Sei sulla pagina 1di 58

Histria da Robtica

Grupo: Bruno Fernandes Paleari 05106-009 Fbio Henrique Germano 05106-028 Paulo Roberto Cesrio 05106-052 Professor: Adilson Massa

O que Vocs tem na imaginao quando se fala em Robos?

Os mais p no cho vo pensar em algo assim

FILME

Mquinas que realizam esforos repetitivos existem desde o sculo 3 AC. Robs no mecnicos Sempre existiram no imginrio humano. Robs Mecnicos existem na fico desde o incio do sculo XX.

Robs industriais: desde 1960

270 A.C.: E engenheiro grego Ctesbus criou rgos e relgios movidos a gua, com figuras que se moviam.
1774: Inventores suos Pierre e Henri-Louis Jacquet-Droz criaram autmatos: Um garoto que escrevia uma mensagem de at 40 caracteres, Uma mulher que tocava piano. 1801: Tear de carto perfurado de Jacquard.

Pr-Histria:
1830: O primeiro torno automatizado criado pelo americano Christopher Spencer.
1892: Babbitt cria um guindaste motorizado com uma garra usada para remover os lingotes de ferro de uma fornalha.

Rob (1921) O termo Rob surge na pea "R.U.R., do escritor checo Karel Capek. Rob vem do termo checo robota, que significa trabalho forado. Os Robs eram escravos, criados para satisfazer a vontade dos homens. No eram mecnicos, mas criadas por engenharia gentica. Capek morre em 1938, perseguido pela Gestapo

Rob da Pea R.U.R. de Capec (1921)

Metrpolis (1926)
O filme mudo de Fritz Lang tem como personagem principal a rob fmea Robotrix, a cpia de uma lder trabalhista. Criada para oprimir os trabalhadores

Complexo de Frankenstein Ate esta poca autores tinham complexo de Frankenstein. Asimov mudou isso: Robbie (1940): A primeira histria com um personagem rob, uma bab que salva uma criana.

Liar (1941): Esta histria introduz a primeira psicloga de robs, a Dra. Susan Calvin.

Asimovs Robbie (1940)

Robtica (1942)
O termo Robtica surge na histria Rundaround, tambm de Asimov (1942). Tem o sentido da cincia que estuda a construo de robs. As histrias de Asimov foram coletadas no livro Eu, Rob. Elas tambm introduziram: O crebro positrnico: o precursor do microprocessador. As trs leis da Robtica.

As trs leis da Robtica (1942)


1 - Um robot no pode ferir um ser humano ou, atravs da inaco, permitir que um ser humano vir a prejudicar. 2 - Um rob deve obedecer as ordens dadas pelo seres humanos, exceto onde tais ordens estaria em conflito com a lei de primeira.

3 - Um rob deve proteger sua prpria existncia como h muito tempo como tal proteo no entra em conflito com o primeiro ou o segundo leis. A implementao destas leis ainda esto alm da nossa capacidade tecnolgica.

Da fico realidade: Anos 40


No final da dcada de 40 e incio da de 50 so iniciadas as primeiras pesquisas com robs reais. 1947: Impulsionados pelo programa da bomba atmica, o Laboratrio Nacional em Argonne desenvolve o primeiro manipulador robtico tele-operado.

1948: adicionado um sensor de fora ao rob.


1951: desenvolvido o primeiro manipulador articulado teleoperado, pela Comisso de Energia Atmica Francesa.

1948-1956
1948: Nobert Wiener publica o livro Cybernetics, que definem as principais idias sobre controle e comunicao em sistema mecnicos e animais. 1954: George Devol cria o termo Universal Automation e inicia o desenvolvimento de robs programveis. Ainda em 1954: junto com Joseph Engelberger, Devol cria a Unimation. 1956: John McCarthy cria o termo Artificial Intelligencee em 1958 cria a linguagem LISP.

Elsie the Tortoise (1949-1950)


Grey Walter cria oito tartarugas robticas. Possuindo uma fotoclula, dois motores e controladas por vlvulas, estes robs exibiam um comportamento semelhante ao de seres vivos. Procuravam fontes de luz e danavam em volta delas at que suas baterias se acabassem.

Inteligncia bacterial

Elsie the Tortoise (1949-1950)

Dcada de 60
1960: A Unimation inicia o desenvolvimento do rob UNIMATE e comprada pela Condec Corporation.
1961: George Devol consegue a patente (pedida em 1954) para um Programmed Article Transfer Machine, tambm conhecido como manipulador industrial.. 1962: A General Motors instala o primeiro rob industrial do mundo em uma linha de produo, um UNIMATE.

UNIMATE (1961)
Obedecendo comandos armazenados em um cilindro magntico, o manipulador de 1 tonelada empilhava pecas de metal incandescentes.

Tambm foi usado para automatizar a fabricao de tubos de TV.

1968

1968: O Stanford Research Institute demonstra o que reconhecido como o primeiro rob inteligente, o Shakey. 1968: A General Electric constri o Four Legged Walking Truck para o exrcito americano: Os movimentos so comandados por um operador dentro do rob.

Shakey (1968) O Primeiro Rob Inteligente.

Shakey (II)
SRI International's Artificial Intelligence Center (AIC) desenvolveu Shakey por um perodo de seis anos, iniciando em 1966. O rob capaz de interpretar visualmente o meio onde est inserido, localizar objetos, navegar entre os objetos e raciocinar sobre suas aes. Foi nomeado por causa de seus movimentos errticos e Balanantes.

