Sei sulla pagina 1di 20

BIOSSEGURANA E BIOTICA EM BIOTECNOLOGIA

Rafael Garcia Lima Fernando Bonin Carlos Levi Rezende Talles Paulino Olimpio Rodrigo Macedo

Nos ltimos 50 anos, as Cincias Biolgicas evoluram mais que em toda a Histria. E o marco deste progresso pode ser atribudo ao DNA artificial. Em que pesquisadores americanos conseguiram ligar fragmentos de DNAs de diferentes origens e introduzi-lo na bactria E. coli.

Na agricultura, a Biotecnologia empregada na obteno de plantas resistentes pragas, doenas, adversidades edafoclimticas e de maior produtividade.

Paralelamente aos avanos cientficos, a incerteza quanto segurana da manipulao gentica e os riscos oferecidos pelos OGMs passaram a ser estudados por outro ramo da Biotecnologia: A Biossegurana.

A nvel mundial, a Biossegurana debatida desde a Moratria de Berg, em 1974. No Brasil, o tema ganhou evidncia em 1995 com as leis de Patentes, Defesa Nuclear, Qumica e Biolgica e a Lei de Biossegurana.

Pode-se afirmar que a legislao brasileira est mais adiantada que as pesquisas, propriamente.

O CNTBio o rgo regulador em Biossegurana no pas.


Dentre as atribuies, est preservao do patrimnio gentico, credenciamento, classificao e pareceres tcnicos que envolverem OGMs.

O CNTBio autorizou o lanamento no mercado da soja transgnica GTS 40-3-2, resistente ao glifosate. E analisa uma cultivar da Hoechst Shering sobre o milho Liberty Link, resistente ao herbicida Liberty.

Outro segmento que surgiu da Biotecnologia moderna foi a Biotica. Principalmente a partir da clonagem animal. Uma vez que a clonagem vegetal praticada h milnios.

Assim, Biotica o ramo da Filosofia que enfoca questes referentes vida humana, mas tambm trata da morte, que inerente vida.

Desde que a ovelha Dolly foi clonada em 1997, a preocupao que esta tcnica seja utilizada para clonagem humana.

A Resoluo 196/96 do CNS determina que qualquer projeto, em qualquer rea, que envolva direta ou indiretamente, seres humanos. Dever conter anlise de aspectos ticos e ser aprovada pelo Comit de tica da Instituio onde a pesquisa ser realizada.

A geneterapia tem sido empregada no tratamento do melanona, fibrose cstica e de tumores.

O Projeto Genoma Humano custou U$ 3 bilhes aos cofres dos EEUU e tem gerado controvrsias no somente pela verba gasta, mas pelas implicaes ticas decorrentes.

Se por um lado permitir que um indivduo conhea as pr disposies doenas. Por outro poder ser fonte de preconceito e critrio de seleo de empregos.

Outro ponto polmico o patenteamento de genes descobertos, relacionados doenas ou novas drogas.

Teria uma empresa legitimidade para patentear um gene?

Esse gene seria patrimnio do portador, da espcie humana ou de multinacionais?

Na Islndia, uma empresa ganhou o direito de desenvolver e comercializar um banco de dados genticos dos cidados islandeses, considerada populao homognea.

Entretanto, numa sociedade capitalista, o avano cientfico impulsionado pela economia e pela possibilidade de retorno do capital investido e do lucro.

O ponto de equilbrio passa pela Declarao Universal sobre o Genoma e os Direitos dos Homens, que permite o patenteamento de genes quando voltados soluo tcnica.

A inovao tecnolgica somente ter razo de existir se apresentar soluo para um problema sem gerar outro e resultar no bem estar social e ambiental.

Portanto, Biossegurana e Biotica so os pilares da Biotecnologia moderna e a direciona para a correta aplicao.

Potrebbero piacerti anche