Sei sulla pagina 1di 15

Espao rural brasileiro

Captulo 7

Estrutura fundiria brasileira

Espao rural brasileiro


Estrutura fundiria brasileira
A Coroa Portuguesa dividia a terra em Sesmarias (Lgua Sesmaria equivalia a 6600 metros) at 1822. Exemplo: No mesmo ano do incio da concesso de sesmarias no Rio Grande do Sul - em 1732, em Tramanda- os primeiros europeus e descendentes se estabeleceram na rea do atual municpio de Porto Alegre (496,827 km). Eram eles Jernimo de Ornellas, Sebastio Francisco Chaves e Dionsio Rodrigues Mendes. (2)

Espao rural brasileiro


De 1822 at 1850 a posse da terra era livre. Em 1850 foi criada a Lei das Terras, que manteve as sesmarias antigas (latifndios)e reconheceu as posses (glebas de pequena propriedade) j existentes e determinou a compra da terra como nica maneira de se obter terras. A Lei das Terras proibia os negros livres de terem acesso terra e impedia que os imigrantes sem dinheiro a ocupassem tambm, obrigando-os a trabalhar como assalariado nas lavouras de caf. Muitos movimentos camponeses se organizaram em defesa de melhores oportunidades de acesso terra. Na dcada de 1950 esses movimentos se tornaram mais fortes e organizados e defendiam a reforma agrria. Revoluo de 1964 os militares editam o Estatuto da Terra que privilegiou os latifundirios agroexportadores. Com isso: Aumentou a misria no campo e proporcionou a sada dos trabalhadores rurais. Fim do Regime militar 1985: Plano Nacional de Reforma Agrria. Assemblia Constituinte de 1988 proibiu a desapropriao de terra produtivas. 1984 foi fundado o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Espao rural brasileiro


Latifndios: acima de 1 000 ha.
Minifndios: at dez ha. Causas da concentrao fundiria no Brasil: 1- Expropriao, ou seja, a perda da propriedade rural pelos pequenos agricultores que, endividados, acabam utilizando suas terras como pagamento de dvidas contradas em bancos ou vendendo para empresas e grandes fazendeiros. 2- mecanizao das lavouras que passaram a substituir a mo-de-obra. 3- Estatuto do Trabalhador Rural, de 1963, que estabeleceu os mesmos benefcios trabalhistas dos trabalhadores urbanos (salrio mnimo, 13 salrio, frias remuneradas entre outros).
(3)

Esses fatores contriburam para que milhes de pessoas deixassem o campo em busca de melhores condies de vida nas cidade: xodo rural.

Espao rural brasileiro


Exerccios com respostas
1- Quais as caractersticas da agricultura de subsistncia quanto propriedade e a produo? (pg. 123) Resposta: pequena propriedade, trabalho familiar, produo para o consumo e o excedente comercializado. 2- Quais so as caractersticas da agricultura comercial quanto propriedade e a produo? (pg. 124) Resposta: grandes e mdias propriedades e agricultura comercial monocultora exportadora. So lavouras mecanizadas e com grandes capitais aplicados. 3- O que podemos entender por Lei das terras? Explique (pg. 125)

Resposta: a partir de 1850 foi editado no Brasil a Lei da Terras, determinando que a terra s seria adquirida pela compra, acabando com o sistema de posse.

Espao rural brasileiro


Exerccios com respostas
4- O que so sesmarias? (pg. 125) Resposta: eram grandes extenses de terras doadas pelo rei de Portugal s pessoas de sua confiana e que tivessem recursos para explor-las. 5- Quando surgiu o Estatuto da Terra? Quem se beneficiou e quem no se beneficiou com o Estatuto? Explique. (pg. 126) Resposta: o Golpe Militar de 1964 editou o Estatuto da Terra, que privilegiou os latifundirios agroexportadores, financiando a mecanizao da produo. Tal poltica contribuiu ainda mais para a misria no campo, impulsionando a sada dos trabalhadores rurais para a cidade.