Shakey (III)
"Shakey do SRI foi um verdadeiro pioneiro, mostrando Esse comportamento robtico verdadeiramente autnomo foi vivel muito antes de qualquer outra pessoa"
James Morris, pH.d., Carnegie Mellon University.

"Shakey foi o projeto que colocam o SRI Centro de inteligncia artificial no mapa"
Ray Perrault, pH.d., Diretor do centro de AI.

"Realmente era fundamental, no s para robtica mas AI em geral. "

GE Walking Truck (1968)

O operador humano controla os passos deste rob apertando pedais. A coordenao dos movimentos das pernas realizada por um computador.

1968-1969
1968: Kawasaki licena os robs hidrulicos projetados pela Unimation e inicia a produo no Japo. 1969: Na universidade de Stanford um brao rob desenvolvido e se transforma em um padro para projetos de pesquisa. O brao o primeiro impulsionado eletricamente e controlado por um computador. Ele torna-se conhecido como o brao de Stanford.

1973: Milacron T3
Milacron T3:O primeiro rob manipulador industrial controlado por um minicomputador desenvolvido por Richard Hohn:
The Tomorrow Tool

Diversas linguagens de programao para robs surgem, como WAVE e AL.

1974-1977
1974: O prof. Scheinman, construtor do Brao de Stanford, funda a Vicarm Inc. para vender uma verso comercial do brao, controlado por um minicomputador. 1975: Segundo Joseph Engelberger, este o primeiro ano que a Unimation tem lucro. 1977: Unimation adquire a Vicarm Inc.

1977: Asea europia inicia a produo de diversos manipuladores controlados por microcomputador. Ela se tornar a maior fabricante do mundo, a ABB.

SCARA 1979
A Sankyo do Japo e a IBM iniciam a comercializao de robs SCARA: Selective Compliant Articulated Robot Arm Desenvolvido pela Universidade de Yamanashi, usado em industrias de montagem de pequenas peas: Computadores, Componentes eletrnicos, Placas de circuito impresso.

SCARA

1978-1986
1978: Utilizando tecnologia da Vicarm, Unimation desenvolve o manipulador PUMA (Programmable Universal Machine for Assembly). O PUMA foi um dos maiores sucessos comerciais de todos os tempos e ainda usado em industrias e laboratrios de pesquisa.
1982 Fanuc do Japan e General Motors formam uma joint venture para comercializar robs nos USA. 1986: Com a licena da Unimation terminada, Kawasaki desenvolve e produz sua prpria linha de robs.

Unimate Puma

Dcada de 80
Nos anos 80 acontece o maior crescimento de manipuladores industriais, alimentado principalmente pelo aumento da qualidade e a diminuio do ciclo de vida da indstria automobilstica.

1982: Robtica reconhecida como tecnologia estratgica pela Organisation for Economic Cooperation and Development.
1986: Brooks 1988: Inglaterra, Frana e outros paises fundam seus centros de pesquisa em robtica.

1986: Brooks Subsumption Architecture


Em 1986, Rodney Brooks, do MIT, propes a Subsumption Architecture. Defendia uma nova abordagem para IA: Incremental, bottom-up. Em cada etapa devemos construir uma completa sistema inteligente que deixamos soltos num mundo real com ao real sensoriamento e real (Brooks, 1991) Arquitetura em camadas. Corporizadas Aprendizado.

1986: Brooks Subsumption Architecture


Cria um rebulio na rea de IA com papers entitulados: Inteligncia sem raciocnio Inteligncia sem representao Elefantes no jogam xadrez Mioleiras de construo para as massas

Constri diversas criaturas que exibem comportamento inteligente.


Copia comportamentos simples de insetos.

Criaturas de Brooks
Hannibal & Atilla

Brooks cria a iRobot


1988: Brooks cria uma empresa para fabricao de robs. Eu acredito que no ano 2020 todo lar americano vai ter um rob inteligente. E eu quero fornecer estes robs (IJCAI, 2001) Hoje: www.irobot.com Fabrica aspiradores, limpadores, avatares, etc.

1988: Stubli compra Unimation


Grupo Suio Stubli, que j distribua robs Unimation na Europa desde 1982, compra a Unimation do grupo Westinghouse. Fabrica hoje mais de 1400 robs de preciso por ano. Grupo fundado em 1892, especializado em equipamentos txteis.

Dcada de 1990.
Os anos 90 vm as aplicaes de robs se expandindo para a industria de servios. Incio do uso domstico. 1994: DANTE - Rob de 6 pernas usado para explorar vulces autonomamente (CMU). 1997: Misso PathFinder da Nasa. O mundo para para assistir imagens transmitidas de marte pelo rob. 1997: Honda Asimo, prottipo humanide.

1990: Genghis
Rob autnomo do MIT/ Brooks Cpia de insetos

1994: Cog
Corporizadas AI MIT/Brooks

DANTE (1996)

Sculo XXI
Diversas novas aplicaes para robs surgem todos os dias. Novas empresas so criadas e se fundem. Pesquisa com nfase em humanides. 2001: Sony Lana o AIBO, o primeiro cachorro domstico robtico.

2003: Sony lana Qrio.

Concluso do Histrico
FILME Grandes Fabricantes: ABB GE/FanucRobotics Industrial Robots Factory Automation KUKA Imagefilm.wmv Motoman-Yaskawa Kawasaky Honda

E centenas de outros

Bibliografia
Keramas, James G. Robot Technology Fundamentals. Delmar Publisher, 1999.

Lung-Wen Tsai. Robot Analysis. Wiley, 1999.


Romano, Vitor Ferreira. Robtica Industrial. Edgard Blcher, 2002.

Potrebbero piacerti anche