia, anestesia e analgesia previstos no Anexo 1 desta Resoluo.

No Anexo 1 no est inserida a caudectomia; conclui-se, portanto, que a caudectomia em ruminantes, onde se incluem os ovinos, est proibida na prtica mdico-veterinria. Fica o Brasil na contramo da Histria e da Cincia, por conta desse Anexo 1!

Vantagens reais A caudectomia uma prtica recomendada aos ovinocultores que criam animais de l pelos seguintes motivos:

1) Evita o acmulo de esterco, urina, terra ou sementes na parte posterior do animal, j que esses elementos podem causar infeces e bicheiras;

2) Facilita a monta para o macho, quando as fmeas esto em idade reprodutiva.

No estado de Santa Catarina, uma propriedade que cria ovinos Ile-de-France, Cabanha Lomas Negras, em sistema de criao orgnica, foi autorizada pelo IBD (Associao de Certificao Instituto Biodinmico) entidade esta responsvel para fornecer certificao a produtos orgnicos e que no aprova mutilaes a realizar tal prtica com base nos seguintes argumentos: - Questes de sade e higiene: principalmente nas fmeas para evitar a incidncia de miases; - No parto: pelo acmulo de sangue, e tambm no caso de diarrias (muito frequente em ovinos), momentos em que, devido exposio ao sol e contato com outros agentes, podem atrair moscas, resultando em forte desconforto aos animais.

A prtica processo de cobertura.

da caudectomia

tambm facilita

O reprodutor tem mais facilidade para efetuar a cpula e, ainda, evitam-se possveis contaminaes e leses do pnis, causados por ls da cauda da ovelha, geralmente duras e cortantes como lminas. Ls, aderidas a fezes e urina, podero provocar infeco no trato genital da fmea, pois o pnis poder ficar contaminado por bactrias. No aproveitamento do pelego, o fato de o ovino ter a cauda longa faz com que os resduos fecais (urina e fezes) manchem o pelego, o que inviabiliza o aproveitamento deste, alm de deixar odores de difcil remoo.

As bicheiras (miases) causam prejuzos irreparveis, pois alm da perda de peso do animal, elas danificam o couro e a l. As moscas so atradas por cheiro de sangue, ferimentos e excrementos, depositando os ovos na vulva e regio anal do animal. Assim, em fmeas lanadas com rabo, a incidncia de bicheira na cauda grande logo aps o parto e no incio do perodo das guas, poca que normalmente ocorre diarria. Esses excrementos grudados na cauda dos animais alm de possibilitar maior incidncia de miases, acarretam grandes prejuzos s propriedades destinadas a explorao da l e/ou pelego, pois os animais por meio de contatos entre si, contaminam com cheiro, fezes e urina toda l de boa qualidade.

Sem dor O corte da cauda feito aos sete dias de idade. Nesta fase, a cartilagem localizada na junta das vrtebras no est totalmente desenvolvida/solidificada, o que causa menos dor. A caudectomia ou descola realizada rotineiramente em cordeiros de raas lanadas, semilanadas ou mesmo deslanadas, como em animais da raa Dorper. O ponto de corte deve ser aps a terceira vrtebra caudal, de forma que a cauda restante dever cobrir parcialmente a vulva, com objetivo de proteger essa regio da incidncia direta dos raios solares, evitando-se assim o carcinoma de pele.

Impasses Por outro lado, como ficam os animais com registro genealgico? Os animais caudectomizados no podero mais ser registrados e nem participar de julgamentos? E os Mdicos-Veterinrios que so inspetores de registros genealgicos, ou juzes, ou responsveis por cabanhas, podero ter seus registros suspensos pela CFMV? Ou, ainda, ser necessrio encerrar as criaes de Suffolk, Ile-de-France, Texel, Hampshire, Merino, Ideal, Dorper, entre outras, para atender a Resoluo n 877 do CFMV - no Brasil?

Como fica a imagem do Brasil diante do mundo cientfico? O fazendeiro vai preferir a morte, por desleixo, de seus animais, ou vai preferir cortar a cauda, como sempre? Eles sero multados, presos?

Obviamente, a caudectomia uma prtica necessria para preservar a higiene e a sade dos ovinos e, como tal, deveria ser recomendada onde necessrio, e no ser condenada!

Concluses Pelo exposto, s nos resta concluir que animais lanados caudectomizados so mais saudveis, pois apresentam:

- Menor incidncia de miases; - Menor ocorrncia de ferimento no pnis dos reprodutores, consequentemente, maior ndice de fertilidade; - Menor possibilidade de infeco no aparelho urinrio e reprodutor das fmeas; - Maior ganho de peso devido a menores problemas sanitrios; - Economicamente, so mais importantes para a cadeia produtiva da l.

Eduardo Antonio da Cunha Pesquisador cientfico do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa (SP).

Obrigado pela ateno, tenham um bom dia!

Potrebbero piacerti anche