6- Qual o significado da sigla MST? Quais os objetivos das invases dos MST? Explique. Resposta: em 1984 foi fundado o MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. O MST promove ocupaes provisrias em fazendas improdutivas, como forma de presso para que o governo acelere o processo da reforma agrria no pas.

Espao rural brasileiro


Exerccios com respostas 7- Leia os textos da pg. 128 e responda as questes propostas. 1- O que os dois textos apresentam em comum? Resposta: Os dois textos tratam da concentrao de terras no Brasil; grandes propriedades, com reas maiores que alguns pases, nas mos de poucos proprietrios. 2- Em sua opinio, que conseqncias o processo retratado traz para a populao? Resposta: A concentrao de grandes propriedade nas mos de poucos proprietrios provocam desemprego , desigualdade social, e diminui a possibilidade dos trabalhadores rurais terem acesso terra para produzir. 3- Voc concorda com essa situao mostrada? Por qu? Resposta: resposta pessoal do aluno.

Espao rural brasileiro


Produo agrcola cap. 7. pgs. 128 133 Exerccios

1- Quais foram os fatores naturais que contriburam para o desenvolvimento da cana-de-acar na costa brasileira? 2- Explique a passagem do engenho para a usina canavieira. Quem o usineiro? 3- O que o projeto Prolcool? Quando surgiu e por que surgiu? 4- Quais foram os fatores naturais que contriburam para a expanso do caf a partir da segunda metade do sculo XIX? 5- Qual a relao entre caf e ferrovias? 6- Faa uma anlise do grfico Participao do caf nas exportaes brasileiras (1950 2000) explicando a queda da participao do caf nas exportaes. 7- Existe alguma relao entre o Estatuto da Terra e a produo de soja no Brasil? Explique detalhadamente.

Espao rural brasileiro


Produo agrcola cap. 7. pgs. 128 133 Exerccios com respostas

1- Quais foram os fatores naturais que contriburam para o desenvolvimento da cana-de-acar na costa brasileira? Resposta: clima quente e mido, solo frtil (massap) e terreno plano foram fundamentais para o desenvolvimento da cana na costa litornea dessa regio (Zona da Mata nordestina). 2- Explique a passagem do engenho para a usina canavieira. Quem o usineiro? Resposta: em meados do sculo XX os engenhos comearam a dar lugar s usinas, que utilizavam eletricidade, mquinas modernas e concentravam cada vez mais terras sob sue domnio. 3- O que o projeto Prolcool? Quando surgiu e por que surgiu?

Resposta: a crise do petrleo, em 1973, provocou um aumento significativo do preo da gasolina e levou o governo brasileiro a criar, em 1975, o Prolcool. Esse projeto teve como objetivo a produo de lcool combustvel para substituir a gasolina e reduzir a importao do petrleo.

Espao rural brasileiro


Exerccios com respostas

4- Quais foram os fatores naturais que contriburam para a expanso do caf a partir da segunda metade do sculo XIX? Resposta: solos frteis (terra roxa), clima favorvel e topografia suave (regio: oeste Paulista e sul de MG). 5- Qual a relao entre caf e ferrovias? Resposta: com o objetivo de ampliar o escoamento da produo at o porto de Santos, foi construda uma malha ferroviria que dinamizou o crescimento de cidades como Ribeiro Preto, Barretos, So Jos do Rio Preto, Bauru, Araraquara, entre outras. 6- Faa uma anlise do grfico Participao do caf nas exportaes brasileiras (1950 2000) explicando a queda da participao do caf nas exportaes. Resposta: Na dcada de 1950, o caf chegou a ser responsvel por 75% das exportaes do pas. No entanto, a crise da cafeicultura levou outras atividades econmicas, como a indstria, o comrcio e os bancos, a ganhar fora na estrutura do espao geogrfico brasileiro.

