Sei sulla pagina 1di 29

Atalaha C.

Barcellos

A radiao constituda por ondas eletromagnticas que se propagam com determinada velocidade. Possuem carga eltrica, magntica e energia. A quantidade de energia diferencia a radiao em ionizante ou no ionizante. Radiao no ionizante = baixa energia. Radiao ionizante = alta energia.

O que uma onda eletromagntica? Ondas eletromagnticas so propagaes de campos eltricos e magnticos, perpendiculares entre si, que seguem a direo da energia caracterstica.

As ondas eletromagnticas, tambm so perturbaes oscilantes no espao e peridicas no tempo. So caracterizadas pelo comprimento, freqncia e perodo.
Diferente das ondas mecnicas, as ondas eletromagnticas podem se propagar no vcuo. O espectro eletromagntico a distribuio da intensidade da radiao eletromagntica com relao a sua freqncia (energia) e comprimento de onda.

Wilhelm Conrad Roentgen descobriu acidentalmente, em novembro de 1895, fazendo testes com um tubo de vidro a vcuo.

Naquela poca, ele estava estudando os raios catdicos (acelerao de eltrons presso reduzida e gs emite luz). Para sua surpresa, quando a ampola de Crookes fora carregada e disparada, uma tela coberta por platinocianato de brio brilhara.

E colocando um material entre a ampola e a placa, a imagem de sua mo fora demonstrada pela tela. Como ele no sabia que tipos de raios eram produzidos, nomeou-os de raios X Logo depois, Roentgen radiografou a mo da esposa e essa imagem ficou famosa, sendo considerada a primeira radiografia da histria.

Transformao da energia cintica dos eltrons em calor do anodo (99%) e raios X (1%).
Tenso de 70 kV energia cintica de 70 keV

Lembrando que a produo de raios X a nvel atmico (eletrosfera) e no de origem radioativa.


Graas a energia, possui grande poder de penetrao e tem a capacidade de enegrecer um filme.

Os raios X tambm no so detectados por nenhum dos nossos 5 sentidos. Podem ser barrados por determinados materiais de maior densidade (maior capacidade de absoro graas a uma maior quantidade de interaes) e maior espessura. Causam fluorescncia em alguns sais metlicos. Produzem radiao secundria. Propagam-se em linha reta (no so desviados por campos eltricos e magnticos).

CTODO

Em um tubo a vcuo, cria-se 2 plos (eletrodos): um nodo (positivo) e um ctodo (negativo). Isto se d atravs da aplicao de uma tenso. Ento acelera-se eletrns do ctodo para que estes colidam com o alvo do nodo. INTERAO = RAIOS X. O ctodo possui um filamento (normalmente de tungstnio pelo alto ponto de fuso -3400 graus C e alto nmero atmico, com 1-2% de trio). Funo: emisso terminica. Os metais permitem maiores emisses terminicas que outros. Suportar altas temperaturas e maior nmero de eltrons (camadas afastadas) Fazendo passar corrente (~6 A) pelo filamento, este fica aquecido permitindo que os eltrons na eletrosfera formem uma nuvem. Tudo graas a liberao destes eltrons das ltimas camadas

Alm do filamento existe uma capa focalizadora carregada negativamente, que serve para manter os eltrons mais unidos e concentrando-os, quando atrados, numa menor regio do nodo. Motivo: cargas iguais = repulso. As dimenses do feixe de eltrons determinam o tamanho da rea do nodo que ser usada para a gerao dos raios X. Esta rea chamada de ponto focal. Existe ainda a possibilidade de 2 filamentos dentro da capa focalizadora, um menor (foco fino) e um maior (foco grosso). Eles so selecionados no painel. O foco fino abrage uma rea de 0,3 a 1,0mm e o foco grosso abrange 2,0 a 2,5mm.

Foco fino = melhor resoluo de imagem, menos carga. Foco grosso = menor resoluo de imagem, mais carga.

