Sei sulla pagina 1di 15

Allan Kardec, cujo verdadeiro nome Hippolyte Lon Denizard Rivail, nasceu na cidade de Lio (Frana), a 3 de Outubro de 1804.

Rivail realizou seus primeiros estudos em Lio, sua cidade natal, completando-os na bela Yverdun, no famoso Instituto de Educao Pestalozzi.

Com catorze anos, Rivail j legava Humanidade bela contribuio: para os seus condiscpulos menos adiantados abriu cursos, nos quais ensinava o que ia aprendendo, nos momentos que lhe eram reservados ao descanso.

Aps longos estudos, instala-se o jovem Rivail em Paris, iniciando suas actividades de professor.

de sua dedicao, surge seu primeiro livro: Cours dArithmtique.

Apenas 20 anos tem o jovem escritor.Esse livro o marco inicial de uma srie de obras educacionais e pedaggicas.

Aos 28 anos, casa-se com a jovem Amlie Boudet, que havia de tornar seus dias mais suaves.

Fundou tambm, um Instituto Tcnico (Instituto Rivail)[...] O Instituto que ele dirigia com alto esprito missionrio teve de cerrar suas portas. Rivail, entretanto, demonstrando firme vontade e inquebrvel energia, ministrou de 1835 a 1840 cursos gratuitos de Qumica, Fsica, Astronomia, Fisiologia e Anatomia Comparada. Fundou e dirigiu o Liceu Polimatico, ate 1850. Alem disso, Rivail conhecia profundamente o alemo, o ingls, o holands, assim como eram slidos seus conhecimentos do latim e do grego, do gauls e de algumas lnguas novilatinas.

atinge, o emrito professor. A madureza dos 50 anos, forjando no trabalho digno. Ouve falar, pela primeira vez, sobre um estranho fenmeno que comea a intensificar-se nos sales elegantes da poca: o fenmeno das mesas girantes.

no inicio, o experiente educador no demonstra interesse [...]. os fenmenos se multiplicavam por toda a parte, os amigos no se cansavam de falar-lhe sobre o facto; finalmente Rivail aceita o convite de outro amigo, o Sr. Fortier, para assistir as experincias que se realizavam em casa da Sra. Plainemaison.

em casa da famlia Baudin, atravs da mediunidade das senhoritas Baudin, Hippolyte Leon Denizard Rivail entra em contacto com o Esprito Zfiro que se torna auxiliar de seus trabalhos.

o rduo trabalho de compilar, separar, comparar, condensar e coordenar as comunicaes espritas recebidas, s poder ser realizado por um sbio como Rivail [...]

A esta primeira obra (O Livro dos Espritos), de caracter esprita, seguiram-se muitas outras obras de Allan Kardec, que passamos a relacionar: a 1 de abril de 1858, Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, a primeira regularmente constituda em Frana.

em Setembro desse mesmo ano, o Sr. Lachartre, amigo de Allan Kardec, residente em Barcelona, na Espanha, encomenda 300 volumes. as obras so apreendidas sob as ordens do Bispo, que ordena a queima delas em praa publica pelas mos do carrasco, atravs do auto de f.

O Espiritismo se expande por toda a parte, levando a todos os coraes O Consolador prometido por Jesus.

Desde 1860, vinha realizando magistrais conferencias em mais de vinte cidades da Franca e da Blgica. Em 31 de Marco 1868, [...] o codificador aos 65 anos, retorna a Ptria Espiritual com a conscincia tranqila pelo dever bem cumprido.

A semelhana de todos os gloriosos reformadores, Allan Kardec brilhara atravs dos tempos, como um fulgurante sol na aurora do Espiritismo.

Potrebbero piacerti anche