Sei sulla pagina 1di 14

Participantes: 9E Escola Andr de Resende de vora

LENDA DA NOIVA DE ARRAIOLOS

. Promover o conhecimento da literatura oral e das tradies alentejanas. . Desenvolver competncias ao nvel do trabalho de projecto e de investigao-aco, com vista resoluo de problemas. . Capacitar os alunos para a produo de saberes articulados. . Valorizar o simblico e a arte, com vista ao despoletar da fruio esttica.

LENDA DA NOIVA DE ARRAIOLOS

Metodologia de trabalho de projecto, por se considerar que o aluno deve ser um sujeito activo e protagonista do seu processo de desenvolvimento e formao. De acordo com os princpios da metodologia construtivista, os alunos devem vivenciar a maneira como se elabora, se transforma e se enriquece o seu saber.

ETAPAS / ACTIVIDADES 1 fase: Divulgao do Projecto aos alunos. Recolha de lendas alentejanas:
Lenda da Costureirinha (Baixo Alentejo e Ribatejo) Lenda de Beja (Beja) Lenda da Luz Misteriosa (Beringel) Lenda do Lobisomen (Beja) Lenda de Vila Negra (Almodvar) Lenda do Milagre de Ourique (Ourique) Lenda do Po de Rala (vora) Lenda da Cobra da Quinta do Fidalgo (Serpa) Lenda da Serpente do Rio Anas (Serpa) Lenda de N. Sr. do Castelo (Aljustrel) A Lenda da Sempre Noiva (Arraiolos)

ETAPAS / ACTIVIDADES 2 fase: -Reconto oral das lendas - Seleco da lenda da turma - Em trabalho de pares, produo do texto-resumo da lenda da turma: Lenda da Noiva de Arraiolos

A histria da Sempre Noiva Aqui vos vamos contar: Havia uma bela donzela Em idade de casar.

Certo dia um nobre jovem, Cansado de tanto viajar, Em Arraiolos decide Parar, e a pernoitar.

Ao ver a linda donzela Naquele monte encantado O seu corao acelera Feliz: est apaixonado! A mo dela em casamento pede E o pai, feliz, concede. No dia aprazado, porm, O noivo no aparece. Dia e noite, sis e luas o mundo deu. O sorriso, cansado, se apagou. Uma lgrima teimosamente rompeu. E a noiva eternamente esperou.

ETAPAS / ACTIVIDADES 3 fase: Em trabalhos de grupo, investigar, recorrendo s tecnologias da informao e da comunicao, os aspectos essenciais da lenda e encontrar os elementos icnicos simblicos que a possam representar: Consideramos que a nossa bilha deve despertar no pblico a recordao da lenda da noiva de Arraiolos; por isso, definimos as emoes e sentimentos que as personagens sentem e os correspondentes smbolos que os ilustram. Listmos, ainda, os materiais necessrios.

ETAPAS / ACTIVIDADES
4 fase: Objectivos: Pesquisar, para conhecer, elementos diversos das tradies populares alentejanas (literatura oral, msica, artesanato) Reflectir sobre a necessidade de preservar a cultura popular, nacional, regional e local Proceder a uma articulao curricular

Como se podem articular as duas formas de arte, a literatura e a expresso plstica?; Que elementos da lenda so os mais significativos, sendo dela o smbolo?; Que materiais poderiam ser usados?.

Emoes

Smbolos

e
Sentimentos
Alegria, pelo casamento Vestido de noiva, adornos prximo femininos

Desgosto e tristeza

Rosto com lgrimas

(por ter sido deixada olhos simultaneamente no altar) alegres e tristes Espanto desiluso abandono) (pela Bocas do 1) O povo boquiaberto

2) Da noiva Corao / coraes; vestido de noiva Raiva/desespero Relgio; estaes do ano; noite e dia Saudade (da Relgios(s); dia / noite passagem do tempo) Paixo (constante)

Assumimos, durante a realizao deste projecto, a concepo da obra de arte enquanto dupla transfigurao do real: se certo que coube aos artistas criarem a obra, no menos verdade que caber aos espectadores recriarem-na. Tradicionalmente, o conceito de beleza est etimologicamente relacionado com "brilhar", "aparecer", "olhar": elementos icnicos presentes na nossa bilha, elementos relevantes na Lenda da Noiva de Arraiolos. Sendo certo que o modo como vivemos as diversas experincias estticas depende da nossa sensibilidade, foi nosso objectivo usufruir de uma dada experincia no decorrer da concretizao deste projecto interdisciplinar e pluriartstico. Dito de outro modo: fruir o prazer esttico.

LENDA DA NOIVA DE ARRAIOLOS

Potrebbero piacerti anche