A poro positiva. Constitudo por uma base e pelo alvo. Base deve ser boa condutora eltrica, para que os eltrons que colidem com o alvo mantenham a corrente no circuito de alta tenso, e boa condutora trmica (aquecimento danifica). Os materiais mais comuns so: cobre, molibdnio e grafite.

No caso do alvo, usa-se materiais de conduo eltrica, alto ponto de fuso e um nmero atmico que proporcione alta eficincia na produo de raios X na faixa de energia de interesse. No caso dos Raios X = TUNGSTNIO / da mamo = molibdnio

nodos fixos e giratrios. A rea atingida pelos eltrons chamada de foco real (quanto menor, melhor a resoluo mas menor capacidade de resfriamento por isso pode se angular o alvo), e a rea de projeo do foco real no plano do objeto o foco efetivo.

Corrente do tubo (mA) = a corrente formada pelos eltrons liberados no filamento e acelerados em direo ao nodo. Medidas em miliampre. Corrente que passa pelo filamento. Tempo de exposio (s) = o intervalo de tempo no qual o tubo est ligado e ocorre a emisso do feixe de raios X. Medido em segundos. Alta tenso (kV) = a diferena de potencial eltrico aplicada entre o catodo e o anodo. responsvel pela acelerao dos eltrons entre os eletrodos. Medida em quilovolts (kV). Tubos de Raios X para diagnstico mdico normalmente operam num intervalo de 25 a 150 kV.

mAs = o produto da corrente do tubo/ filamento (mA) pelo tempo de exposio (s). Corresponde quantidade total de carga eltrica que atinge o anodo durante o tempo de exposio (corrente) X (tempo) = carga eltrica. Por exemplo, num procedimento em que se emprega uma corrente do tubo de 300mA num tempo de exposio de 0,1 s, tem-se que o total de (300mA).(0,1 s)= 30 mAs

As interaes ocorrem apenas na regio da eletrosfera. Um eltron com velocidade pode realizar vrias interaes sucessivas, transferindo sua energia aos poucos. Lembrando que 1% produo de raios X e 99% produo de calor.

So 3 as formas de interao: Freamento (Breamsstrhlung), Ionizao e Excitao. O eltron incidente no colide com nenhum outro eltron. Ao chegar prximo do ncleo, atrado, freado e muda sua trajetria. No freamento ele perde energia, e a diferena da energia incidente com a energia final do trajeto geram um raio X. Ex: um eltron de 80 keV atrado pelo ncleo, freado, desviando-se. Sua energia passa a ser 20 keV. O Raio X produzido de 60 keV. Quanto maior o desvio, maior a energia dos raios X de freamento.

Espectro de emisso de energia dos raios X de freamento

Ocorre interao com eltrons da eletrosfera. O eltrons incidente transfere energia para um eltron orbital que salta para um nvel energtico mais externo. tomo neutro, no perdeu eltrons, mas excitado, porque um eltrons saiu de sua camada fundamental. No rearranjo outros eltrons ocupam as lacunas dos nveis de maior energia, gerando principalmente infravermelho/calor.

Na ionizao o eltron incidente transfere energia para um eltron de uma camada menos energtica. Essa energia maior que a energia de atrao com o ncleo e ele se desprende.

O tomo fica positivo. Mas pelo desequilbrio, um tomo de camada mais externa salta para ocupar a lacuna. Como o eltron sai de uma camada de maior energia, para uma de menor, ele libera esta em forma de radiao.
A diferena de energia das camadas gera a energia do RAIO X CARACTERSTICO.

Espectro de emisso dos raios X caractersticos e de freamento.

1)

2)
3) 4)

5)
a) b) c)

O que onde eletromagntica? Qual a diferena entre raios X e ondas de Radio (considerando o espectro eletromagntico)? Quem descobriu os raios X e como foi? Diferencie o catodo do anodo. Explique:
O que mA? O que kV? O que foco fino e quais suas vantagens e desvantagens? O que foco grosso e quais suas vantagens e desvantagens?

d)

Potrebbero piacerti anche