Espao rural brasileiro


Exerccios com respostas 7- Existe alguma relao entre o Estatuto da Terra e a produo de soja no Brasil? Explique detalhadamente. Resposta: Sim, O Estatuto da Terra privilegiou os latifundirios agroexportadores, financiando a mecanizao da produo. Observa-se o incentivo a partir da dcada de 1970, quando grandes investimentos foram feitos em mecanizao, melhorias genticas das espcies e utilizao macia de agrotxicos, devido aos grandes incentivos fiscais por parte do governo. Complemento importante: estudar os vocabulrio do livro. Ou seja, as palavras em vermelho.

Espao rural brasileiro


Pecuria brasileira Cap. 7. pg. 139 Pecuria: criao de determinados rebanhos. Pode se desenvolver em dois sistemas: o extensivo e o intensivo.
extensivo

Sistema extensivo: gado criado solto no pasto, exige-se muita terra e utiliza-se pouco mo-de-obra. A qualidade e a produtividade podem ser baixas, pois se perdem muitos animais em virtude de doenas.
intensivo

Sistema intensivo: o gado confinado em estbulos, podendo ser criado tambm em pequenas propriedades; utiliza-se mo-de-obra especializada e h grande investimento em tecnologia.

Espao rural brasileiro


Poltica agrcola e pecuria cap. 7. pgs. 138 e 139 Uso da Terra e tenso no campo pgs. 116 e 117

Exerccios

1- Explique o modelo agrcola adotado pelo Brasil a partir da dcada de 1970. Qual o slogan que justifica tal modelo?
Respostas: O modelo adotado a partir da dcada de 1970 foi responsvel pelo crescimento das reas de monoculturas comerciais voltadas parda a exportao, acentuando ainda a concentrao de terras nas mos de poucas pessoas e a ocupao dos melhores solos. 2- Faa um resumo destacando as vantagens e as desvantagens desse modelo para a sociedade e para a economia brasileira. Vantagens: estimulou a entrada de dlares no pas, possibilitando o equilbrio da balana comercial. Desvantagens: aumento dos custos dos alimentos medida que as reas de cultivo dos produtos foram sendo reduzidas; no existiu uma poltica de apoio aos pequenos e mdios agricultores.

Espao rural brasileiro


Poltica agrcola e pecuria cap. 7. pgs. 138 e 139 Uso da Terra e tenso no campo pgs. 116 e 117

Exerccios 3- Procure estabelecer uma relao entre o modelo adotado e o movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra MST. Explique com argumentos do texto (pg. 126).
Resposta: A poltica agrcola de investimentos no setor provocou a expulso dos trabalhadores do campo; Os trabalhadores foram substitudos por mquinas ou contratados somente em carter temporrio e, ainda, perderam suas terras (por dvida, falta de incentivo, entre outras coisas). Dentro desse contexto que surge o movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, o MST. 4- Por que o sistema intensivo apresenta uma produtividade maior do que o sistema extensivo? Explique. Resposta: O sistema intensivo utiliza mo-de-obra especializada e grande investimento em tecnologia possibilitando maiores cuidados com higiene, sade, alimentao e com isso maior produtividade e melhor qualidade.

Espao rural brasileiro


Poltica agrcola e pecuria cap. 7. pgs. 138 e 139 Uso da Terra e tenso no campo pgs. 116 e 117

Exerccios

5- Indique trs estados onde os assentamentos foram maiores. Resposta: Os trs estados onde os assentamentos foram maiores so: Maranho, Par e Mato Grosso. 6- possvel afirmar que onde predomina pecuria extensiva coincide com reas com concentrao de terras muito alta? Justifique sua resposta com exemplos. Resposta: Sim. Em todos os estados com concentrao de terras altas predomina a pecuria extensiva. So eles: Mato Grosso, Maranho, Piau e Alagoas.

Potrebbero piacerti anche