Sei sulla pagina 1di 62

Fibra Acrlica PAC

Fibras Acrlicas (PAC): o acrlico , basicamente, um tipo de plstico. As fibras acrlicas so fibras sintticas formadas pela polimerao em cadeia da acrilonitrila. Quando o teor de acrilonitrila igual ou superior a 85%, elas so denominadas fibras acrlicas, enquanto se o teor estiver entre 35% e 85% em peso das fibras, elas so denominadas Modacrlicas.

Fibras Sintticas Uma Introduo

Histrico
A primeira sntese de poliacrilonitrila foi publicada por Mouren em 1894. At 1931/32, esta sntese permaneceu sem interesse tcnico, pois o material no era solvel em solventes conhecidos. Nem mesmo poderia ser fundido, pois entrava em decomposio quando submetido a aquecimento.

Foi ento que em 1931 e 1932, o Dr. Hebert Rein da I.G.Farbenindustrie (Alemanha), descobriu os primeiros solventes para os poliacrilonitrlicos: solues concentradas de sais hidroflicos, tais como o isocianato de clcio, BrLi, ZnCl2, etc. Tentou desenvolver as primeiras fibras a partir destas solues.

Em 1942 e 1943, Rein da I.G.Farbenindustrie (Alemanha) e Houtz da Dupont (E.U.A.), tiveram xito ao encontrarem solventes orgnicos para dissoluo das poliacrilonitrilas, como: Dimetilformaldeida; Dimetilsulfxido; Butirolactama.

Cincia das fibras

Fibra Acrlica ou Poliacrlicas (PAC).

Classificao da fibra acrlica.

CORTE TRANSVERSAL

CORTE LONGITUDINAL

Histrico
A Segunda Guerra Mundial contribuiu consideravelmente para que as pesquisas fossem intensificadas quanto produo de fibras sintticas, principalmente acrlicas. Em 1944 a Dupont construiu a primeira unidade de produo com capacidade para 10 toneladas mensais com objetivos txteis.

Histrico
Como resultado desses estudos, em 1944 a Dupont lana a primeira fibra acrlica no mercado, a Orlon. Seguiu-se o Acrilan da Chemestrand, o Dolan da Sddeustche Chemiefaser,o Redon da Philips e o Dralon da Bayer (j nos anos 50).

Preparao da Acrilonitrila
a. b.

c. d.

A acrilonitrila pode ser produzida industrialmente a partir de: xido de Etileno e do Cianeto de Hidrognio (Union Carbide); Acetileno e do Cianeto de Hidrognio (American Cyanamid, Du Pont, Goodrich e Monsanto); Acetaldedo e do Cianeto de Hidrognio (Knapsack-Griesheim); Propileno.

Processo utilizando o Propileno: O desenvolvimento industrial do processo baseado no uso do propileno representou uma considervel quebra da tecnologia tradicional de produo de acrilonitrila, com incio em 1960. Hoje as novas plantas partem de propileno como material cru pois os investimentos e os custos de operao so muito menores do que as antigas tecnologias empregadas.

Produo de Fibras Acrlicas


A fabricao de fbras acrlicas requer polimeriao da acrilonitrila (ACN) em combinao com outros monmeros, formando a poliacrilonitrila. Como a poliacrilonitrila (PACN) e seus copolmeros decompe antes de fundir, as fbras acrlicas so produzidas em soluo de fiao

O polmero produzido por poliadio em lama, obtendo peso molecular numrico mdio na ordem de 50.000 a 100.000 g/mol, tendo uma densidade de 1,18 g/cm. Se torna um termoplstico amarelado, transparente. Suas principais aplicaes so em fibras txteis e na substituio a l.
H C=C H H H

CC

H CN Acrilonitrila

PAN

H CN

A fibra acrlica um polmero com no mnimo 85% em peso de acrilonitrila.

Produo de Fibras Acrlicas


Os solventes usados na preparao da soluo so: Dimetilformamida (DMF) Dimetilacetamida (DMAC) Dimetilsulfxido (DMSO) Solues concentradas de cido ntrico (HNO3), tiocianato de sdio (NaSCN) e cloreto de zinco (ZnCl2)

Produo de Fibras Acrlicas

A soluo extrudada atravs de furos de fieiras para formar filamentos. Podem ser obtidas tanto em processo seco quanto a processo mido.

Na fiao seca a soluo extrudada verticalmente dentro de uma cmara aquecida e quase todo o solvente evaporado e deve ser reaproveitado.

Na fiao mida a soluo extrudada em uma mistura de solvente e gua ou em alguns coagulantes no aquosos.

Processamento Txtil - Fiao

Os fios obtidos da fiao mido seco, apresentam um percentual de solvente residual de cerca de 10% e ainda no possuem nenhuma propriedade mecnica. Os fios devem ser submetidos a um tratamento de estiragem, com o objetivo de orientar as cadeias polimricas ao longo do eixo da fibra, e ao processo de lavagem para retirada dos resduos que acompanham a fibra. No processo de estiragem, para se obter elevada relao de estiragem, eleva-se a temperatura do fio acima da transio vtrea de cerca de 80C. Com a estiragem, a resistncia tensil da fibra aumentada.

Processamento Txtil - Fiao


Produz-se o tow que um cordo grosso de filamento contnuo, destinado a produo de fibras cortadas. Estas fibras so cortadas em tamanhos pr-definidos, so enfardadas e encaminhadas para o processo de fiao. O processo de fiao semelhante aos utilizados para o algodo, l cardada, l penteada e outros modernos sistemas de fiao, inclusive o Open-End. O processo de l penteada o mais popular para obteno do fio de acrlico.

Processamento Txtil - Tingimento


As fibras acrlicas foram os primeiros materiais sintticos produzidos e que apresentam uma forma quase que impossvel de permitir o tingimento. Alta temperatura, uso de carriers e agentes entumescedores falharam nas primeiras tentativas de tigimento. Tingimento com sucesso requeria modificao no polmero, criando pontos de ancoragem para as molculas de corante.

Processamento Txtil - Tingimento


Primeiramente muitos esforos realizados na modificao do polmero foram direcionados para tornar as fibras tingveis com corantes cidos, portanto seria possvel unies com a l. Em 1954 uma classe de corantes bsicos (catinicos) foi desenvolvida e isto tornou um importante evento na histria das fibras acrlicas. Os corantes dispersos tambm podem ser utilizados para tingir as fibras acrlicas, entretanto, eles no so eficientes para cores mdias e escuras.

CARACTERSTICAS E PROPRIEDADES DAS FIBRAS POLIACRLICAS (PAC)

Conservao do calor: Altssima, em especial em fios de fibras para fiao. Absoro de umidade e entumescimento: reduzido, a taxa de absoro da gua de 2 - 2,5 %. Os acrlicos so, portanto, hidrfobos o que confere uma grande estabilidade s propriedades dinamomtricas relativamente ao molhado, assim como uma secagem rpida. Dilatao na gua: praticamente nula. Lavabilidade, solidez fervura: sujeira pode ser eliminada a baixa temperatura. Slidas na fervura, mas prefervel lav-las em gua tpida, porque em fervuras mais altas o movimento da lavagem pode causar deformao. A limpeza qumica possvel sem qualquer dificuldade. Comportamento trmico: Firmes at calor contnuo de 140C. Assinala-se que as fibras acrlicas acumulam facilmente as cargas de eletricidade esttica. Como todas as fibras hidrfobas, so excelentes isoladores Temperatura de passar no ferro: No ultrapassar 150C. usar pano mido para passar a ferro. Teste de combusto: Queimam e carbonizam, deixando bolinhas duras e pretas. Comportamento nas intempries: Excelente solidez contra a luz e intempries. No apresentam sintomas de alterao.

PROPRIEDADES MAIS IMPORTANTES


Possuem resistncia ruptura bastante alta para artigos txteis. Reduzida absoro de umidade e intumescimento, secam depressa e so resistentes ao calor de irradiao. Sobressaem pela aspecto lanoso e toque do mesmo tipo, pesam pouco, conservam bem o calor, resistem ao amassamento e tem tima resistncia a luz e intempries. So dignas de meno a alta capacidade para encolher de um lado e a solidez da forma de fibras encolhidas de outro.

Usos Finais

Como todas as fibras sintticas, as fibras acrlicas so largamente usadas em misturas com outras fibras: l, viscose, algodo, etc., como tambm manufaturas das mais variadas espcies de produtos, como:

vestimentas de malhas (sueter, jersey), carpetes que apresentam resistncia a manchas superior l, boa estabilidade e alta resilincia, cobertores que do aquecimento sem serem excessivamente pesados devido a baixa densidade da fibra, tecidos felpudos (pelcia) que imitam peles, tecidos agulhados, tecidos tcnicos, etc.

Aplicaes das fibras acrlicas

Aplicaes das fibras acrlicas

Propriedades da Fibra
Volume e resilincia compressional
Recuperao ao amarrotamento Absoro Alvejantes domsticos Resistncia esttica Resistncia Resistncia abraso Resistncia ao suor Resistncia ao calor Resistncia ao desbotamento Estabilidade

Excelente
Boa Deficiente Funcionam Regular Regular Regular Boa Boa Boa Excelente

Polimerizao por Suspenso e por Soluo

Fiao

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Nafta Propeno Acrilonitrila Polmero de Acrlico Funil de Alimentao Fuso Fiao a Seco Fiao mida Fibra

Estatsticas do Mercado Brasileiro


Evoluo do Consumo de Acrlico no Brasil
60 50 40 US$ (em mil) 30 20 10 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Ano (1991 - 2000)
29,3 19,9 27,4 26,5 26,9 25,1 31,6 29,4 38,6

53,3

Estatsticas do Mercado Brasileiro


Balana Comercial do Acrlico
5000 0 -5000 US$ (em -10000 -15000 mil) -20000 -25000 -30000

Exp. Imp. Saldo Exp. Imp. Saldo Exp. Imp. Saldo


1999 2000 Perodo Jan/Jul 2001

Reao de Polimerizao
n

H2C= CH.CN (-HC-CH-) n CN

[( CH2 CH) X - (CH2 C)y ] nCN R x 85% , y 15%

A molcula do PAC tende a formar uma cadeia helicoidal. A interao entre os grupos -CN muito forte
As molculas tendem as se juntar como peas de giz em uma caixa, o que configura uma ordem pseudo cristalina.

Caractersticas qumicas

Densidade: 1,14 - 1,18 g/cc Absoro: 0,6 - 1,7% Ponto de Fuso: 235C Ponto de Plastificao: 80-90C
Sendo uma fibra Hidrfoba

Propriedades de trao Tenacidade Alongamento % Cn/tex Condicionado 17,7 - 31,8 Condicionado mido 20 - 55 14,1 -23,9 Mdulo Cn/tex

Condicionado 353 - 441

Comportamento Trmico Resist. ao calor seco: 1350C 0C Tempt. de passar: 160-200 Tempt. de Termofixao: 2200C Tempt. de descolorao: 2350C Temp. de amolecimento: 2102600C

Boa resistncia aos cidos Baixa resistncia aos lcalis Excelente resistncia a luz Solvel em dimetilformamida a quente Limite de umidade 2.0%

Classificao HB = High-bilk : volumoso Semelhante a L : artigos de inverno Regular = Non-bulk: No volumoso Artigos de meia estao

Comonmeros aumentam a tingibilidade.

Pelo aumento da velocidade de difuso:


Acetato de vinila, cloreto de vinila, metacrilato de metila

Substantividade

substantividade com os corantes bsicos dada por monmeros contendo grupos sulfnicos, fosfricos ou carboxlicos

Devido a variao das porcentagens e tipos de copolmeros existentes nas inmeras fibras acrlicas encontradas no mercado, as suas propriedades de tingimento (velocidade de montagem,saturao, etc) variam muito de uma para outra

Termofixao Tendo maior resistncia ao encolhimento que as demais fibras sintticas, a termofixao dos tecidos de acrlico desnecessria, a no ser em casos de esticamento excessivo

Tingimento: muito difcil o tingimento da fibra 100% poiacrilonitrila, devido sua pouca afinidade aos corantes e sua baixa velocidade de difuso

Por isso so acrescentados comonmenos na polimerezao, os quais proporcionam novas propriedades fibra, como tingibilidade, inclusive com corante cidos, cuba e azocorantes

Purga: Tripolifosfato Detergente no inico *Solvente orgnico emulsionado


30 minutos a fervura

Alvejamento
Clorito de Sdio 50% Nitrato de Sdio Tetrapirofosfato de Sdio Umectante* cido Oxlico ou Fosfrico -pH:3 30-60 minutos a fervura

Neutralizao

Bissulfito de Sdio 20 minutos a 50C ou Hidrosulfito de Sdio 70C

Corantes Catinicos

corantes catinicos tambm so chamados de bsicos modificados. Foram desenvolvidos quando da introduo da fibras acrlicas e so especialmente adaptados s exigncias dessas fibras.

Os

Os corantes catinicos, como prprio nome sugere, apresentam cargas positivas em meio cido, ligando-se eletricamente fibra com carga negativa

O tingimento ocorre em 3 fases:

Os ctions do corante, em estado dissociado no banho, migram para os stios aninicos da fibra e so adsorvidos na superfcie

Os ctions se difundem da superfcie para o interior

Os ctions se ligam aos grupos da fibra estabelecendo ligaes

Genericamente, a receita de tingimento constituda por:


Retardante Dispersante Acetato de Sdio Corantes cido Actico Sal

Temperatura A igualizao do tingimento depende quase que exclusivamente da subida uniforme dos corantes dentro da zona crtica de temperatura de montagem da fibra, que corresponde ao seu ponto de plastificao, sendo lenta e gradual nesta faixa

Assim sabendo que o ponto de plastificao em torno de 80C, eleva-se 1C/minuto de 50 a 80C e depois 1C/3 minutos, tingindo de 60/120 a ebulio. Aps resfria-se at 75C e depois com gua fria at 60C

Solidez
Esta

ligao salina, associada ao fechamento da fibra, abaixo da temperatura de transio vtrea (70 - 85oC dependendo da fibra), explica a excelente solidez aos tratamentos midos de tingimentos.

Bibliografia

Curso tcnico txtil, vol. 3, vrios autores EPU editora pedaggica universitria. Fibras Txteis, vol. 1 e 2, Pedro Pita SENAI-CETIQT

Fonte

www.demet.ufmg.br/docentes/rodrigo/r6.htm www.jorplast.com.br/secoes/aulas-5.htm http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/quimica/paginahtml/po limeros7.htm

Potrebbero piacerti anche